Portal do Professor

Início do Conteúdo

Recursos verbais e n?o-verbais nos textos de campanha comunit?ria

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • O que s?o textos de campanha comunit?ria;
  • qual a import?ncia de recursos verbais e n?o-verbais na composi??o de textos do g?nero texto de campanha comunit?ria.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Linguagem verbal e n?o-verbal

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • handouts

  • computador e datashow;

  • folha sulfite;

  • cartolina;

  • pinc?is;

  • l?pis de cor

Estrat?gias:

  • Discuss?es orais;
  • an?lise de textos de campanha comunit?ria em grupos;
  • exposi??o oral;
  • produ??o escrita em duplas.

M?dulo 1

Atividade 1 - ativando os conhecimentos pr?vios

O professor iniciar? a aula discutindo com os alunos os conceitos de linguagem verbal e n?o verbal. Para essa discuss?o, sugere-se que seja apresentada a seguinte tirinha de Mafalda:

mafalda

Dispon?vel em: <http://25.media.tumblr.com/8163d4e1156cd5be8bd908ce5d9e8b23/tumblr_mj9fy4OLi21qdkmopo1_1280.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

A partir dessa tirinha, o professor explorar? com os alunos quais exemplos de linguagem verbal e n?o-verbal est?o presentes nessa tirinha, e dever? ressaltar que podemos interpretar a tirinha n?o apenas pelo que est? escrito nos bal?es (verbal) como tamb?m pela express?o facial e os gestos de Mafalda (linguagem n?o-verbal).

Atividade 2 - introduzindo o assunto

Ap?s revisar com os alunos o que s?o a linguagem verbal e n?o-verbal, o professor introduzir? o trabalho com o g?nero Texto de Campanha Comunit?ria, a partir da seguinte imagem:

camp 1

Dispon?vel em: <http://4.bp.blogspot.com/-Cpwqd_4_RRg/UNssfLMKpCI/AAAAAAAAAFY/1r_qKtG55cQ/s1600/anuncio_246x200.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

O professor projetar? a imagem em datashow e far? algumas perguntas aos alunos, visando lev?-los a perceber que trata-se de um texto de campanha comunit?ria, que visa principalmente levar os integrantes de uma determinada comunidade a participar de alguma campanha com o intuito de ajudar a um grupo pertencente a uma comunidade espec?fica.

Nesse caso, trata-se da campanha de vacina??o infantil, que tem por objetivo principal fazer com que pessoas que tenham crian?as menores de cinco anos para irem a um posto de sa?de para tomar vacinas.

Como sugest?o de perguntas temos:

  • Qual o p?blico-alvo desse texto/imagem?
  • Qual a finalidade desse texto?
  • Qual o tema?
  • Quais recursos verbais tentam convencer as pessoas a participarem dessa campanha de vacina??o?
  • Quais recursos n?o verbais contribuem para incentivar as crian?as a participarem da campanha de vacina??o?
  • A qual g?nero pertence esse texto?

Ap?s os alunos terem respondido oralmente as quest?es acima, o professor chamar? a aten??o dos alunos para o fato de que concorrem para incitar as pessoas a participarem da campanha tanto recursos verbais como n?o verbais.

O professor dever? evidenciar para os alunos que:

Quanto aos recursos verbais, o principal deles ? a persuas?o por meio do uso do infinitivo "siga o Z? gotinha", "leve as crian?as menores de cinco anos..."), al?m de trazer maiores detalhes sobre a campanha, no texto abaixo da imagem, e a data da campanha (18 de junho) em fonte grande. Devemos lembrar que em alguns textos de campanha comunit?ria o infinitivo ? usado, em outras n?o, mas que sempre o que se espera ? convencer as pessoas a tomarem determinada atitude.

Quanto aos recursos n?o-verbais, podemos ressaltar o uso de imagens de crian?as, com o semblante alegre (colocar crian?as chorando n?o ajudaria muito), ursinhos de pel?cia, o pr?prio z?-gotinha, para convencer as crian?as a participarem da campanha. Al?m disso, nessa imagem houve um cuidado com a escolha de cores alegres, num dia ensolarado o que refor?a o ambiente positivo e legal que se quer formar em torno da campanha. Outro recurso utilizado ? o fato de que todos est?o indo em dire??o ao Z? gotinha, mais um motivo para as crian?as quererem "seguir o Z? gotinha". Por fim, podemos perceber que a pr?pria  disposi??o das informa??es, no topo a informa??o mais importante, com o nome da campanha (campanha de vacina??o), ao lado da data (informa??o tamb?m importante), e abaixo temos informa??es mais detalhadas (quais crian?as devem ser levadas, onde est? sendo a campanha, etc.).

?

Feito isso, o professor projetaria uma segunda imagem, de uma campanha de ajuda a m?es necessitadas, que n?o faz muito bem o uso dos recursos verbais e n?o verbais. E discutir? com os alunos o que poderia ser melhorado, tanto no que se refere a recursos verbais quanto n?o verbais.

Segue o cartaz:

ajuda de mae

Dispon?vel em: <http://weblog.aventar.eu/atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/Campanha%20Ajuda%20de%20Mae.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

O professor dever? projetar a imagem e ressaltar que nesse texto de campanha comunit?ria n?o foi colocado em destaque qual o objetivo da campanha, ? feito o pedido de doa??o "D? o que voc? n?o precisa a quem mais precisa", mas isso n?o chama a aten??o para quem ser? beneficiado com a campanha, s? abaixo, em destaque menor (recurso n?o verbal de tamanho das fontes) ? poss?vel identificar que trata-se de uma campanha em prol das m?es carentes.

Al?m disso as ?nicas imagens que aparecem s?o as logos da entidade que est? promovendo a campanha "Ajuda de m?e" e dos patrocinadores. Se tivessem colocado imagens de beb?s ou de m?es carentes na composi??o desse texto teria ficado melhor.

Outra quest?o que pode ser analisada ? o fato de se colocar numa fonte de tamanho t?o pequeno informa??es importantes (como a data e qual o p?blico beneficiado): "Dia da m?e - campanha de recolha de donativos 3, 4 e 5 de maio". Uma alternativa seria colocar essas informa??es em uma fonte um pouco maior, e com uma letra de outra cor.

Ainda sobre as cores (recurso n?o verbal) esse texto de campanha comunit?ria ficou muito pobre por utilizar apenas uma cor de fundo (vermelho), a mesma cor para todas as informa??es, e apenas uma cor diferente para a logo da institui??o, que nem ficou t?o em destaque devido ao contraste n?o muito bom com o vermelho.

?

M?dulo 2

Atividade 1 - An?lise

O professor dever? dividir a turma em grupos pequenos (duplas ou trios), sendo que cada grupo receber? uma folha impressa com 2 a 4 textos de campanha publicit?ria, selecionados dentre os que seguem abaixo.

(Sugere-se que sejam montados diferentes handouts para que num segundo momento os alunos fa?am a socializa??o das suas an?lises).

?

ciclista legal

Dispon?vel em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/wp-content/uploads/sites/64/import/cl-2.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

?

contra acidentes

Dispon?vel em: <http://uniaomotorcycle.files.wordpress.com/2009/12/cartaz-campanha-ijf.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

combate a dengue

Dispon?vel em: <http://3.bp.blogspot.com/_737mB_VRq30/TMbBGerwxFI/AAAAAAAAAAg/lEzFBzCT58c/s320/506BannerDengue744x1063.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

adocao de cachorro

Dispon?vel em: <http://www.oparsjc.org/imagens/larfeliz.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

natal literario

Dispon?vel em: <http://2.bp.blogspot.com/-ydNqjZcGBi0/UJAIWeBgsSI/AAAAAAAAEDw/ZdLHpN6NlP8/s1600/natal+liter?rio_banner.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

camisinha

Dispon?vel em: <http://www.onacional.com.br/img/not_201301311511738525_g.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

cachorros

Dispon?vel em: <http://2.bp.blogspot.com/-4adAcxvhNyQ/UZ--A68pAqI/AAAAAAAAANI/iN3xHzqQSi8/s320/Dog+registration+poster.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

sos rio

Dispon?vel em: <http://1.bp.blogspot.com/_6avNVKS8q8M/TUBKj5V48pI/AAAAAAAAAOI/2UABbjks2Jc/s1600/Sos+RJ.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

desabrigados

Dispon?vel em: <http://www.horizonte.ce.gov.br/images/conteudo/desabrigadosrj.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

agasalho construtora

Dispon?vel em: <http://www.solidum.hospedagemdesites.ws/upload/textarea/Arte-Campanha-do-Agasalho.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

agasalho

Dispon?vel em: <http://1.bp.blogspot.com/-NwgqpLFiiNw/T8gMAvTPaCI/AAAAAAAAABU/L5y4p9LKyLw/s640/Campanha+do+agasalho+(1).jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

ajuda de bebe

Dispon?vel em: <http://imgs.sapo.pt/gfx/513431.gif>. Acesso em 20 jul. 2013.

greenpeace

Dispon?vel em: <http://www.apolo11.com/imagens/etc/aquecimento_global_amazonia_greenpeace_bem_vindo_ao_futuro.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

lixo

Dispon?vel em: <http://bythesign.files.wordpress.com/2008/04/cartaz_loga_p.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

?

Os alunos dever?o analisar os textos de campanha comunit?ria, respondendo no caderno ?s seguintes quest?es, sobre cada um dos textos:

  • Qual o p?blico-alvo desse texto/imagem?
  • Quem ser? beneficiado com essa campanha?
  • Quem est? promovendo essa campanha?
  • Qual o tema?
  • Quais recursos verbais tentam convencer as pessoas a participarem dessa campanha?
  • Quais recursos n?o verbais contribuem para incentivar as pessoas a participarem da campanha?
  • Esse texto de campanha comunit?ria te motivaria a participar da campanha em quest?o? Por qu??
  • O que poderia ser modificado nesse texto de campanha comunit?ria para incitar ainda mais as pessoas a aderirem ? campanha? Voc? modificaria um dos recursos verbais ou n?o verbais?

?

Atividade 2 - Socializa??o

Ap?s analisarem os textos de campanha comunit?ria, cada grupo apresentar? seus textos analisados, para o restante da turma, ressaltando os recursos verbais e n?o verbais que contribuem para convencer as pessoas a aderirem a uma determinada campanha comunit?ria.

M?dulo 3

Atividade 1 - Produ??o

Para essa atividade o professor discutir? com os alunos algum tema para uma campanha que poderia ser feita na pr?pria escola (doa??o de brinquedos para crian?as carentes, doa??o de agasalhos, etc), pensando em datas, local das doa??es, institui??o benefici?ria, etc. (se for poss?vel fa?a uma campanha real, espalhando as produ??es dos alunos pela escola)

Em seguida o professor dividir? os alunos em duplas, para que eles fa?am cartazes para essa campanha, tendo como p?blico-alvo os pr?prios alunos da escola. Para que os alunos possam fazer uma primeira vers?o, depois revisar e fazer uma vers?o definitiva dos textos para a campanha, ? interessante que a primeira vers?o seja feita em papel sulfite e a vers?o final em cartolina ou no computador.

Para finalizar o trabalho os alunos devem escolher quais os melhores locais de exposi??o para a produ??o deles e colar os cartazes, e depois aguardarem os resultados da campanha para irem ? institui??o beneficiada.

Recursos Complementares

V?deo de uma campanha comunit?ria no youtube:

Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=IHPa3ZqYXsc&list=PLDF97601AC973419C>. Acesso em 20 jul. 2013.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados durante a apresenta??o das an?lises dos textos para os colegas, verificar se os alunos realmente elencaram quais os recursos verbais e n?o verbais foram utilizados para a constru??o do texto de campanha comunit?ria em quest?o e ao final, um ?timo instrumento de avalia??o ? o pr?prio cartaz feito pelos alunos para a campanha comunit?ria a ser realizada na escola.