Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
Organize um trabalho de campo com os alunos para conhecer um córrego ou um rio do seu município. Leve máquina fotográfica para tirar fotografias.
O trabalho de campo pode ser realizado antes da aula.
As atividades propostas têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades cognitivas: observar; descrever; comparar; relacionar e concluir.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
Bebemos água várias vezes ao dia. A água também é utilizada para tomar banho, escovar os dentes, lavar louça, aguar as plantas e uma série de outras coisas.
Vocês sabem de onde vem a água que bebemos, que utilizamos para escovar os dentes e tomar banho?
Cite outras atividades em que a água é utilizada na sua casa.
Como a água chega até nossas casas?
Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo sobre o Rio São Francisco, com 1 minuto e 59 segundos de duração.
Professor (a), destaque aos alunos que esse vídeo servirá de base para as discussões posteriores.
Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.
Interrompa a discussão sempre que possível, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (rio, paisagem). Caso ache necessário, repita a apresentação do vídeo e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
O objetivo da atividade três é mostrar um tema com alguns elementos conhecidos, de modo a estruturar uma situação problema, e a partir disso, elaborar o conceito. Nessa perspectiva, é papel do professor levar o aluno a concluir que existem diferentes paisagens em volta do rio (naturais e humanizadas). Induzir os alunos a concluir que o rio possui muitas utilidades: abastecimento de água, obtenção de energia elétrica, irrigação, etc. Induzir o aluno a concluir que a água que ele bebe é capitada do rio, e depois de ser tratada é levada para a casa dele por tubulações.
Vocês já ouviram falar do Rio São Francisco?
Quais são as paisagens que aparecem no vídeo que apresenta o Rio São Francisco? Faça uma lista delas.
Existem paisagens que o homem já modificou em volta do rio? Quais?
No vídeo são apresentadas algumas das utilidades do Rio São Francisco. Como as pessoas estão usando o rio?
Existem outros rios que vocês conheçam?
Professor (a), em ritmo de discussão, organize uma dinâmica coletiva em sala de aula. Para isso, faça dois círculos grandes no quadro negro e diga aos alunos que vocês irão formar dois conjuntos: um conjunto com paisagens naturais e outro com paisagens humanizadas.
Em seguida pergunte aos alunos:
Quais das paisagens vistas no vídeo são naturais?
Quais das paisagens vistas no vídeo são humanizadas?
Quando terminarem de elaborar os conjuntos, pergunte aos alunos:
Vocês conhecem outras paisagens parecidas com as descritas nos conjuntos?
O que é diferente entre as paisagens do vídeo e as outras que vocês conhecem?
Professor (a), quando terminarem a dinâmica dos conjuntos, oriente os alunos a fazer um desenho que represente uma paisagem mostrada no v&i acute;deo.
Quando terminarem o desenho, peça que escrevam o nome dos elementos desenhados. Em seguida, oriente-os a observar o desenho dos coleguinhas e descreverem as paisagens desenhadas.
Professor (a), após essas atividades, direcione a discussão para o lugar onde o aluno mora:
Você conhece algum rio do lugar onde você mora?
Como é a paisagem em volta deles?
As pessoas usam esses rios para que?
Uma das utilidades do rio é o abastecimento das casas na cidade. Você sabe como a água chega até as casas?
Nome | Tipo |
---|---|
Rio São Francisco | Vídeo |