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Experi?ncias de resist?ncia e de sobreviv?ncia dos escravos africanos no Brasil

Autor e Co-autor(es)

Leide Divina Alvarenga Turini imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as rela??es sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Trabalho e rela??es sociais
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Distinguir abordagens existentes na historiografia relativas ?s experi?ncias dos escravos africanos e de seus descendentes na sociedade brasileira escravista.
  • Identificar e caracterizar diferentes estrat?gias de resist?ncia e de sobreviv?ncia no cativeiro vivenciadas por africanos escravizados no Brasil.
  • Analisar e produzir charges relacionadas ? tem?tica focalizada na aula.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • As bases da coloniza??o portuguesa no Brasil.
  • O tr?fico de escravos africanos e o regime escravista no Brasil Col?nia e Imp?rio.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  1. Leitura e interpreta??o de textos e v?deos.
  2. Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
  3. Produ??o de mapa conceitual.
  4. Produ??o e apresenta??o de slides.
  5. Interpreta??o e produ??o de charges.
  6. Debate. 

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Recursos:

  1. Computador e internet.
  2. Programa Power Point ou similar.
  3. V?deo.
  4. Charge.

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M?dulo 1- As experi?ncias dos trabalhadores escravos em debate na historiografia brasileira 

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O reconhecimento das formas de luta e das estrat?gias de sobreviv?ncia cotidiana empreendidas por homens e mulheres escravizados no Brasil ? fundamental para o questionamento de uma interpreta??o que os caracteriza como seres passivos e alienados. Desde o s?culo XVI, in?meras formas de luta e resist?ncia marcaram a trajet?ria de vida e trabalho dos escravos africanos e seus descendentes no Brasil. N?o apenas por meio de a??es expl?citas como rebeli?es nas fazendas, fugas, forma??o de quilombos, assassinatos de feitores e propriet?rios, suic?dios, entre outros, mas tamb?m por estrat?gias adotadas no cotidiano, as quais implicavam, muitas vezes, na negocia??o e no alargamento de suas alternativas de sobreviv?ncia no cativeiro.

Desta maneira, na presente proposta, os alunos devem selecionar e interpretar fontes que permitam refletir sobre diferentes estrat?gias de resist?ncia e de sobreviv?ncia dos trabalhadores africanos escravizados no Brasil. 

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Atividade 1

Elabora??o de mapa conceitual do texto 

Silvia Lara Texto

Lara, Silvia Hunold. Novas dimens?es da experi?ncia escrava no Brasil. ComCi?ncia. ?O Brasil Negro. 2003. SBPC/Labjor.

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O texto de Silvia Hunold Lara, publicado na Revista ComCi?ncia (10/11/2003) resgata o debate ocorrido nos estudos historiogr?ficos, acerca das novas dimens?es da experi?ncia escrava no Brasil. Confira um excerto do texto:

Problematizando a tese da anomia social e pretendendo romper com a oposi??o reducionista entre acomoda??o e resist?ncia, v?rios autores passaram a investigar a multiplicidade das experi?ncias negras sob o escravismo, buscando as vis?es escravas da escravid?o e da liberdade. Estas obras procuraram mostrar como aqueles que estiveram submetidos ao cativeiro tinham valores e projetos - diferentes daqueles de seus senhores - e lutaram por eles de variadas formas. Constru?ram alternativas de vida, conquistaram pequenos espa?os de autonomia econ?mica, social e cultural, e suas a??es - individuais ou coletivas - transformaram as pr?prias rela??es de domina??o a que estavam submetidos.

Redimensionando a abordagem do tema, estes pesquisadores afastaram-se do debate sobre os modos de produ??o e de grandes interpreta??es do processo social, para analisar os significados hist?ricos das lutas escravas enfocando o ponto de vista dos cativos e dos libertos.

(...) Avan?ando no sentido de recuperar as pr?ticas cotidianas, costumes, enfrentamentos, resist?ncias, acomoda??es e solidariedades, modos de ver, viver, pensar e agir dos escravos, estes estudos acabaram por revelar dimens?es da experi?ncia negra sob a escravid?o at? ent?o insuspeitadas.

Confira o texto completo em: http://www.comciencia.br/reportagens/negros/13.shtml

Acesso em: 13/07/2013

Os alunos devem organizar as ideias centrais do texto atrav?s da elabora??o de um mapa conceitual.

Orienta??es para a atividade:

a. Divida os alunos em duplas para a realiza??o da atividade. Inicialmente, as duplas precisam ter clareza sobre o que ?, para que serve e como produzir um mapa conceitual. 

Lembre-se:

Mapas conceituais s?o representa??es gr?ficas do conhecimento organizado. O conhecimento organizado ? composto por uma estrutura de proposi??es; estas s?o afirma??es compostas por conceitos e palavras de liga??o.

O mapa conceitual exige uma sele??o de conceitos, daqueles que s?o julgados os mais importantes, de modo a resumir as ideias principais.

Ele pode servir a dois objetivos:

a) o de compreens?o de um texto, ao nos levar a determinar os principais conceitos do texto e sua interliga??o;

b) uma vez feito o mapa conceitual de um texto, servir de um resumo dele.

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Waldyr Azevedo Junior. Mapas conceituais: instrumentos para a compreens?o de textos.

http://www.slideshare.net/computacaoufjf/mapas-conceituais-4828386. Acesso em: 12/07/2013

Os alunos podem conferir orienta??es para a elabora??o do mapa conceitual no link indicado acima. 

 b. Os alunos devem produzir os mapas conceituais utilizando o Power Point ou outro programa, como o CmapTools, que ? uma ferramenta espec?fica para a cria??o de mapas conceituais, ? gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o CmapTools no link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm. (Acesso em:12/07/2013).

c. As duplas devem apresentar para os demais colegas os mapas conceituais elaborados. Oriente os alunos a observarem as semelhan?as e diferen?as entre os mapas conceituais produzidos pelas duplas formadas na turma, verificando se destacaram conceitos semelhantes, se fizeram liga??es parecidas entre os conceitos etc. Ao final, o professor deve propor uma discuss?o a respeito das diferen?as ocorridas, chamando a aten??o para os mapas que melhor representaram as ideias principais e secund?rias do texto trabalhado. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, atrav?s da utiliza??o de pendrives ou e-mail.

 

Aten??o, professor!

Os conceitos centrais discutidos pela autora devem aparecer nos mapas conceituais e no debate.

Para que voc? possa auxiliar os alunos com esclarecimentos sobre poss?veis d?vidas, confira a sugest?o de leitura abaixo:

LARA, Silvia Hunold. Campos da Viol?ncia. Escravos e Senhores na capitania do Rio de Janeiro - 1750-1808. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1988.

Assista tamb?m, em v?deo, ? entrevista do historiador Sidney Chalhoub, para auxiliar no planejamento da atividade e no debate com os alunos:

Entrevista de Sidney Chalhoub a M?nica Teixeira

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Sidney C.

Sidney Chalhoub, historiador e professor do Instituto de Filosofia e Ci?ncias Humanas (IFCH) da Unicamp. Nesta entrevista, ele fala sobre a escravid?o no Brasil, na segunda metade do s?culo XIX. Sidney explica, com ricos exemplos, como era a vida dos escravos africanos no Brasil.

Cursos Livres Univesp TV - Hist?ria do Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=s5JouX1pQME

Acesso em: 13/07/2013

  

M?dulo 2 - Estrat?gias de resist?ncia e de sobreviv?ncia dos trabalhadores escravizados no Brasil

Atividade 1

Existem v?rias estrat?gias de luta, resist?ncia e de sobreviv?ncia que poderiam ser trabalhadas nesta proposta, relativas ?s experi?ncias dos trabalhadores escravizados no Brasil. Entretanto, para o desenvolvimento da atividade, ? preciso delimitar e selecionar algumas delas. Abaixo, est?o algumas sugest?es, o que n?o significa que representam a totalidade ou que outras formas de luta e de resist?ncia n?o possam ser consideradas no trabalho com os alunos.

Trabalho em grupo: estudo do tema, produ??o e apresenta??o de slides

Primeira Etapa

Sele??o das tem?ticas e dos textos e/ou materiais audiovisuais relacionados a elas.

Tema 1. Fugas e forma??o de quilombos

Quilombo. http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/quilombo/

Quilombos e quilombolas: uma hist?ria de resist?ncia. http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/3897/quilombos-e-quilombolas-uma-hist-ria-de-resist-ncia.html

Fugas, quilombos e revoltas. http://www.ceao.ufba.br/livrosevideos/pdf/uma%20historia%20do%20negro%20no%20brasil_cap05.pdf

Apresenta v?deo produzido pela TV C?mara sobre a vida de Zumbi dos Palmares. No final do s?culo XVI, os escravos que fugiam dos engenhos de Pernambuco come?aram a ir para a regi?o conhecida como Palmares, onde formaram um quilombo. Zumbi foi l?der do Quilombo dos Palmares e durante muitos anos lutou pela liberdade das pessoas que ali viviam, at? ser morto numa emboscada.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28866 (Acesso em: 13/07/2013)

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Tema 2 . Revoltas (Sugest?o: Revolta dos Mal?s)

Revolta dos Mal?s. http://umojabrasil.wordpress.com/revoltas-negras/

Revolta dos mal?s: Rebeli?o de escravos mu?ulmanos em Salvador. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/revolta-dos-males-rebeliao-de-escravos-muculmanos-em-salvador.htm

Levante dos Mal?s: Guerreiros de Al? na Bahia. http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/levante-males-guerreiros-ala-bahia-433433.shtml

A revolta dos mal?s: a luta pela liberdade. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31425

Tema 3. Estrat?gias cotidianas de resist?ncia e de sobreviv?ncia dos trabalhadores escravos na sociedade brasileira escravista

A import?ncia do papel do escravo de ganho para uma nova abordagem da escravid?o. http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2010/12/importancia-do-papel-do-escravo-de.html Ref: Para entender a hist?ria... ISSN 2179-4111. Ano 1, Volume dez., S?rie 28/12, 2010, p.01-09

A atua??o dos escravos de ganho na organiza??o da cidade do Rio de Janeiro durante o s?culo XIX. http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/01/atuacao-dos-escravos-de-ganho-na.html. Para entender a hist?ria... ISSN 2179-4111. Ano 2, Volume jan., S?rie 11/01, 2011, p.01-11

Pontas de icebergs nas experi?ncias dos trabalhadores escravos no Brasil. Revista Olhares e Trilhas. Uberl?ndia: EDUFU, 2003. Dispon?vel em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/3576/2619

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Aten??o!

Os textos e links indicados s?o sugest?es, portanto n?o deixe de estimular os alunos para que eles mesmos busquem outros textos e materiais sobre o tema, pois o trabalho de sele??o de fontes, sob a sua orienta??o, ? fundamental para o desenvolvimento do senso cr?tico e reflexivo dos estudantes. Al?m disso, os alunos tamb?m podem e devem selecionar e consultar outras fontes como revistas, enciclop?dias, livros did?ticos e paradid?ticos.

 

Segunda etapa

Leitura, fichamento e discuss?o no grupo sobre o material selecionado

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a. Divida os alunos em grupos e oriente-os a fazerem uma leitura atenta dos textos e outros materiais selecionados. Cada grupo ficar? com uma tem?tica espec?fica para preparar e apresentar aos colegas.

b. Os grupos devem fazer o fichamento dos textos relativos ao seu tema.

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Orienta??es para elabora??o dos fichamentos

Para o professor:

Para que os alunos fa?am um bom fichamento das fontes selecionadas, ? importante que o professor tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estrat?gia de estudo. Sendo assim, antes de propor a atividade aos alunos, fa?a uma leitura dos seguintes textos:

Alguns procedimentos de apoio ? leitura. Link para acesso ao texto: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml

Projeto de forma??o de professores 1? m?dulo: Grifos e Fichamentos. Link para acesso ao texto: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professores-procedimentos-leitura-trio-gestor-diretor-escolar-supervisor-ensino-532517.shtml?page=all

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Para os alunos:

Fichamentos: quando utilizar e como elaborar. recursos/mec_16230/index.html

Fichamento. Como fazer. http://www.fichamento.com.br/comofazer.html

Fique atento (a)!

Fichar: ? o registro de dados relevantes sobre algum tema ou assunto, conforme os objetivos da leitura. Se no resumo recupera-se a totalidade do texto principal, no fichamento h? sele??o, organiza??o e registro de informa??es para atender a objetivos espec?ficos de leitura.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml

 c. Ap?s o fichamento dos textos, re?na os alunos nos grupos para que possam socializar as suas leituras, fichamentos, esclarecer poss?veis d?vidas e come?ar a prepara??o do semin?rio.

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Terceira Etapa

 Produ??o dos slides e prepara??o para a apresenta??o oral

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a. Os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do dos textos e demais materiais selecionados com o professor. 

b. O professor deve orientar os alunos a respeito de como a apresenta??o do tema deve ser organizada. Confira exemplo, abaixo:

1. Todos os(as) alunos(as) do grupo devem ter o dom?nio de todo o conte?do do tema selecionado e n?o apenas de parte dele.

2. A apresenta??o ser? feita atrav?s de slides, utilizando o programa Power Point ou similar, para que os colegas possam acompanhar melhor as explica??es de cada grupo.

3. N?o deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que ser?o explicadas pelo grupo. Ficar apenas lendo o que est? escrito no slide n?o ? adequado, as ideias relativas ao tema do grupo devem ser explicadas com argumentos claros e completos aos colegas.

4. Na produ??o dos slides os grupos devem utilizar tamb?m imagens que contribuam para a melhor compreens?o do assunto.

5. Os grupos poder?o utilizar tamb?m pequenos v?deos para que as ideias apresentadas fiquem mais claras. Outros recursos como m?sicas e anima??es (entre outros) tamb?m podem ser utilizados.

6. Todo o material utilizado na produ??o dos slides deve ser organizado ao final da apresenta??o, em item intitulado ?Fontes utilizadas?.

7. O professor deve informar aos alunos o tempo m?nimo e m?ximo para a apresenta??o de cada grupo.

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Quarta Etapa

Apresenta??o

a. Em data previamente marcada pelo professor, os grupos fazem as suas apresenta??es aos colegas.

b. Ap?s a apresenta??o de cada grupo, ? fundamental reservar um tempo para debate das ideias centrais do tema, para que os colegas (p?blico ouvinte) esclare?am d?vidas com o grupo e com o professor e tamb?m exponham as suas conclus?es a partir do que foi apresentado.

  

M?dulo 3- Interpreta??o e produ??o de charges pelos alunos sobre a experi?ncia escrava no Brasil

Atividade 1

Interpreta??o de charge sobre a resist?ncia dos escravos africanos ? escravid?o

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a. Reproduza para os alunos a charge abaixo:

(Qual ? coroa, presente? Se liga na hist?ria!)

Acervo pessoal

 Charge produzida pelos alunos Jonnathan e Marcelo, estudantes do 9? ANO do Ensino Fundamental da ESEBA/UFU

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b. Os alunos devem iniciar o trabalho de interpreta??o da charge pela  observa??o atenta dos elementos que comp?em a situa??o representada: personagens, vestimentas, objetos, palavras/di?logos, express?es corporais, ambientes representados etc.

c. Os alunos devem procurar levantar as suas hip?teses acerca da ideia central da charge, a partir das seguintes orienta??es:

1. Levando-se em conta o anacronismo propositalmente presente na frase que pode ser lida na charge, responda: a quem o homem negro se dirige? Quais os sentidos da palavra ?coroa? na frase?

2. No ?presente? que se encontra nas m?os da mulher est? escrito ?aboli??o da escravid?o?. Como o homem reage ao ?presente?? Ele se mostra feliz, agradecido ou manifesta outro tipo de rea??o? Qual?

3. Qual o significado das imagens representadas nos quadrinhos atr?s do homem negro? Qual a rela??o destas imagens com o que o homem negro diz (Se liga na Hist?ria!)?

Imagens: pela ordem, de cima para baixo: representa??o de Palmares, Ganga Zumba/Zumbi, capoeira, sedu??o do senhor, fuga, escravo a?oitando o feitor).

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4. Historicamente, a quem o homem negro representa? E a mulher com o presente na m?o?

5. Finalmente, que fato hist?rico ? representado na charge? Qual a cr?tica realizada pelos autores?

A charge critica a interpreta??o oficial da aboli??o da escravid?o, segundo a qual a Princesa Isabel ?presenteou? os escravos com a Lei ?urea. O escravo, representado no primeiro plano, questiona e aponta para as diferentes formas de luta e resist?ncia dos escravos no cativeiro, as quais foram fundamentais para o processo de extin??o da escravid?o no Brasil.

d. Ap?s o trabalho de interpreta??o, individual e por escrito, os alunos devem debater as respostas com os colegas, sob a orienta??o do professor.

e. Todos os alunos, ap?s as discuss?es e esclarecimentos de poss?veis d?vidas, devem voltar ? quest?o 5 e reestrutur?-la, se for o caso, colocando as suas conclus?es acerca da ideia central da charge.

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Atividade 2

Produ??o de charges pelos alunos

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Professor, a charge trabalhada na Atividade 1 foi produzida por dois alunos do Ensino Fundamental, o que demonstra a potencialidade desta metodologia em aulas de Hist?ria. Estimule os seus alunos a exercitarem a criatividade, o humor e o senso cr?tico na atividade proposta. 

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Tema: Estrat?gias de resist?ncia e de sobreviv?ncia dos escravos africanos e seus descendentes no Brasil

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Orienta??es para a atividade

a. Divida os alunos em duplas.

b. Os alunos devem acessar, no portal do professor, duas aulas cuja leitura os auxiliar?o no trabalho de produ??o de charges sobre o tema.

1. A aula "Leitura e produ??o de charges": a partir dela os alunos poder?o identificar a charge como um g?nero; analisar alguns recursos expressivos da charge - hip?rbole, met?fora, ironia -, bem como os efeitos persuasivos produzidos por esses recursos; analisar e produzir charges, considerando as especificidades do g?nero. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25116

2. A aula "A CHARGE como recurso metodol?gico na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de Hist?ria", onde s?o discutidas no??es b?sicas para a produ??o e a interpreta??o de charges nas aulas de Hist?ria. O professor deve orientar os alunos nesta tarefa. O link para acesso ?: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406

c. Com o aux?lio do professor, os alunos devem ler as orienta??es propostas nas duas aulas indicadas e iniciar o trabalho de produ??o das charges, em dupla. ? importante frisar com os alunos que produzir uma charge n?o ? apenas fazer um desenho sobre um determinado assunto. ? preciso delimitar o tema, definir, a partir do tema, a ideia central que ser? retratada, representar a ideia de forma cr?tica e sat?rica, por meio de desenho (a charge tamb?m pode ser animada, mas a proposta aqui ? para a elabora??o de charges por meio de desenhos ? m?o livre).

d. As duplas devem socializar as produ??es com os demais colegas. Ap?s as apresenta??es, as charges podem ser expostas em mural ou painel para que os resultados do trabalho sejam compartilhados com toda a comunidade escolar.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Zumbi dos Palmares [Construtores do Brasil] V?deo

Recursos Complementares

Para os alunos:

 A resist?ncia dos escravos. http://www.brasilescola.com/historiab/a-resistencia-dos-escravos.htm

Palmares: cem anos de sonho. http://super.abril.com.br/superarquivo/1993/conteudo_113757.shtml

Para os professores:

LARA, Silvia Hunold. Trabalhadores Escravos. In: Revista TRABALHADORES ? escravos. Campinas, Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, 1989, p.4/19

A voz escrava nos processos-crimes: Hist?ria de escravos ladinos na escravid?o brasileira. http://www.ifch.unicamp.br/graduacao/anais/joice_oliveira.pdf

A experi?ncia dos africanos e de seus descendentes no pa?s. http://www.escravidaoeliberdade.com.br/

Todos os links foram acessados em 13/07/2013

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos, tendo em vista as estrat?gias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poder? avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada m?dulo, como: elabora??o e apresenta??o de mapa conceitual, produ??o e apresenta??o de slides sobre o tema da aula, interpreta??o e produ??o de charges.