Portal do Professor

Início do Conteúdo

T?pico frasal - identificando a ideia chave

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que s?o t?picos frasais;

como os t?picos frasais podem nos ajudar a identificar o assunto de um dado texto/par?grafo;

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Frase, ora??o, per?odo;
  • paragrafa??o.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • computador
  • datashow;
  • folhas avulsas para a produ??o escrita

Estrat?gias:

  • exposi??o oral;
  • an?lise de par?grafos (identifica??o de t?picos frasais)
  • produ??o escrita (individual);

M?dulo 1

Atividade 1 - Introduzindo o assunto

aluno pensando

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://leals.files.wordpress.com/2009/06/vestibular-aluno.gif&imgrefurl=http://leals.wordpress.com/2009/06/&h=369&w=386&sz=17&tbnid=UQbnE-WtHn9MxM:&tbnh=90&tbnw=94&zoom=1&usg=__6dEGsm2Z2ZD17KsbzSMyMGAHDU4=&docid=B1MaaGY6NyNNIM&sa=X&ei=iBTrUc7QC_Hl4AObmoDYCg&ved=0CFcQ9QEwDA&dur=249

Acesso em: 20 jul 2013.

Primeiramente o professor far? uma revis?o oral com os alunos sobre o que s?o par?grafos e retomar? com eles a ideia de que na constru??o de um texto geralmente devemos fazer a separa??o dos par?grafos no texto de forma que cada ideia fique em um par?grafo. Feito isso, o professor explicar? para os alunos que, uma vez que cada ideia fica num par?grafo, ? importante estruturar o par?grafo deixando claro qual ideia est? sendo trabalhada no mesmo. A essa ideia norteadora do par?grafo ? dado o nome t?pico-frasal.

Sugere-se que o professor, para trabalhar aprofundadamente sobre o par?grafo e sobre a constitui??o dos t?picos frasais, apresente o material dispon?vel no site univercidade.br sobre o par?grafo.

Dispon?vel em: <http://www.univercidade.br/HTML/pap/pdf_portugues/OPARAGRAFO_Parte_Teorica.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.

Para trabalhar esse material, sugere-se que o professor projete o arquivo em datashow, e apresente oralmente, sanando as eventuais d?vidas dos alunos. Com a exposi??o desse material, os alunos ter?o uma vis?o mais aprofundada sobre o par?grafo e perceber?o a necessidade de cada par?grafo partir de um t?pico frasal.

datashow

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.visualimagem.com.br/media/k2/items/cache/f7a0a54c92471ac4480e727e4ccf93df_XL.jpg&imgrefurl=http://www.visualimagem.com.br/aluguel-projetor-datashow/aluguel-projetor-datashow-sharp&h=768&w=1024&sz=126&tbnid=JgFFxkMs8B7R9M:&tbnh=129&tbnw=172&zoom=1&usg=__MXTQsFkikdTujd44bLgFdRo6-JI=&docid=EoDtYyUKhbheUM&sa=X&ei=PhXrUbrLLpei4APhrICICw&ved=0CE0Q9QEwCQ&dur=672

Acesso em: 20 jul 2013.

Atividade 2 - exemplificando

Para uma explica??o mais detalhada do que s?o t?picos frasais e quais as diferentes maneiras de desenvolv?-los no par?grafo, o professor entregar? em folha impressa ou projetar? em datashow o texto "O que ? t?pico frasal por meio de exemplos", publicado no site scribd.com.

Dispon?vel em: <http://www.scribd.com/doc/40995399/Topico-frasal-por-meio-de-exemplos>. Acesso em 20 jul. 2013.

Ao final da leitura de cada um dos par?grafos o professor pedir? aos alunos (alternadamente) que identifiquem em cada um dos par?grafos qual foi a frase norteadora (t?pico frasal).

M?dulo 2

Atividade 1 - Produ??o

O professor pedir? aos alunos que elaborem (em folha avulsa) 3 par?grafos, deixando claros os t?picos frasais, e lan?ando m?o de tr?s formas distintas de amplia??o ou desenvolvimento de t?pico frasal.

imagem t??pico frasal

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-EN9RQ3qd-fQ/UakcgVx_nhI/AAAAAAAAAxE/vAbZvVYTedM/s640/Digitalizar0001.jpg&imgrefurl=http://www.redacaolorenza.com.br/&h=1600&w=1163&sz=319&tbnid=B9OrqDx1gfQQ-M:&tbnh=92&tbnw=67&zoom=1&usg=__n5_5tbS8zP7QvbCTyXEdTKQ_1Gw=&docid=JqoqgCYFNZYeuM&sa=X&ei=nRPrUeqDHs3D4APB0IDIBA&ved=0CEAQ9QEwBQ&dur=505

Acesso em 20 jul 2013.

Para realizar essa atividade, os alunos dever?o partir dos temas das 10 ?ltimas edi??es do ENEM, quais sejam:

2012    Movimento imigrat?rio para o Brasil no s?culo 21
2011    Viver em rede no s?culo 21: os limites entre o p?blico e o privado
2010    O trabalho na constru??o da dignidade humana
2009    O indiv?duo frente ? ?tica nacional
2008    Como preservar a floresta Amaz?nica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a propriet?rios que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscaliza??o e aplicar multas a quem desmatar
2007    O desafio de se conviver com as diferen?as
2006    O poder de transforma??o da leitura
2005    O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004    Como garantir a liberdade de informa??o e evitar abusos nos meios de comunica??o
2003    A viol?ncia na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002    O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transforma??es sociais que o Brasil necessita?

Dispon?vel em: <http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html> Acesso em 20 jul. 2013.

Atividade 2 - trocando ideias

?

Ap?s a produ??o dos textos, os alunos se sentar?o em duplas, sendo que cada aluno ler? o par?grafo elaborado por seu colega, e buscar?:

  • identificar qual o t?pico-frasal;
  • identificar qual estrat?gia de desenvolvimento foi utilizada pelo colega para desenvolver cada um dos t?picos frasais.

Recursos Complementares

Explica??o sobre t?picos frasais e as formas de desenvolv?-lo feita pelo PCI concursos.

Dispon?vel em:<http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/topico-frasal>. Acesso em 20 jul. 2013.

?

Atividades sobre t?picos frasais:

Dispon?vel em: <http://edsonsbigstheories.files.wordpress.com/2012/03/aula2.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.

Avaliação

O professor avaliar? a aprendizagem por meio da an?lise dos coment?rios que um aluno far? no texto do outro, uma vez que eles dever?o marcar qual ? o t?pico frasal e qual estrat?gia de desenvolvimento do t?pico frasal foi utilizada em cada um dos par?grafos.