Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
- Identificar as diferentes linguagens dos sistemas de comunica??o
- Exercitar a imagina??o e criatividade;
- Ampliar o repert?rio verbal;
- Enfrentar seus medos e inseguran?as
N?o h? necessidade de trabalhar conhecimentos pr?vios.
A aula proposta a seguir foi elaborada para crian?as acima de 3 anos com o objetivo de, por meio da fantasia, enfrentar medos e inseguran?as, reconhecendo tamb?m a import?ncia de interagir com pessoas e personagens diferentes.
Primeiro momento: Bruxas existem?
Materiais necess?rios: livro "Bruxa, Bruxa, venha a minha festa" de Arden Druce
Dura??o: 20 minutos
A professora organizar? um momento para a conta??o de hist?ria, sem fazer quaisquer questionamento antes de come?ar. Ap?s a conta??o de hist?ria a professora far? alguns questionamentos e junto com as crian?as levantar? hip?teses sobre a exist?ncia da bruxa:
-O que acharam da bruxa?
-Essa bruxa ? boazinha?
-Quem s?o seus amigos?
-De que forma poder?amos convid?-la para ir ? nossa sala?
?
Fonte: http://nmteresalemospreto.blogspot.com.br/2011/04/dia-da-literatura-infantil.html
?
Segundo momento: Recebemos uma carta!
Materiais necess?rios: papel, caneta, caixa de papel?o
Dura??o: 20 minutos
Ap?s a conversa e as discuss?es que surgiram a partir da hist?ria apresentada, a professora dir? ao grupo que hoje quando chegou foi informada que existia uma caixa escondida na institui??o que havia sido deixada para o grupo. Dentro da caixa dever? haver uma carta elaborada anteriomente pela professor e dever? ter o seguinte conte?do:
"Ol? amigos! Meu nome ? Bruxa Alberta e estou a procura de novos amigos. Passei pela escola e percebi que poderia encontrar muitos deles aqui. N?o sintam medo, pois sou uma bruxa boa e s? quero brincar com voc?s. Beijos, Bruxa Alberta."
A carta dever? ser colocada dentro de uma caixa de papel?o com imagens que lembrem bruxas (pode ser toda preta ou com desenhos de morcegos), para que nos pr?ximos contatos eles possam trocar tamb?m objetos e fotos. A professora n?o dar? pistas sobre o local em que a caixa se encontra e assim a ca?a ser? mais desafiadora. Lembrando que n?o deve ser escondida em locais de dif?cil acesso, levando em considera??o a idade das crian?as. Ap?s a leitura da carta o grupo poder? escrever outra carta com a media??o da professora, que perguntar? ao grupo o que acham de convidar a bruxa para ir ? escola visit?-los.
?
Terceiro momento: A bruxa vem a?!
Materiais necess?rios: fantasias de bruxa ou elementos que lembrem esse personagem, como vassoura e chap?u.
Dura??o: 20 minutos
O personagem da Bruxa Alberta ir? passar a tarde com as crian?as. A professora poder? chamar algu?m para se vestir de bruxa e assim incorporar o personagem. A Bruxa dever? chegar com calma e sem fazer muito barulho, considerando que muitas crian?as t?m medo e precisam se adaptar com a situa??o. ? importante respeitar o limite de cada crian?a e os adultos devem acolher as crian?as que demonstrarem algum tipo de inseguran?a e ser?o convidadas, aos poucos, para se aproximar da bruxa. A Bruxa Alberta contar? um pouco sobre sua vida, como vive, quem s?o seus amigos. Ap?s essa primeira intera??o o grupo poder? cham?-la para brincar em sala ou em algum espa?o aberto.
Para visualizar mais uma aula sobre bruxas acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49720
O professor dever? analisar se as crian?as enfrentaram seus medos e inseguran?as ao estabelecer um contato com uma bruxa e todos os mist?rios que a envolvem. Ainda assim, perceber se o grupo conseguiu aprimorar suas formas de comunica??o a partir da necessidade posta: saber mais sobre as bruxas!