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A Inconfid?ncia Mineira na Hist?ria do Brasil

Autor e Co-autor(es)

Leide Divina Alvarenga Turini imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Sociologia Poder, pol?tica e Estado Moderno
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Possibilitar aos alunos uma reflex?o cr?tica do tema ?Inconfid?ncia Mineira?, a partir do trabalho com textos de autores que apresentam novas possibilidades de discuss?o, ampliando aquelas colocadas pelos manuais did?ticos de Hist?ria. 
  • Fornecer subs?dios aos alunos para a produ??o e encena??o de uma pe?a teatral sobre o tema em foco na proposta, trazendo para a atividade os questionamentos e pol?micas que envolvem o tema na historiografia brasileira.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • As bases da coloniza??o portuguesa no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  1. Leitura e interpreta??o de textos.
  2. Trabalhos individuais e em grupo.
  3. An?lise e produ??o de v?deo.
  4. Produ??o e encena??o de pe?a teatral.

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Recursos:

  1. Computador e internet.
  2. Software "Vamos escrever!"
  3. Filmadora.
  4. C?mera Fotogr?fica.

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M?dulo 1 - A Inconfid?ncia Mineira: possibilidades para a reflex?o cr?tica do tema

Atividade 1

Sele??o, leitura e interpreta??o dos textos de refer?ncia para o estudo do tema e o desenvolvimento da proposta

O tema "Inconfid?ncia Mineira" tem presen?a constante nos manuais did?ticos de Hist?ria para o Ensino Fundamental e Ensino M?dio. Entretanto, em muitos casos, talvez na maioria deles, o tema recebe um tratamento superficial, refor?ando uma dada interpreta??o oficial sobre o tema, ocultando conflitos, sujeitos e contradi??es. Desta forma, a presente proposta tem o objetivo de possibilitar aos alunos uma reflex?o mais cr?tica do tema, a partir do trabalho com textos de autores que trazem novas possibilidades de discuss?o, ampliando aquelas colocadas pelos manuais did?ticos.   

Para subsidiar a proposta a sugest?o ? que os alunos trabalhem com textos de apoio sobre o tema, dispon?veis na FAFICH - PEG/Hist?ria, UFMG. S?o textos "produzidos pelos docentes do Departamento de Hist?ria, p?s-graduandos, bolsistas e demais alunos do curso de hist?ria da UFMG. Alguns textos destinam-se aos professores, enquanto outros est?o numa linguagem e apresentam grau de complexidade que os tornam acess?veis a alunos de Ensino M?dio."

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Roteiro da atividade:

a. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar o site da FAFICH - PEG/Hist?ria, UFMG, no seguinte endere?o web: http://www.fafich.ufmg.br/pae/colonia.htm (Acesso em 15/07/2013). Veja a imagem da p?gina reproduzida abaixo:

P??gina UFMG

b. Na p?gina, clicar em Textos de apoio. S?o v?rios textos relativos ? Hist?ria do Brasil Colonial. Inicialmente, apresente aos alunos o verbete sobre a Inconfid?ncia Mineira, de autoria de Jo?o Pinto Furtado:

VERBETE INCONFID?NCIA MINEIRA

Jo?o Pinto Furtado

Popularmente conhecida como Inconfid?ncia Mineira, a sedi??o abortada entre os anos de 1788 e 1789 era um movimento, ao contr?rio do que comumente j? se afirmou, bastante heterog?neo, tanto no que respeita ? extra??o social dos agentes e suas motiva??es econ?micas, quanto ?s ideias que alimentavam, quanto ao sentido ?ltimo do projeto sedicioso. Se acompanhamos as modernas tend?ncias da historiografia e ampliamos o campo de vis?o sobre os personagens presentes na trama de 1788-1789 e, ainda, pensamos no testemunho de seus contempor?neos, os principais protagonistas poder?o apresentar muitas facetas interessantes e diversificadas. Tomados alternada e sucessivamente como idealistas, astutos, oportunistas ou loucos, os inconfidentes de 1789 e a Inconfid?ncia Mineira foram um pouco marcados, em sua exist?ncia concreta, por cada uma destas caracter?sticas as quais s?o profundamente relevantes para an?lise de seus discursos e pr?ticas. (...)

Texto completo dispon?vel em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/verbeteinconfidenciamineira.pdf

c. Os alunos devem ler o texto completo do verbete e registrar, por escrito, as principais ideias apresentadas pelo autor acerca da Inconfid?ncia Mineira.

d. Em seguida, os alunos devem acessar os textos sugeridos para a presente proposta, em seus respectivos endere?os web indicados abaixo:

Texto 1: A Inconfid?ncia Mineira de 1789

Raphael Rocha de Almeida

A Inconfid?ncia Mineira foi abordada por estudiosos de v?rias maneiras diferentes. H? quem a defina como um movimento que buscava a liberdade da col?nia portuguesa frente ? metr?pole. Outros j? esbo?am contornos mais regionais atribuindo sua "quase" eclos?o ao escontentamento da popula??o de Minas para com o excesso da carga tribut?ria imposta pelo governo portugu?s. Teremos ainda pesquisadores que tomam os interesses particulares como propulsores do movimento. ? f?cil perceber que o tema ?, ainda hoje, pol?mico, principalmente no que diz respeito ao papel de cada um dos envolvidos. (...)

Texto completo dispon?vel em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/ainconfidenciamineirade1789.pdf

Texto 2: O outro lado da Inconfid?ncia Mineira: Pacto Colonial e Elites locais.

J?nia Ferreira Furtado

(...) para compreender a Inconfid?ncia Mineira faz-se necess?rio analisar uma conjuntura mais ampla, o que significa reavaliar as rela??es que se estabeleceram, de um lado, entre a Metr?pole e a Col?nia e, de outro, entre o aparelho estatal que se montou nas Minas e a popula??o local. O historiador, ao voltar sua aten??o para a an?lise da intricada teia de rela??es que se estabeleceram entre os dois ap?ndices do sistema colonial, amplia seu foco de an?lise, o que permite uma compreens?o mais global do processo. (...)

Texto completo dispon?vel em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/ooutroladodainconfidenciamineirapactocolonialeeliteslocais.pdf

Texto 3: Imaginando a na??o: o ensino da hist?ria da inconfid?ncia mineira na perspectiva da cr?tica historiogr?fica.

Jo?o Pinto Furtado

Marcada desde suas origens por uma s?rie de vicissitudes a ela exteriores ou extempor?neas, a Inconfid?ncia Mineira precisa, hoje, ser submetida a um ?jogo de luz? que distinga e identifique com mais clareza o que ? pr?prio do evento e ? sem propriamente desprezar ou descartar ? o que ? fruto da a??o do tempo e das pr?ticas sociais em suas ?leituras? e ?releituras? sobre o evento. O que se procura fazer nesse trabalho, ? recuar no tempo e retomar em sua historicidade alguns aspectos da natureza, sentido e alcance das fontes que nos informam sobre o evento, bem como investigar como se deu sua apropria??o e exame pela historiografia ao longo do tempo, bem como sua dissemina??o no sistema escolar.

Texto completo dispon?vel em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/imaginandoanacaooensinodahistoriadainconfidenciamineira.pdf

Todos os textos foram acessados em 15/07/2013

e. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta do texto, anotando no caderno:

  • As ideias centrais de cada texto.
  • As d?vidas suscitadas pela leitura. Para que essas d?vidas possam ser compartilhadas entre todos, professor e alunos, antes do debate que dever? ser realizado para a discuss?o dos textos, os alunos devem envi?-las para o e-mail de cada membro da turma, incluindo o professor. Caso algum aluno n?o tenha e-mail, o professor deve orient?-lo para a cria??o de um endere?o eletr?nico gratuito.

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f. O professor deve organizar as d?vidas encaminhadas pelos alunos para que aquelas que s?o comuns sejam agrupadas.

g. Promova o debate entre todos os alunos da turma, chamando a aten??o para as ideias centrais e contribuindo para o esclarecimento das d?vidas que eles n?o conseguiram responder.

h. Finalmente, oriente os alunos a registrarem, por escrito, suas conclus?es sobre o tema ?Inconfid?ncia Mineira?, registrando as contribui??es dos autores trabalhados para uma perspectiva cr?tica do tema. 

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Atividade 2

Proje??o e debate do filme "Os inconfidentes".

a. Leve os alunos para sala de v?deo de sua escola ou prepare a sala de aula para que eles assistam ao filme indicado abaixo:

 

Filme: Os Inconfidentes

Ficha T?cnica

T?tulo original: Os Inconfidentes
G?nero: Drama/Hist?rico
Dura??o: 100 min.
Lan?amento (Brasil): 1972
Dire??o: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Joaquim Pedro de Andrade e Eduardo Escorel
Produ??o: Filmes do Serro, Grupo Filmes, Mapa Filmes, J.P. Andrade e Radiotelevis?o Italiana/RAI (It?lia)
Edi??o: Eduardo Escorel

Elenco

Jos? Wilker (Tiradentes), Lu?z Linhares (Tom?s Ant?nio de Gonzaga), Paulo C?sar Pereio (Bueno da Silveira), Fernando Torres (Cl?udio Manuel da Costa), Carlos Kroeber (Alvarenga Peixoto), Nelson Dantas (Visconde), Carlos Greg?rio (Padre), Margarida Rey (Mar?lia), Suzana Gon?alves (D. Maria I), Teresa Medina, F?bio Sabag, Wilson Grey, Roberto Maia, L?cia Magna, Isolda Cresta.

Fonte: http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/inconfidentes/inconfidentes.asp

Acesso em 15/07/2013

Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade o filme Os Inconfidentes (1972), lan?ado em DVD em c?pia restaurada (V?deo Filmes), teve como fonte de inspira??o os Autos da Devassa, a poesia dos inconfidentes - Alvarenga Peixoto, Cl?udio Manuel da Costa e Tom?s Ant?nio Gonzaga - e o Romanceiro da Inconfid?ncia, de Cec?lia Meireles. O roteiro foi escrito por JPA em parceria com Eduardo Escorel. Ainda que um documento oficial como os Autos da Devassa seja a fonte inspiradora do filme, uma vis?o muito pessoal pode ser identificada. Seu diretor cuidou-se por n?o realizar um mero filme hist?rico, subserviente a uma ordem cronol?gica ou reprodutor de uma narrativa convencional oficialmente predominante. Se lembrarmos que em 1972, ano de comemora??o dos 150 anos da independ?ncia do Brasil e de viv?ncia do per?odo ditatorial sob o governo de Em?lio Garrastazu M?dici (30/10/1969 a 15/03/1974), marcado pela intensifica??o da repress?o pol?tica e da censura aos meios de comunica??o, podemos valorizar ainda mais este filme que possibilita uma variedade de leituras e significados.

N?o se trata, pois, de um filme sobre a Inconfid?ncia mineira propriamente dita, mas o diretor discute a posi??o dos intelectuais frente aos fatos pol?ticos. Trata-se, pois, de um filme atual no sentido em que retrata quest?es como o poder e a pol?tica como meios para efetiva??o de interesses particulares. (...)

Refer?ncia:
BERNADET, Jean-Claude e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e Hist?ria do Brasil. S?o Paulo: Ed. Contexto, 1988. V?deo Filmes. Os Inconfidentes (encarte do DVD, 2008).

O texto acima est? dispon?vel em:

http://blogquemteviuquemteve.blogspot.com.br/2011/04/os-inconfidentes-joaquim-pedro-de.html

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b. O filme pode ser acessado pela internet, no site YOUTUBE, em http://www.youtube.com/watch?v=JyDiLUrLAqA (Acesso em 15/07/2013)

c. Ap?s a proje??o do filme, os alunos devem ler cr?ticas/resenhas produzidas sobre a obra. Por exemplo, indique a eles a leitura das seguintes cr?ticas:

Os Inconfidentes (1972). M?rcio Ferrari. http://cinema.uol.com.br/resenha/os-inconfidentes-1972.jhtm

Cineasta revisita Inconfid?ncia com ironia. Jos? Geraldo Couto. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0709200817.htm

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d. A partir das resenhas lidas, questione os alunos: voc?s conseguiram observar no filme quest?es semelhantes ?s apresentadas nas cr?ticas? Como os inconfidentes foram representados? 

e. d. Promova o debate do filme entre os alunos. Levante quest?es acerca da interpreta??o hist?rica apresentada no filme.

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M?dulo 2 - Teatro na escola: a encena??o da Inconfid?ncia Mineira pelos alunos

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Subs?dios ao professor para o desenvolvimento da atividade

1. Entrevista no Jornal do Professor

Leia a entrevista concedida pelo professor Francis Wilker ao Jornal do Professor (Portal do Professor/MEC), relativa ao tema "Teatro na escola". Na entrevista o professor "defende a utiliza??o do teatro na escola e diz que ele possibilita, entre outras coisas, que os estudantes se interessem mais pela escola, pelo conhecimento, por fazer parte e descubram que podem ir al?m do que pensavam ser capazes."

O texto estimula os professores a lan?arem o desafio, a si pr?prios e aos alunos, criando uma possibilidade muito rica de conhecimento e reflex?o, pois como argumenta Francis Wilker:

"Criar uma pe?a pode ser um laborat?rio muito rico de aprendizagem pessoal, relacional, cognitiva, produtiva. Imagine quanto conhecimento est? em jogo numa atividade onde voc? precisa se relacionar com o outro o tempo todo, onde voc? precisa se expor. Quantas pesquisas e conhecimentos podem ser acessados em rela??o ao tema trabalhado e tamb?m sobre a pr?pria linguagem c?nica... Temos aqui um terreno muito f?rtil para aprender, para instigar nossos estudantes".

Confira a entrevista na ?ntegra em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=52&idCategoria=8 (Acesso em 17/07/2013)

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2. Aula no Portal do Professor

Confira a aula intitulada "Sobre a estrutura do texto teatral", no Portal do Professor, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25324 (Acesso em 17/07/2013). A aula possibilita "identificar o texto teatral como g?nero; conhecer a estrutura composicional do texto teatral (...)", fornecendo subs?dios aos professores para que os alunos sejam capazes de "ler, analisar e produzir uma pe?a teatral".

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Atividade 1

Introdu??o

a. Inicialmente, como est?mulo aos alunos para o desenvolvimento da atividade, reproduza em sala de aula o v?deo indicado abaixo:

Recreio
Descri??o

Apresenta o programa recreio com hist?ria em que mostra a hist?ria da aluna Aline Sant'Ana Bortoluzzi. Aline descreve sua paix?o pelo teatro e a dan?a. Aline tamb?m conta como o teatro a ajuda na criatividade e interpreta??o em sala de aula. 

.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27906 (Acesso em 17/07/2013)

  

 b. O v?deo traz o depoimento de uma aluna sobre suas experi?ncias com teatro. Chame a aten??o dos alunos para o fato de que a aluna relaciona o interesse pelo teatro com o gosto pela leitura. Proponha aos alunos que, ao final das atividades relacionadas ? produ??o da pe?a teatral sobre a Inconfid?ncia Mineira, eles tamb?m gravem em v?deo seus depoimentos acerca do trabalho realizado. As orienta??es sobre como fazer e editar as filmagens ser?o apresentadas na atividade 3.

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Atividade 2

 Orienta??es para a produ??o e apresenta??o da pe?a teatral

a. A partir dos textos e atividades desenvolvidas no m?dulo 1, os alunos ter?o os subs?dios necess?rios para a produ??o e encena??o de uma pe?a teatral sobre o tema em foco na proposta. 

Aten??o! O objetivo ? que os alunos tragam para a atividade os questionamentos e pol?micas que envolvem o tema "Inconfid?ncia Mineira" na historiografia brasileira.

b. Indique aos alunos o software "Vamos escrever", o qual apresenta cinco atividades relacionadas ? produ??o de texto. Para esta atividade, os alunos devem utilizar a op??o "Escrever uma pe?a de teatro":

                                          imagem 3

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Pe??a de teatro

Descri??o

Apresenta um software de edi??o de texto, no qual o aluno poder? desenvolver variadas atividades de produ??o de textos. Neste editor de texto o aluno poder? desenvolver as seguintes atividades: oficina de textos, contar uma hist?ria, fazer uma revista, brincar com jogos de palavras e tamb?m criar uma pe?a teatral. Todas essas atividades no editor de textos possuem um aspecto gr?fico cativante, onde o aluno interage com o texto que criou inserindo imagens, utilizando a sua criatividade para produzir textos din?micos.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21490

O software tamb?m pode ser baixado em:

http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos_multimedia/

Acesso em 15/07/2013??

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c. Indique tamb?m o texto " Como fazer uma pe?a de teatro para a escola". Dispon?vel em: http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2010/02/como-fazer-uma-peca-de-teatro-pra.htm

d. Seguindo as orienta??es contidas nas fontes, com o aux?lio do professor, os alunos devem produzir as pe?as, atentando para a cria??o de um roteiro que utilize as discuss?es realizadas no m?dulo 1. 

Importante!

Envolva outros professores da escola no projeto. Os professores de Artes e Portugu?s, por exemplo, poder?o oferecer contribui??es relevantes ao desenvolvimento da atividade pelos alunos.

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e. Em data previamente marcada a pe?a ser? encenada na escola. Providencie um espa?o que permita a ampla participa??o da comunidade escolar.

f. Registre a atividade desenvolvida com fotos e filmagens. Al?m de guardar a mem?ria hist?rica, o registro pode ser utilizado para que os alunos assistam posteriormente e analisem  o trabalho realizado por eles, sendo, portanto, uma fonte para avalia??o e aprendizagem.

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Atividade 3

Produ??o de v?deo pelos alunos

a. Incentive os alunos a produzirem v?deos com depoimentos sobre a experi?ncia que tiveram com a produ??o e a apresenta??o da pe?a teatral. A refer?ncia para a atividade ? o v?deo/depoimento trabalhado na atividade 1 desse m?dulo.

b. Professor, leia a not?cia abaixo, dispon?vel no Portal do Professor. Indique a leitura tamb?m para os alunos. No texto, Gon?alo Barbosa fala sobre os equipamentos b?sicos para a produ??o de v?deos na escola:

"Para produzir v?deos na escola n?o h? necessidade de ferramentas sofisticadas. O professor pode utilizar equipamentos simples e acess?veis como c?meras fotogr?ficas e telefones celulares. O que deve ser feito, em primeiro lugar, ? despertar o interesse dos alunos. Mostrar-lhes as possibilidades de constru?rem algo que poder? ser visto na escola, participar de festivais escolares, ou ser publicado na internet, para o mundo inteiro assistir."

Como fazer um v?deo. Jornal do Professor. Edi??o 15. Confira o texto na ?ntegra em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387

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c. Confira tamb?m as orienta??es para produ??o de v?deo em: http://producaodevideonaescola.blogspot.com.br/2011/04/apostila-de-producao-de-video.html

d. Com as informa??es obtidas nas fontes indicadas, os alunos podem come?ar a organizar a produ??o dos v?deos.

e. Ap?s a produ??o dos v?deos, o professor deve organizar um momento para que todos possam assistir juntos.

f. O professor pode estudar a possibilidade de que os v?deos sejam apresentados para outros alunos da escola e tamb?m para os demais membros da comunidade escolar. Para tanto, incentive os alunos a criarem um blog da turma, no qual os depoimentos em v?deo sejam postados.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Teatro: parte 1 [Recreio com hist?ria] V?deo
Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva Software Educacional

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

Inconfid?ncia Mineira: movimento foi resposta ao excesso de impostos. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/inconfidencia-mineira-movimento-foi-resposta-ao-excesso-de-impostos.htm

Inconfid?ncia Mineira. http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm

Vamos escrever um roteiro de teatro? Aula do Portal do Professor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33379

Dramatiza??o como instrumento de ensino. http://educador.brasilescola.com/orientacoes/dramatizacao-como-instrumento-ensino.htm

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos, tendo em vista as estrat?gias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poder? avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada m?dulo, como: participa??o nos debates, conclus?es anotadas no caderno sobre as fontes consultadas, an?lise e produ??o de v?deo, produ??o e encena??o de pe?a teatral.