Portal do Professor

Início do Conteúdo

A fun??o po?tica da linguagem e os textos publicit?rios

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que ? a fun??o po?tica da linguagem e como ela aparece nos textos publicit?rios.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fun??es da linguagem

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Texto impresso sobre a rela??o entre a fun??o po?tica e os textos publicit?rios. Dispon?vel em: http://www.uff.br/ensaiosdemarketing/artigos%20pdf/1/artigodois.pdf
  • handout com uma sele??o de textos publicit?rios que evidenciem a fun??o po?tica da linguagem;
  • papel sulfite ou cartolina e pinc?is para a cria??o dos textos publicit?rios;

Estrat?gias:

  • Discuss?o oral;
  • leitura alternada de texto cient?fico;
  • an?lise de textos publicit?rios em grupos;
  • produ??o de textos publicit?rios (individual ou em grupos).

M?dulo 1

Atividade 1 - ativando os conhecimentos pr?vios

Primeiramente o professor dever? retomar oralmente com os alunos o que s?o as fun??es da linguagem e lembrar os alunos de que num mesmo texto podem estar presentes mais de uma fun??o da linguagem. Durante essa revis?o, deve-se salientar a fun??o po?tica da linguagem, uma vez que essa ? a fun??o que ser? o foco das an?lises que eles far?o.

Sobre fun??es da linguagem, sugerimos as seguintes defini??es, com exemplos, do site soportugues.com.br:

1. Fun??o Referencial ou Denotativa, na qual o foco ? o referente, ou seja, sobre o que se fala. Transmite uma informa??o objetiva sobre a realidade.

Exemplo: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma ma??, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que h? dentro da cesta, logo, h? fun??o referencial).

2. Fun??o Expressiva ou Emotiva, o foco ? o emissor. Reflete o estado de ?nimo do emissor, os seus sentimentos e emo??es. Um dos indicadores da fun??o emotiva num texto ? a presen?a de interjei??es e de alguns sinais de pontua??o, como as retic?ncias e o ponto de exclama??o.

Exemplos:

  • a) Ah, que coisa boa!
  • b) Tenho um pouco de medo...


3) Fun??o Apelativa ou Conativa, na qual o foco ? o receptor. Seu objetivo ? influenciar o receptor ou destinat?rio, com a inten??o de convenc?-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, ? comum o uso de tu e voc?, ou o nome da pessoa, al?m dos vocativos e imperativo. ? a linguagem usada nos discursos, serm?es e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Exemplos:

  • a) Voc? j? tomou banho?
  • b) M?e, vem c?!
  • c) N?o perca esta promo??o!

?

4) Fun??o Po?tica, cujo foco ? a mensagem. ? aquela que p?e em evid?ncia a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais de express?o, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da l?gica ou provocar um efeito humor?stico. Embora seja pr?pria da obra liter?ria, a fun??o po?tica n?o ? exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequ?ncia nas express?es cotidianas de valor metaf?rico e na publicidade.

Exemplos:

  • ?... a lua era um desparrame de prata?. (Jorge Amado)    
  •  Em tempos de turbul?ncia, voe com fundos de renda fixa. (Texto publicit?rio)

?

5) Fun??o F?tica, o foco ? o canal de comunica??o. Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunica??o. ? aplicada em situa??es em que o mais importante n?o ? o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. F?tica quer dizer "relativa ao fato", ao que est? ocorrendo. Aparece geralmente nas f?rmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em express?es que confirmam que algu?m est? ouvindo ou est? sendo ouvido: sim, claro, sem d?vida, entende?, n?o ? mesmo? ? a linguagem das falas telef?nicas, sauda??es e similares.

Exemplo:

Al?? Est? me ouvindo?

?

6) Fun??o Metalingu?stica, que foca o c?digo. Esta fun??o refere-se ? metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um c?digo usando o pr?prio c?digo. ? a poesia que fala da poesia, da sua fun??o e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gram?ticas e os dicion?rios s?o exemplos de metalinguagem.

Exemplo:

Frase ? qualquer enunciado lingu?stico com sentido acabado. (Para dar a defini??o de frase, usamos uma frase.)

?

Defini??es dispon?veis em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php> Acesso em

?

Atividade 2 - A fun??o po?tica e os textos publicit?rios

Sabemos que o objetivo final dos textos publicit?rios ? convencer o p?blico a comprar determinado produto. A fun??o da linguagem relacionada a incitar o receptor a tomar determinada atitude, como sabemos, ? a fun??o conativa. Contudo, n?o raro nos textos publicit?rios h? uma preocupa??o tamb?m em mobilizar recursos lingu?sticos de forma a deixar a mensagem (o slogan) mais sedutora, de mais f?cil memoriza??o, ou dar um tom mais engra?ado.

Para compreender melhor a rela??o entre a fun??o po?tica (ou est?tica) da linguagem e os textos publicit?rios, o professor distribuir? o texto produzido por FEDRIZZI, Giulia; VASCONCELLOS, Natha?lia e CASTRO, Renata, todas alunas do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense.

Dispon?vel em: <http://www.uff.br/ensaiosdemarketing/artigos%20pdf/1/artigodois.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.

O professor pedir? para que cada aluno leia um par?grafo do texto, dando especial enfoque ?s se??es 2 e 3. Durante a leitura do texto, o professor dever? explicar oralmente as eventuais d?vidas, mantendo sempre o foco na rela??o entre a fun??o po?tica e os textos publicit?rios.

M?dulo 2

Atividade 1 - An?lise

Uma vez que no texto lido pelos alunos, as autoras fazem uma an?lise cuidadosa de alguns textos publicit?rios, buscando evidenciar a fun??o po?tica, os alunos dever?o fazer suas pr?prias an?lises de alguns textos publicit?rios. Para isso, o professor dever? levar impresso, uma sele??o de textos publicit?rios para serem analisados pelos alunos, em duplas.

Os alunos dever?o explorar quais recursos foram usados (rimas, alitera??es e outras figuras de linguagem) e que efeito de sentido eles provocam nos textos publicit?rios analisados.

Sugere-se que todas as duplas analisem todas as imagens, buscando rimas, alitera??es, ant?teses e/ou jogos de palavras, que evidenciem que houve uma preocupa??o com a mensagem em si (fun??o po?tica).

Como sugest?o de textos para serem analisados temos:

suco minute maid mais

Dispon?vel em: <http://dc349.4shared.com/doc/U1ZhHmN_/preview_html_7e7484f5.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

bistro do margs

Dispon?vel em: <http://2.bp.blogspot.com/-RwdGciFkTK4/TZtQuPfAO7I/AAAAAAAAAI4/cAD4NhTjEyw/s320/bistro_margs_poetica1.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

?

quasar

Dispon?vel em: <http://desenblogue.com/wp-content/uploads/2009/05/quasar.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

transpulmin

Dispon?vel em: <http://4.bp.blogspot.com/_MGMZJD88nMQ/SxGswCmQt1I/AAAAAAAAAB8/S8Wz2xJYPwo/s1600/anuncios-cretinos-xarope-transpulmin.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

sportage

Dispon?vel em: <http://igorfsilva.files.wordpress.com/2011/02/k-max_4.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

doril

Dispon?vel em: <http://1.bp.blogspot.com/-cQd82W2ReCU/TcKj7UurDBI/AAAAAAAABDU/s-nfttoF2ac/s400/tumblr_kyyz0vC9Uv1qamaor.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

omo

Dispon?vel em: <http://2.bp.blogspot.com/_4TVvuLNCLlI/S5lUjOCSNQI/AAAAAAAAADo/yQJEZcHKDFc/s320/case_omo%5B1%5D.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

lacta

Dispon?vel em: <http://1.bp.blogspot.com/-2cK-VZq4blk/T7LUGBZC0XI/AAAAAAAAAAs/DkQLo9wTTPM/s1600/Anuncio+publicitario.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

?

Atividade 2 - apresenta??o

Ap?s terem analisado as imagens, o professor dever? sortear oito alunos (ou o n?mero de textos publicit?rios analisados, caso o professor tenha optado por adicionar mais alguns) para apresentarem as an?lises feitas nas duplas. Ap?s a apresenta??o de cada colega sobre o que a dupla conseguiu analisar, os outros colegas da turma dever?o dizer se conseguiram observar alguma outra figura de linguagem naquele mesmo texto publicit?rio.

M?dulo 3

Atividade 1 - Produ??o

Ap?s terem analisado alguns textos publicit?rios, o professor pedir? que os alunos fa?am, individualmente ou em grupos, textos para serem colocados em campanhas publicit?rias levando em considera??o a import?ncia da fun??o po?tica nos textos publicit?rios.

A tem?tica poder? ser livre para instigar a criatividade dos alunos. Inclusive os produtos anunciados podem ser produtos inventados/fict?cios.

Ap?s a cria??o dos textos publicit?rios, cada aluno/grupo apresentar? seu texto para os demais colegas.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados durante a leitura do texto, segundo sua participa??o e envolvimento nas discuss?es, durante as an?lises e apresenta??o oral das an?lises, e por fim, pode-se analisar a produ??o dos textos publicit?rios, verificando se eles fizeram efetivamente o uso da fun??o po?tica para a constru??o de seus textos.