Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo nosso caderno de receitas.

Autor e Co-autor(es)

P?mela Faria Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Realizar tentativas de leitura e escrita de palavras relacionadas ?s receitas.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
  • Reconhecer a estrutura do g?nero textual: receita.
  • Explorar e analisar o sistema alfab?tico.
  • Interpretar informa??es.

  

Duração das atividades

07 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Roda de Conversa

?

1- ? importante que liguemos o conte?do trabalhado com o cotidiano do aluno, sendo assim, que tal fazer o diagn?stico e agu?ar a curiosidade do aluno. Para isso sugerimos que organize uma roda para conversar com os alunos sobre receitas. Inicie essa conversa com os seguintes questionamentos:

  • O que ? uma receita?
  • Para que serve uma receita?
  • Algu?m j? usou uma receita para produzir algum alimento? Qual?

?

2- No segundo momento, instigue as crian?as a lembrar de coisas que eles gostam de comer, questione como s?o feitos esses alimentos e, tendo o professor como escriba, convide as crian?as para elaborarem uma lista dos alimentos que gostam de comer. Nesse momento ? importante identificar com os alunos qual ? a finalidade de uma lista, quais s?o suas caracter?sticas e como organiz?-la.

Observa??es: A partir da lista, algumas receitas que s?o familiares ?s crian?as, ser?o escolhidas para serem confeccionadas na escola e para compor o caderno de receitas que ser? produzido pela turma.

3- Logo ap?s produzir a lista, fa?a a escrita do nome dos alimentos da lista em fichas separadas, organize-as dispostas no ch?o da roda e convide os alunos a identificar nessas fichas as letras utilizadas para escrever o nome dos alimentos. Voc? poder? explorar com os alunos a quantidade de letras das palavras, em que ordem elas aparecem, bem como incentivar os alunos para que compreendam que palavras diferentes compartilham certas letras.

4- Depois convide os alunos a reproduzir a lista em um cartaz, colocando as fichas com os nomes dos alimentos em ordem alfab?tica.  Nesse momento, incentive o aluno a nomear as letras do alfabeto e a conhecer sua ordem.

?

Atividade 2- Escolhendo as receitas. 

1- A partir da lista do cartaz, decida com os alunos quais receitas entrar?o no livro e que ser?o realizadas na escola. Ap?s essa escolha, pe?a para que pesquisem em casa com os pais sobre as receitas selecionadas e traga-as impressas para compartilhar com o grupo.

2- No nosso grupo selecionamos: Brigadeiro, Bolo de Chocolate, Danoninho Caseiro e Gelatina.

3- Ao retornarem com as pesquisas, solicite aos alunos que fa?am uma roda para compartilharem suas receitas. Pe?a que observem com aten??o as falas dos colegas sobre as receitas e conversem sobre as caracter?sticas desse g?nero de escrita. Fa?a interven??es apontando o que h? nesses textos: 

  • Como uma receita ? dividida?
  • Por que na receita existe primeiro uma lista de ingredientes e depois o modo de preparo?
  • Voc?s sabem o que significa a palavra ingredientes? Incentive o uso das estrat?gias de leitura para descobrir quais s?o os nomes desses ingredientes. 

4- Os alunos podem trazer diferentes receitas de um mesmo alimento, por isso explore essas diferen?as e escolha, em conjunto com eles, quatro receitas que represente cada alimento (Brigadeiro, Bolo de Chocolate, Danoninho Caseiro e Gelatina), para ser feito com os alunos na escola e que ir? compor o caderno de receitas.

?

Produzindo Doces  Produzindo Doces

Produzindo as receitas -Turma1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Sugest?es de receitas:

?

?

BRIGADEIRO DE CENOURA

INGREDIENTES

?

MASSA:

  • 1 CENOURA RALADA NO RALO GROSSO
  • 1 X?CARA DE CH? DE ?GUA
  • 1 X?CARA E 1/2 DE LEITE EM P?
  • 2 COLHERES DE SOPA DE AMIDO DE MILHO
  • 1/2 X?CARA DE A??CAR
  • 1 COLHER DE SOPA DE MARGARINA
  • ?

PARA COBRIR:

  • COCO RALADO

?

PARA UNTAR:

  • MARGARINA

MODO DE PREPARO

  1. BATA NO LIQUIDIFICADOR A CENOURA, A ?GUA, O LEITE EM P?, O AMIDO DE MILHO E O A??CAR AT? TODOS OS INGREDIENTES ESTEJAM INCORPORADOS.
  2. TRANSFIRA PARA UMA PANELA M?DIA, JUNTE A MARGARINA E LEVE AO FOGO BAIXO, MEXENDO AT? APARECER O FUNDO DA PANELA.
  3. DESPEJE EM UM PRATO LEVEMENTE UNTADO.
  4. DEIXE ESFRIAR.
  5. COM AS M?OS UNTADAS, FA?A BOLINHAS E PASSE NO COCO RALADO.
  6. VARIA??ES: VOC? PODE SUBSTITUIR O COCO RALADO POR CHOCOLATE GRANULADO OU A??CAR CRISTAL. 

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6396-brigadeiro-de-cenoura.html. Acesso em 11 de julho de 2013.

?

?

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA

?

INGREDIENTES

  • 7 OVOS
  • 7 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM P?
  • 7 COLHERES DE SOPA DE A??CAR
  • 4 COLHERES DE SOPA DE ?LEO
  • 2 COLHERES DE SOPA DE MARGARINA
  • 50 GRAMAS (PACOTE PEQUENO) DE COCO RALADO.
  • 1 COLHER DE SOPA CHEIA DE FERMENTO EM P?

?

COBERTURA DE BRIGADEIRO MOLE:

  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 2 COLHERES DE SOPA MARGARINA
  • 7 COLHERES DE CHOCOLATE EM P?
  • 50 MILILITROS DE LEITE (RENDE MAIS)

?

MODO DE PREPARO

  1. BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR, DEPOIS DE BEM BATIDO, ACRESCENTAR O FERMENTO S? PARA MISTURAR UM POUCO.
  2. UNTAR UMA ASSADEIRA M?DIA COM MANTEIGA E FARINHA.
  3. LEVAR AO FORNO M?DIO PARA ASSAR POR APROXIMADAMENTE 25 MINUTOS.

?

RECHEIO:

  1. MISTURAR TUDO E LEVAR AO FOGO, AT? DISSOLVER TUDO.
  2. DEPOIS DE ASSADO DESPEJAR POR CIMA.

?

INFORMA??ES ADICIONAIS

  • N?O ? PARA DESENFORMAR SE FIZER O BOLO NUM REFRAT?RIO GRANDE (CERCA DE 40X25), N?O DAR? CERTO, POIS VAI SE DESPEDA?AR. CORTE OS PEDA?OS DIRETO NO REFRAT?RIO E SIRVA NUM PRATO DE SOBREMESA.

?

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6448-bolo-de-chocolate-sem-farinha.html. Acesso em 11 de julho de 2013.

?

?

DANONINHO CASEIRO

?

INGREDIENTES

  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 2 CAIXAS DE CREME DE LEITE 200 GRAMAS
  • 1 IOGURTE NATURAL 200 GRAMAS
  • 1 PACOTE DE SUCO SABOR MORANGO (OU OUTRO SABOR DE SUA PREFER?NCIA) SEM A??CAR

?

MODO DE PREPARO

  1. BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR E COLOCAR EM UM RECIPIENTE.
  2. LEVAR A GELADEIRA.
  3. SE QUISER COLOCAR NO CONGELADOR FICA MUITO BOM.

?

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/19728-danoninho-caseiro.html. Acesso em 11 de julho de 2013.

?

?

GELATINA ROSA

?

INGREDIENTES

  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 1 COPO E MEIO DE SUCO DE LARANJA
  • 6 FOLHAS DE GELATINA VERMELHA

?

MODO DE PREPARO

  1. DISSOLVER A GELATINA CONFORME AS INSTRU??ES DA EMBALAGEM.
  2. EM SEGUIDA BATER TODOS OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR, COLOCAR EM UM REFRAT?RIO E COLOCAR PARA GELAR AT? FICAR CONSISTENTE.

?

?

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/126-gelatina-rosa.html. Acesso em 11 de julho de 2013.

?

5- Se sua escola possuir uma cantina convide a respons?vel pela mesma para produzir a receita com os alunos. Se n?o tiver essa profissional o professor mesmo pode sugerir a produ??o juntamente com os alunos.

?

Atividade 3- Construindo e divulgando o caderno de receitas

?

1- Depois de conversar sobre a estrutura de uma receita, o que deve nela conter, trabalhado com as quantidades, com a escrita dos n?meros, das palavras e como modo de fazer; pegue um cartaz e construa com os alunos, com ajuda e orienta??es da cantineira, a escrita das receitas. Relembre como foram realizadas e conte para os alunos sobre a escrita deste texto coletivo, o qual ir? compor o nosso caderno de receitas. Para essa atividade, o professor ser? o escriba dessas receitas e, antes de digita-las para ir para o caderno, proponha uma revis?o coletiva do texto produzido. Para essa revis?o, o professor dever? ler parte por parte do texto para que os alunos proponham modifica??es. Incentive-os na leitura dos ingredientes necess?rios, se algum aluno j? consegue fazer a escrita de algumas palavras, pe?a a ele que a fa?a.

2- Ap?s esse processo de constru??o coletiva, digite essas receitas, reproduza uma c?pia para cada um dos alunos e encaderne. Trabalhe com eles a constru??o de um caderno de receitas. Para isso sugerimos alguns apontamentos: 

  • O que deve conter no caderno para que as pessoas saibam que ? um caderno de receitas?
  • Temos que preparar um ?ndice? Algu?m sabe o que ? um ?ndice?
  • Temos que colocar n?mero nas p?ginas para que as pessoas encontrem as receitas.
  • Podemos fazer uma dedicat?ria para os pais.
  • Podemos fazer uma tarde de aut?grafos para entregar os cadernos de receitas para os familiares.
  • O que ? um aut?grafo?

3- Pe?a aos alunos que escrevam a numera??o das p?ginas, ilustre as receitas, autografe o livro. A dedicat?ria tamb?m poder? ser feita atrav?s da constru??o de um texto coletivo. O professor tamb?m pode complementar o caderno com fotos dos momentos de produ??o das receitas.

4- Em seguida convide ?s fam?lias para que os alunos possam fazer a entrega do caderno de receitas.  

Recursos Complementares

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

?

NEIVERTH, Thaisa. Vamos nos encontrar e cozinhar? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49574. Acesso em 14 de julho de 2013.

CAPISTRANO, Naire Jane. Sabores, cores e cheiros dos nossos h?bitos alimentares. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22733. Acesso em 14 de julho de 2013 

Avaliação

A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteadoras observa??es feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ter algumas perguntas: 

?         Esses momentos trouxeram: questionamentos, indaga??es e contribui??es?

?         Houve avan?o no processo de alfabetiza??o e letramento atrav?s da tentativa de leitura e escrita de palavras do contexto?

?         Os alunos identificaram e ampliaram o conhecimento sobre os g?neros textuais (lista e receita)?

?         Conseguiram compreender e elaborar um caderno de receita?

?         Conseguiram compreender a estrutura da elabora??o de um texto coletivo?

?

A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteadoras observa??es feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo das crian?as nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ter algumas perguntas: Conseguiram compreender a estrutura da elabora??o de um texto coletivo?