Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino M?dio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
Ensino M?dio | Biologia | Origem e evolu??o da vida |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
1. Entender e diferenciar os fatores intr?nsecos e extr?nsecos que influenciam o processo de envelhecimento e suas rela??es com a Qualidade de Vida.
2. Avaliar a Qualidade de Vida a partir de diferentes instrumentos.
3. Analisar, organizar e sistematizar informa??es, assim como avaliar a pr?pria Qualidade de Vida, dos seus colegas e familiares, considerando diferentes faixas et?rias.
4. Fazer uso da linguagem matem?tica e da norma culta da L?ngua Portuguesa.
5. Recorrer aos conhecimentos inerentes a esta aula e propor o enfrentamento ? melhoria da sua Qualidade de Vida e de seus familiares.
1. Ter vivenciado a aula do portal intitulada "Compreendendo e avaliando a Qualidade de Vida ? Parte 1".
2. Capacidade de interpreta??o, an?lise textual, manipula??o e rela??o entre informa??es, assim como enfrentamento de situa??es-problema.
?
Esta aula ? continuidade da aula Compreendendo e avaliando a Qualidade de Vida ? Parte 1,publicada no Portal do Professor.
?
A AULA:
1? MOMENTO:
Professor(a), a partir dos temas trabalhados na aula Compreendendo e avaliando a Qualidade de Vida ? Parte 2, apresente um conceito sobre Qualidade de Vida. Voc? pode adotar como sugest?o, a defini??o da Organiza??o Mundial de Sa?de que diz, segundo Fleck (2008, p. 61), que a Qualidade de Vida ? ?a percep??o do indiv?duo de sua posi??o na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores em que vive e em rela??o aos seus objetivos, expectativas, padr?es e preocupa??es?.
?
Em seguida, explique a partir do conceito acima, que ? poss?vel perceber que a Qualidade de Vida est? relacionada a indicadores coletivos e ? satisfa??o pessoal do indiv?duo e que, dessa forma, podem estar relacionados aos seguintes elementos (figura 1):
?
Figura 1: Indicadores coletivos e de satisfa??o pessoal relacionados ? Qualidade de Vida
Fonte: Autoria pr?pria
?
Coment?rio: Autores como Gon?alves e Vilarta (2004), apontam os fatores abaixo (figura 2) como dimens?es, ou seja, fatores que influenciam a Qualidade de Vida.
?
Figura 2: Fatores que influenciam na Qualidade de Vida
Fonte: Autoria pr?pria
?
Segundo os mesmos autores, na terceira idade, por exemplo, a Qualidade de Vida pode estar relacionada ao sentir-se bem; ? aus?ncia de doen?as graves; ? realiza??o de habilidades e capacidades; ao envolvimento em atividades de lazer, trabalho e conv?vio; ? compet?nica f?sica e mental; ? satisfa??o emocional; ? presta??o de apoio social e; ao sentido da Vida.
?
2? MOMENTO:
Questione os alunos se a Qualidade de Vida pode estar relacionada a outros fatores espec?ficos, diferentes daqueles concernentes ao Hex?gono de Kertesz e Kerman. Pe?a-lhes para refletirem sobre a quest?o que, na pr?xima aula, ser? discutida. Tamb?m ser? feita uma leitura textual sobre os fatores que interferem na Qualidade de Vida visando o preenchimento de um question?rio mais amplo sobre a tem?tica.
?
3? MOMENTO:
Professor(a), proponha a leitura coletiva do texto intitulado ?Qualidade de Vida?, disponibilizado no anexo 2 do artigo ?Educa??o, Exerc?cio, Lazer e Qualidade de Vida.
?
Link de acesso para o texto: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.seer.ufu.br%2Findex.php%2Folharesetrilhas%2Farticle%2Fdownload%2F3481%2F2564&ei=6ZLgUd_gM8WbrgHAmIDAAw&usg=AFQjCNEknNvz0cXlm9y9kvSgbjTQa1pPrg&sig2=Nl9I85p-Y-SmpuXXjfPJ0A&bvm=bv.48705608,d.dmg>. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
Em seguida, questione os alunos:
Considerando todos esses fatores que interferem na qualidade de vida, como voc?s avaliam (de maneira geral ? de 1 a 5) a Qualidade de Vida de voc?s?
?
Professor(a), anote as respostas dos alunos e fa?a a m?dia aritm?tica, incentivando-os a justificar as respostas.
?
Saindo um pouco da subjetividade da avalia??o sobre a Qualidade de Vida, e com o intuito de conhecer melhor seus elementos mais espec?ficos, solicite aos alunos que respondam o question?rio conhecido como WHOQOL-100, na vers?o em portugu?s.
?
Link de acesso ao question?rio completo: <http://www.ufrgs.br/psiquiatria/psiq/whoqold.pdf>. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
Coment?rio: Explique que se trata de um question?rio elaborado pela Organiza??o Mundial de Sa?de, contento 100 quest?es objetivas que avaliam sete dimens?es ou facetas, conforme quadro abaixo:
Figura 3: Dom?nios e facetas dos WHOQOL-100
Fonte: Revista Brasileira de Qualidade de Vida. Dispon?vel em: http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbqv/article/download/366/432. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
Entregue um question?rio para cada aluno preencher e recolha-o ao final da aula a fim de calcular os escores e fazer a estat?stica dos dados, utilizando uma planilha de Excel elaborada por Pedroso, Pilatti e Reis (2009). Para acesso direto a esta planilha, dirija-se ao seguinte endere?o eletr?nico: <http://www.brunopedroso.com.br/bpwhoqol-100.xls>. Acesso em 11 de julho de 2013. Para saber como utiliz?-la e compreender como ela foi elaborada, acesse o artigo citado na fonte do quadro de dom?nio e facetas dos WHOQOL-100, citada anteriormente.
?
Coment?rio: Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Em Matem?tica, por exemplo, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
?
3? MOMENTO:
Professor(a), apresente o compilado sobre o WHOQOL e incentive os alunos a repensarem de que forma podem contribuir para a melhoria imediata da sua Qualidade de Vida, perspectivando assim um envelhecimento mais saud?vel e uma maior longevidade.
?
Em seguida, solicite aos alunos que escrevam uma carta a seus familiares contendo:
- todo o processo vivenciado na escola, desde a primeira aula;
- quais as an?lises e reflex?es esse processo foi capaz de suscitar pessoalmente;
- o que aprendeu sobre a Qualidade de Vida;
- quais as dimens?es da sua Qualidade de Vida est?o boas e quais precisam melhorar;
- quais as mudan?as e compromissos os alunos assumir?o daqui em diante, levando em considera??o o que pode fazer em favor do envelhecimento saud?vel e maior longevidade.
?
Coment?rio: Como sugest?o o(a) professor(a) pode incentivar os alunos a aplicarem o WHOQOL-100 em casa, lan?ar os resultados na planilha de Excel e promover uma reflex?o sobre a Qualidade de Vida juntos aos familiares. Afinal, as mudan?as de h?bitos e estilo de vida dependem muito do ambiente onde vivemos.
REFER?NCIAS COMPLEMENTARES:
CHAIMOWICZ, F.Os idosos brasileiros no s?culo XXI: demografia, sa?de e sociedade. Belo Horizonte: Postgraduate, 1998
GON?ALVES. A.; VILARTA, R. Qualidade de vida e atividade f?sica: explorando teoria e pr?tica. S?o Paulo: Manole, 2004
GOMES, L., LOURDES, M. C. Envelhecimento Populacional no Mundo e no Brasil. Jornal Brasileiro de Medicina (JBM);Rio de Janeiro, 2004, vol. 87, n? 2, agosto.
MELO, J. M. S. Expectativa de vida e Envelhecimento. Jornal Brasileiro de Medicina (JBM);Rio de Janeiro, 2005, vol. 88, n? 4, abril.
NETTO, M. P.; BRITO, F. C. Urg?ncia em Geriatria, Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.
OKUMA, S. S. O Idoso e a Atividade F?sica fundamentos e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1998.
PEDROSO, B.; PILATTI, L. A.; REIS, D. R. C?lculo dos escores e estat?stica descritiva do WHOQOL-100 utilizando o Microsoft Excel. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. Universidade Tecnol?gica Federal do Paran?, Ponta Grossa-PR-Brasil, v. 01, n. 01, p. 23-32, jan-jun/2009). Dispon?vel em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbqv/article/download/366/432>. Acesso em 11 de julho de 2013.
A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia o cumprimento e a participa??o nas tarefas e din?micas propostas para sala de aula e para casa. A partir dos trabalhos escritos, dos registros em sala, das falas, dos debates, da produ??o escrita individual, das propostas e an?lises das solu??es produzidas pelos alunos, mediadas pelo(a) professor(a), ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre o processo de envelhecimento e da Qualidade de Vida