Portal do Professor

Início do Conteúdo

As Etapas de Desenvolvimento dos Seres Humanos

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer que o ser humano tem um ciclo vital;
  • Identificar e caracterizar as diferentes etapas (fases) da vida do ser humano;
  • Identificar as mudan?as que ocorrem no corpo, no jeito de pensar e agir nas etapas de desenvolvimento do ser humano;
  • Valorizar a coopera??o no conv?vio com pessoas de idades diferentes;
  • Interagir com seus colegas por meio de discuss?o sobre as etapas de desenvolvimento do ser humano;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.

Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos a leitura e a produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a fun??o da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haver? maior possibilidade do aluno se interessar pelos conte?dos propostos. E trabalhar com tudo que diz respeito ? vida pessoal do aluno ? muito significativo para ele.

A proposta dessa aula, portanto, se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns dos direitos gerais da aprendizagem do Ensino de Hist?ria, exposto por Brasil (2012, p. 34, 35.) ao afirmar que as atividades propostas devem propiciar ao aluno ?identificar as fases et?rias da vida humana e as pr?ticas culturalmente associadas a cada uma delas, na atualidade e no passado (com ?nfase na inf?ncia) (...) e selecionar e utilizar registros pessoais e familiares (documentos, m?sicas, fotos, recibos, listas de compras, receitas de todo tipo, contas dom?sticas, trabalhos escolares antigos, ?lbuns feitos ou preenchidos domesticamente, cartas, brinquedos usados, boletins escolares, livrinhos usados, dentre outros) para formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma sequ?ncia narrativa a respeito da sua pr?pria hist?ria?.

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa.  Ano 1 : unidade 2. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

?

1? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, voc? dever? organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um di?logo a respeito do que sabem acerca das etapas do desenvolvimento humano. A roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala.

As crian?as j? trazem um conhecimento acerca desse tema, independente de sua idade, umas conhecem mais, outras menos. Mas, para que voc? saiba que conhecimentos s?o esses e possa agu?ar a curiosidade deles, comece uma conversa com perguntas como:

  • O que ? um ser vivo?
  • O ser humano ? um ser vivo?
  • Se o ser humano ? um ser vivo, ele passa por etapas em seu ciclo de vida, voc?s sabem como se chamam as etapas que o ser humano passa em sua vida?
  • Em qual etapa da vida do ser humano voc? se encontra?
  • Em qual etapa da vida do desenvolvimento humano se encontram as pessoas que moram com voc??
  • Voc? acredita que existe uma etapa melhor do que a outra? Qual? Por qu??

Explique aos alunos que, como todo ser vivo, n?s humanos nascemos, crescemos, podemos nos reproduzir, ou seja, ter filhos e, depois de um certo tempo envelhecemos e morremos.

Explique que alguns animais se desenvolvem dentro da barriga da m?e e nascem parecidos com os pais. Outros animais se desenvolvem dentro de ovos que as f?meas p?em. E que ainda, existem animais que passam por grandes transforma??es durante sua vida, como a borboleta e o sapo.

Mostre a eles imagens do desenvolvimento de plantas e animais, para que eles percebam, de imediato, as etapas de desenvolvimento e a transforma??o dos seres vivos durante a vida. Voc? poder? buscar as imagens em revistas ou livros ou utilizar um projetor multim?dia para projetar as imagens a seguir:

1

Fonte da imagem, dispon?vel em: <http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/colunas/alessandro-terracini/2011/06/09/quando-faco-plantio-de-sementes-elas-quase-sempre-morrem-qual-o-problema.htm>. Acesso em: 05 de jul. 2013.

?

2  

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

A imagem tem uma fun??o comunicativa muito forte. Ela ? capaz de ?ativar? mecanismos da imagina??o que possibilitam ? crian?a uma compreens?o bem mais ampla do assunto tratado. ?s vezes, falamos algo com as crian?as e mesmo explicando (de acordo com nossa concep??o) elas podem imaginar algo bem diferente do que ? na realidade, mas quando observam a imagem t?m uma compreens?o maior da realidade. ?, portanto, uma facilitadora da aprendizagem do aluno e por isso se torna t?o importante no processo de desenvolvimento da crian?a. 

Mostre uma imagem do crescimento da barriga de uma m?e. Veja a seguir algumas sugest?es:

3

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

A imagem tem uma fun??o comunicativa muito forte. Ela ? capaz de ?ativar? mecanismos da imagina??o que possibilitam ? crian?a uma compreens?o bem mais ampla do assunto tratado. ?s vezes, falamos algo com as crian?as e mesmo explicando (de acordo com nossa concep??o) elas podem imaginar algo bem diferente do que ? na realidade, mas quando observam a imagem t?m uma compreens?o maior da realidade. ?, portanto, uma facilitadora da aprendizagem do aluno e por isso se torna t?o importante no processo de desenvolvimento da crian?a. 

Mostre uma imagem do crescimento da barriga de uma m?e. Veja a seguir algumas sugest?es:

4

Fonte da imagem, dispon?vel em: <http://legalarts.medicalillustration.com/generateexhibit.php?ID=28501>. Acesso em: 05 de jul. 2013.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o pequeno v?deo ?Passo a passo da gravidez? encontrado no link: <http://www.youtube.com/watch?v=H8zoezaFyqc>. (acesso em: 01 de jul. 2013), por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola n?o possua os laptops, projete o v?deo em data show ou TV ou leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, para que possam ter acesso ?s imagens desse v?deo de 12 minutos que mostra o desenvolvimento do feto com imagens bem pr?ximas da realidade.

Explique aos alunos que ap?s o nascimento, o ser humano passa por quatro fases principais de desenvolvimento: inf?ncia, adolesc?ncia, vida adulta e velhice, mas que, dentro de cada fase h? um desenvolvimento e o corpo passa por transforma??es e mudan?as.   

Projete as imagens a seguir e explore as caracter?sticas de cada fase. Utilize um projetor multim?dia ou ent?o, reproduza as imagens e distribua para os alunos colarem no caderno de Ci?ncias e registrarem as principais caracter?sticas de cada etapa, ? medida que forem discutindo sobre cada uma.

?

  • A inf?ncia ? a fase que se inicia com o nascimento e vai at? aproximadamente 11 ou 12 anos e as mudan?as no corpo s?o muito r?pidas e intensas. Nessa fase, a crian?a precisa da ajuda de adultos para ser alimentado e cuidado. Nos primeiros anos a crian?a aprende: comer, andar, falar, compartilhar suas ideias e sentimentos.

5

Fonte da imagem, dispon?vel em: <http://casaeidea.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

  • A adolesc?ncia ? a fase que come?a no final da inf?ncia e vai at? aproximadamente 18 ou 20 anos. ? a fase que liga a inf?ncia ? vida adulta. O corpo passa por mudan?as at? se transformar num corpo adulto. E o comportamento tamb?m muda, pois o adolescente passa a agir de maneira mais independente.

24

Fonte da imagem, dispon?vel em:  <http://www.comunidadegospel.com/igrejamodelo/adolescentes-teatro/>.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

  •  A idade adulta ? a fase que se inicia no final da adolesc?ncia e o seu corpo j? desenvolveu completamente. Nessa fase as pessoas est?o preparadas para assumir responsabilidades, como trabalhar, ter filhos e cuidar de outras pessoas.

 20

Fonte da imagem, dispon?vel em: <https://www.lds.org/church/news/single-adults-leaders-see-benefits-of-ysa-ward-reorganization?lang=por>.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

  

  • E na velhice o corpo das pessoas vai perdendo for?a e agilidade, mas os idosos podem continuar realizando muitas atividades comuns da vida adulta.

8

Fonte da imagem, dispon?vel em: <https://www.facebook.com/minutoenfermagem?directed_target_id=0>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

Converse com os alunos sobre o respeito que deve haver entre as pessoas das diferentes etapas de desenvolvimento do ser humano, principalmente as crian?as e os mais velhos.

Apresente aos alunos fotos de pessoas nas diferentes fases de desenvolvimento e aponte as mudan?as que o corpo vai sofrendo no decorrer da vida.

9

Fonte da imagem, dispon?vel em: <http://cceg.com.br/2012/09/a-idade-do-lobo/>. Acesso em: 05 de jul. 2013.

?

10

Fonte da imagem, dispon?vel em: <http://cosmeticosnyxpravoce.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html>. Acesso em: 05 de jul. 2013.

?

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem ao pequeno v?deo ?Fases da Vida? encontrado no link dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=NGKNxT0y0iQ>. (acesso em: 01 de jul. 2013), por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola n?o possua os laptops, projete o v?deo em data show ou TV ou leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, para que possam ter acesso ?s imagens com o objetivo de auxiliar o aprendizado relacionado com o estudo sobre as transforma??es sofridas pelo corpo ao longo do tempo de vida.

11

Fonte: Imagem produzida pela pr?pria autora com imagens do v?deo ?Fases da Vida?, dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=7y4gGu5mEWM>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Ap?s assistirem ao v?deo, solicite que os alunos registrem no caderno de Ci?ncias o que entenderam e fa?am uma ilustra??o.

 12

Como ?Atividade de Casa? pe?a aos alunos que fa?am uma entrevista com o pai ou m?e ou algu?m que more na mesma casa. Explique aos alunos que ? melhor que seja feita com um adulto ou algu?m da ?Terceira Idade?, para que saiba responder de forma mais eficaz. Deve ser avisado a eles que as respostas da entrevista ser?o socializadas com os colegas na pr?xima aula.

ENTREVISTA

18

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

2? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Retome a atividade do dia anterior e socialize com os alunos as respostas dos colegas. Para isso, eles devem se organizar em duplas e compararem as respostas da entrevista. Enquanto eles fazem isso, voc? deve andar pela sala de aula, acompanhar as discuss?es e escolher algumas respostas para serem socializadas no grupo com todos os alunos.

Depois, proponha uma atividade de recorte em revistas. Para essa atividade, voc? vai precisar de revistas, tesoura e cola. Pe?a aos alunos que recortem das revistas, figuras de pessoas nas diferentes fases ou per?odos da vida. N?o precisa ser apenas 4 figuras, podem ser escolhidas mais figuras, em diferentes idades, mas, no momento da colagem deve ficar atento para que as figuras sejam coladas em ordem de idade cronol?gica.

Depois, pe?a a eles que circulem a figura que representa a etapa da vida em que eles se encontram. Observe o exemplo abaixo.

14  

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Voc? tamb?m poder? propor outra atividade; pe?a a eles que desenhem uma pessoa nas diferentes fases da vida, como no exemplo abaixo.

15

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Dependendo do est?gio de escrita em que seus alunos estejam, proponha a eles uma atividade de escrita sobre as caracter?sticas de cada fase do desenvolvimento humano.

Voc? tamb?m pode propor a seguinte atividade:

19

12

?

Como ?Atividade de Casa?, pe?a aos alunos que providenciem c?pias de fotos de quando eles nasceram, quando tinham por volta de seis meses e uma foto de cada ano que eles j? passaram, para que seja comparado seu desenvolvimento e as mudan?as e transforma??es no seu corpo. Pe?a aos pais ou respons?veis, que escrevam atr?s das c?pias das fotos a idade em que as crian?as se encontravam. Fale para eles explicarem aos pais que todas as c?pias das fotos ser?o devidamente devolvidas. Pe?a tamb?m que eles tragam objetos que usavam quando eram beb?s e quando eram menores. Pode ser: brinquedos, objetos, roupas, cal?ados e outras coisas que marcaram a vida deles.

?

3? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

A linha do tempo: diferentes fases da minha vida

Para realizar essa atividade voc? vai precisar das fotos dos alunos para que eles possam comparar as mudan?as ocorridas e o desenvolvimento do seu corpo desde o seu nascimento.

Instrua os alunos a fazerem uma linha do tempo com a idade deles para colarem as fotos. Ajude-os a colocarem as fotos em ordem cronol?gica.

Observe o exemplo abaixo:

  23

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Fa?a um mural na sala de aula para socializar o trabalho realizado pelos alunos.

?

Socializando

Professor, esta atividade, de pesquisa e envio das fotos,  envolveu os pais, portanto  eles tamb?m s?o coautores do trabalho, assim, ? justo que participem da socializa??o. Voc? poder? fazer um evento para expor o material que trouxeram e as fotos que organizaram em linha do tempo. Discuta com os alunos qual ser? a melhor forma de apresentar os trabalhos aos pais. Fa?a o planejamento junto com eles.  

Este evento ter? diversos desdobramentos, possibilitar? o trabalho com diferentes g?neros textuais, tais como:

Elabora??o de um convite aos pais;

Solicita??o de autoriza??o para a dire??o da Escola;

Lista de tarefas;

Relat?rio da atividade;

Dentre outros.

Convide tamb?m crian?as das outras turmas  para apreciarem o trabalho.

Professor, durante a execu??o dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a voc?, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnol?gicos, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e v?deos e construir um mural ou edi??o de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

16

Fonte: Imagem da pr?pria autora: exposi??o dos objetos e vestu?rios dos alunos do 3? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Eseba ? utilizados por eles quando eram beb?s - 2013.

Recursos Complementares

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o v?deo ?Fases da Vida? por meio do s?tio dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=sJ_vcZxInbc>, acesso em: 01 de jul. 2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola n?o possua os laptops, projete o v?deo na sala de aula com projetor, data show ou TV, para que os alunos possam assistir e observar as fotos e imagens de pessoas nas diferentes etapas da vida do ser humano.

.

Avaliação

A avalia??o acontece de forma cont?nua e processual. Ela come?a quando o professor faz o levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos indagando sobre as diferentes etapas da vida do ser humano. ? um procedimento investigativo do trabalho pedag?gico, portanto, a todo o momento voc? precisa analisar o que o aluno j? sabe e o que ainda precisa aprender sobre a quest?o trabalhada.

Ao ser ministrado esse conte?do voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. ? imprescind?vel fazer observa??es e anota??es pessoais para sistematizar os dados e informa??es e recolher elementos importantes sobre como os alunos est?o compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.

Durante o processo todos os avan?os devem ser considerados. Observe se eles: formulam hip?teses sobre o tema; conseguem identificar as fases de desenvolvimento do ser humano. Procure observar ainda se: perceberam as mudan?as ocorridas na sua vida desde que nasceram e como foram conseguindo fazer coisas que antes n?o conseguiam fazer sozinhas, como falar, andar, correr, andar de bicicleta, ler, entre outros; t?m no??o das coisas que poder?o fazer quando adultos, que n?o podem fazer hoje ou quando forem adolescentes. Avalie a participa??o dos alunos durante a exposi??o dos trabalhos.