Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e j? estejam alfabetizados. Al?m disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, ? fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o TuxPaint. Caso sua escola n?o participe do projeto, voc? precisar? encaminhar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para a realiza??o das atividades sugeridas.
1? Momento: Para introduzir o tema, solicitar aos alunos que acessem o endere?o abaixo e fa?am a leitura do texto: Cr?nica para dona Nicota. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/cronica-dona-nicota-634218.shtml. Acesso em 15 de julho de 2013.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/cronica-dona-nicota-634218.shtml. Acesso em 15 de julho de 2013.
2? Momento: Ap?s a leitura da cr?nica, provocar a reflex?o dos alunos por meio das seguintes quest?es: Como Ricardo, o personagem da hist?ria se sentia na rela??o com sua professora Nicota? Em que a professora Nicota contribuiu com o aluno? Voc?s se lembram da professora que tiveram quando ingressaram na escola? Como se chamava? Que rela??o voc?s estabeleceram com ela? Sentiam-se seguros na presen?a dela? Constru?ram bons v?nculos afetivos?
3? Momento: Com base nas discuss?es e reflex?es promovidas pelo debate, propor que cada aluno fa?a uma cr?nica referente ?s suas professoras manifestando seus sentimentos em rela??o ao que viveram juntos no in?cio do processo de escolariza??o.
1? MOMENTO: Dando continuidade ? explora??o do tema, oriente os alunos a acessarem o endere?o abaixo para assistirem o v?deo: Charlie Brown e a turma do Snoopy. Vida escolar!!. Dura??o: 3min14seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=auq_3eL87C8. Acesso em 15 de julho de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=auq_3eL87C8. Acesso em 15 de julho de 2013.
2? Momento: Explorar o v?deo, solicitando que cada aluno, individualmente responda as seguintes quest?es:
1) Qual a vis?o da personagem do v?deo sobre a escola?
2) Como a professora ? retratada no v?deo?
3) No v?deo a personagem desabafa que ?nem sempre a gente consegue agradar a professora?, voc? concorda com isso?
4) Na sua percep??o, o que acontece quando o aluno n?o consegue agradar a professora?
5) Voc? considera importante que alunos e professores estabele?am uma boa rela??o interpessoal? Por qu??
6) Relate situa??es de seu cotidiano em que voc? recebeu agrado da professora e em que voc? agradou a professora. N?o deixe de mencionar sobre como voc? se sentiu nessas ocasi?es.
3? Momento: Com o objetivo de ampliar a reflex?o dos alunos sobre a import?ncia de se cultivar o afeto na rela??o entre alunos e professores, constituir um f?rum de discuss?o com a turma para debater sobre as quest?es apresentadas. Levar os alunos a perceberem que um bom relacionamento entre professor e aluno favorece a aprendizagem e o bom desempenho escolar dos estudantes.
1? Momento: Convidar os alunos para assistirem o v?deo: ?CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 08- RELA??O ALUNO PROFESSOR?. Dura??o: 50 min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1345. Acesso em 15 de julho de 2013.
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1345. Acesso em 15 de julho de 2013.
2? Momento: Em roda de conversa, aprofundar o di?logo com os alunos sobre a tem?tica a partir das seguintes quest?es: Na sua percep??o, qual a fun??o do professor? Como deve ser a rela??o entre aluno e professor? Para voc?, professor e aluno podem desenvolver rela??o de amizade? Por qu?? Quando o aluno estabelece um bom v?nculo com o professor isso favorece a aprendizagem? Quais as ferramentas que existem para aproximar o aluno do professor? Aula de campo? Di?logo? Aulas din?micas?
3? Momento: Propor a constru??o de um Caderno de Receitas de boas maneiras na rela??o entre professores e alunos. Para a produ??o do caderno, ser?o necess?rios os seguintes materiais: caderno brochura ou espiral, cola, tesoura, revistas para recorte, ou papel de presente. Sugerir aos alunos que procurem figuras em revistas que ilustrem situa??es de aprendizagem para encaparem o caderno de receitas. Caso opte pelo papel de presente, fornecer o mesmo para que seja encapado pelos pr?prios alunos. Em seguida, em roda de conversa, cada aluno dever? sugerir algumas posturas e comportamentos que poder?o ser adotados por alunos e professores para que: 1) construam v?nculo positivo, afetivo e de confian?a entre si; 2) cultivem uma rela??o respeitosa e ?tica; 3) desenvolvam atitudes cooperativas e solid?rias com os professores; 4) valorizem a figura do professor como algu?m que pode favorecer o desenvolvimento pleno do sujeito.
IMAGEM DO CADERNO DE RECEITAS
FONTE: Imagem da pr?pria Autora
Professor, voc? poder? trabalhar com os alunos o enunciado explicativo de abertura do Caderno de Receitas.
Sugest?o de enunciado: "Esse caderno de receitas cont?m dicas, sugest?es, proposi??es de como professores e alunos poder?o agir, para constru?rem e cultivarem uma rela??o afetiva de proximidade, de respeito, de ?tica que contribua com o desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos".
Al?m disso, poder? utilizar alguma poesia ou cr?nica que se refere ? import?ncia do di?logo na rela??o interpessoal entre alunos e professores. Tal reflex?o poder? compor a contracapa do caderno de receitas, implementando a introdu??o sobre a que tal caderno se destina. Sugest?o de texto:
Dialogar ? descobrir (Autor desconhecido)
"Quanto mais avan?amos na descoberta dos outros, tanto mais substituiremos as tens?es por la?os de amizade e de paz.
Atrav?s do di?logo aprendemos a respeitar a pessoa humana, seus valores, sua cultura, sua autonomia leg?tima, sua autodetermina??o.
Atrav?s do di?logo aprendemos a olhar para al?m de n?s mesmos, a fim de compreender e valorizar o que h? de bom nos outros.
Atrav?s do di?logo aprendemos a contribuir para um desenvolvimento e um crescimento justos.
Atrav?s do di?logo aprendemos a transformar a solidariedade em caracter?stica permanente do mundo em que vivemos.
Atrav?s do di?logo aprendemos a fazer da amizade um valor sem fronteiras".
Texto extra?do do Livro: MIRANDA, S. de. Oficina de din?mica de grupos para empresas, escolas e grupos comunit?rios. Campinas: Papirus Editora, 1996.
Texto eletr?nico:
LEITE, Sergio Ant?nio da Silva; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade em sala de aula: as condi??es de ensino e a media??o do professor. Dispon?vel em: http://www.fe.unicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf. Acesso em 15 de julho de 2013.
V?deos:
Os v?deos abaixo retratam diferentes situa??es vividas por professores em suas pr?ticas. Vale a pena assisti-los para ampliar possibilidades de reflex?o sobre a tem?tica:
Document?rio: Pro dia nascer feliz! Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU. Dura??o: 1h28min37seg. Acesso em 15 de julho de 2013.
Document?rio longa-metragem: Carregadoras de sonhos. Sinopse dispon?vel em: http://www.sintese-se.com.br/carregadorasdesonhos/. Acesso em 15 de julho de 2013.
Filme: Mr Holland: ador?vel professor. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=dk3d-MaOhw4. Dura??o: 2h22min18seg. Acesso em 15 de julho de 2013.
A Avalia??o dever? ser cont?nua e processual. Procure verificar o envolvimento e seriedade com que os alunos lidaram com a tem?tica. Busque perceber se os alunos conscientizaram-se sobre import?ncia de estabelecer uma rela??o de afeto, respeitosa e ?tica com os professores. Observe ao longo das aulas se os alunos conseguiram identificar o professor como algu?m que pode favorecer o desenvolvimento pleno do sujeito. Pontue as produ??es individuais e aproveite para verificar a linguagem oral e escrita dos alunos. Registre suas percep??es sobre todo o processo para subsidiar a abordagem do tema em outros momentos.