BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
- As crian?as poder?o aprender a confeccionar brinquedos simples, mas interessantes, apenas com o papel.
- Brincar com os brinquedos constru?dos em diferentes espa?os, interagindo de diferentes formas com os colegas e com os espa?os.
- Experimentar diferentes movimentos, desde os que necessitam de uma coordena??o mais fina, como a dobradura no papel, at? aqueles que possibilitam uma viv?ncia com as diferentes partes do corpo, como as diferentes maneiras de se arremessar os avi?es e helic?pteros.
? necess?rio que o(a) professor(a) tenha proporcionado ?s crian?as uma viv?ncia m?nima sobre dobraduras de papel.
Atividade 1: Avi?o a jato
Material: folha de papel tipo A4. Em sala, o(a) professor(a) realizar? uma roda com as crian?as e entregar? a cada uma delas uma folha de papel A4. Passo a passo o(a) professor(a) demonstrar? e realizar? em conjunto com ?s crian?as cada dobraduras para feitura (vide refer?ncia 1) do avi?o. Se necess?rio o(a) professor(a) poder? ajudar pessoalmente a crian?a que apresentar maior dificuldade interrompendo a demonstra??o sempre que for necess?rio. ? interessante que o professor pergunte previamente ?s crian?as se alguma delas j? sabe construir o avi?o de papel. Em caso afirmativo ele poder? exercer o papel de ajudante auxiliando os colegas com maior dificuldade.
Refer?ncia 1: http://www.comofazerorigami.com.br/wp-content/uploads/2008/05/paperplane22.jpg
Atividade 2: Avi?o supers?nico
Material: folha de papel tipo A4. Seguindo a mesma din?mica da atividade anterior o(a) professor(a) demonstrar? e realizar? passo a passo, em conjunto com ?s crian?as, cada dobraduras para feitura (vide refer?ncia 2) do outro modelo de avi?o.
Refer?ncia 2: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_106/1166467068X044xf.jpg
Atividade 3: Helic?ptero de papel
Material: ? de folha de papel tipo A4 e uma tesoura por crian?a
Seguindo a mesma din?mica das atividades anteriores o(a) professor(a) demonstrar? e realizar? passo a passo, em conjunto com ?s crian?as, cada dobraduras para feitura (vide refer?ncia 3) do helic?ptero. No momento em que for necess?rio a utiliza??o da tesoura o(a) professor(a) pode interromper a demonstra??o e ajudar as crian?as com maiores dificuldades.
Refer?ncia 3: Adelsin, livro Barangand?o Arco-?ris, pg 46, Ed. Peir?polis 2008
Atividade 4: Fazendo a m?gica.
Leve as crian?as at? o p?tio ou espa?o aberto da escola para que elas possam usufruir dos brinquedos constru?dos. O helic?ptero de papel pode ser jogado de uma escada ou lugar com um desn?vel mais acentuado. Esses brinquedos podem possibilitar uma busca por toda a escola de lugares e maneiras diferentes de se brincar. Explore ao m?ximo essas possibilidades.
O(a) professora(a) poder? realizar uma esp?cie de instala??o em algum espa?o comum da escola onde ser? exposto um mural de fotos retiradas durante a aula, bem como os brinquedos constru?dos pelas crian?as.