Portal do Professor

Início do Conteúdo

De Olho nas Estrelas: descobrindo o universo

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Formular hip?teses sobre o tema da aula;
  • Construir os conceitos de: universo, estrelas e planetas;
  • Possibilitar a identifica??o dos planetas que formam o Sistema Solar;
  • Reconhecer a posi??o dos planetas em rela??o ao sol;
  • Conhecer as caracter?sticas b?sicas dos oito planetas do Sistema Solar;
  • Criar uma maquete do Sistema Solar;
  • Interagir com seus colegas por meio de discuss?o sobre o Sistema Solar;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Produzir relat?rio a partir de situa??es vivenciadas;
  • Desenvolver habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias e que eles sejam capazes de expor o que pensam. Al?m disso, ? necess?rio que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.

Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que t?m como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano ou para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a fun??o da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haver? maior possibilidade do aluno se interessar pelos conte?dos propostos.

A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, porque leva em considera??o um dos direitos da aprendizagem do ensino de Ci?ncias que diz respeito ao poss?vel uso de maquetes para entendimento do conte?do, que ?, de acordo com Brasil (2012, p.39.), levar o aluno a ?produzir mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartogr?fica (orienta??o, escala, cores e legendas)?.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Os Diferentes Textos em Salas de Alfabetiza??o. Ano 1: unidade 5. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link: <http://pacto.mec.gov.br>.  Acesso em: 01 de jul.2013. "Cadernos de Forma??o".

?

1? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, voc? dever? organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um di?logo a respeito do que eles entendem por estrelas e o que sabem sobre o Sistema Solar.

O di?logo e a roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar as suas falas.

A aula dever? ser desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ampliando as informa??es dos alunos acerca do Sistema Solar e sua principal estrela: o sol.

As crian?as gostam de aprender sobre o Sistema Solar. O sol, a lua e as estrelas as fascinam e elas j? trazem um conhecimento acerca desse tema, independente de sua idade, umas conhecem mais, outras menos. Mas, para que voc? saiba que conhecimentos s?o esses e possa agu?ar a curiosidade deles, comece a conversa com perguntas como:

- Algu?m sabe o que ? o Sistema Solar?

- Por que o Sistema Solar se chama assim?

- Qual ? a maior estrela do Sistema Solar?

- Quais s?o os planetas do Sistema Solar?

Nessa roda de conversa voc? deve, a partir das respostas dos alunos, explicar que o Sistema solar ? constitu?do pelo sol e por v?rios astros que giram em torno dele. Voc? poder? se surpreender com tantas informa??es que as crian?as t?m a respeito do universo. Explique que oito planetas comp?em a maior parte da massa do Sistema Solar, mas que existem outros corpos celestes. Explique tamb?m que o sol ? uma estrela como as outras que vemos brilhar no c?u durante a noite, mas ilumina os planetas durante o dia porque tem luz pr?pria, ? a maior estrela do Sistema Solar e ? a estrela mais pr?xima da Terra. ? uma grande bola de fogo feita de g?s, rodeada pelos oito planetas do sistema, que giram ao seu redor recebendo luz e calor. V? conversando com os alunos de acordo com as curiosidades e as informa??es deles. Essa conversa pode demorar o quanto voc? achar que deve, mas n?o conte tudo nesse momento, apenas aguce a curiosidade dos alunos para que eles mesmos busquem as respostas para seus questionamentos, ? assim que formamos alunos pesquisadores.

A m?sica ? um recurso muito rico para trabalharmos diversos temas, al?m de possibilitar um trabalho interdisciplinar, ela possui uma linguagem l?dica que motiva as crian?as, despertando o interesse pelo tema trabalhado. Portanto, sugerimos a m?sica ?Sistema Solar? de Ana Pessoa, que pode ser usada como sensibiliza??o para trabalhar com os nomes dos planetas. ? importante apresentar uma c?pia da m?sica para que os alunos possam acompanhar e cantar juntos.

Se voc? quiser, seria interessante montar um mural ou apresentar em power point desenhos dos planetas na medida em que forem sendo citados na m?sica.

?

SISTEMA SOLAR

                   Ana Pessoa

?

V?nus, Netuno,

J?piter, Saturno,

Terra, Urano, Plut?o,

Marte e Merc?rio.

S?o nove planetas que giram em torno do Sol...

Sou habitante da Terra.

Tenho mar,

Tenho os rios, as florestas

E os animais.

?

?udio da m?sica dispon?vel em: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/ana-person/sistema-solar/54725>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

?

Ap?s ouvirem a m?sica, pe?a aos alunos que fechem os olhos e imaginem o espa?o sideral. Solicite que fa?am de conta, que s?o astronautas e est?o viajando pelo espa?o e avistaram os corpos celestes: os planetas, o sol, as estrelas, asteroides, cometas, sat?lites naturais como a lua e tudo o que possa existir no universo. V? falando e levando-os a imaginarem diferentes formas, tamanhos e cores de planetas e estrelas.

Depois de imaginarem, solicite que descrevam suas sensa??es por meio de uma produ??o de texto:

  

Viajando pelo espa?o

?

?

?

?

?

?

?

?

Ilustra??o

?

?

?

?

?

?

?

 1

Como ?Atividade para casa?, pe?a aos alunos, que no in?cio da noite olhem para o c?u, vejam as estrelas e a lua e imaginem a imensid?o do universo e o que existe depois das nuvens. E que em seguida pesquisem imagens de corpos celestes, para isso eles poder?o utilizar revistas ou livros, mas lembre-os de registrarem as fontes da pesquisa.

Solicite tamb?m, que fa?am, atrav?s de desenho, uma representa??o do que viram. Outra possibilidade ? solicitar que fotografem o c?u. Estas imagens (desenhos e fotografias), poder?o posteriormente fazer parte de uma exposi??o denominada:  ?IMAGENS DO SISTEMA SOLAR, VISTAS PELOS ALUNOS?.

?

2? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

?

Prepare para essa atividade, imagens dos planetas com seus devidos nomes, cores e tamanhos caracter?sticos e tamb?m cometas, estrelas, asteroides, lua, entre outros. Amarre com um cord?o, barbante ou linha para que possa ser pendurado no pesco?o das crian?as. Observe o exemplo abaixo:

2

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Em roda de conversa retome a atividade proposta no dia anterior, de olhar o c?u e pesquisar as imagens, desenhar ou fotografar. Socialize o que os alunos aprenderam e as poss?veis imagens trazidas por eles. Traga tamb?m imagens de livros ou apresente em power point imagens pesquisadas na internet sobre o Sistema Solar.

Deixe que os alunos falem sobre a experi?ncia de observar e o que chamou mais aten??o.

Depois, leve os alunos para o p?tio. Fa?a um desenho no ch?o com oito c?rculos, cada um deles um pouco maior que o anterior, para tra?ar as ?rbitas dos planetas. Merc?rio, V?nus, Terra e Marte orbitam o Sol de perto, de modo que voc? far? esses c?rculos mais pr?ximos ao centro (onde ficar? o sol). Deixe um espa?o maior e trace as ?rbitas de J?piter, Saturno, Urano e Netuno.

Diga os alunos que haver? um desafio para eles nessa atividade.

Escolha um aluno para representar o sol e coloque-o no centro. Pendure o desenho do sol no pesco?o dele.

Professor, fotografe ou filme as etapas deste trabalho para que possa ser utilizado durante a socializa??o.

3

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Aluna representando o Sol na atividade sobre Sistema Solar, realizada na quadra de esportes da escola com os alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

Explique que o aluno que representar o sol deve ficar no centro porque o sol ? o centro do Sistema e ? por isso que se chama Sistema Solar. Conte que todos os corpos celestes orbitam ao seu redor por causa de sua for?a gravitacional e ? a maior e mais quente estrela.

Explique-lhes o que significa os c?rculos no ch?o e que cada aluno dever? ficar em um c?rculo diferente e por qu?. Fale que os planetas ficam em uma determinada ordem em rela??o ao sol e t?m cores e tamanhos diferentes.

V? chamando os alunos um a um, pendure um planeta ou outro corpo celeste em seu pesco?o e os oriente a ficarem no c?rculo correspondente ? ?rbita do seu planeta:

C?rculo central: Sol

Segundo c?rculo: Merc?rio

Terceiro c?rculo: V?nus

Quarto c?rculo: Terra

Quinto c?rculo: Marte

Sexto c?rculo: J?piter

S?timo c?rculo: Saturno

Oitavo c?rculo: Urano

Nono c?rculo: Netuno

Coloque entre os planetas, fora dos c?rculos, os alunos com os desenhos representando asteroides, lua, estrelas e cometas.

8

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade sobre a posi??o dos planetas, realizada pelos alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

Coloque a lua ao lado da Terra e explique aos alunos, que a lua ? um sat?lite natural da Terra e por isso precisam ficar pertinho. Diga que existem muitos sat?lites naturais espalhados pelo Sistema Solar. No caso da Terra, tem apenas um, mas Saturno, por exemplo, tem nove luas.

5

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunas representando a Terra e a Lua, na atividade sobre Sistema Solar, realizada na quadra de esportes da escola com os alunos do 2? ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

?

Conte aos alunos, que os planetas t?m cores diferentes e que os cientistas descobrem muitas coisas acerca dos planetas por causa de sua cor, pois ela diz respeito a seus elementos. A Terra, por exemplo, ? mais rica em ?gua e por isso ela ? azul, e que Marte ? vermelho porque ? rico em ?cido oxid?vel, que ? o mesmo que a ferrugem e ? chamado de planeta vermelho, por isso que os cientistas acreditam que l? j? teve ?gua.

?

Chegou a hora do desafio:

Os alunos que representam os planetas devem girar em torno de si mesmos e ao mesmo tempo girarem em torno do sol, sem se baterem.

Certamente haver? muita risada e trope?os. Ajude-os a cumprirem o desafio.

De volta ? sala de aula, explique de forma simples os movimentos de rota??o dos planetas sem aprofundar no assunto.

?

SISTEMATIZANDO: PRODUZINDO TEXTO

Pe?a aos alunos para socializarem os sentimentos vividos nessa atividade. Solicite que registrem por escrito individualmente ou fa?am um RELAT?RIO coletivamente, registrando na lousa, uma s?ntese das ideias dos alunos. Depois, eles devem copiar e ilustrar o relat?rio.

?

3? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

?

Montando um m?bile

Quando o conte?do ? trabalhado com atividades pr?ticas, que podem ser vivenciadas   torna-se atraente e de melhor entendimento. O Sistema Solar, assim como outros assuntos trabalhados na escola, ? um pouco complexo para ficar apenas na teoria, mas existem outras op??es que parecem mais interessantes para os alunos e podem sistematizar o conhecimento de forma pr?tica. Nesse sentido, a proposta dessa atividade ? que os alunos montem um m?bile do Sistema Solar com os respectivos planetas. Propomos um m?bile bem simples, sem as dimens?es de dist?ncia, mas com as dimens?es de tamanho e posicionamento em rela??o ao sol. Veja a sugest?o:

6

Fonte: SOUZA, Maur?cio. Revista Saiba Mais: Sistema Solar, n. 41. Turma da M?nica. S?o Paulo: Globo, 2012.

7  

Fonte: SOUZA, Maur?cio. Revista Saiba Mais: Sistema Solar, n. 41. Turma da M?nica. S?o Paulo: Globo, 2012.

Cuide para que os planetas Merc?rio, V?nus, Terra e Marte fiquem na posi??o mais perto do sol e os planetas J?piter, Saturno, Urano e Netuno fiquem mais afastados.

Se voc? quiser fazer um m?bile mais elaborado poder? encontrar orienta??es nos s?tios abaixo, dispon?veis em:

<http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/monte-um-mobile-do-sistema-solar-para-enfeitar-o-seu-quarto>.  Mostra o passo a passo de como fazer os planetas e o sol com moldes.

<http://comofas.com/como-fazer-maquetes-do-sistema-solar/>. Apresenta lista de materiais e o passo a passo para fazer maquete e m?bile do Sistema Solar.

Acessados em: 01 de jul. 2013.

?

SOCIALIZANDO

Professor, para socializar o que os alunos aprenderam, discuta com os mesmos sobre a realiza??o de uma exposi??o com fotos, desenhos e relat?rios produzidos ao longo do trabalho e convide as outras turmas para conhecerem ?IMAGENS DO SISTEMA SOLAR, VISTAS PELOS ALUNOS?. Outra possibilidade seria apresentar a viv?ncia que fizeram na quadra de esportes da escola, por?m o mais importante ? os pr?prios alunos apresentarem o resultado do trabalho, para isso divida a turma em equipes e defina tarefas para cada uma, deixando na responsabilidade dos alunos a explica??o de todo trabalho.

Esta etapa do trabalho poder? ter diversos desdobramentos que os alunos devem participar ativamente, tais como:

  • Elabora??o de convites para as outras turmas;
  • Organiza??o e decora??o do espa?o;
  • Dentre outras.

Muitos jogos online podem levar a crian?a a aprender durante as aulas de inform?tica ou mesmo em casa e podem ser propostos para iniciar a aprendizagem de maneira mais interessante e din?mica. Por meio deles o aluno recebe informa??es a respeito dos elementos do Sistema Solar e as suas caracter?sticas singulares. Com cores vibrantes e movimentos que retratam a realidade, as crian?as aprendem de forma l?dica sobre as caracter?sticas dos planetas e como funciona o Sistema Solar. Elas adquirem informa??es importantes, por meio das anima??es, que dificilmente conseguiria ter s? com a explica??o oral do professor. Portanto, n?o se deve deixar de lado essa ferramenta para aquisi??o desse conhecimento.

?

Jogo do Sistema Solar do Cambito: Dispon?vel em:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10814>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

?

?

Esse jogo ? bem interessante, pois vai criando as ?rbitas dos planetas em torno do sol na medida em que a crian?a vai acertando a posi??o do planeta em rela??o ao sol. E os planetas v?o circulando dentro da ?rbita. Al?m de incentivar o aluno a memorizar essa ordem, o jogo d? a no??o ao aluno do movimento de rota??o. Mas deve ser explicada aos alunos a situa??o do antigo planeta Plut?o, que em 2006 passou a ser considerado um "planeta an?o", depois de descobertas de v?rios corpos celestes com sua mesma dimens?o, pois o mesmo ainda aparece no jogo ocupando a nona posi??o dos planetas em rela??o ao sol.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Jogo do sistema solar do Cambito Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

         

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o s?tio: Sistema Solar ? Escola Games. Dispon?vel em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/> (acesso em: 01 de jul. 2013), por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, para que possam ter acesso a esse jogo com o objetivo de completar o aprendizado relacionado com o estudo sobre os planetas. Esse jogo tem informa??es atualizadas acerca do Sistema Solar.

?

Voc? tamb?m pode utilizar esse pequeno v?deo de 60 segundos, no qual o personagem Doki da Discovery Kids apresenta as principais caracter?sticas dos planetas e sua localiza??o em rela??o ao Sol. Muitas crian?as se familiarizarem com esse personagem, dessa forma, t?m a possibilidade de se interessarem mais ainda pelo tema.

S?tio: Doki Descobre - Os Planetas do Sistema Solar. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=NEJ557IU3bg>.  Acesso em: 01 de jul. 2013.

?

         

Avaliação

A avalia??o acontece de forma cont?nua e processual. Ela come?a quando o professor  faz o levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos indagando sobre o Sistema Solar. ? um procedimento investigativo do trabalho pedag?gico, portanto, a todo o momento voc? precisa analisar o que o aluno j? sabe e o que ainda precisa aprender sobre a quest?o trabalhada.

Ao ser ministrado esse conte?do voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. ? imprescind?vel fazer observa??es e anota??es pessoais para sistematizar os dados e informa??es e recolher elementos importantes sobre como os alunos est?o compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.

Durante o processo todos os avan?os devem ser considerados. Observe se eles formulam hip?teses sobre o tema, se conseguem identificar os planetas que formam o Sistema Solar e reconhecem a posi??o dos planetas em rela??o ao sol, bem como caracter?sticas b?sicas dos oito planetas do Sistema Solar. Quando estiverem construindo a maquete do Sistema Solar observe se conseguem associar a atividade com os conte?dos apreendidos.