Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.
Atividade 1- Roda de Conversa
?
1- ? importante que liguemos o conte?do trabalhado com o cotidiano do aluno, sendo assim, que tal fazer o diagn?stico e agu?ar a curiosidade do aluno. Para isso sugerimos que organize uma roda para conversar com os alunos sobre receitas. Inicie essa conversa com os seguintes questionamentos:
?
2- No segundo momento, instigue as crian?as a lembrar de coisas que eles gostam de comer, questione como s?o feitos esses alimentos e, tendo o professor como escriba, convide as crian?as para elaborarem uma lista dos alimentos que gostam de comer. Nesse momento ? importante identificar com os alunos qual ? a finalidade de uma lista, quais s?o suas caracter?sticas e como organiz?-la.
Observa??es: A partir da lista, algumas receitas que s?o familiares ?s crian?as, ser?o escolhidas para serem confeccionadas na escola e para compor o caderno de receitas que ser? produzido pela turma.
3- Logo ap?s produzir a lista, fa?a a escrita do nome dos alimentos da lista em fichas separadas, organize-as dispostas no ch?o da roda e convide os alunos a identificar nessas fichas as letras utilizadas para escrever o nome dos alimentos. Voc? poder? explorar com os alunos a quantidade de letras das palavras, em que ordem elas aparecem, bem como incentivar os alunos para que compreendam que palavras diferentes compartilham certas letras.
4- Depois convide os alunos a reproduzir a lista em um cartaz, colocando as fichas com os nomes dos alimentos em ordem alfab?tica. Nesse momento, incentive o aluno a nomear as letras do alfabeto e a conhecer sua ordem.
?
Atividade 2- Escolhendo as receitas.
1- A partir da lista do cartaz, decida com os alunos quais receitas entrar?o no livro e que ser?o realizadas na escola. Ap?s essa escolha, pe?a para que pesquisem em casa com os pais sobre as receitas selecionadas e traga-as impressas para compartilhar com o grupo.
2- No nosso grupo selecionamos: Brigadeiro, Bolo de Chocolate, Danoninho Caseiro e Gelatina.
3- Ao retornarem com as pesquisas, solicite aos alunos que fa?am uma roda para compartilharem suas receitas. Pe?a que observem com aten??o as falas dos colegas sobre as receitas e conversem sobre as caracter?sticas desse g?nero de escrita. Fa?a interven??es apontando o que h? nesses textos:
4- Os alunos podem trazer diferentes receitas de um mesmo alimento, por isso explore essas diferen?as e escolha, em conjunto com eles, quatro receitas que represente cada alimento (Brigadeiro, Bolo de Chocolate, Danoninho Caseiro e Gelatina), para ser feito com os alunos na escola e que ir? compor o caderno de receitas.
?
Produzindo as receitas -Turma1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Sugest?es de receitas:
?
?
BRIGADEIRO DE CENOURA INGREDIENTES ? MASSA:
PARA COBRIR:
? PARA UNTAR:
MODO DE PREPARO
|
Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6396-brigadeiro-de-cenoura.html. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
?
BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA ? INGREDIENTES
? COBERTURA DE BRIGADEIRO MOLE:
? MODO DE PREPARO
? RECHEIO:
? INFORMA??ES ADICIONAIS
? |
Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6448-bolo-de-chocolate-sem-farinha.html. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
?
DANONINHO CASEIRO ? INGREDIENTES
? MODO DE PREPARO
? |
Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/19728-danoninho-caseiro.html. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
?
GELATINA ROSA ? INGREDIENTES
? MODO DE PREPARO
? |
?
Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/126-gelatina-rosa.html. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
5- Se sua escola possuir uma cantina convide a respons?vel pela mesma para produzir a receita com os alunos. Se n?o tiver essa profissional o professor mesmo pode sugerir a produ??o juntamente com os alunos.
?
Atividade 3- Construindo e divulgando o caderno de receitas
?
1- Depois de conversar sobre a estrutura de uma receita, o que deve nela conter, trabalhado com as quantidades, com a escrita dos n?meros, das palavras e como modo de fazer; pegue um cartaz e construa com os alunos, com ajuda e orienta??es da cantineira, a escrita das receitas. Relembre como foram realizadas e conte para os alunos sobre a escrita deste texto coletivo, o qual ir? compor o nosso caderno de receitas. Para essa atividade, o professor ser? o escriba dessas receitas e, antes de digita-las para ir para o caderno, proponha uma revis?o coletiva do texto produzido. Para essa revis?o, o professor dever? ler parte por parte do texto para que os alunos proponham modifica??es. Incentive-os na leitura dos ingredientes necess?rios, se algum aluno j? consegue fazer a escrita de algumas palavras, pe?a a ele que a fa?a.
2- Ap?s esse processo de constru??o coletiva, digite essas receitas, reproduza uma c?pia para cada um dos alunos e encaderne. Trabalhe com eles a constru??o de um caderno de receitas. Para isso sugerimos alguns apontamentos:
3- Pe?a aos alunos que escrevam a numera??o das p?ginas, ilustre as receitas, autografe o livro. A dedicat?ria tamb?m poder? ser feita atrav?s da constru??o de um texto coletivo. O professor tamb?m pode complementar o caderno com fotos dos momentos de produ??o das receitas.
4- Em seguida convide ?s fam?lias para que os alunos possam fazer a entrega do caderno de receitas.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
?
NEIVERTH, Thaisa. Vamos nos encontrar e cozinhar? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49574. Acesso em 14 de julho de 2013.
CAPISTRANO, Naire Jane. Sabores, cores e cheiros dos nossos h?bitos alimentares. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22733. Acesso em 14 de julho de 2013
A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteadoras observa??es feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ter algumas perguntas:
? Esses momentos trouxeram: questionamentos, indaga??es e contribui??es?
? Houve avan?o no processo de alfabetiza??o e letramento atrav?s da tentativa de leitura e escrita de palavras do contexto?
? Os alunos identificaram e ampliaram o conhecimento sobre os g?neros textuais (lista e receita)?
? Conseguiram compreender e elaborar um caderno de receita?
? Conseguiram compreender a estrutura da elabora??o de um texto coletivo?
?