Eliana Dias, Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
O que s?o t?picos frasais;
como os t?picos frasais podem nos ajudar a identificar o assunto de um dado texto/par?grafo;
Acesso em: 20 jul 2013.
Primeiramente o professor far? uma revis?o oral com os alunos sobre o que s?o par?grafos e retomar? com eles a ideia de que na constru??o de um texto geralmente devemos fazer a separa??o dos par?grafos no texto de forma que cada ideia fique em um par?grafo. Feito isso, o professor explicar? para os alunos que, uma vez que cada ideia fica num par?grafo, ? importante estruturar o par?grafo deixando claro qual ideia est? sendo trabalhada no mesmo. A essa ideia norteadora do par?grafo ? dado o nome t?pico-frasal.
Sugere-se que o professor, para trabalhar aprofundadamente sobre o par?grafo e sobre a constitui??o dos t?picos frasais, apresente o material dispon?vel no site univercidade.br sobre o par?grafo.
Dispon?vel em: <http://www.univercidade.br/HTML/pap/pdf_portugues/OPARAGRAFO_Parte_Teorica.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.
Para trabalhar esse material, sugere-se que o professor projete o arquivo em datashow, e apresente oralmente, sanando as eventuais d?vidas dos alunos. Com a exposi??o desse material, os alunos ter?o uma vis?o mais aprofundada sobre o par?grafo e perceber?o a necessidade de cada par?grafo partir de um t?pico frasal.
Acesso em: 20 jul 2013.
Para uma explica??o mais detalhada do que s?o t?picos frasais e quais as diferentes maneiras de desenvolv?-los no par?grafo, o professor entregar? em folha impressa ou projetar? em datashow o texto "O que ? t?pico frasal por meio de exemplos", publicado no site scribd.com.
Dispon?vel em: <http://www.scribd.com/doc/40995399/Topico-frasal-por-meio-de-exemplos>. Acesso em 20 jul. 2013.
Ao final da leitura de cada um dos par?grafos o professor pedir? aos alunos (alternadamente) que identifiquem em cada um dos par?grafos qual foi a frase norteadora (t?pico frasal).
O professor pedir? aos alunos que elaborem (em folha avulsa) 3 par?grafos, deixando claros os t?picos frasais, e lan?ando m?o de tr?s formas distintas de amplia??o ou desenvolvimento de t?pico frasal.
Acesso em 20 jul 2013.
Para realizar essa atividade, os alunos dever?o partir dos temas das 10 ?ltimas edi??es do ENEM, quais sejam:
2012 Movimento imigrat?rio para o Brasil no s?culo 21
2011 Viver em rede no s?culo 21: os limites entre o p?blico e o privado
2010 O trabalho na constru??o da dignidade humana
2009 O indiv?duo frente ? ?tica nacional
2008 Como preservar a floresta Amaz?nica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a propriet?rios que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscaliza??o e aplicar multas a quem desmatar
2007 O desafio de se conviver com as diferen?as
2006 O poder de transforma??o da leitura
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004 Como garantir a liberdade de informa??o e evitar abusos nos meios de comunica??o
2003 A viol?ncia na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transforma??es sociais que o Brasil necessita?
Dispon?vel em: <http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html> Acesso em 20 jul. 2013.
?
Ap?s a produ??o dos textos, os alunos se sentar?o em duplas, sendo que cada aluno ler? o par?grafo elaborado por seu colega, e buscar?:
Explica??o sobre t?picos frasais e as formas de desenvolv?-lo feita pelo PCI concursos.
Dispon?vel em:<http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/topico-frasal>. Acesso em 20 jul. 2013.
?
Atividades sobre t?picos frasais:
Dispon?vel em: <http://edsonsbigstheories.files.wordpress.com/2012/03/aula2.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.
O professor avaliar? a aprendizagem por meio da an?lise dos coment?rios que um aluno far? no texto do outro, uma vez que eles dever?o marcar qual ? o t?pico frasal e qual estrat?gia de desenvolvimento do t?pico frasal foi utilizada em cada um dos par?grafos.