Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenha sido trabalhado com o aluno a leitura e a escrita, para assim apresentar os g?neros textuais: lendas, instru??es, textos informativos cient?ficos, m?sicas, entre outros. Al?m de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. ? importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: De onde vem? ? De onde vem o dia e a noite?
. S?tio: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Entendendo o Pacto. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de jul. 2013.
. S?tio: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Entendendo o Pacto. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
?
Professor, inicie sua aula com a rodinha para falar sobre o assunto da aula. Questione se eles sabem de onde vem o dia e a noite. Se j? ouviram falar sobre esta curiosidade. Deixe os alunos darem suas opini?es e logo ap?s proponha a eles para assistirem ao v?deo ?De onde vem o dia e a noite?.
Voc? poder? projet?-lo utilizando um data show ou tamb?m, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao v?deo:
?
Fonte: TV Escola. De onde vem o dia e a noite? <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2410>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
?
Professor, ap?s ver o v?deo com os alunos, questione-os sobre o que acharam. Se o que eles pensavam sobre o dia e a noite era o mesmo que estava sendo falado no v?deo.
A personagem Kika ficou curiosa querendo saber de onde vem o Dia e a Noite, e ouviu duas palavrinhas bem curiosas: Rota??o e Transla??o. Questione os alunos se j? ouviram falar destas palavrinhas? Fa?a uma explana??o sobre o assunto, mostrando v?deos ou experimentos que os exemplifiquem. Veja sugest?es abaixo.
O planeta Terra realiza um movimento em torno de si mesmo chamado Movimento de Rota??o.
O Movimento de Rota??o da Terra e o Sol s?o respons?veis pela ocorr?ncia dos dias e das noites. Para a Terra dar uma volta completa em torno de si mesma ? necess?rio um dia ou 24 horas, por isso h? o dia e a noite.
?
Fonte: NOWATZKI; Alexei. Movimento da Terra. Dispon?vel em: <http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/astronomia/movimentos-da-terra/ >. Acesso em: 16 de jul. 2013.
?
A imagem acima representa o Movimento de Rota??o da Terra. Na parte da Terra em que h? incid?ncia direta de luz solar ? dia, enquanto na outra parte ? noite. A Terra gira ao redor de um eixo imagin?rio chamado de Eixo de Rota??o.
?
Professor, para exemplificar este movimento e ficar mais claro para os alunos como acontece, convide-os para fazerem um experimento. Se em sua escola tiver Laborat?rio de Ci?ncias, aproveite este momento para levar seus alunos e assim eles vivenciarem um ambiente de pesquisas, mas caso em sua escola n?o ofere?a este espa?o, use a pr?pria sala de aula.
?
?
?
Material necess?rio:
?
Como fazer:
?
Este experimento s? pode ser feito com a presen?a do professor, pois h? materiais perigosos para o aluno.
?
Fonte: TRIGO, Elisabete Chadad. Viver e aprender ci?ncias 3? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Saraiva, 2001. p. 17.
?
Fonte: Portal do professor. O Sol e a Terra. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27936 >. Acesso em: 12 de jul. 2013.
?
Professor, ap?s fazer a experi?ncia com os alunos e mostrar como acontece o Movimento de Rota??o, pe?a para que eles registrem no caderno de Ci?ncias, as instru??es do experimento e as atividades sobre o que foi feito nesta aula.
?
Professor, depois que os alunos fizerem a corre??o coletiva proponha que os mesmos formem trios e produzam um relat?rio, comentando sobre as observa??es que fizeram no per?odo que estavam fazendo a experi?ncia do dia e da noite.
?
Hoje na sala fizemos a experi?ncia do dia e da noite, para assim entendermos o Movimento de Rota??o. Agora com muita aten??o, voc? e seu grupo ir?o fazer um relat?rio sobre o que observaram na experi?ncia. No final, comentem o que voc?s acharam desta aula.
?
Professor, ap?s o relat?rio re?na os alunos na rodinha e pe?a para que o grupo eleja um integrante que ir? ler o texto que fizeram para os outros alunos.
?
2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
?
Professor, ap?s ter estudado e feito experimentos para exemplificar o Movimento de Rota??o, converse com seus alunos mostrando que nesta mesma experi?ncia ? poss?vel tamb?m observar outro movimento, que ? o de Transla??o.
?
?
Professor, apresente para os alunos um v?deo, no qual ? poss?vel ver o Movimento de Transla??o e tamb?m o de Rota??o. Veja o s?tio:
Fonte: YouTube. Movimento de transla??o. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=CGvkTwfjzQY>. Acesso 13 de jul. 2013.
?
?
Professor, aproveite este momento para cantar a m?sica ?Dan?a dos Movimentos? de autoria de Bia Bedran. Pe?a para os alunos fazerem uma roda, escolha um para ficar no centro representando o Sol e os outros o Planeta Terra, atrav?s dos movimentos do corpo interpretem os Movimentos de Transla??o e de Rota??o.
?
Fonte: YouTube. Dan?a dos movimentos. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=PI1nAluWl1A>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
?
Professor, caso voc? queria para registro, no caderno de Ci?ncias dos alunos distribua c?pias da m?sica.
?
Bia Bedran
?
?
Professor, com esta m?sica ? poss?vel desenvolver outras atividades como interpreta??o da m?sica pedindo para identificar os versos que citam os Movimentos da Terra e suas caracter?sticas.
Estamos aprendendo sobre os Movimentos da Terra e descobrimos de onde vem o dia e a noite, e tamb?m como surgem os anos.
Fa?a as atividades a seguir, com aten??o:
Ol?via estava observando o calend?rio do m?s de fevereiro e percebeu que ele tinha 29 dias. Veja o que Ol?via perguntou ? sua m?e?
?
Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Ci?ncias. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 23. (Cole??o: A escola ? nossa.).
?
?
a) Se fosse voc? como responderia esta pergunta?
___________________________________________________________________________
b) Como ? chamado o ano sobre o qual Ol?via pergunta? Quantos dias t?m este ano?
___________________________________________________________________________
c) Juliana fez 8 anos. De acordo com o que estudamos sobre Movimento de Transla??o, descubra quantas voltas a Terra deu em torno do Sol para chegar na idade de Juliana?
______________________________________________________
?
?
3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
?
?
Professor, fa?a a corre??o coletiva da atividade de casa, relembrando o que foi estudado na aula anterior, deixe este momento para tirar as d?vidas dos alunos, caso surjam.
Ap?s a corre??o, proponha aos alunos um momento de conta??o de hist?ria, convide-os a ouvirem a hist?ria ?Dia e Noite? escrita por Mary Fran?a e Eliardo Fran?a.
Professor, verifique se este livro faz parte do acervo do PNBE que ? distribu?do para as escolas, pois ele distribui livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nica, mem??rias, biografias e teatro, em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Veja no s?tio a seguir:
Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf >. Acesso em: 16 de jul. 2013.
?
Fonte: Imagem da autora. FRAN?A Mary; FRAN?A, Eliardo. Dia e Noite. 4. ed. S?o Paulo: ?tica, 1983.
?
?
?
Professor, ap?s a leitura do livro ?Dia e Noite?, questione os alunos sobre a prefer?ncia deles e proponha que em duplas fa?am uma lista do que eles costumam fazer de dia e de noite. Caso a sua escola disponibilize material de papelaria, distribua para eles: cartolina, papel pardo ou sulfite, para fazerem um cartaz com a lista do que fazem de dia e de noite. Pe?a para eles ilustrarem o cartaz. Lembre-os de identificarem: o tema, os autores do trabalho, a turma e a data de realiza??o.
Ap?s os alunos montarem as listas, convide-os a exporem seus cartazes para socializa??o do trabalho realizado.
Professor, aproveitando a leitura do livro ?Dia e Noite? ? poss?vel voc? explorar sin?nimo e ant?nimo, se voc? n?o tiver desenvolvido este assunto com seus alunos, este ? um momento convidativo para a introdu??o deste tema. Para isso, retome o texto do livro, distribua uma c?pia para eles colarem no caderno de L?ngua Portuguesa. Solicite que circulem no texto as palavras que t?m sentido contr?rio.
?
?
?
?
Professor, fa?a a corre??o coletiva das atividades sobre ant?nimo, d? um tempo para que os alunos possam tirar suas d?vidas.
?
Professor, para consolidar esta aula sobre ?Dia e Noite?, leia para aos alunos a ?Lenda Ind?gena do Dia e da Noite? escrita por Rui de Oliveira. Professor, verifique se este livro tamb?m faz parte do acervo do PNBE que ? distribu?do para as escolas.
?
?
No princ?pio do mundo, n?o havia noite nem lua. Apenas o sol brilhava triste e solit?rio.
Em sua imagina??o, o sol criava as quatro fases da lua, e ficava triste ao v?-las lentamente desaparecerem.
Olhando eternamente o sol, todos lamentavam n?o existir a noite e, por este motivo, os animais n?o conseguiam dormir.
Corria a lenda entre os ?ndios Karaj?s de que a noite vivia prisioneira dentro de um coco de tucum?, guardado no mais fundo dos rios pela Boi?na, a grande serpente.
Naquela ?poca, aconteceu o casamento de Tuil?, filha da Boi?na, com o ?ndio Aruan?.
Certa vez, Aruan? disse ? sua mulher Tuil? estar muito sonolento, mas que n?o conseguia dormir, pois n?o havia noite. Com pena do marido, a ?ndia resolveu enfrentar aquele mist?rio, e da? seguiu por um caminho secreto que s? ela e sua m?e, a Boi?na, conheciam.
Para encontrar a noite, era preciso que a ?ndia invocasse a sua m?e com um chocalho m?gico, guardado pelo peixe jaraqui no fundo do igarap?.
Tuil? entregou finalmente o chocalho m?gico a Aruan?. Misteriosamente apareceu o sapo Aruts?, que logo alertou o ?ndio a jamais abrir o coco sem a ajuda de sua mulher.
E, assim, o ?ndio partiu ? procura da noite, numa longa viagem ao desconhecido.
A fim de ajudar Aruan?, o jacar? Arur? disse-lhe que a casa da Boi?na ficava logo abaixo da primeira arara vermelha que ele avistasse no c?u. Agradecido, o ?ndio seguiu viagem.
Ao perceber a arara vermelha no c?u, Aruan? sacudiu o chocalho na esperan?a de chamar a grande serpente.
Ao chegar perto, Boi?na, a grande serpente, disse para o valente ?ndio que j? sabia o que ele procurava, e que por isso trouxera do fundo do rio o coco de tucum?, a ser aberto apenas na presen?a de sua filha Tuil?.
- Mas tenha cuidado! Jamais tente abrir sozinho este coco. Resista ?s tenta??es!...
- Advertiu novamente a grande serpente.
- Eu o fechei com cera de abelha.
- E, se ele for aberto longe da minha filha Tuil?, todas as coisas se perder?o.
Aruan? partiu ent?o de volta para a aldeia.
Em meio a longa viagem, o ?ndio ouviu um estranho ru?do dentro do coco, despertando a sua curiosidade. Mas nisso, surgiu uma voz do alto de um galho. Era o p?ssaro Anu-guassu que o advertia:
- N?o esque?a o que falou a grande serpente. Se voc? abrir o coco, tudo se perder?. Temeroso, o ?ndio continuou sua viagem de volta.
Tomado novamente de forte curiosidade, Aruan? quis abrir o coco, mas foi mais uma vez alertado, agora pelo peixe Jaraqui:
- Cuidado! Tuil? entregou-lhe o chocalho em confian?a. Se voc? abrir o coco, tudo se perder?, e voc? se perder? tamb?m.
Apesar de tantos conselhos, o ?ndio n?o resistiu ? curiosidade e foi ? margem do rio fazer uma fogueira, a fim de derreter a resina que vedava o coco.
Ao abrir o coco, tudo se transformou em noite. A natureza mergulhou na mais profunda escurid?o e logo foi povoada pelos terr?veis habitantes das trevas.
Em plena escurid?o, Aruan? seguiu tristemente sua viagem de volta, arrependido por n?o ouvir tantos conselhos e ter causado a noite eterna. E retornou ? aldeia, com vergonha de encontrar a sua mulher.
Finalmente, Aruan? encontrou Tuil? e lhe devolveu o chocalho m?gico. A ?ndia, mais uma vez com pena do marido - o perdoou e disse-lhe:
- N?o se preocupe. Das trevas eu irei criar o dia e a noite. De um lado ter? o luminoso Sol, e do outro, a Lua e as Estrelas.
Ao chegar a um pequeno riacho, Tuil? fez do barro um boneco em forma de p?ssaro, e disse:
- Tu ser?s o Cajubi, o p?ssaro que anunciar? a separa??o eterna do dia e da noite.
E logo as trevas tornaram-se noites, e dela surgiu a luz. Os dois enamorados, Aruan? e Tuil?, sob a prote??o da noite e das estrelas, puderam ent?o se encontrar, dormir e ter muitos filhos. E, assim, a tribo dos Karaj?s come?ou a ser povoada.
Fonte: Blog R?pido dos amigos. A lenda do dia e da noite. Dispon?vel em: <http://blograpidodosamigos.blogspot.com.br/2013/07/a-lenda-do-dia-e-da-noite.html>. Acesso em: 13 de jul. 2013.
?
Professor, outra possibilidade ? acessar o v?deo que conta a hist?ria do mito da origem do Dia e da Noite na vis?o do povo Karaj?s. Voc? poder? projet?-lo utilizando um data show ou tamb?m, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao v?deo:
?
Fonte: YouTube. A lenda do dia e da noite. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=v4LERka3bOY>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
?
Professor, voc? tamb?m tem como recurso a m?sica ?Como surgiu a noite? do grupo EMCANTAR, onde atrav?s da can??o ele explora a lenda ind?gena. A m?sica possibilita um trabalho interdisciplinar, pois al?m do conte?do explorado podemos trabalhar com diferentes atividades, tais como: localizar informa??es no texto, leitura, escrita, rimas e alitera??es (consci?ncia fonol?gica), dentre outras. Veja no s?tio abaixo
Fonte: R?dio UOL. Como surgiu a noite. Dispon?vel em: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/como-surgiu-a-noite/2452959>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
?
?
Professor, nesta m?sica ? poss?vel voc? explorar, os Movimentos da Terra, as esta??es do ano e a preserva??o do nosso planeta.
?
?
Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Portugu?s, Ci?ncias e Matem?tica, onde voc? poder? desenvolver atividades sobre os seguintes temas: Preserva??o da Natureza; Esta??es do Ano; Calend?rio; Horas: Minutos e Segundos, dentre outros.
Para o professor:
Fonte: Ler e escrever certo. O dia e a noite e os movimentos da Terra: Lenda do dia e da noite. Dispon?vel em: <http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2008/12/o-dia-e-noite-e-os-movimentos-da-terra_22.html>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
Fonte: Acrilex. Trabalhando com o livro infantil. Dispon?vel em: <http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=23&visivel=sim&mes=12>. Acesso em: 13 de jul. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir textos a partir da releitura; compreenderam as caracter?sticas dos g?neros textuais estudados; reconheceram os ant?nimos das palavras; conseguiram assimilar de onde vem o Dia e a Noite e os Movimentos da Terra; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno de Ci?ncias e de L?ngua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante ? valoriza??o de todo o trabalho do aluno.