Portal do Professor

Início do Conteúdo

O rio e a paisagem

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceito “Rio”. Identificar e comparar diferentes paisagens próximas ao rio. Importância dos rios para a sociedade.

Duração das atividades

Uma Aula de 50 Minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • Organize um trabalho de campo com os alunos para conhecer um córrego ou um rio do seu município. Leve máquina fotográfica para tirar fotografias.

  • O trabalho de campo pode ser realizado antes da aula.

  • As atividades propostas têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades cognitivas: observar; descrever; comparar; relacionar e concluir.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.


ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO

Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:

Bebemos água várias vezes ao dia. A água também é utilizada para tomar banho, escovar os dentes, lavar louça, aguar as plantas e uma série de outras coisas.

  1. Vocês sabem de onde vem a água que bebemos, que utilizamos para escovar os dentes e tomar banho?

  2. Cite outras atividades em que a água é utilizada na sua casa.

  3. Como a água chega até nossas casas?


ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO


Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo sobre o Rio São Francisco, com 1 minuto e 59 segundos de duração.
  

 

Professor (a), destaque aos alunos que esse vídeo servirá de base para as discussões posteriores.


ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO, DINÂMICA E REALIZAÇÃO DE DESENHO
  • Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.

  • Interrompa a discussão sempre que possível, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (rio, paisagem). Caso ache necessário, repita a apresentação do vídeo e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.

  • O objetivo da atividade três é mostrar um tema com alguns elementos conhecidos, de modo a estruturar uma situação problema, e a partir disso, elaborar o conceito. Nessa perspectiva, é papel do professor levar o aluno a concluir que existem diferentes paisagens em volta do rio (naturais e humanizadas). Induzir os alunos a concluir que o rio possui muitas utilidades: abastecimento de água, obtenção de energia elétrica, irrigação, etc. Induzir o aluno a concluir que a água que ele bebe é capitada do rio, e depois de ser tratada é levada para a casa dele por tubulações.

  1. Vocês já ouviram falar do Rio São Francisco?

  2. Quais são as paisagens que aparecem no vídeo que apresenta o Rio São Francisco? Faça uma lista delas.

  3. Existem paisagens que o homem já modificou em volta do rio? Quais?

  4. No vídeo são apresentadas algumas das utilidades do Rio São Francisco. Como as pessoas estão usando o rio?

  5. Existem outros rios que vocês conheçam?

Professor (a), em ritmo de discussão, organize uma dinâmica coletiva em sala de aula. Para isso, faça dois círculos grandes no quadro negro e diga aos alunos que vocês irão formar dois conjuntos: um conjunto com paisagens naturais e outro com paisagens humanizadas.

Em seguida pergunte aos alunos:

  1. Quais das paisagens vistas no vídeo são naturais?

  2. Quais das paisagens vistas no vídeo são humanizadas?

Quando terminarem de elaborar os conjuntos, pergunte aos alunos:

  1. Vocês conhecem outras paisagens parecidas com as descritas nos conjuntos?

  2. O que é diferente entre as paisagens do vídeo e as outras que vocês conhecem?

Professor (a), quando terminarem a dinâmica dos conjuntos, oriente os alunos a fazer um desenho que represente uma paisagem mostrada no v&i acute;deo.

Quando terminarem o desenho, peça que escrevam o nome dos elementos desenhados. Em seguida, oriente-os a observar o desenho dos coleguinhas e descreverem as paisagens desenhadas.

Professor (a), após essas atividades, direcione a discussão para o lugar onde o aluno mora:

  1. Você conhece algum rio do lugar onde você mora?

  2. Como é a paisagem em volta deles?

  3. As pessoas usam esses rios para que?

  4. Uma das utilidades do rio é o abastecimento das casas na cidade. Você sabe como a água chega até as casas?
     

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Rio São Francisco Vídeo

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.

Avaliação

Professor (a), oriente os alunos a fazer desenhos que representem a paisagem de um rio do lugar onde ele mora (do lugar que fizeram o trabalho de campo, por exemplo). Quando terminarem o desenho, peça que escrevam o nome dos elementos desenhados. Organize uma exposição com os trabalhos dos alunos dentro da sala de aula ou no pátio da escola. A avaliação também poderá ser realizada durante o trabalho de campo, pedindo que os alunos descrevam características do rio: cor da água, se o rio é fundo ou raso, se é largo ou estreito, tem cascalho ou pedras no fundo do leito, se forma cachoeira. As características da paisagem: tem mata em volta, tem casas, lavouras, pastagens, etc. Neste caso, em sala de aula, proponha que os alunos representem o que viram na forma de desenhos e também sugira que escrevam o nome dos elementos desenhados.