Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as rela??es sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Estrat?gias:
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Recursos:
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O reconhecimento das formas de luta e das estrat?gias de sobreviv?ncia cotidiana empreendidas por homens e mulheres escravizados no Brasil ? fundamental para o questionamento de uma interpreta??o que os caracteriza como seres passivos e alienados. Desde o s?culo XVI, in?meras formas de luta e resist?ncia marcaram a trajet?ria de vida e trabalho dos escravos africanos e seus descendentes no Brasil. N?o apenas por meio de a??es expl?citas como rebeli?es nas fazendas, fugas, forma??o de quilombos, assassinatos de feitores e propriet?rios, suic?dios, entre outros, mas tamb?m por estrat?gias adotadas no cotidiano, as quais implicavam, muitas vezes, na negocia??o e no alargamento de suas alternativas de sobreviv?ncia no cativeiro.
Desta maneira, na presente proposta, os alunos devem selecionar e interpretar fontes que permitam refletir sobre diferentes estrat?gias de resist?ncia e de sobreviv?ncia dos trabalhadores africanos escravizados no Brasil.
Elabora??o de mapa conceitual do texto |
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Lara, Silvia Hunold. Novas dimens?es da experi?ncia escrava no Brasil. ComCi?ncia. ?O Brasil Negro. 2003. SBPC/Labjor. ? O texto de Silvia Hunold Lara, publicado na Revista ComCi?ncia (10/11/2003) resgata o debate ocorrido nos estudos historiogr?ficos, acerca das novas dimens?es da experi?ncia escrava no Brasil. Confira um excerto do texto:
Os alunos devem organizar as ideias centrais do texto atrav?s da elabora??o de um mapa conceitual. Orienta??es para a atividade: a. Divida os alunos em duplas para a realiza??o da atividade. Inicialmente, as duplas precisam ter clareza sobre o que ?, para que serve e como produzir um mapa conceitual.
http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm. (Acesso em:12/07/2013). b. Os alunos devem produzir os mapas conceituais utilizando o Power Point ou outro programa, como o CmapTools, que ? uma ferramenta espec?fica para a cria??o de mapas conceituais, ? gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o CmapTools no link:c. As duplas devem apresentar para os demais colegas os mapas conceituais elaborados. Oriente os alunos a observarem as semelhan?as e diferen?as entre os mapas conceituais produzidos pelas duplas formadas na turma, verificando se destacaram conceitos semelhantes, se fizeram liga??es parecidas entre os conceitos etc. Ao final, o professor deve propor uma discuss?o a respeito das diferen?as ocorridas, chamando a aten??o para os mapas que melhor representaram as ideias principais e secund?rias do texto trabalhado. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, atrav?s da utiliza??o de pendrives ou e-mail.
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Aten??o, professor! Os conceitos centrais discutidos pela autora devem aparecer nos mapas conceituais e no debate. Para que voc? possa auxiliar os alunos com esclarecimentos sobre poss?veis d?vidas, confira a sugest?o de leitura abaixo: LARA, Silvia Hunold. Campos da Viol?ncia. Escravos e Senhores na capitania do Rio de Janeiro - 1750-1808. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1988. |
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Assista tamb?m, em v?deo, ? entrevista do historiador Sidney Chalhoub, para auxiliar no planejamento da atividade e no debate com os alunos: Entrevista de Sidney Chalhoub a M?nica Teixeira
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Existem v?rias estrat?gias de luta, resist?ncia e de sobreviv?ncia que poderiam ser trabalhadas nesta proposta, relativas ?s experi?ncias dos trabalhadores escravizados no Brasil. Entretanto, para o desenvolvimento da atividade, ? preciso delimitar e selecionar algumas delas. Abaixo, est?o algumas sugest?es, o que n?o significa que representam a totalidade ou que outras formas de luta e de resist?ncia n?o possam ser consideradas no trabalho com os alunos.
Primeira EtapaSele??o das tem?ticas e dos textos e/ou materiais audiovisuais relacionados a elas.
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Segunda etapaLeitura, fichamento e discuss?o no grupo sobre o material selecionado ? a. Divida os alunos em grupos e oriente-os a fazerem uma leitura atenta dos textos e outros materiais selecionados. Cada grupo ficar? com uma tem?tica espec?fica para preparar e apresentar aos colegas. b. Os grupos devem fazer o fichamento dos textos relativos ao seu tema. ? Orienta??es para elabora??o dos fichamentos Para o professor: Para que os alunos fa?am um bom fichamento das fontes selecionadas, ? importante que o professor tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estrat?gia de estudo. Sendo assim, antes de propor a atividade aos alunos, fa?a uma leitura dos seguintes textos: Alguns procedimentos de apoio ? leitura. Link para acesso ao texto: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml Projeto de forma??o de professores 1? m?dulo: Grifos e Fichamentos. Link para acesso ao texto: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professores-procedimentos-leitura-trio-gestor-diretor-escolar-supervisor-ensino-532517.shtml?page=all ? Para os alunos: Fichamentos: quando utilizar e como elaborar. recursos/mec_16230/index.html Fichamento. Como fazer. http://www.fichamento.com.br/comofazer.html
c. Ap?s o fichamento dos textos, re?na os alunos nos grupos para que possam socializar as suas leituras, fichamentos, esclarecer poss?veis d?vidas e come?ar a prepara??o do semin?rio. ?Terceira EtapaProdu??o dos slides e prepara??o para a apresenta??o oral ? a. Os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do dos textos e demais materiais selecionados com o professor. b. O professor deve orientar os alunos a respeito de como a apresenta??o do tema deve ser organizada. Confira exemplo, abaixo:
?Quarta EtapaApresenta??o a. Em data previamente marcada pelo professor, os grupos fazem as suas apresenta??es aos colegas. b. Ap?s a apresenta??o de cada grupo, ? fundamental reservar um tempo para debate das ideias centrais do tema, para que os colegas (p?blico ouvinte) esclare?am d?vidas com o grupo e com o professor e tamb?m exponham as suas conclus?es a partir do que foi apresentado. |
Interpreta??o de charge sobre a resist?ncia dos escravos africanos ? escravid?o
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a. Reproduza para os alunos a charge abaixo:
(Qual ? coroa, presente? Se liga na hist?ria!)
Acervo pessoal
Charge produzida pelos alunos Jonnathan e Marcelo, estudantes do 9? ANO do Ensino Fundamental da ESEBA/UFU
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b. Os alunos devem iniciar o trabalho de interpreta??o da charge pela observa??o atenta dos elementos que comp?em a situa??o representada: personagens, vestimentas, objetos, palavras/di?logos, express?es corporais, ambientes representados etc.
c. Os alunos devem procurar levantar as suas hip?teses acerca da ideia central da charge, a partir das seguintes orienta??es:
1. Levando-se em conta o anacronismo propositalmente presente na frase que pode ser lida na charge, responda: a quem o homem negro se dirige? Quais os sentidos da palavra ?coroa? na frase? 2. No ?presente? que se encontra nas m?os da mulher est? escrito ?aboli??o da escravid?o?. Como o homem reage ao ?presente?? Ele se mostra feliz, agradecido ou manifesta outro tipo de rea??o? Qual? 3. Qual o significado das imagens representadas nos quadrinhos atr?s do homem negro? Qual a rela??o destas imagens com o que o homem negro diz (Se liga na Hist?ria!)?
? 4. Historicamente, a quem o homem negro representa? E a mulher com o presente na m?o? 5. Finalmente, que fato hist?rico ? representado na charge? Qual a cr?tica realizada pelos autores? A charge critica a interpreta??o oficial da aboli??o da escravid?o, segundo a qual a Princesa Isabel ?presenteou? os escravos com a Lei ?urea. O escravo, representado no primeiro plano, questiona e aponta para as diferentes formas de luta e resist?ncia dos escravos no cativeiro, as quais foram fundamentais para o processo de extin??o da escravid?o no Brasil. |
d. Ap?s o trabalho de interpreta??o, individual e por escrito, os alunos devem debater as respostas com os colegas, sob a orienta??o do professor.
e. Todos os alunos, ap?s as discuss?es e esclarecimentos de poss?veis d?vidas, devem voltar ? quest?o 5 e reestrutur?-la, se for o caso, colocando as suas conclus?es acerca da ideia central da charge.
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Produ??o de charges pelos alunos
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Professor, a charge trabalhada na Atividade 1 foi produzida por dois alunos do Ensino Fundamental, o que demonstra a potencialidade desta metodologia em aulas de Hist?ria. Estimule os seus alunos a exercitarem a criatividade, o humor e o senso cr?tico na atividade proposta.
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Tema: Estrat?gias de resist?ncia e de sobreviv?ncia dos escravos africanos e seus descendentes no Brasil
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Orienta??es para a atividade a. Divida os alunos em duplas. b. Os alunos devem acessar, no portal do professor, duas aulas cuja leitura os auxiliar?o no trabalho de produ??o de charges sobre o tema. 1. A aula "Leitura e produ??o de charges": a partir dela os alunos poder?o identificar a charge como um g?nero; analisar alguns recursos expressivos da charge - hip?rbole, met?fora, ironia -, bem como os efeitos persuasivos produzidos por esses recursos; analisar e produzir charges, considerando as especificidades do g?nero. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25116 2. A aula "A CHARGE como recurso metodol?gico na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de Hist?ria", onde s?o discutidas no??es b?sicas para a produ??o e a interpreta??o de charges nas aulas de Hist?ria. O professor deve orientar os alunos nesta tarefa. O link para acesso ?: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406 c. Com o aux?lio do professor, os alunos devem ler as orienta??es propostas nas duas aulas indicadas e iniciar o trabalho de produ??o das charges, em dupla. ? importante frisar com os alunos que produzir uma charge n?o ? apenas fazer um desenho sobre um determinado assunto. ? preciso delimitar o tema, definir, a partir do tema, a ideia central que ser? retratada, representar a ideia de forma cr?tica e sat?rica, por meio de desenho (a charge tamb?m pode ser animada, mas a proposta aqui ? para a elabora??o de charges por meio de desenhos ? m?o livre). d. As duplas devem socializar as produ??es com os demais colegas. Ap?s as apresenta??es, as charges podem ser expostas em mural ou painel para que os resultados do trabalho sejam compartilhados com toda a comunidade escolar. |
Nome | Tipo |
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Zumbi dos Palmares [Construtores do Brasil] | V?deo |
Para os alunos:
A resist?ncia dos escravos. http://www.brasilescola.com/historiab/a-resistencia-dos-escravos.htm
Palmares: cem anos de sonho. http://super.abril.com.br/superarquivo/1993/conteudo_113757.shtml
Para os professores:
LARA, Silvia Hunold. Trabalhadores Escravos. In: Revista TRABALHADORES ? escravos. Campinas, Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, 1989, p.4/19.
A voz escrava nos processos-crimes: Hist?ria de escravos ladinos na escravid?o brasileira. http://www.ifch.unicamp.br/graduacao/anais/joice_oliveira.pdf
A experi?ncia dos africanos e de seus descendentes no pa?s. http://www.escravidaoeliberdade.com.br/
Todos os links foram acessados em 13/07/2013
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos, tendo em vista as estrat?gias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poder? avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada m?dulo, como: elabora??o e apresenta??o de mapa conceitual, produ??o e apresenta??o de slides sobre o tema da aula, interpreta??o e produ??o de charges.