Portal do Professor

Início do Conteúdo

Comer para crescer: A import?ncia da alimenta??o para o crescimento da crian?a

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Compreender as caracter?sticas do g?nero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Interpretar gr?ficos;
  • Localizar informa??es no texto;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Conscientizar da import?ncia de uma alimenta??o saud?vel.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, estudo de gr?ficos e receitas culin?rias, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os g?neros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

?

INFORMA??ES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

 Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

 

"S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 03 de jul. 2013.

 

"S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 03 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

    1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a sua aula apresentando o livro escrito por Avelino Guedes ?O sandu?che da Maricota?.  Voc? poder? contar a hist?ria utilizando fantoches caso na sua escola tenha.

         Professor, verifique se este livro faz parte do acervo do PNBE  que ?  distribu?do para as escolas, pois ele distribui  livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nica, mem??rias, biografias e teatro, em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Veja no s?tio a seguir:

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em 01 de jul. 2013. 

aaasss

Fonte imagem: S?tio de venda de livros - Buscap?. Dispon?vel em: <http://compare.buscape.com.br/o-sanduiche-da-maricota-col-girassol-guedes-avelino-8516031047.html#precos>. Acesso em 10 de jul. 2013.

O sandu?che da Maricota

Avelino Guedes

A galinha Maricota preparou um sandu?che:

p?o, milho, quirera e ovo.

Mas quando ia comer...

a campainha tocou

 

Era o bode Serafim,

que olhou o sandu?che

e exclamou: ?Vixe!

Falta a? um capim?.

 

A? chegou Kim, o gato,

cumprimentou a galinha,

e, vendo o sandu?che,

palpitou: ?Falta sardinha.?

 

Jo?o, o c?o, tamb?m veio

com seu jeito de bom mo?o.

E, educado, sugeriu:

?Coloquem nele um bom osso?.

 

Sempre zumbindo e agitada,

chegou a abelha Isabel.

Olhou o esquisito recheio:

?Melhora se puser mel?.

Da janela, ouvindo o papo,

muito metido a  bacana,

falou, convencido, o macaco:

?claro que falta banana!?

 

?Banana? sardinha? mel??

- era o rato aleixo ?

?milho? osso? capim? argh!!

voc?s esqueceram o queijo!

 

a brincadeira acabou

quando a raposa celinha

olhou bem pra Maricota

e falou: ? falta galinha?.

 

Maricota ficou brava:

?fora daqui, minha gente!?

- jogou fora o sanduiche

e come?ou novamente:

 

p?o. milho. quirera e ovo

como era para ter sido.

quem quiser que fa?a o seu

com o recheio preferido.

?

Professor, ap?s a conta ??o de hist?ria proponha aos alunos fazerem as atividades de registro sobre a mesma, distribua para os alunos a c?pia das atividades para registro no caderno, caso a escola n?o disponibilize c?pias registre na lousa para que os alunos possam copiar no caderno de L?ngua Portuguesa. 

ATIVIDADES   

 aaasssaaa

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Professor, fa?a a corre??o coletiva na sala de aula, estimulando a participa??o de todos. Proponha aos seus alunos uma ?Atividade de Casa? em que eles possam escrever sobre como seria o recheio do sandu?che deles e pe?a que ilustrem. Solicite que tragam na pr?xima aula algum ingrediente que eles citaram, para que seja montado na sala de aula um sandu?che da turma.

Professor, caso em sua regi?o os alunos n?o tenham condi??o de trazer estes ingredientes, pe?a que a escola forne?a alguns ingredientes. 

ATIVIDADES DE CASA

aaasss

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada com os alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - 2013 - Professora N?dia. 

2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a aula anterior e fa?a uma explana??o sobre os recheios preferidos dos alunos para um sandu?che. Cada aluno ir? ler o que escreveu em casa e mostrar? seu desenho para os demais colegas.

Ap?s a apresenta??o das atividades de casa convide os alunos a montarem o sandu?che da turma e fale sobre a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel para o nosso desenvolvimento.

Neste dia, deve ter alguns ingredientes tais como: presunto, mu?arela, cenoura, alface, tomate, e outros fornecidos pelos alunos e ou pela escola.

Monte junto com os alunos o sandu?che e registre na lousa a receita que eles criaram, assim tamb?m poder?o copiar no caderno de Ci?ncias.

 foto foto 2 

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 3? ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU - no momento em que preparavam o sandu?che da turma do Le?o - 2013 - Professora N?dia.

Professor nesta atividade voc? poder? fazer explana??o sobre o g?nero textual "receita", explicando para os alunos sobre as caracter?sticas de uma receita que s?o: ter os ingredientes e o modo de preparo. Voc? poder? apresentar exemplos de cadernos e ou livros de receitas, para que os alunos possam manusear

Vamos registrar a receita do ?Sandu?che da Turma do Le?o?, temos que nos lembrar dos ingredientes e o modo de preparo. Com certeza ficou uma del?cia!

tarefa 

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 3? ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU - no momento em que registravam no caderno a receita da turma - 2013 - Professora N?dia.

Professor, ap?s a montagem do sandu?che e o registro da receita da turma proponha aos alunos, jogarem o ?Jogo de Roleta do Sandu?che da Maricota?, para consolidarem as atividades desenvolvidas sobre o livro de Avelino Guedes. Apresente a eles o jogo e as instru??es de como jogar. Divida os alunos em duplas para jogarem. 

Jogo de roleta do sandu?che da Maricota 

Como jogar:

1. Escolher quem come?ar?;

2. Rodar a roleta e receber o ingrediente indicado;

3. Ganha o jogo aquele que completar o tabuleiro primeiro.                                                                                          

Material do jogo:

  • Tabuleiro com a silhueta ou contorno dos ingredientes;
  • Roleta;
  • Pe?as com desenhos de cada ingrediente do sandu?che feito em E.V.A. ou papel colorido. 

JOGUE COM UM COLEGA DA TURMA E ANOTE O PLACAR ABAIXO.

RODADAS

JOGADORES

PONTOS

1?

 

 

 

 

2?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CACIQUE, Belon?. Jogo criado em 1999 para os alunos 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU.

 jogo

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 3? ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU - no momento em que jogavam - 2013 - Professora N?dia.

 jogo roleta

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

boneco

Professor, pe?a para os alunos fazerem uma entrevista com os seus familiares sobre a alimenta??o, para a pr?xima aula.

                         UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL?NDIA

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA

1? ANO ?_____?

VOC? ? O ENTREVISTADOR

NOME DO ENTREVISTADO:______________________________________          

GRAU DE PARENTESCO:_________________________________________

 Nesta semana estamos discutindo sobre os h?bitos de uma alimenta??o saud?vel.  Escolha uma  pessoa da sua fam?lia e realize com ele(a) uma entrevista, respondendo o question?rio abaixo:

1) Por que temos que comer?_______________________________________________

______________________________________________________________________

2) Voc? gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?________________________

______________________________________________________________________

3) O que voc? mais gosta de comer: verduras ou legumes?_______________________

______________________________________________________________________

4) Voc? tem h?bito de comer frutas, verduras e legumes diariamente? ______________

______________________________________________________________________

5) Como uma alimenta??o pode ser saud?vel?_________________________________

______________________________________________________________________

6) Como voc? utiliza os alimentos no dia a dia?_______________________________

_____________________________________________________________________

7) Escreva uma lista com os nomes dos alimentos preferidos por voc? e pela sua fam?lia.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

 col  Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

 3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a ?Atividade de Casa? sobre a entrevista que fizeram com os familiares, pe?a que cada aluno leia para seus colegas sua entrevista.

A partir desta atividade volte a falar sobre a import?ncia da alimenta??o para nossa vida. 

Professor, projete o v?deo ?Alimenta??o Saud?vel? para seus alunos, assim voc? poder? orient?-los sobre a alimenta??o como tamb?m introduzir o assunto ?Pir?mide Alimentar?. Se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Acesse o s?tio abaixo para os alunos assistirem ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica. 

 video

Fonte: S?tio: You Tube. Aprendendo sobre alimenta??o com o Senhor Banana. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&list=PL744FA0D80FCCBFDF>. Acesso em: 03 de jul. 2013.

Professor, converse com seus alunos sobre o v?deo que assistiram, questione sobre o que eles acharam. Pe?a para  registrarem no caderno de Ci?ncias as seguintes perguntas para depois responderem:

 1. Por que temos que comer?

2. O que ? ?Pir?mide Alimentar?? 

Professor, explique para seus alunos que a ?Pir?mide Alimentar? ? uma divis?o dos alimentos em n?veis, e indica  como nos alimentar de forma correta e balanceada.

Mostre atrav?s de cartaz a ?Pir?mide Alimentar?, para os alunos conhecerem os n?veis. Veja o exemplo a seguir: 

piramide 

Fonte: Professora Paula Toledo Sarraino. Pir?mide Alimentar. Dispon?vel em: <http://paulasarraino.files.wordpress.com/2013/05/pirc3a2mide-alimentar-2.jpg>. Acesso em: 03 de jul. 2013. 

Professor, ap?s a explica??o, divida os alunos em quatro grupos e entregue revista para  cada grupo recortar imagens de alimentos. Quando todos os grupos terminarem, proponha que  representem um n?vel da ?Pir?mide Alimentar? e estes dever?o selecionar os alimentos de acordo com o n?vel de seu grupo. Entregue para cada grupo uma parte da ?Pir?mide Alimentar? cortada em cartolina de acordo com o n?vel escolhido, para que eles possam colar os alimentos. Ap?s todos terminarem cada grupo vai at? a frente explicar qual era o seu n?vel e quais alimentos eles escolheram para colar. Com o t?rmino das apresenta??es os alunos perceber?o que foi formada: a ?Pir?mide Alimentar?, fixe a mesma em um lugar de f?cil visualiza??o dos alunos. 

Professor, ap?s esta atividade em grupo, entregue para cada um, uma c?pia da ?Pir?mide Alimentar? para que possa desenvolver uma atividade como registro no caderno de Ci?ncias. 

Montando a ?Pir?mide Alimentar?

 

Observando atividade anterior onde montamos a ?Pir?mide Alimentar?, recorte os alimentos abaixo e coloque cada um em seu n?vel correto.

?

 tarefa

 

Fonte: Bloguinho da V?nia. Pir?mide alimentar. Dispon?vel em: <http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2011/05/piramide-alimentar.html>.  Acesso em: 03 de jul. 2013.

 atividade de casa

Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

4? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com seus alunos as atividades de casa e fa?a a corre??o coletiva, para que todos possam expor suas respostas.

Aproveite para desenvolver com os alunos o tratamento da informa??o, fa?a uma pesquisa na turma sobre as frutas preferidas de cada aluno. Liste-as no quadro e pe?a para que eles analisem quais as frutas mais escolhidas.

Ap?s a pesquisa e an?lise da tabela, pe?a  que os alunos registrem no caderno de Ci?ncias a atividade e monte um gr?fico sobre a mesma.

Para a constru??o do gr?fico com os alunos, distribua uma folha de papel quadriculada e fa?a o gr?fico na lousa para que eles vejam o modelo. ? medida que for interpretando os dados da tabela, levante as colunas. 

frutas 

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Gr?fico executado com os alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU - 2013. 

Professor, ap?s a constru??o do gr?fico pelos alunos registre na lousa algumas perguntas para orientar os alunos na sua an?lise. 

  1. Qual fruta foi menos escolhida?
  2. Qual foi a mais escolhida?
  3. Observando a quantidade de escolhas de cada fruta, fa?a a soma e descubra quantos alunos participaram desta pesquisa. Atividade Complementar

Professor, nestas atividades complementares voc? poder? explorar, atrav?s da conta??o de hist?ria do livro ?O grande Rabanete?, o tema alimenta??o, como tamb?m trabalhar interdisciplinarmente com a Matem?tica, explorando a ordem crescente e decrescente (maior, menor), quantidade, dentre outras.

Professor, ? interessante que nesta aula caso seja poss?vel, voc? leve rabanetes para os alunos verem, muitos n?o conhecem ou nunca experimentaram.

Organize os alunos em uma roda e prepare o ambiente para a conta??o da hist?ria ?O Grande Rabanete? da autora Tatiana Belinky. Voc? pode passar o v?deo  da conta??o da hist?ria que est? no s?tio abaixo.

 livro

Fonte: Documentos Google. O Grande Rabanete. Dispon?vel em: <https://docs.google.com/presentation/d/14NJB32fRUYhr7P1GgrnFcm9MbfnuYwTFbPMq6GiHXZo/edit?pli=1#slide=id.i0>.  Acesso em: 03 de jul. 2013.

Professor, voc? pode tamb?m construir os personagens utilizando materiais alternativos que voc? encontra no espa?o escolar para montar os personagens.

 hist??ria 2

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 3? ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - no momento da constru??o da caixa com os fantoches da hist?ria - 2013 - Professora N?dia.

 conta????o

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 3? ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU - no momento da conta??o de hist?ria - 2013 - Professora N?dia. 

DE OLHO NA HIST?RIA

?

OUVIMOS A HIST?RIA DO GRANDE RABANETE ESCRITO POR TATIANA BELINKY. QUE DIFICULDADE O VOV? TEVE PARA ARRANCAR ESTE RABANETE, MAIS AINDA BEM QUE ELE TEM A AJUDA DE SEUS AMIGOS.

TENHO CERTEZA QUE VOC? FICOU ATENTO A HIST?RIA E IR? FAZER AS ATIVIDADES COM CAPRICHO. 

1) QUEM FORAM OS AJUDANTES DO VOV? PARA A MISS?O DE ARRANCAR O RABANETE?

 _____________________________________________________________________________

 _____________________________________________________________________________

 2) OBSERVE A IMAGEM E DESCUBRA O QUE ESTA FALTANDO E COMPLETE O DESENHO.

Fonte: Sorriso de Japa. Hist?ria "O grande rabanete". Dispon?vel em: <http://sorrisodejapa.blogspot.com.br/2012/04/historia-o-grande-rabanete.html>. Acesso 03 de jul. 2013. 

3) O QUE ESTAVA FALTANDO NO DESENHO?

__________________________________________________________________________

4) QUEM VEM ANTES DA VOV?? ________________________________________________

5) QUEM VEM DEPOIS DA NETA? ________________________________________________

6) QUEM EST? ENTRE O A VOV? E O CACHORRO? __________________________________

7) LEIA OS NOMES DOS PERSONAGENS DA HIST?RIA E FA?A O QUE SE PEDE:

PERSONAGENS

QUANTAS LETRAS

SEPARAR EM S?LABAS

ESCREVER A PALAVRA

 VOV?

?

?

?

 VOV?

?

?

?

 NETA

?

?

?

 CACHORRO

?

?

?

GATO

?

?

?

 RATO

?

?

?

 RABANETE

?

?

?

 8) O VOV? ESTAVA PREOCUPADO EM ARRANCAR O RABANETE PARA FAZER UMA DELICIOSA SALADA, POIS ELE SABE QUE ESTA ALIMENTA??O ? MUITO SAUD?VEL. E VOC? COME SALADA?

 _____________________________________________________________________________

 _____________________________________________________________________________

 9) DESENHE COMO DEVE SER O PRATO DE UMA CRIAN?A QUE  ALIMENTA BEM:

?

?

?

?

?

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Assim que os alunos conclu?rem as atividades discuta-as com os mesmos, visando socializar as respostas e rever alguns conceitos apresentados pelos alunos caso sejam contradit?rios com rela??o a aquisi??o de h?bitos de uma alimenta??o saud?vel. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os professores:

Fonte: Revista Nova Escola. O que ? um prato bem feito. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/prato-bem-feito-687723.shtml?page=all>. Acesso em: 03 de jul. 2013.

Fonte: Smart kids. Pir?mide alimentar. TV Smart kids. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html>. Acesso em: 03 de jul. 2013.

Fonte: Aprender brincando. Atividades alimenta??o. Dispon?vel em: <http://professorajuce.blogspot.com.br/2009/03/atividades-alimentacao.html>. Acesso em: 03 de jul. 2013.

Sugest?es de links para os alunos:

 Fonte: Smart kids. Pir?mide alimentar. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/nutricao-piramide-alimentar.html>. Acesso em: 03 de jul. 2013.

 Fonte: Mais divertidos Nestl?. Ligue os pontos. Dispon?vel em: <http://www.nestle.com.br/maisdivertido/AtividadeInterna.aspx?s=LIGUEOSPONTOS>. Acesso em: 03 de jul. 2013.

 Fonte: Mais divertido Nestl?. Jogo da horta. Dispon?vel em: <http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Jogo.aspx?s=JOGODAHORTA>.  Acesso em: 03 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, ? importante observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los, no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos; compreender as caracter?sticas do g?nero em estudo, bem como as principais ideias; interpretar gr?ficos, reconhecer receitas culin?rias e suas caracter?sticas; conscientizar da import?ncia da alimenta??o saud?vel; interagir com os colegas e fazer os registros no caderno de Ci?ncias, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante valorizar todo o seu trabalho.