N?bia Silvia Guimar?es Paiva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.
Atividade 1 ? Instigando a curiosidade sobre os avi?es.
1- Professor, essa aula tem como objetivo criar condi??es para que o aluno compreenda o funcionamento dos avi?es, bem como desenvolver conceitos e rela??es entre dist?ncias, velocidade e tempo. Sendo assim, para iniciar a discuss?o com as crian?as, ? interessante instigar a curiosidade das mesmas em rela??o ? tem?tica. No caso dessa aula, trata-se do nome escolhido pela turma para compor sua identidade no ano letivo de 2012. Sendo assim, at? chegar a esse estudo do qual trata essa aula, passou-se por todo processo democr?tico que envolve essa escolha, quais sejam, escuta das sugest?es das crian?as, vota??o entre os nomes sugeridos e depois de eleito, iniciou-se o processo de pesquisa. Dando in?cio ao trabalho de pesquisa em si, convide as crian?as para assistir ao filme: ?Kika - De onde vem o avi?o?. Dura??o: 4min31seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2QZhiiSBFdQ. Acesso em 07 de junho de 2013.
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=2QZhiiSBFdQ. Acesso em 07 de julho de 2013.
?
2- Depois de assistir ao filme fa?a uma roda de conversa e o explore. Esse momento ? importante para desenvolver o respeito ? escuta da fala do colega e explicitar opini?es. ? interessante fazer perguntas relacionadas ? utilidade do avi?o, para construir algumas rela??es importantes. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Professor, voc? tamb?m pode trabalhar os conhecimentos sobre racioc?nio l?gico matem?tico, tem?ticas relacionadas ao peso, altura, velocidade etc. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
3- Anote e organize as falas das crian?as e aproveite suas curiosidades para organizar o trabalho de pesquisa. A partir delas, voc? pode montar um quadro de hip?teses levantadas pelas crian?as. Este quadro pode ser dividido entre:
As crian?as, a partir do filme, j? poder?o trazer muitas informa??es interessantes sobre o AVI?O e cabe a voc? professor, dar continuidade ao trabalho, desafiando-as e propondo situa??es em que ser? poss?vel aprofundar alguns conceitos.
Em rela??o ao que as crian?as querem saber, podem surgir perguntas como:
Observa??es: Professor trabalhe essas perguntas com as crian?as, percebendo e escrevendo as hip?teses que apresentam. Veja alguns exemplos de hip?teses expressadas pelos alunos nessa aula.
Outras hip?teses podem surgir ? voc? pode explor?-las para que, posteriormente, durante a pesquisa, elas possam comprov?-las ou ne
g?-l as.Depois, trabalhe com as crian?as as possibilidades de onde buscar as respostas para essas perguntas. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Observa??es: nesse momento podemos trabalhar a import?ncia da biblioteca da escola para a pesquisa, com livros e enciclop?dias. A ajuda dos pais e familiares na busca de informa??es. A pesquisa pela internet tamb?m deve ser considerada. Existe tamb?m a possibilidade da conversa com o profissional que trabalha com avi?es, como por exemplo, o Piloto. Se poss?vel agende uma entrevista com esse profissional para que as crian?as possam estar mais pr?ximas da tem?tica por meio de algu?m que vive de fato a experi?ncia.
Entrevista com o Piloto na sala do 2? per?odo C ? 2012 ? ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
4- Ao final da entrevista propor a constru??o de um texto coletivo com as descobertas feitas durante esse momento. A constru??o desse texto deve ir contemplando a descoberta feita por cada crian?a e ainda imagens tiradas durante esse momento que possibilitem visualizar tais descobertas.
DESCOBRIMOS UM POUCO SOBRE OS AVI?ES DIA 04 DE MAR?O DE 2013. O BICO DO AVI?O ? TAMB?M CHAMADO DE NARIZ E SERVE PARA DAR MAIS IMPULSO AO AVI?O NA HORA DE VOAR. EM ALGUNS AVI?ES ESSE BICO SERVE S? PARA QUE O AVI?O FIQUE MAIS BONITO. DESCOBRIMOS QUE O HELIC?PTERO ? UM TIPO DE AERONAVE ASSIM COMO O AVI?O. TEM ALGUNS HELIC?PTEROS QUE S?O USADOS PARA SALVAR AS PESSOAS. O AVI?O QUE SOLTA FOGO PELA TURBINA ? O AVI?O DE GUERRA (CA?A). TEM AVI?ES QUE TRANSPORTAM ANIMAIS E ALGUNS QUE POUSAM NA ?GUA. DESCOBRIMOS A DIST?NCIA DAQUI AT? NA CHINA: 16.676 KM OU SEJA, NA AVIA??O USA-SE O TERMO MILHAS PARA MEDIR DIST?NCIAS, ENT?O ESSE N?MERO CORRESPONDE A 10362 MILHAS. PARA CHEGAR L? NA CHINA GASTA 6 DIAS DE CARRO E DE AVI?O APENAS 20 HORAS, OU SEJA, MENOS DE UM DIA. DESCOBRIMOS QUE A TURBINA AJUDA OS AVI?ES A VOAREM. ISSO ACONTECE PORQUE O AR PASSA DENTRO DELA, SE AQUECE E D? UM IMPULSO MUITO FORTE. TEM AVI?ES QUE TEM DUAS TURBINAS E AT? MAIS. AS JANELAS DO AVI?O N?O PODEM SER ABERTAS, S? AS CORTINAS. NO AVI?O TRABALHAM AEROMO?AS. O MAIOR AVI?O DO MUNDO ? O AIRBUS 380. ELE POSSUI QUATRO OU SEIS TURBINAS GIGANTESCAS E ? USADO PARA V?OS INTERNACIONAIS. PODE LEVAR AT? 550 PESSOAS E POSSUI DOIS ANDARES. AVI?O N?O TEM VOLANTE, ELE TEM BOT?ES DE CONTROLE. OS PILOTOS CONTROLAM O AVI?O COM OS BOT?ES. A PRIMEIRA FILEIRA SERVE PARA ACENDER OS FAR?IS. E O AVI?O FAZ CURVA. AQUELA PE?A QUE FICA NA PARTE DE TR?S AJUDA A FAZER CURVA. O AVI?O ? MUITO PESADO. SARA VIU NA REVISTA UM TRATOR PARECIDO COM O QUE AJUDA O AVI?O NO P?TIO. Texto coletivo produzido pelas crian?as da Turma do avi?o em 05/03/2013 |
Texto Coletivo - 2? per?odo C ? 2013 ? ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
1- Retome com as crian?as as curiosidades elencadas por elas no cartaz sobre o que querem descobrir sobre os avi?es e eleja aquelas que dizem respeito ? tamanho, velocidade e peso.
Caracter?sticas Airbus 380. Fonte: http://revistaalfa.abril.com.br/estilo-de-vida/luxo/um-plebeu-nas-alturas/. Acesso em 20 de julho de 2013.
Nesse momento, retome seus objetivos quais sejam: compreender o conceito de dist?ncia, compreender a rela??o entre tempo e espa?o, entender o conceito de velocidade e a rela??o entre essa grandeza e o tempo.
Em roda, converse sobre isso e questione os alunos sobre quais instrumentos s?o utilizados para medir cada grandeza. Tente extrair delas as respostas antes de apresentar esses instrumentos.
Leve para a sala de aula os instrumentos que medem peso ? massa, tempo ? rel?gio, comprimento ? sistema m?trico decimal e deixe que as crian?as manuseiem.
?
Instrumentos de peso e medidas. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
O objetivo desse momento ? fazer uma introdu??o para o conceito seguinte que ? a compreens?o sobre velocidade, portanto, para aprofundar na abordagem sobre peso e altura, consulte a aula: OLIVEIRA, P?mela Faria. ?Trabalhando pesos e medidas com as baleias?. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49678. Acesso em 18 de julho de 2013.
2- Depois de explorar o peso, a altura e os aspectos relacionados ao tempo, converse sobre as rela??es entre essas grandezas e a velocidade que o avi?o consegue atingir. Para isso proponha ?s crian?as alguns momentos de explora??o e uso do corpo:
?
Livro: Avi?o de Papel. Imagem retirada do site. Fonte: http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2011/09/aviao-de-papel-regina-siguemoto.html. Acesso de 18 de julho de 2013.
Convide as crian?as para confeccionarem avi?es de papel. Caso tenha alguma crian?a que saiba fazer o avi?o, deixe que ela ensine os demais. Ou voc? pode seguir esse modelo que pode ser encontrado no link: http://tudoqi.blogspot.com.br/2009/11/aviao-de-papel.html. Acesso em 18 de julho de 2013.
Imagem retirada da internet. Fonte: http://tudoaqi.wordpress.com/2009/11/15/olhem/ . Acesso em 18 de julho de 2013.
Observa??o: N?o h? necessidade de todas as crian?as fazerem o mesmo avi?o, ou ainda, voc? pode combinar outros dias para confec??o de outros modelos e aproveitar para fazer com que as crian?as observem as diferen?as entre a aerodin?mica e a forma de cada modelo.
Depois de confeccionados os avi?es, leve as crian?as a um espa?o aberto onde elas possam fazer arremessos, observando as diferen?as na aerodin?mica, na forma e for?a com que o arremesso ? feito e na dist?ncia que o avi?o percorre com cada arremesso.
Arremessando avi?es de papel . - Alunos do 2? per?odo "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
3 ? Com o objetivo de consolidar a compreens?o sobre a rela??o entre a velocidade, a dist?ncia e o tempo gasto para percorrer tal dist?ncia, convide as crian?as para fazerem mais uma experi?ncia com o corpo. Comparar o tempo gasto para percorrer a mesma dist?ncia de diferentes formas: andando, correndo, andando em c?mera lenta, pulando etc.
?
Trabalhando conceitos: velocidade e tempo- Alunos do 2? per?odo "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Depois da experi?ncia, convide as crian?as a falarem sobre o processo comparando os diversos momentos, andando, correndo, pulando e os ajude a entender que QUANTO MAIS R?PIDO VAMOS, MENOS TEMPO GASTAMOS. Por isso, os avi?es gastam menos tempo para percorrer a mesma dist?ncia que os carros. Eles v?o muito mais r?pidos, porque v?o em linha reta e numa velocidade bem maior que os carros ou ?nibus.
Atividade 3 ? Ampliando conhecimentos sobre dist?ncias
1- Conversando ainda sobre dist?ncias, leve para a sala de aula um globo terrestre e convide as crian?as a localizarem nele o nosso pa?s e outros pa?ses que j? conhecem ou ouviram falar, no caso desse trabalho a curiosidade era com Jap?o e China.
?
Trabalhando conceitos: dist?ncias - Alunos do 2? per?odo "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
2 ? Leve o mapa do Brasil em tamanho grande para as crian?as localizarem algumas cidades, tais como a que moram, e outras que lhes sejam familiares.
?
No caso dessa aula, fizemos uma viagem para conhecer o Museu da TAM, que fica localizado na cidade de S?o Carlos/SP, ent?o nessa oportunidade, auxiliamos os alunos a localizarem no mapa essa cidade que ainda ir?amos conhecer.
?
Trabalhando conceitos: dist?ncias. - Alunos do 2? per?odo "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
3 ? Leve o mapa da sua cidade, para que as crian?as possam entender que, na medida em que o mapa vai sendo ampliado ? poss?vel identificar caracter?sticas mais pr?ximas de sua regi?o e do lugar onde moram.
Leve j? preparado, etiquetas bem pequenas para escrever o nome das crian?as e pregar no mapa no local onde indica que a crian?a mora, assim como a localiza??o da Escola em que estudam. Essa estrat?gia ? excelente para levar as crian?as a compararem dist?ncias, aprofundar conceitos de perto, longe. Sendo assim depois que todas as crian?as j? localizaram seu bairro no mapa, fa?a uma roda e solicite a elas que localizem e fa?am algumas rela??es:
?
Trabalhando conceitos: dist?ncias. - Alunos do 2? per?odo "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Aqui est?o algumas sugest?es de questionamentos que voc? poder? lan?ar ?s crian?as:
?
Observa??o: Outras quest?es podem surgir de acordo com o interesse do professor. As crian?as nessa idade (4 a 6 anos) ainda n?o sabem dizer seu endere?o completo, portanto, ? importante que voc? tente tirar isso da crian?a, mas, tenham em m?os esses dados para n?o perder a oportunidade do trabalho.
?
4 ? Fa?a um registro com fotos desses momentos e aproveite para trabalhar a linguagem escrita, pedindo que a crian?a registre o nome do colega que mora mais perto da escola, o nome do colega que mora mais longe da escola.
5 ? Proponha atividades fora da escola que enrique?am o projeto. Pode ser a visita a um museu ou outro espa?o que contemple a tem?tica em estudo. No caso dessa aula, fizemos, juntamente com os pais, uma visita t?cnica ao aeroporto da cidade e ainda, uma viagem para o Museu da TAM, que fica localizado na cidade de S?o Carlos, no Estado de S?o Paulo. As duas visitas propiciaram a consolida??o de diversos conhecimentos j? constru?dos at? o momento do desenvolvimento do projeto e ampliou outros.
Visita ao aeroporto de Uberl?ndia. - Alunos do 2? per?odo "C" - 2013 - ESEBA/UFU.
Fonte: Imagens da pr?pria autora.?
Visita ao Museu da TAM. - Alunos do 2? per?odo "C" - 2013 - ESEBA/UFU.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.?
Atividade 4 ? Consolidando o conhecimento e contemplando a linguagem musical
1- Para finalizar a pesquisa, converse com as crian?as a respeito do que descobriram e aprenderam sobre os avi?es. Leve para a sala a m?sica ?Avi?o? de Toquinho. Coloque para as crian?as ouvirem e aprenderem sempre que poss?vel. Essa m?sica, al?m de ser muito linda, apresenta conceitos sobre o avi?o de forma l?dica.
Letra da M?sica:
O AVI?O
Toquinho
Sou mais ligeiro que um carro,
Corro bem mais que um navio.
Sou o passarinho maior
Que at? hoje voc? na sua vida j? viu.
V?o l? por cima das nuvens,
Onde o azul muda de tom.
E se eu quiser ultrapasso f?cil
A barreira do som.
Minha barriga foi feita
Pra muita gente levar.
Trago pessoas de f?rias
E homens que v?m e que v?o trabalhar.
Dentro eu n?o fa?o barulho,
Fora ? melhor nem pensar.
Voando pare?o levinho,
Mas sou mais pesado que o ar.
Venha voar comigo, amigo.
Sem medo venha voar.
De dia tem o sol brilhando,
De noite quem brilha ? o luar.
Venha voar comigo, amigo.
Sem medo venha voar.
Em dia nublado n?o fique assustado
Que eu tenho radar.
Se ?s vezes balan?o um pouquinho
? o vento querendo brincar.
Se chove chuvisco fininho
S?o nuvens tristonhas a choramingar.
Se voc? me v? l? no alto
Voando na imensid?o,
Eu fico t?o pequenininho
Que caibo na palma da m?o.
Professor voc? pode encontrar a letra da m?sica e o v?deo dispon?vel em: http://letras.mus.br/toquinho/87318/ . Acesso em 18 de julho de 2013.
Portanto, reproduza a letra para as crian?as de forma organizada para que as crian?as possam fazer a ilustra??o das estrofes de acordo com cada conceito abordado, retomando com elas tudo que aprenderam.
Sugest?es de links para professores:
Site de informa??es sobre os avi?es - Museu da TAM ? Dispon?vel em: http://www.museutam.com.br/. Acesso em 07 de julho de 2013.
V?deo infantil: ?O Avi?ozinho de Pedro?. Dura??o:8min28seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=NPTT7StpdGY. Acesso em 07 de junho de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
PORTO, Am?lia Pereira Batista. A inven??o do avi?o. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25272. Acesso em 07 de julho de 2013.
A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo as observa??es como aliadas das percep??es e interven??es necess?rias feitas durante todas as atividades. Para isso ? preciso estar atento ao envolvimento das crian?as nas atividades desenvolvidas.
- Trouxeram questionamentos, indaga??es e contribui??es para as rodas de conversa?
- Interessaram-se pelo tema em estudo com entusiasmo e envolvimento?
- Ampliaram o seu conhecimento sobre os avi?es?
- Compreenderam conceitos matem?ticos como velocidade, tempo e espa?o?
? importante destacar que a avalia??o possui um car?ter formativo, ou seja, tem o objetivo de perceber os avan?os, mas principalmente intervir no processo da crian?a, contribuindo de forma a lev?-la a avan?ar mais.