Portal do Professor

Início do Conteúdo

“Futebols”

Autor e Co-autor(es)

Luciano Silveira Coelho imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Explorar diferentes formas de vivências do futebol.
- Vivenciar as regras básicas do esporte através de atividades em grupo e mini-jogos.
- Aprender a confeccionar uma bola de meia.

Duração das atividades

Cada atividade deverá ter uma duração de 30 a 35 minutos. Totalizando 100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o(a) professor(a) tenha proporcionado às crianças uma vivência mínima sobre as regras do futebol

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Futebolão Material: coletes coloridos e bola grande de plástico.
Na quadra, o(a) professor(a) irá propor uma partida de futebol com a bola grande de plástico onde as crianças poderão utilizar todo o corpo para jogar, inclusive as mãos.
Regras básicas:
1ª os jogadores poderão pegar a bola com a mão, mas sem agarrá-la.
2ª cada um dos dois times deverá acertar a bola dentro do gol adversário.
3ª não haverá goleiro, pois todos podem impedir o gol com as mãos.
4ª a equipe que fizer mais gols ganhará a partida.

Atividade 2 – Bola de meia Material: jornal, meia de algodão, coletes e cones.
O(a) professor(a) irá confeccionar 2 bolas de meia com as crianças (instruções para confecção: faça uma bola de jornal e em seguida envolva-a com uma meia e torça a ponta, envolva novamente e repita esse movimento até chegar ao final da meia). Após finalizada a bolinha, organize duas 2 partidas simultâneas de futebol de meia. As metas serão feitas com os cones e as mini-quadras serão organizadas perpendicularmente ao sentido da quadra de futsal. Serão 4 equipes de aproximadamente 4 a 5 crianças.
Regras básicas:
1ª os jogadores não poderão pegar a bola com a mão, pois não haverá goleiro.
2ª cada um dos dois times deverá acertar a bola dentro do gol adversário.
3ª a equipe que fizer mais gols ganhará a partida.
Caso não haja risco de acidentes o(a) professor(a) poderá propor que esse jogo seja realizado com os pés descalços para propiciar às crianças um melhor contato com a bola de meia.

Atividade 3 – Iniciação ao Futsal Material: coletes coloridos e uma bola de futsalNa quadra, o(a) professor(a) irá propor uma partida de futebol para retomar algumas regras básicas do jogo:
1ª os jogadores não poderão pegar a bola com a mão, com exceção ao goleiro.
2ª cada um dos dois times deverá acertar a bola dentro do gol adversário.
3ª a equipe que fizer mais gols ganhará a partida.
Nesse momento algumas regras poderão ser omitidas ou modificadas para que não haja muitas interrupções na partida. Um exemplo é excluir a cobrança de lateral onde a bola poderá bater na parede e continuar o jogo; isso deverá dar mais dinamicidade ao jogo.

Avaliação

Em sala, ao final das atividades, o(a) professor(a) fará uma rodinha e realizará uma conversa com as crianças sobre as impressões que os(as) alunos(as) tiveram sobre as diferentes formas de praticar o futebol (ex.: Qual foi a mais difícil? Qual foi a mais divertida? Você se cansou muito?). Como as crianças ainda estão no processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita, o próprio(a) professor(a) fará o registro escrito dos comentários dos alunos(as).