Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita, para assim apresentar o g?nero textual contos e entrevistas. Al?m de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. ? importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.
?
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contribuir com as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
"S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 03 de jul. 2013.
"S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 03 de jul 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, fa?a a rodinha de conversa e leia o texto de Carla Caruso ?O segredo da V? Maria? se preferir entregue c?pias do texto, para o registro no caderno de L?ngua Portuguesa (Interpreta??o de Textos) dos alunos e para pesquisarem durante a interpreta??o.
Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 38, 39 - 41. (Cole??o: A escola ? nossa.).
Professor, ap?s a leitura com seus alunos, explique que este texto ? um conto, uma hist?ria narrada. Fa?a aos alunos, alguns questionamentos sobre o texto:
?
?
Professor, ap?s a interpreta??o oral, proponha aos alunos o registro no caderno de Interpreta??o de Textos.
Interpreta??o escrita 1) As hist?rias acontecem em um ou mais de um lugar? Onde se passa a hist?ria lida? ? ________________________________________________________________________________ ? 2) Leia a seguinte informa??o: ? Aquele que narra uma hist?ria ? chamado de narrador. Ele pode apenas narrar os acontecimentos, sem deles participar, ou pode cont?-los, participando tamb?m como personagem. ? O narrador do texto que voc? leu tamb?m participa da hist?ria? Como voc? chegou a esta conclus?o? ? ________________________________________________________________________________ ? ________________________________________________________________________________ Professor, ajude os alunos a perceberem que o narrador faz parte da hist?ria pelo fato de narr?-la em 1? pessoa, ou seja, faz uso de pronomes ?eu? e de verbos conjugados na 1? pessoa do singular. 3) Em uma hist?ria, costumamos encontrar palavras e express?es que indicam a ideia de tempo, de lugar, do modo como algo ocorreu. Reveja as seguintes express?es que aparecem no texto. Outro dia Em seguida Depois disso Que ideia as express?es acima transmitem? Assinale a op??o correta. ____tempo ____lugar 5) As fotos encontradas por Beatriz eram todas em marrom e branco, desbotadas e algumas delas estavam rasgadas. O que essas caracter?sticas indicam? ______________________________________________________________________________ |
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
?
Ap?s a atividade de interpreta??o de texto registrada no caderno, fa?a a corre??o coletiva com os alunos.
Professor, pe?a para que seus alunos entrevistem os av?s. Caso na turma tenha algum aluno que n?o possui av?s, proponha que ele entreviste outro adulto da fam?lia.
?
2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
?
Professor, retomando a atividade anterior pe?a para os alunos se reunirem na rodinha para lerem as entrevistas feitas com a fam?lia. Deixe que cada aluno apresente seu trabalho e fa?a os coment?rios somente ao final das apresenta??es de todos.
Indague os alunos se as crian?as de antigamente se divertiam mais que as de hoje? Por qu??
Ap?s a apresenta??o proponha a eles constru?rem juntos, uma lista com as m?sicas e brinquedos citados da ?poca do entrevistado. Fa?a o registro no quadro com a ajuda dos alunos e depois os deixe registrarem no caderno.
?
Professor, explore o texto O segredo de v? Maria, pesquisando express?es que n?o s?o conhecidas, utilizando o dicion?rio.
Proponha que os alunos se organizem em duplas para trabalharem o sentido de algumas palavras e express?es do texto e a intencionalidade com que foram empregadas. Esse ? um momento tamb?m oportuno para resgatarem os costumes e o modo de vida do passado.
Depois que a turma for organizada em duplas, distribua c?pias da atividade com as express?es que ser?o pesquisadas para registro dos alunos, caso a escola n?o disponibilize as c?pias passe na lousa para que eles possam registrar no caderno.
Professor a atividade a seguir, usa a express?o sin?nimo, se voc? ainda n?o tiver trabalhado com este termo, explique o significado e d? exemplos para que os alunos possam entender.
?
Os sin?nimos s?o palavras "da mesma categoria gramatical, com sentido parecido e com forma diferente, que podem intercambiar-se em determinados contextos com ou sem matiza??es de significado". O conhecimento e o uso dos sin?nimos s?o importantes para que se evitem repeti??es desnecess?rias na constru??o de textos, evitando que se tornem enfadonhos. ? Ex: Morrer ? falecer Bonito ? belo Ap?s - depois ? |
?
?
Reescreva os trechos a seguir, substituindo as palavras e express?es destacadas por sin?nimos:
Fui me ajeitando entre os len??is e as toalhas.
?
_____________________________________________________________________________
?
Tateando no escuro, descobri uma l?mpada bem pequena...
?
_____________________________________________________________________________
?
... a ?nica coisa que fiz foi guardar aqueles velhos segredinhos dentro do saquinho de veludo, apagar a l?mpada e sair de fininho...
_______________________________________________________________________________
?
Sempre tivera vontade de abrir aquele m?vel. Fui at? ele, escancarei a porta e vi que era grande...
______________________________________________________________________________
?
?
Professor, depois que os alunos fizerem a atividade, pe?a para cada dupla socializar com os demais alunos suas descobertas.
?
?
Fonte: You Tube ?Xuxa - Os av?s?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=31eV-M8rpWU>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Ya ya ya ?!
Quem ? que deixa fazer tudo que a mam?e nunca deixou
Ya ya ya ?!
? a vov? e o vov?!
O vov? n?o fica s?rio
faz o tipo brincalh?o
? a vov? quem manda o t?dio
Passear, lamber sab?o
A crian?ada pinta o sete
Faz o av? de cavalinho
A vov? brinca de pique
De boneca e de carrinho
Hamburguer no almo?o
E sorvete no jantar
Dormir sem tomar banho
S? os av?s que v?o deixar
Quem te livra do castigo
E deixa ver televis?o
E n?o briga com a roupa
Espelhada pelo ch?o
A mam?e fica zangada
Com tamanha confus?o
Se os av?s liberam tudo
A bomba estoura em sua m?o
Mas no fundo ela entende
Que ? uma prova de amor
Pois eles sabem tudo
A vida j? lhes ensinou
Assim na brincadeira
Aprendemos a li??o
Que os av?s s?o outros pais
Que a gente tem no cora??o
?
?
Professor, aproveite esta m?sica para conversar com os alunos sobre os av?s de hoje. Pergunte a eles: como s?o seus av?s? Lembram um pouco os da m?sica ou s?o diferentes. Eles concordam que os av?s deixam fazer tudo que querem?
Depois que os alunos falarem, comente com eles das mudan?as nos tempos, que atualmente os av?s est?o mais ativos no campo de trabalho e nas atividades f?sicas. Comente tamb?m sobre o respeito que devemos ter com as pessoas idosas, e que hoje no Brasil, existe o ?Estatuto do Idoso? onde garante a eles a liberdade, a integridade, a sa?de e a educa??o.
Professor para lhe ajudar nas informa??es sobre o ?Estatuto do Idoso?, acesse o s?tio: ?Estatuto do Idoso?. Dispon?vel em: <http://www.estatutodoidoso.org/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Professor, proponha para seus alunos montarem uma ?Exposi??o de ?poca?. Veja a sugest?o a seguir:
?
?
?
Vamos fazer uma exposi??o e para isso precisamos que tragam para a sala de aula: roupas, fotografias, brinquedos e outros objetos da ?poca em que as pessoas que voc? entrevistou eram jovens.
Tragam na pr?xima aula, para montarmos nossa exposi??o.
?
?
Professor, ? interessante que seus alunos convidem a comunidade escolar para prestigiarem o trabalho da turma. Eles poder?o fazer cartazes para divulgarem nos corredores da escola ou fazerem os convites para entregarem para os alunos de outras turmas. Fa?am isto antecipadamente e aproveite para trabalhar com o g?nero textual ?Convite?. Oriente-os sobre a estrutura deste g?nero textual.
Convidem tamb?m os av?s ou as pessoas que participaram da entrevista, assim elas poder?o contribuir mais uma vez com o trabalho.
?
No dia da exposi??o voc?s podem apresentar a m?sica ?Os av?s?, como tamb?m chamar os av?s que forem prestigiar a exposi??o para contarem hist?rias da ?poca.
?
?
?
Professor, auxilie os alunos a etiquetarem os objetos para n?o misturarem com os outros.
Prepare a sala de aula para a exposi??o e ensaie com os alunos a m?sica ?Os av?s? para apresentarem para a comunidade escolar.
Aproveite para expor as entrevistas que os alunos fizeram com os av?s ou outros integrantes adultos da fam?lia.
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Exposi??o de objetos antigos com os alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - 2013 - Professora N?dia.
?
Prepare este dia tamb?m para conta??o de hist?rias, de prefer?ncia que seja um convidado dos alunos, caso n?o seja poss?vel se caracterize de av?, ou pe?a para alguma crian?a se vestir.
?
?
?
Fonte: Imagens da pr?pria autora. Conta??o de hist?ria, onde a professora se caracteriza de vov?.
?
Recursos Complementares
Para o professor:
Fonte: S?tio: ?Marista. Projeto. Roda de leitura?. Dispon?vel em: <http://marista.edu.br/palmas/projeto-roda-de-leitura-traz-avos-de-estudantes-para-a-biblioteca/>. Acesso em: 11 de jul. 2013.
Fonte: S?tio: ?CEAVJR. Projeto av?s?. <http://www.ceav.com.br/ceavjr/wp-content/uploads/2012/06/Projeto-avo%CC%81s-01.07a-31.07.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2013.
Fonte: S?tio: ?Portal da fam?lia: av?s, divers?o ou forma??o?. Dispon?vel em: <http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo586.shtml>. Acesso em: 11 de jul. 2013.
Desenvolvendo as atividades interdisciplinares.
Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com Hist?ria e Geografia, onde voc? poder? desenvolver atividades como: linha do tempo; o espa?o da crian?a no passado e nos dias atuais; hist?rias das fam?lias dentre outras.
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir texto a partir da releitura; conseguiram ver as diferen?as das crian?as de ontem e de hoje; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante ? valoriza??o de todo o trabalho do aluno.