Portal do Professor

Início do Conteúdo

Descobrindo de onde vem o dia e a noite. TV Escola- S?rie: De onde vem?

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as caracter?sticas do g?nero textual em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informa??es nos textos;
  • Conhecer os Movimentos da Terra;
  • Entender de onde vem o Dia e a Noite;
  • Reconhecer os ant?nimos das palavras;
  • Construir relat?rios;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos - 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenha sido trabalhado com o aluno a leitura e a escrita, para assim apresentar os g?neros textuais: lendas, instru??es, textos informativos cient?ficos, m?sicas, entre outros. Al?m de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. ? importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

?

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: De onde vem? ? De onde vem o dia e a noite?

. S?tio: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Entendendo o Pacto. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de jul. 2013.

. S?tio: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Entendendo o Pacto. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, inicie sua aula com a rodinha para falar sobre o assunto da aula. Questione se eles sabem de onde vem o dia e a noite. Se j? ouviram falar sobre esta curiosidade. Deixe os alunos darem suas opini?es e logo ap?s proponha a eles para assistirem ao v?deo ?De onde vem o dia e a noite?.

Voc? poder? projet?-lo utilizando um data show ou tamb?m,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao v?deo:

?

aaasss

Fonte: TV Escola. De onde vem o dia e a noite? <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2410>.  Acesso em: 16 de jul. 2013.

?

Professor, ap?s ver o v?deo com os alunos, questione-os sobre o que acharam. Se o que eles pensavam sobre o dia e a noite era o mesmo que estava sendo falado no v?deo.

A personagem Kika ficou curiosa querendo saber de onde vem o Dia e a Noite, e ouviu duas palavrinhas bem curiosas: Rota??o e Transla??o. Questione os alunos se j? ouviram falar destas palavrinhas? Fa?a uma explana??o sobre o assunto, mostrando v?deos ou experimentos que os exemplifiquem. Veja sugest?es abaixo.

Movimento de Rota??o

 

         O planeta Terra realiza um movimento em torno de si mesmo chamado Movimento de Rota??o.

         O Movimento de Rota??o da Terra e o Sol s?o respons?veis pela ocorr?ncia dos dias e das noites. Para a Terra dar uma volta completa em torno de si mesma ? necess?rio um dia ou 24 horas, por isso h? o dia e a noite.

?

aaasss

Fonte: NOWATZKI; Alexei. Movimento da Terra. Dispon?vel em: <http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/astronomia/movimentos-da-terra/ >. Acesso em: 16 de jul. 2013.

?

A imagem acima representa o Movimento de Rota??o da Terra. Na parte da Terra em que h? incid?ncia direta de luz solar ? dia, enquanto na outra parte ? noite. A Terra gira ao redor de um eixo imagin?rio chamado de Eixo de Rota??o.

?

Professor, para exemplificar este movimento e ficar mais claro para os alunos como acontece, convide-os para fazerem um experimento. Se em sua escola tiver Laborat?rio de Ci?ncias, aproveite este momento para levar seus alunos e assim eles vivenciarem um ambiente de pesquisas, mas caso em sua escola n?o ofere?a este espa?o, use a pr?pria sala de aula.

?

?

Vamos praticar

?

Experi?ncia  dia e da noite

?

Material necess?rio:

?

  • laranja, lim?o ou ma?? ou um Globo Terrestre (No caso do Globo, voc? n?o precisar? do espeto de churrasco);
  • palito de churrasco;
  • vela ou l?mpada que acenda;
  • pires para fixar a vela ( caso n?o tenha dispon?vel a l?mpada acesa.).

Como fazer:

?

  • Espete a fruta que escolheu no palito de churrasco;
  • Acenda a vela e fixe-a no pires; (Pode usar l?mpada ou lanterna.);
  • V? girando o palito lentamente em torno dele mesmo e ao mesmo tempo ao redor da vela acesa ou l?mpada acesa. (N?o encoste a laranja na vela.);
  • Considere que a vela ? o sol e a fruta ? o Planeta Terra;
  • Observe o que acontece com a fruta.

Aten??o!

Este experimento s? pode ser feito com a presen?a do professor, pois h? materiais perigosos para o aluno.

?

aaasss

Fonte: TRIGO, Elisabete Chadad. Viver e aprender ci?ncias 3? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Saraiva, 2001. p. 17. 

?

aaasss

Fonte: Portal do professor. O Sol e a Terra. Dispon?vel em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27936 >. Acesso em: 12 de jul. 2013.

?

Professor, ap?s fazer a experi?ncia com os alunos e mostrar como acontece o Movimento de Rota??o, pe?a para que eles registrem no caderno de Ci?ncias, as instru??es do experimento e as atividades sobre o que foi feito nesta aula.

?

Depois que observamos a experi?ncia do dia e da noite vamos responder.

?

a) Que movimento da Terra esta atividade representa?

____________________________________________________________________

?

b) O que a l?mpada ou a vela acesa representa?

____________________________________________________________________

?

c) O que o Globo Terrestre ou caso voc? tenha usado uma fruta representa?

?

d) No nosso experimento, voc? observou que a parte sombreada representa a __________ e a iluminada representa o __________.

  

Professor, depois que os alunos fizerem a corre??o coletiva proponha que os mesmos formem trios e produzam um relat?rio, comentando sobre as observa??es que fizeram no per?odo que estavam fazendo a experi?ncia do dia e da noite.

?

Hoje na sala fizemos a experi?ncia do dia e da noite, para assim entendermos o Movimento de Rota??o. Agora com muita aten??o, voc? e seu grupo ir?o fazer um relat?rio sobre o que observaram na experi?ncia.  No final, comentem o que voc?s acharam desta aula.

?

Professor, ap?s o relat?rio re?na os alunos na rodinha e pe?a para que o grupo eleja um integrante que ir? ler o texto que fizeram para os outros alunos.

?

2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

 Professor, ap?s ter estudado e feito experimentos para exemplificar o Movimento de Rota??o, converse com seus alunos mostrando que nesta mesma experi?ncia ? poss?vel tamb?m observar outro  movimento, que ? o de Transla??o.

?

                                                                                    Movimento de Transla??o

?

         Al?m do Movimento de Rota??o, a Terra, assim como os outros planetas do Sistema Solar, realiza um movimento ao redor do Sol, que ? chamado de Movimento de Transla??o.

         Para completar uma volta ao redor do Sol, a Terra leva, aproximadamente, 365 dias e 6 horas, ou seja, um ano.

         O Movimento de Transla??o determina a contagem dos anos. O ser humano baseou-se, principalmente, nessa contagem para elaborar o nosso calend?rio.

?

                                                                                            Fique sabendo!

?

         Os calend?rios geralmente apresentam o ano com 365 dias.

         ?s seis horas restantes de cada ano s?o somados e, em quatro anos, obt?m-se 24 horas, ou seja, um dia. Esse dia ? acrescentado ao m?s de fevereiro, que a cada quatro anos t?m 29 dias.

         O ano com 366 dias ? chamado ano bissexto.

?

Professor, apresente para os alunos um v?deo, no qual ? poss?vel ver o Movimento de Transla??o e tamb?m o de Rota??o. Veja o s?tio: 

aaasss

Fonte: YouTube. Movimento de transla??o. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=CGvkTwfjzQY>.  Acesso 13 de jul. 2013.

?

?

Vamos cantar

?

Professor, aproveite este momento para cantar a m?sica ?Dan?a dos Movimentos? de autoria de Bia Bedran. Pe?a para os alunos fazerem uma roda, escolha um para ficar no centro representando o Sol e os outros o Planeta Terra, atrav?s dos movimentos do corpo interpretem os Movimentos de Transla??o e de Rota??o.

?

aaasss

Fonte: YouTube. Dan?a dos movimentos. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=PI1nAluWl1A>. Acesso em: 16 de jul. 2013.

?

Professor, caso voc? queria para registro, no caderno de Ci?ncias dos alunos distribua c?pias da m?sica.

?

Dan?a dos Movimentos da Terra.

                                                      Bia Bedran

?

S?o dois os movimentos
Que ao mesmo tempo eu fa?o
Seguindo o compasso
Desse meu cora??o
Eu dan?o dan?o dan?o
Eu dan?o sem parar
Levo a vida fazendo piruetas no ar
O meu nome ? Terra
Eu gosto de girar
Em volta de mim mesma
Pra me apreciar
Eu dan?o um dia inteiro e n?o me canso n?o
E a esse movimento chamam rota??o
Eu tenho um namorado
Que vivo a rodear
O nome dele ? Sol me d? luz e calor
Pra ele eu dan?o um ano e trago as esta??es

E n?o me canso n?o
E a esse movimento, chamam transla??o
.

?

Professor, com esta m?sica ? poss?vel desenvolver outras atividades como interpreta??o da m?sica pedindo para identificar os versos que citam os Movimentos da Terra e suas caracter?sticas.

  

Atividade de Casa

Estamos aprendendo sobre os Movimentos da Terra e descobrimos de onde vem o dia e a noite,  e tamb?m como surgem os anos.

Fa?a as atividades a seguir, com aten??o:

Ol?via estava observando o calend?rio do m?s de fevereiro e percebeu que ele tinha 29 dias. Veja o que Ol?via perguntou ? sua m?e?

?

aaa

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini.  A escola ? nossa. Ci?ncias. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 23. (Cole??o: A escola ? nossa.).

?

?

a) Se fosse voc? como responderia esta pergunta?

___________________________________________________________________________

b) Como ? chamado o ano sobre o qual Ol?via pergunta? Quantos dias t?m este ano?

___________________________________________________________________________

c) Juliana fez 8 anos. De acordo com o que estudamos sobre Movimento de Transla??o, descubra quantas voltas a Terra deu em torno do Sol para chegar na idade de Juliana?

______________________________________________________

?

?

3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

O dia e a noite nos livros de literatura

?

Professor, fa?a a corre??o coletiva da atividade de casa, relembrando o que foi estudado na aula anterior, deixe este momento para tirar as d?vidas dos alunos, caso surjam.

Ap?s a corre??o, proponha aos alunos um momento de conta??o de hist?ria, convide-os a ouvirem a hist?ria ?Dia e Noite? escrita por Mary Fran?a e Eliardo Fran?a.

Professor, verifique se este livro faz parte do acervo do PNBE  que ?  distribu?do para as escolas, pois ele distribui  livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nica, mem??rias, biografias e teatro, em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Veja no s?tio a seguir:

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf >. Acesso em: 16 de jul. 2013.

?

aaasss

Fonte: Imagem da autora.  FRAN?A Mary; FRAN?A, Eliardo. Dia e Noite. 4. ed. S?o Paulo: ?tica, 1983.

?

Dia e Noite

                                                                                    Mary Fran?a e Eliardo Fran?a

?

N?o sei se gosto do dia.
N?o sei se gosto da noite.
De dia, eu posso brincar.
Mas de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso balan?ar.
Vou alto, bem alto, no meu balan?o.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!...
de noite, eu posso sonhar.
N?o sei se gosto mais do dia.
N?o sei se gosto mais da noite. 

?

E voc? gosta do dia ou da noite?

?

Professor, ap?s a leitura do livro ?Dia e Noite?, questione os alunos sobre a prefer?ncia deles e proponha que em duplas fa?am uma lista do que eles costumam fazer de dia e de noite. Caso a sua escola disponibilize material de papelaria, distribua para eles: cartolina, papel pardo ou sulfite, para fazerem um cartaz com a lista do que fazem de dia e de noite. Pe?a para eles ilustrarem o cartaz. Lembre-os de identificarem: o tema, os autores do trabalho, a turma e a data de realiza??o.

Ap?s os alunos montarem as listas, convide-os a exporem seus cartazes para socializa??o do trabalho realizado.

Professor, aproveitando a leitura do livro ?Dia e Noite? ? poss?vel voc? explorar sin?nimo e ant?nimo, se voc? n?o tiver desenvolvido este assunto com seus alunos, este ? um momento convidativo para a introdu??o deste tema. Para isso, retome o texto do livro, distribua uma c?pia para eles colarem no caderno de L?ngua Portuguesa. Solicite que circulem no texto as palavras que t?m sentido contr?rio.

?

Ant?nimos nada mais s?o do que palavras que possuem significados opostos, contr?rios ao de outras palavras.


Exemplo:
Bonito - Feio
Dia- Noite
Paz - Guerra
Ligado - Desligado
Inteligente - Ignorante
Capaz - Incapaz
Cheiroso - Fedido
Amor - ?dio

?

Copie as frases com o ant?nimo das palavras em destaque.

?

a) Meu pai vendeu seu carro velho e comprou um ve?culo.

?

____________________________________________________________________

velho ? novo

?

?

b) Durante o dia, o tempo estava quente.

?

____________________________________________________________________

dia- noite   quente ? frio

?

c) Fico triste em dias chuvosos.

?

____________________________________________________________________

triste-alegre   chuvoso-ensolarado

?

?

Leia a frase a seguir:

?

Na natureza, h? muitos animais velozes.

?

Assinale qual das palavras abaixo mudaria completamente o sentido da frase acima se fosse substituir o termo em destaque.

?

___r?pido       ___lentos         ___ligeiros

?

?

Professor, fa?a a corre??o coletiva das atividades sobre ant?nimo, d? um tempo para que os alunos possam tirar suas d?vidas.

?

Professor, para consolidar esta aula sobre ?Dia e Noite?, leia para aos alunos a ?Lenda Ind?gena do Dia e da  Noite? escrita por Rui de Oliveira. Professor, verifique se este livro tamb?m faz parte do acervo do PNBE  que ?  distribu?do para as escolas.

?

A Lenda do Dia e da Noite.

                                                                                                                                                                                                                Rui de Oliveira

?

?

   No princ?pio do mundo, n?o havia noite nem lua. Apenas o sol brilhava triste e solit?rio. 

   Em sua imagina??o, o sol criava as quatro fases da lua, e ficava triste ao v?-las lentamente desaparecerem.  

   Olhando eternamente o sol, todos lamentavam n?o existir a noite e, por este motivo, os animais n?o conseguiam dormir. 

   Corria a lenda entre os ?ndios Karaj?s de que a noite vivia prisioneira dentro de um coco de tucum?, guardado no mais fundo dos rios pela Boi?na, a grande serpente. 

   Naquela ?poca, aconteceu o casamento de Tuil?, filha da Boi?na, com o ?ndio Aruan?. 

   Certa vez, Aruan? disse ? sua mulher Tuil? estar muito sonolento, mas que n?o conseguia dormir, pois n?o havia noite. Com pena do marido, a ?ndia resolveu enfrentar aquele mist?rio, e da? seguiu por um caminho secreto que s? ela e sua m?e, a Boi?na, conheciam.     

   Para encontrar a noite, era preciso que a ?ndia invocasse a sua m?e com um chocalho m?gico, guardado pelo peixe jaraqui no fundo do igarap?. 

   Tuil? entregou finalmente o chocalho m?gico a Aruan?. Misteriosamente apareceu o sapo Aruts?, que logo alertou o ?ndio a jamais abrir o coco sem a ajuda de sua mulher. 

   E, assim, o ?ndio partiu ? procura da noite, numa longa viagem ao desconhecido.

   A fim de ajudar Aruan?, o jacar? Arur? disse-lhe que a casa da Boi?na ficava logo abaixo da primeira arara vermelha que ele avistasse no c?u. Agradecido, o ?ndio seguiu viagem. 

   Ao perceber a arara vermelha no c?u, Aruan? sacudiu o chocalho na esperan?a de chamar a grande serpente.    

   Ao chegar perto, Boi?na, a grande serpente, disse para o valente ?ndio que j? sabia o que ele procurava, e que por isso trouxera do fundo do rio o coco de tucum?, a ser aberto apenas na presen?a de sua filha Tuil?.   

   - Mas tenha cuidado! Jamais tente abrir sozinho este coco. Resista ?s tenta??es!...

   - Advertiu novamente a grande serpente. 

   - Eu o fechei com cera de abelha.

   - E, se ele for aberto longe da minha filha Tuil?, todas as coisas se perder?o. 

   Aruan? partiu ent?o de volta para a aldeia.     

   Em meio a longa viagem, o ?ndio ouviu um estranho ru?do dentro do coco, despertando a sua curiosidade. Mas nisso, surgiu uma voz do alto de um galho. Era o p?ssaro Anu-guassu que o advertia: 

   - N?o esque?a o que falou a grande serpente. Se voc? abrir o coco, tudo se perder?. Temeroso, o ?ndio continuou sua viagem de volta. 

   Tomado novamente de forte curiosidade, Aruan? quis abrir o coco, mas foi mais uma vez alertado, agora pelo peixe Jaraqui:

   - Cuidado! Tuil? entregou-lhe o chocalho em confian?a. Se voc? abrir o coco, tudo se perder?, e voc? se perder? tamb?m.         

   Apesar de tantos conselhos, o ?ndio n?o resistiu ? curiosidade e foi ? margem do rio fazer uma fogueira, a fim de derreter a resina que vedava o coco. 

   Ao abrir o coco, tudo se transformou em noite. A natureza mergulhou na mais profunda escurid?o e logo foi povoada pelos terr?veis habitantes das trevas. 

   Em plena escurid?o, Aruan? seguiu tristemente sua viagem de volta, arrependido por n?o ouvir tantos conselhos e ter causado a noite eterna. E retornou ? aldeia, com vergonha de encontrar a sua mulher. 

   Finalmente, Aruan? encontrou Tuil? e lhe devolveu o chocalho m?gico. A ?ndia, mais uma vez com pena do marido - o perdoou e disse-lhe: 

   - N?o se preocupe. Das trevas eu irei criar o dia e a noite. De um lado ter? o luminoso Sol, e  do outro, a Lua e as Estrelas.     

   Ao chegar a um pequeno riacho, Tuil? fez do barro um boneco em forma de p?ssaro, e disse: 

   - Tu ser?s o Cajubi, o p?ssaro que anunciar? a separa??o eterna do dia e da noite. 

   E logo as trevas tornaram-se noites, e dela surgiu a luz. Os dois enamorados, Aruan? e Tuil?, sob a prote??o da noite e das estrelas, puderam ent?o se encontrar, dormir e ter muitos filhos. E, assim, a tribo dos Karaj?s come?ou  a ser povoada. 

Fonte: Blog R?pido dos amigos. A lenda do dia e da noite. Dispon?vel em:  <http://blograpidodosamigos.blogspot.com.br/2013/07/a-lenda-do-dia-e-da-noite.html>.  Acesso em: 13 de jul. 2013.

?

Professor, outra possibilidade ? acessar o v?deo que conta a hist?ria do mito da origem do Dia e da Noite na vis?o do povo Karaj?s. Voc? poder? projet?-lo utilizando um data show ou tamb?m,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao v?deo:

?

aaa

Fonte: YouTube. A lenda do dia e da noite. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=v4LERka3bOY>.  Acesso em: 16 de jul. 2013.

?

Professor, voc? tamb?m tem como recurso a m?sica ?Como surgiu a  noite? do grupo EMCANTAR, onde atrav?s da can??o ele explora a lenda ind?gena. A m?sica possibilita um trabalho interdisciplinar, pois al?m do conte?do explorado podemos trabalhar com diferentes atividades, tais como: localizar informa??es no texto, leitura, escrita, rimas e alitera??es (consci?ncia fonol?gica), dentre outras.  Veja no s?tio abaixo

mm

Fonte: R?dio UOL. Como surgiu a noite. Dispon?vel em: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/como-surgiu-a-noite/2452959>. Acesso em: 16 de jul. 2013.

?

                                                                                                       Como surgiu a noite

?

Cobra grande prendeu a noite 
No coquin de tucum? 
N?o pode abrir tucum? 
N?o tem madrugada nem manh? 
S? tem o sol de Tup? 
Se a noite escapulir 
Toda floresta pode sumir 
Mundo vai mudar 
?ndio levou tucum? 
Prometeu: coquim n?o vou abrir 
Mas n?o p?de resistir 
Noite saiu de mansim 
Rio, terra, mata, taba e c?u 
Tudo desapareceu 
Estrelinha j? brilhou 
E a dona lua foi passear 
?ndia vai dormir 
Os barulhinhos da noite 
Puderam sair para brincar 
Dan?a Pituna no ar 
Dan?a Pituna no ar.

?

Professor, nesta m?sica ? poss?vel voc? explorar, os Movimentos da Terra, as esta??es do ano e a preserva??o do nosso planeta.

?

Desenvolvendo atividades interdisciplinares

?

Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Portugu?s, Ci?ncias e Matem?tica, onde voc? poder? desenvolver atividades sobre os seguintes temas: Preserva??o da Natureza; Esta??es do Ano; Calend?rio; Horas: Minutos e Segundos, dentre outros.

  

Recursos Complementares

Para o professor:

Fonte: Ler e escrever certo. O dia e a noite e os movimentos da Terra: Lenda do dia e da noite. Dispon?vel em: <http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2008/12/o-dia-e-noite-e-os-movimentos-da-terra_22.html>.  Acesso em: 16 de jul. 2013.

Fonte: Acrilex. Trabalhando com o livro infantil. Dispon?vel em: <http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=23&visivel=sim&mes=12>. Acesso em: 13 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir textos a partir da releitura; compreenderam as caracter?sticas dos g?neros textuais estudados; reconheceram os ant?nimos das palavras; conseguiram assimilar de onde vem o Dia e a Noite e os Movimentos da Terra; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno de Ci?ncias e de L?ngua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante ? valoriza??o de todo o trabalho do aluno.