Portal do Professor

Início do Conteúdo

F?bula: Hist?rias que nos ensinam

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as caracter?sticas do g?nero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informa??es no texto;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Reconhecer os g?neros textuais: hist?rias em quadrinhos e f?bulas;
  • Criar hist?ria em quadrinhos;
  • Fazer a releitura de um texto trabalhado;
  • Representar por meio de dramatiza??o a f?bula trabalhada;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos;
  • Fazer os registros nos cadernos.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, hist?rias em quadrinhos e f?bulas, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os g?neros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

 Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de jul. 2013. 

S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula explicando sobre as f?bulas, uma vez que em muitas hist?rias os animais s?o os personagens. Comente que nas f?bulas os animais apresentam caracter?sticas pr?prias dos seres humanos; s?o vaidosos, malvados, sinceros ou generosos. Use como exemplo a f?bula do ?Le?o e o Ratinho?, voc? poder? apresent?-la em v?deo, caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.

video

Fonte: YouTube. F?bulas inesquec?veis Parte V ? O le?o e o Ratinho. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=36Bd_GpCRKs>. Acesso em: 08 de jul. 2013.

Professor, se na sua escola n?o disponibilizar as TICs, voc? poder? tamb?m fazer a leitura da f?bula e fornecer c?pias da mesma para registro no caderno de L?ngua Portuguesa dos alunos e desenvolver a sua interpreta??o. Veja a sugest?o a seguir:

 leao leao 2

?

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione , 2007. p. 160, 161. (Cole??o: A escola ? nossa.). 

Professor, ap?s a leitura ou apresenta??o do v?deo converse com os alunos sobre a f?bula. Fa?a uma interpreta??o oral e pe?a para refletirem sobre os seguintes questionamentos:

  • Voc?s acreditam que ? poss?vel um ratinho salvar a vida de um le?o?
  • Voc?s concordam com o ensinamento que foi dado nesta f?bula? E se voc? fosse o autor, qual o ensinamento voc? daria baseado na f?bula?

Deixe que cada aluno d? sua opini?o sobre o assunto, neste momento n?o ? necess?rio corrigir os alunos, pois voc? estar? ouvindo as opini?es, como s?o quest?es subjetivas ? importante respeitar os pontos de vista dos alunos. O que voc? dever? fazer caso seja necess?rio ? apenas orient?-los. Professor, ap?s a interpreta??o oral fale um pouco mais sobre as caracter?sticas das f?bulas e tamb?m sobre Jean La Fontaine escritor que adaptou as f?bulas de Esopo. Veja abaixo mais curiosidades sobre as f?bulas:

 capa

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione , 2007. p. 162. (Cole??o: A escola ? nossa.). 

Professor, ap?s a conversa com os alunos proponha uma atividade de fixa??o, distribua c?pias das mesmas ou passe na lousa para que os alunos possam registrar no caderno de L?ngua Portuguesa.

?

Interpretando o texto

1. Nas f?bulas, os personagens, que geralmente s?o animais, falam. Retire da f?bula "O le?o e o ratinho" uma fala:

Do ratinho

?
        ___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

Do le?o

?

 ___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

2. As f?bulas costumam apresentar uma li??o, um ensinamento. O que a f?bula ?O le?o e o ratinho? pretende ensinar?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

3. No texto, aparecem duas express?es que foram empregadas para se referirem ao le?o. Voc? sabe dizer quais s?o?

___________________________________________________________________

Professor espera-se que os alunos citem as express?es Rei das selvas e Majestade das selvas.

4. Liste outras palavras e express?es que poderiam ser empregadas para se referirem a esse personagem.

______________________________________________________________________________________________ Poss?veis respostas: Felino, rei dos animais, tem?vel animal...

5. Observando as frases abaixo, qual voc? escolheria para o final do texto, caso voc? fosse o escritor?

  • A mentira tem pernas curtas.
  • Quando um n?o quer dois n?o brigam.
  • Tamanho n?o ? documento.
  • Quem desdenha quer comprar.
  • Mais vale a agilidade pequenina que a for?a do le?o.
  • O bem se paga como o bem.
  • Fa?a o bem sem ver a que. 

6. Observe as cenas e numere de acordo com os acontecimentos que ocorreram na hist?ria.

historia

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione , 2007. p. 164. (Cole??o: A escola ? nossa.).

 Ap?s voc? ter ordenado as cenas, escreva uma frase para cada uma. Reconstruindo a f?bula.

1. _________________________________________________________________________

2. _________________________________________________________________________

3. _________________________________________________________________________

4. _________________________________________________________________________

Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

 2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Oba! Agora ? hora de criar!

Professor, retomando a aula sobre a f?bula, proponha que os alunos construam uma hist?ria em quadrinhos baseados na f?bula o ?Le?o e o Ratinho?. ? importante que os alunos j? conhe?am a estrutura de uma hist?ria em quadrinhos. Se por ventura os alunos apresentarem dificuldade ? interessante que voc? fa?a uma explana??o das caracter?sticas deste portador de texto. Para voc? ter informa??es sobre este tema acesso o s?tio: Portal do Professor. A hist?ria em quadrinhos e suas caracter?sticas textuais. Dispon?vel em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27990>. Acesso 08 de jul. 2013.

Nesta atividade voc? desenvolver? com os alunos a releitura do texto trabalhado modificando sua estrutura original, de modo a transform?-lo em outro g?nero textual, no caso da atividade a seguir, voc? vai ajudar os alunos a transformarem f?bula em hist?ria em quadrinhos.

Professor, apresente para os alunos a hist?ria em quadrinhos baseada na f?bula ?O le?o e o ratinho?, comente com eles sobre a estrutura da hist?ria e pe?a para que eles criem uma nova hist?ria.

quadrinhos 

Fonte: Comunidades net. Alfabetiza??o tempo certo. Dispon?vel em: <http://files.comunidades.net/alfabetizacaotempocerto/ATIVIDADES_DE_SEQUENCIA_DIDATICA_1_E_2_ANO.pd >. Acesso em: 08 de jul. 2013.

?

 Elabore uma hist?ria em quadrinhos baseada na f?bula ?O le?o e o ratinho?:

?

?

?

?

?

?

?

?

?

 Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

Veja a seguir um exemplo da atividade desenvolvida em 2013 com os alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU ? Professora N?dia.

tarefa

Fonte: Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - Professora N?dia.

Professor, ap?s os alunos constru?rem sua hist?ria em quadrinhos, organize a sala de aula para que cada aluno apresente sua produ??o e compartilhe com os outros alunos suas ideias.

?

 3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, depois que os alunos apresentaram as hist?rias em quadrinhos, explore outras f?bulas, comente que existem v?rias outras criadas por diferentes escritores.

Proponha que os alunos fa?am uma rodinha, coloque no meio, da mesma, uma caixa de f?bulas. Pe?a para que cada um escolha uma f?bula que est? na caixa.

Professor, utilize este momento para que os alunos se deleitem na leitura com as diferentes f?bulas que escolheram.

Ap?s este momento, pe?a para cada aluno ler para seus colegas a f?bula que escolheu e compartilhar com eles as opini?es sobre o ensinamento da f?bula escolhida. 

Professor, proponha uma atividade sobre a din?mica feita na rodinha, onde todos puderam escolher diferentes f?bulas.

Registre na lousa, com a ajuda dos alunos, a lista dos nomes das f?bulas que cada aluno escolheu e leu para os colegas. Ao lado de cada f?bula escreva o ensinamento que ela quer nos passar. Distribua c?pias da lista de f?bulas ou caso a escola n?o as disponibilize para voc? fornecer aos seus alunos, converse com os alunos para copiarem registrando no caderno de L?ngua Portuguesa. 

?

Lista das f?bulas escolhidas pelos alunos do 3? Ano

T?tulo da f?bula

Ensinamento (moral)

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

 moral

Fonte: Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - Professora N?dia.

Professor, ap?s esta atividade divida a turma em pequenos grupos, proponha que cada grupo escolha uma das f?bulas listadas na lousa e registradas no caderno de L?ngua Portuguesa. Permita que os alunos tenham autonomia em decidirem com o grupo, qual f?bula devem escolher. Estes momentos s?o importantes para desenvolverem a intera??o entre os membros dos grupos. 

Hora de teatrar! 

Professor, ap?s cada grupo escolher uma f?bula, proponha a eles que fa?am uma leitura dramatizada da f?bula escolhida. Explique-lhes que ? necess?rio dividir os pap?is, tendo um narrador e os personagens.  

Distribua para cada grupo materiais como cartolina, ou outro tipo de papel, para os alunos fazerem as m?scaras dos personagens que ir?o encenar. Deixe-os se organizarem e ensaiarem para a apresenta??o.

Professor, veja abaixo uma sugest?o de m?scaras de animais retirada do livro: ?A Escola ? Nossa?.

?

mascara mascara 2  

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 177, 178. (Cole??o: A escola ? nossa.).  

Professor, ap?s os grupos ensaiarem e montarem suas m?scaras de acordo com os personagens, solicite que todos sentem na rodinha para assistirem as apresenta??es. ? interessante convidar outras turmas, se for poss?vel, para assistirem as dramatiza??es e assim haver a participa??o n?o s? dos alunos da turma, como tamb?m de toda a escola para consolidar o trabalho dos grupos. Caso convide outras turmas, organize um espa?o maior para as apresenta??es e trabalhe antecipadamente com os alunos os convites, por escrito, ou divulguem as apresenta??es por meio de cartazes fixados nos corredores da escola, assim voc? estar? contextualizando uma atividade de escrita tornando-a significativa. Isto contribui para os alunos perceberem a fun??o social da escrita. 

Atividades complementares

Professor, voc? pode aproveitar o fato de estar desenvolvendo atividades com as f?bulas e estudar com os alunos as caracter?sticas dos animais, buscando textos informativos e cient?ficos que falem sobre os animais citados nas f?bulas. Fa?a um trabalho interdisciplinar com o componente curricular - Ci?ncias, caso esteja trabalhando com animais.

?

?

Classifica??o:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Fam?lia: Felidae
G?nero: Panthera
Esp?cie: P. leo

Informa??es:

- O le?o ? um mam?fero felino de grande porte.

- Podemos encontrar le?es, principalmente, nas savanas africanas. Existem tamb?m, embora em pouca quantidade, alguns le?es habitando na regi?o noroeste da ?ndia.

- O le?o macho possui juba e ? peludo, enquanto a f?mea possui menor quantidade de pelos. A cor da pelagem dos le?es varia entre o amarelo escuro e o marrom.

- S?o animais carn?voros e ca?adores. Alimentam-se principalmente de carne de zebras, gnus, veados, b?falos, javalis e at? mesmo elefantes. Podem comer at? 30 quilos de carne em apenas uma ?nica refei??o.

- Em fun??o da agilidade, as f?meas costumam fazer grande parte das ca?as.

- Os le?es t?m, em m?dia, 5 horas de atividade por dia. No restante, passam dormindo ou economizando energia (descansando).

- Em m?dia, um le?o macho adulto pesa entre 180 e 220 quilos. O comprimento, em m?dia, de um le?o pode ser de 1,8 a 2,2 metros.

- Os le?es n?o conseguem correr por longas dist?ncias, por?m s?o r?pidos, podendo atingir at? 55 km/h.

- Os machos costumam viver sozinhos ou liderar grupos compostos por at? 40 f?meas.

- Existem v?rias esp?cies de le?es, sendo as mais conhecidas: le?o-sul-africano, le?o-do-atlas, le?o-congol?s, le?o-et?ope, le?o-asi?tico e le?o-somaliano.

?

Fonte: Toda biologia. com  - Saiba mais sobre os le?es. Dispon?vel em: <http://www.todabiologia.com/zoologia/leao.htm>. Acesso em: 10 de jul. 2013. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os professores:

Fonte: Mundo encantado. Atividade com f?bulas 3? Ano. Dispon?vel em: <http://tiaivanete.blogspot.com.br/2013/04/atividades-relacionadas-fabulas-3-ano.html>.  Acesso em: 10 de jul. 2013. 

Fonte: Revista Nova Escola. V?deo Reescrita de f?bulas.  Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/video-jandira-reescrita-fabulas-604882.shtml>. Acesso em: 10 de jul. 2013. 

Fonte: UOL Crian?as. Hist?rias F?bulas de Esopo. Dispon?vel em: <http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/esopo.jhtm>. Acesso em: 10 de jul. 2013. 

Sugest?es de links para os alunos: 

Fonte: Jogos educacionais. A raposa e as uvas. Dispon?vel em:  <http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=185>. Acesso em: 10 de jul. 2013. 

Fonte: Youtube. Cocoric? F?bulas. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=VpDCP41e4G4>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, ? importante observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender as caracter?sticas do g?nero em estudo, bem como as principais ideias; localizar informa??es no texto; analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; reconhecer os g?neros textuais: hist?rias em quadrinhos e f?bulas; criar hist?ria em quadrinhos; fazer a releitura de um texto trabalhado; representar por meio de dramatiza??o a f?bula trabalhada; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos e fazer os registros nos cadernos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante valorizar todo o seu trabalho.