Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Constru??o de v?nculos afetivos entre professores e alunos

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Analisar as rela??es afetivas entre alunos e professores na sala.
  2. Conscientizar sobre a import?ncia de estabelecer uma rela??o respeitosa e ?tica com os professores.
  3. Estabelecer v?nculo positivo, afetivo e de confian?a com os professores.
  4. Desenvolver atitudes cooperativas e solid?rias com os professores.
  5. Valorizar a figura do professor como algu?m que pode favorecer o desenvolvimento pleno do sujeito.

Duração das atividades

5 aulas de uma hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e j? estejam alfabetizados. Al?m disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, ? fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o TuxPaint. Caso sua escola n?o participe do projeto, voc? precisar? encaminhar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para a realiza??o das atividades sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1? Momento: Para introduzir o tema, solicitar aos alunos que acessem o endere?o abaixo e fa?am a leitura do texto: Cr?nica para dona Nicota. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/cronica-dona-nicota-634218.shtml. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/cronica-dona-nicota-634218.shtml. Acesso em 15 de julho de 2013.

2? Momento: Ap?s a leitura da cr?nica, provocar a reflex?o dos alunos por meio das seguintes quest?es: Como Ricardo, o personagem da hist?ria se sentia na rela??o com sua professora Nicota? Em que a professora Nicota contribuiu com o aluno? Voc?s se lembram da professora que tiveram quando ingressaram na escola? Como se chamava? Que rela??o voc?s estabeleceram com ela? Sentiam-se seguros na presen?a dela? Constru?ram bons v?nculos afetivos?

3? Momento: Com base nas discuss?es e reflex?es promovidas pelo debate, propor que cada aluno fa?a uma cr?nica referente ?s suas professoras manifestando seus sentimentos em rela??o ao que viveram juntos no in?cio do processo de escolariza??o.

ATIVIDADE 2:

1? MOMENTO: Dando continuidade ? explora??o do tema, oriente os alunos a acessarem o endere?o abaixo para assistirem o v?deo: Charlie Brown e a turma do Snoopy. Vida escolar!!. Dura??o: 3min14seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=auq_3eL87C8. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=auq_3eL87C8. Acesso em 15 de julho de 2013.

2? Momento: Explorar o v?deo, solicitando que cada aluno, individualmente responda as seguintes quest?es:

1)    Qual a vis?o da personagem do v?deo sobre a escola?

2)    Como a professora ? retratada no v?deo?

3)    No v?deo a personagem desabafa que ?nem sempre a gente consegue agradar a professora?, voc? concorda com isso?

4)    Na sua percep??o, o que acontece quando o aluno n?o consegue agradar a professora?

5)    Voc? considera importante que alunos e professores estabele?am uma boa rela??o interpessoal? Por qu??

6)    Relate situa??es de seu cotidiano em que voc? recebeu agrado da professora e em que voc? agradou a professora. N?o deixe de mencionar sobre como voc? se sentiu nessas ocasi?es.

3? Momento: Com o objetivo de ampliar a reflex?o dos alunos sobre a import?ncia de se cultivar o afeto na rela??o entre alunos e professores, constituir um f?rum de discuss?o com a turma para debater sobre as quest?es apresentadas. Levar os alunos a perceberem que um bom relacionamento entre professor e aluno favorece a aprendizagem e o bom desempenho escolar dos estudantes.

ATIVIDADE 3

1? Momento: Convidar os alunos para assistirem o v?deo: ?CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 08- RELA??O ALUNO PROFESSOR?. Dura??o: 50 min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1345. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1345. Acesso em 15 de julho de 2013.

2? Momento: Em roda de conversa, aprofundar o di?logo com os alunos sobre a tem?tica a partir das seguintes quest?es: Na sua percep??o, qual a fun??o do professor? Como deve ser a rela??o entre aluno e professor? Para voc?, professor e aluno podem desenvolver rela??o de amizade? Por qu?? Quando o aluno estabelece um bom v?nculo com o professor isso favorece a aprendizagem?  Quais as ferramentas que existem para aproximar o aluno do professor? Aula de campo? Di?logo? Aulas din?micas?

3? Momento: Propor a constru??o de um Caderno de Receitas de boas maneiras na rela??o entre professores e alunos. Para a produ??o do caderno, ser?o necess?rios os seguintes materiais: caderno brochura ou espiral, cola, tesoura, revistas para recorte, ou papel de presente. Sugerir aos alunos que procurem figuras em revistas que ilustrem situa??es de aprendizagem para encaparem o caderno de receitas. Caso opte pelo papel de presente, fornecer o mesmo para que seja encapado pelos pr?prios alunos. Em seguida, em roda de conversa, cada aluno dever? sugerir algumas posturas e comportamentos que poder?o ser adotados por alunos e professores para que: 1) construam v?nculo positivo, afetivo e de confian?a entre si; 2) cultivem uma rela??o respeitosa e ?tica; 3) desenvolvam atitudes cooperativas e solid?rias com os professores; 4) valorizem a figura do professor como algu?m que pode favorecer o desenvolvimento pleno do sujeito.

IMAGEM DO CADERNO DE RECEITAS

FONTE: Imagem da pr?pria Autora

Professor, voc? poder? trabalhar com os alunos o enunciado explicativo de abertura do Caderno de Receitas.

Sugest?o de enunciado: "Esse caderno de receitas cont?m dicas, sugest?es, proposi??es de como professores e alunos poder?o agir, para constru?rem e cultivarem uma rela??o afetiva de proximidade, de respeito, de ?tica que contribua com o desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos".

Al?m disso, poder? utilizar alguma poesia ou cr?nica que se refere ? import?ncia do di?logo na rela??o interpessoal entre alunos e professores. Tal reflex?o poder? compor a contracapa do caderno de receitas, implementando a introdu??o sobre a que tal caderno se destina. Sugest?o de texto:

Dialogar ? descobrir (Autor desconhecido)

"Quanto mais avan?amos na descoberta dos outros, tanto mais substituiremos as tens?es por la?os de amizade e de paz.

Atrav?s do di?logo aprendemos a respeitar a pessoa humana, seus valores, sua cultura, sua autonomia leg?tima, sua autodetermina??o.

Atrav?s do di?logo aprendemos a olhar para al?m de n?s mesmos, a fim de compreender  e valorizar o que h? de bom nos outros.

Atrav?s do di?logo aprendemos  a contribuir para um desenvolvimento e um crescimento justos.

Atrav?s do di?logo aprendemos a transformar a solidariedade em caracter?stica permanente do mundo em que vivemos.

Atrav?s do di?logo aprendemos a fazer da amizade um valor sem fronteiras".

Texto extra?do do Livro: MIRANDA, S. de. Oficina de din?mica de grupos para empresas, escolas e grupos comunit?rios. Campinas: Papirus Editora, 1996.

Recursos Complementares

Texto eletr?nico:

LEITE, Sergio Ant?nio da Silva; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade em sala de aula: as condi??es de ensino e a media??o do professor. Dispon?vel em: http://www.fe.unicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf. Acesso em 15 de julho de 2013.

V?deos:

Os v?deos abaixo retratam diferentes situa??es vividas por professores em suas pr?ticas. Vale a pena assisti-los para ampliar possibilidades de reflex?o sobre a tem?tica:

Document?rio: Pro dia nascer feliz! Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU .  Dura??o: 1h28min37seg. Acesso em 15 de julho de 2013.

Document?rio longa-metragem: Carregadoras de sonhos. Sinopse dispon?vel em: http://www.sintese-se.com.br/carregadorasdesonhos/. Acesso em 15 de julho de 2013.

Filme: Mr Holland: ador?vel professor. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=dk3d-MaOhw4. Dura??o: 2h22min18seg. Acesso em 15 de julho de 2013.

Avaliação

A Avalia??o dever? ser cont?nua e processual. Procure verificar o envolvimento e seriedade com que os alunos lidaram com a tem?tica. Busque perceber se os alunos conscientizaram-se sobre import?ncia de estabelecer uma rela??o de afeto, respeitosa e ?tica com os professores. Observe ao longo das aulas se os alunos conseguiram identificar o professor como algu?m que pode favorecer o desenvolvimento pleno do sujeito. Pontue as produ??es individuais e aproveite para verificar a linguagem oral e escrita dos alunos. Registre suas percep??es sobre todo o processo para subsidiar a abordagem do tema em outros momentos.