Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa
Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.
Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que t?m como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.
A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o um dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Geografia, que segundo Brasil (2012, p. 39.) ?: ?produzir mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartogr?fica (orienta??o, escala, cores e legendas.)?.
A constru??o de maquetes em sala de aula ? um recurso que tem sido bastante utilizado nas aulas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, pois favorece o desenvolvimento da alfabetiza??o cartogr?fica. O uso desse recurso pode tornar a aula mais din?mica e proporcionar ? crian?a melhor percep??o de seu espa?o e organiza??o de forma mais concreta.
? importante que as primeiras maquetes constru?das pelos alunos representem local conhecido e familiar, pois isso permitir? a realiza??o de compara??es da realidade com a sua representa??o.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Os Diferentes Textos em Salas de Alfabetiza??o. Ano 1 : unidade 5. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
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1? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, voc? dever? organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um di?logo a respeito do ponto que se pode olhar um objeto. A roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala.
Pergunte aos alunos se eles podem ver um objeto s? de frente, ou tem outras formas de ?olhar? esse objeto. Provavelmente alguns alunos levantar?o a hip?tese de uma vis?o lateral, ou de cima. Questione-os a respeito dessas hip?teses, mas n?o d? respostas.
Proponha a eles que fotografem objetos. Separe-os em trios e distribua brinquedos como: carrinho, boneca, lego, ursinho de pel?cia, entre outros. Permita que eles fotografem os abjetos de v?rios ?ngulos. Instrua-os a olharem e colocarem a c?mera fotogr?fica posicionada de cima, de lado e de frente.
Fonte: Imagem da pr?pria autora ? Alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Eseba, fotografando objetos com a m?quina posicionada em vis?o frontal, vertical e obl?qua. 2013. Professora Vaneide.
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Projete as fotos tiradas pela turma e analise com os alunos, os ?ngulos dos objetos.
Explique aos alunos que um objeto pode ser visto de v?rios pontos diferentes. E a vis?o de lado do objeto ? diferente da vis?o de frente ou de cima, e que existem v?rias formas de representar esse objeto, a partir do ponto que estiver sendo visto. Fale para eles que ? poss?vel desenhar a vis?o de diferentes pontos. Para exemplificar isso, fa?a um desenho com duas crian?as, na frente dos outros colegas:
Veja os exemplos a seguir:
Fonte: SIMIELE, Maria Helena. Primeiros Mapas. S?o Paulo: Anglo, 2011. PNLD/MEC, 2013, 2014, 2015. (Obras Complementares.).
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Mostre a eles uma vis?o do alto, de cima para baixo, dessa situa??o.
Fonte: SIMIELE, Maria Helena. Primeiros Mapas. S?o Paulo: Anglo, 2011. PNLD/MEC, 2013, 2014, 2015. (Obras Complementares.).
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E depois, mostre apenas o desenho do contorno, sem as crian?as.
Fonte: SIMIELE, Maria Helena. Primeiros Mapas. S?o Paulo: Anglo, 2011. PNLD/MEC, 2013, 2014, 2015. (Obras Complementares.).
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2? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.
Professor, antes de iniciar essa aula voc? dever? colocar as carteiras na disposi??o que voc? deseja realizar a maquete da sala de aula. Inicie a atividade em roda de conversa estabelecendo um di?logo a respeito dos objetos e dos m?veis da sala de aula: disposi??o das mesas, localiza??o: da porta, da lousa, das janelas e dos arm?rios. Pergunte a eles se ? poss?vel descrever a sala vista de cima para baixo.
Trabalhe com os alunos as no??es de refer?ncia espacial: lateralidade: perto/longe, junto/separado, frente/atr?s, dentro/fora, antes/depois, esquerda/direita, entre outras.
Fa?a um momento de escrita, pedindo a eles que escrevam sobre ?como ? a sua sala de aula?, contando sobre todos os objetos e m?veis que est?o nela e onde eles ficam. Instrua-os a escreverem sobre todos os detalhes: se ? espa?osa; como ?: a ilumina??o, as paredes, a lousa; onde ficam as portas e as janelas; se h?: ventiladores, rel?gio na parede, prateleiras, estantes, arm?rios, equipamentos eletr?nicos, murais; como ? o posicionamento das carteiras e da mesa do professor; onde fica a lixeira, entre outros. Essa atividade tem objetivo de prepara??o para as atividades de desenho e posteriormente a sistematiza??o da representa??o da sala de aula por meio da constru??o da maquete, al?m de promover a escrita significativa para a crian?a.
Proponha a eles que fa?am o desenho da sala de aula, como se tivesse sido fotografada de cima. Explique-lhes que dever?o desenhar o espa?o da sala de aula e todos os objetos que est?o dentro dela, no lugar em que se encontram.
Pe?a que observem tudo que est? dentro da sala, o tamanho dos m?veis, a forma, o lugar que ocupam no espa?o, a sua localiza??o, o que est? perto e o que est? longe de cada coisa. Instrua-os a perceberem a dist?ncia dos objetos em rela??o ?s paredes, ? porta, ?s janelas, ? lousa. Mostre exemplos de desenhos e mapas de uma sala de aula. Veja a seguir:
Fonte: SIMIELE, Maria Helena. Primeiros Mapas. S?o Paulo: Anglo, 2011. PNLD/MEC, 2013, 2014, 2015. (Obras Complementares.).
Fonte imagem: Dispon?vel em: <http://lucelebolzan.pbworks.com/w/page/19447296/Minha%20sala%20de%20aula>. Acesso em: 05 de jul. 2013.
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Diga a eles que esse desenho ? a representa??o da sala de aula em um tamanho reduzido.
Pe?a que escrevam o nome dos alunos que est?o nas carteiras desenhadas, e individualmente, circulem a carteira em que cada um estiver sentado.
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Fonte: Imagem da pr?pria autora. Trabalho realizado pelos alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba. 2013. Professora Vaneide.
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3? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.
A proposta dessa aula ? a constru??o de uma maquete com o objetivo de representar a sala de aula.
Antes de come?ar a montagem da maquete, explique novamente que os alunos ir?o representar o espa?o da sala de aula e todos os objetos que est?o dentro dela. Diga que a maquete da sala de aula ? a sua representa??o em tamanho reduzido e explique sobre a proporcionalidade, ou seja, a escala cartogr?fica. A escala, em cartografia, ? a rela??o matem?tica entre as dimens?es do objeto no real e as do desenho que o representa em um plano ou um mapa. Constitui-se em um dos elementos essenciais de um mapa, juntamente com a legenda, a orienta??o, a legenda (conven??es cartogr?ficas) e a fonte. Fonte: Dispon?vel em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_cartogr%C3%A1fica>. Acesso em: 15 de jul. 2013. N?o ? necess?rio explicar sobre a escala cartogr?fica, mas ? importante que voc? saiba. Apenas, explique que ? como na fotografia em que os elementos do real s?o representados em tamanhos bem menores. E que usar?o o mapa da sala feito na atividade anterior como refer?ncia.
Voc? pode solicitar aos alunos que tragam de suas casas caixas vazias de diferentes tamanhos e formatos.
? necess?rio organizar todos os materiais coletados, antes de come?ar o trabalho.
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Voc? vai precisar de:
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Voc? pode propor a montagem de apenas uma maquete ou voc? pode dividir a sala em grupos para montagem de v?rias maquetes. Fica a seu crit?rio, de acordo com as necessidades e especificidades de sua turma.
Pe?a aos alunos que identifiquem as carteiras, escrevendo os nomes dos alunos nas caixinhas que representar?o as carteiras.
Explique que a caixa representa a sala de aula e que cada caixinha de f?sforo, representa uma carteira. Pe?a a cada crian?a que cole a sua caixinha no lugar correspondente ao espa?o real que ocupa. Se os alunos sentam agrupados, devem reproduzir essa realidade. A maquete deve ser fiel ao espa?o real representado. Pe?a que consultem o desenho do mapa da sala de aula constru?do por eles na atividade anterior.
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Maquete da sala de aula constru?da por alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Eseba. 2013.
Depois que a maquete estiver conclu?da, ? a hora de explorar as rela??es topol?gicas elementares (? esquerda de quem? ? direita de quem? Pr?ximo de quem ou do qu?? Longe de quem ou do qu?? Ao lado, em frente, atr?s, em cima, embaixo.). Fa?a perguntas para que os estudantes respondam oralmente.
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Eseba, analisando as perguntas sobre dire??o e dist?ncia. 2013.
Outro conceito que pode ser trabalhado ? o de ?limite? as paredes estabelecerem os limites da sala de aula e o que est? fora dela, como: o corredor, as escadas, os banheiros, os bebedouros, entre outros espa?os.
Voc? pode tamb?m explorar os s?mbolos que representam, na realidade, outros objetos, como, por exemplo: as carteiras que foram representadas por caixas de f?sforos; ou a lixeira, por uma tampinha de creme dental, e assim por diante.
Aproveite a oportunidade para mostrar como objetos da pr?pria sala de aula s?o vistos nas vis?es frontal, obl?qua (apresentam profundidade) e vertical. Pe?a aos alunos para desenharem alguns objetos nessas vis?es. Questione: Como ficaria a lixeira se representada na vis?o vertical? Seria apenas um c?rculo? E uma borracha, um l?pis, um caderno ou um apontador, como ficariam?
Para finalizar essa atividade, pe?a aos alunos que fa?am um relat?rio e escrevam o passo a passo de como constru?ram a maquete.
Para Informar:
O Livro de Maria Helena Simielli intitulado ?Primeiros Mapas? ? uma obra que faz parte do acervo distribu?do ?s escolas p?blicas pelo Minist?rio da Educa??o no Programa Nacional do Livro Did?tico ? PNLD ? Obras Complementares, 2013/2014/2015. A autora apresenta uma proposta de alfabetiza??o cartogr?fica em situa??es e imagens do cotidiano da crian?a que pode ajudar o professor a trabalhar com representa??es com o aluno.
Fonte: SIMIELLI, Maria Helena. Primeiros Mapas. S?o Paulo: Anglo, 2011.
No s?tio: ?Adaptar e Incluir ? comunica??o para a liberdade? h? uma p?gina com instru??es para a constru??o de uma maquete da sala de aula passo a passo, que voc? pode acessar. Dispon?vel em: <http://adaptareincluir.blogs.sapo.pt/15425.html>. Acesso em: 01 de jul. 2013.
A avalia??o acontece de forma cont?nua e processual. Ela come?a quando o professor faz o levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos indagando sobre os v?rios ?ngulos que se pode olhar um objeto. ? um procedimento investigativo do trabalho pedag?gico, portanto, a todo o momento voc? precisa analisar o que o aluno j? sabe e o que ainda precisa aprender sobre a quest?o trabalhada.
Ao ser ministrado esse conte?do voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. ? imprescind?vel fazer observa??es e anota??es pessoais para sistematizar os dados e informa??es e recolher elementos importantes sobre como os alunos est?o compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.
Durante o processo todos os avan?os devem ser considerados. Observe se eles: formulam hip?teses sobre o tema: conseguem perceber a diferen?a entre vis?o frontal, vertical e obl?qua e sistematizar a no??o espacial, percebendo a propor??o, dist?ncia e dire??o dos objetos e m?veis da sala de aula. Isso pode ser verificado na elabora??o do desenho ou mapa da sala de aula, proposto na aula. Voc? pode observar isso, principalmente no momento da constru??o e montagem da maquete. Voc? deve estar sempre alerta para perceber se os alunos conseguem estabelecer rela??o entre o espa?o real e sua representa??o por meio de maquete e se foram desenvolvidas as no??es de lateralidade: perto/longe, junto/separado, frente/atr?s, dentro/fora, antes/depois, esquerda/direita, entre outras. Outra quest?o importante a ser observada ? se o aluno conseguiu interagir e cooperar com seus colegas na constru??o da maquete. Se voc? perceber que a colabora??o entre os colegas n?o esteja acontecendo, voc? deve intervir, pois as atitudes de intera??o s?o imprescind?veis nesse processo de constru??o coletiva.