Portal do Professor

Início do Conteúdo

Proposta did?tica com ?A metamorfose?, de Franz Kafka

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino M?dio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Verbalizar e justificar impress?es sobre a obra de Kafka, A metamorfose.
  • Conhecer releituras da obra A metamorfose
  • Relacionar biografia de Franz Kafka ? obra trabalhada.
  • Reconhecer aspectos liter?rios da novela kafkaniana.
  • Verticalizar a leitura do livro, a partir de uma "palavra geradora" e relacion?-la com o mundo (no??o de leitores protagonistas).
  • Desenvolver e apresentar comunica??es orais.
  • Redigir texto expositivo sobre a rela??o parasit?ria na obra.
  • Produzir textos de autoria pr?pria para a indica??o (ou n?o) de A metamorfose

Duração das atividades

12 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Escola liter?ria Realismo M?gico.
  • G?nero exposi??o oral.
  • Texto expositivo.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos:

  • visualiza??o de v?deos;
  • din?mica pergunta-resposta;
  • pesquisa na internet;
  • discuss?o coletiva;
  • produ??o de texto oral e escrito;
  • apresenta??o oral.

?

M?dulo 1

Atividade 1

Essa atividade tem por objetivo sensibilizar os alunos para a verbaliza??o das primeiras impress?es sobre a obra de Kafka, A metamorfose.

Professor, para o desenvolvimento da proposta did?tica, os alunos j? devem ter lido o livro de Franz Kafka, A metamorfose, dispon?vel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=16641 Acesso em: 15 jul. 2013.

Com os alunos dispostos em c?rculo, o professor iniciar? a aula, instigando os discentes a verbalizarem as impress?es e sentimentos sobre o enredo da obra por meio de uma ?nica palavra. Cada aluno ter? um tempo aproximado de 3 minutos para, oralmente, justificar a escolha do voc?bulo. O professor solicitar? aos alunos para registrarem sua escolha em seus cadernos,  a fim de retornar a ela ap?s todas as atividades desenvolvidas sobre A metamorfose. Essa atividade inicial ainda pode ser feita em duplas por meio da constru??o de um cartaz com as palavras que poder? ser afixado na sala, conforme imagens abaixo acerca da produ??o dos alunos do 9?ano B, do ano de 2013, da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (Eseba):

4

Alunas: Amanda Cunha, Andressa Batista e Giovana Quites.

?

5

Alunos: Eduarda Costa, Caroline Ferreira e Daniel Teixeira.

?

6

Alunos: Ivan Hernandes, Vin?cius Silva e Vin?cus Tavares.

?

7

Alunos: Maria Nath?lia Silva, Gabriel Souza e Jo?o Luiz Hort?ncio.

Atividade 2

Essa atividade objetiva tornar o enredo da obra, "A metamorfose",  mais acess?vel ao aluno e, ao mesmo tempo, apresent?-lo sob outras linguagens.
?
?
O professor exibir? tr?s v?deos, feitos por Ant?nio Pacheco, que prop?em uma releitura de Kafka, a partir do g?nero hist?ria em quadrinhos.
?
Antes de apresentar os v?deos, o professor solicitar? aos alunos aten??o aos seguintes aspectos:
?
  • trilha sonora que acompanha a hist?ria em quadrinhos;
  • os epis?dios do enredo recortados para a hist?ria em quadrinhos;
  • as imagens (tamanho, formas, aspecto etc);
  • as cores utilizadas.
?
Ap?s a visualiza??o, a ideia ? que o professor proponha uma roda de discuss?o, a partir de cada aspecto cuja aten??o foi solicitada.
?
Professor, a atividade visa provocar os alunos para os efeitos de sentido advindos do uso de outras modalidades da linguagem. ? preciso que o aluno entenda que a utiliza??o de outro g?nero para recontar o enredo de A metamorfose pressup?e outros sentidos, por meio de recursos para al?m do verbal. Por exemplo, a trilha sonora escolhida ? bastante sugestiva ? evoca??o, no interlocutor, de sentimentos de tristeza e ang?stia - sentimentos  semelhantes aos vivenciados pelo protagonista, Gregor. Isso sugere como??o no interlocutor da hist?ria em quadrinhos para com a situa??o desse personagem.
?
V?deo - parte 1
Dispon?vel em:
1
?
?
V?deo - parte 2
Dispon?vel em:
2
?
?
V?deo - parte 3
Dispon?vel em:
3
?
?
Uma outra atividade em que se pode comparar o enredo original a outras leituras ? por meio de filmes baseados na obra kafkaniana. 
?
1)
?
Ver an?lise no site abaixo:
?
?
2)
?
9
?
?
Ap?s assistir ao filme, alunos e professor dever?o listar diferen?as e semelhan?as entre enredo verbal e enredo cinematogr?fico, de modo a propor poss?veis explica??es. ? poss?vel ainda comparar os enredos cinematogr?ficos entre si.
?
Ainda ? poss?vel utilizar a m?sica "Inimigos do Rei cantam uma barata chamada Kafka" para se pensar nos efeitos de sentido sugeridos pela letra da can??o e relacion?-los ao enredo original da obra A metamorfose.
M?sica dispon?vel em:    http://www.youtube.com/watch?v=60EO7Pnq2Cs Acesso em: 15 jul. 2013.
?
20
?
?

Atividade 3

O objetivo dessa atividade ? proporcionar ao aluno o conhecimento da biografia de Franz Kafka para que ele possa ou n?o relacionar obra e vida do autor.
?
?
Essa atividade dever? ser realizada no laborat?rio de inform?tica. Os alunos pesquisar?o sobre a biografia de Franz Kafka e anotar?o o que julgarem necess?rio. Isso servir? para an?lises sobre A metamorfose, no sentido de permitir reflex?o sobre a rela??o entre vida e obra autoral. Para tornar essa atividade din?mica, o professor poder? preparar antecipadamente um jogo sobre a biografia de Kafka. Para tanto, dever?o ser criadas afirma??es sobre a vida do autor, as quais os alunos decidir?o por verdadeiro ou falso. A ideia ? que  se divida a sala em dois grupos para julgar as afirma??es. O grupo vencedor pode ser premiado, por exemplo, com o sorteio de um livro de bolso do autor.
?
8
?
?
Sugest?o de sites para pesquisa:
?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka Acesso em: 15 jul. 2013.
?
?
http://www.e-biografias.net/franz_kafka/ Acesso em: 15 jul. 2013.
?
?
?
Algumas afirma??es para serem julgadas pelos alunos:
?
(    ) Kafka era de origem alem?.
(    ) O conjunto de seus textos foi publicado postumamente.
(    ) Seu pai, Hermann Kafka, foi um "grande empres?rio ego?sta e arrogante"
(    ) A m?e de Kafka chamava-se Judie.
(    ) Franz era o mais novo de seis filhos.
(    ) A rela??o de Kafka com seu pai era amistosa.
(    ) Durante a Segunda Guerra Mundial, as irm?s de Kafka morreram em campos de exterm?nio.
(    ) Kafka cresceu sob as influ?ncias de duas culturas: a judaica e a alem?.
(    ) Teve v?rios casos amorosos mal resolvidos.
(    ) Considerava-se incapaz nos estudos.
(    ) Optou pelo curso de Filosofia, no entanto foi impedido por sua m?e de curs?-lo.
(    ) Tendo de decidir entre Qu?mica e Direito, Franz opta pela faculdade de Qu?mica e desiste um ano depois.
(    ) Formou-se em Direito.
(    ) Kafka morreu em 1934.
?
?

M?dulo 2

Atividade 1

Nessa atividade, a proposta ? formalizar com os alunos aspectos liter?rios da novela kafkaniana.
?
?
Ap?s sensibiliza??o dos alunos ao enredo em si, os discentes deter-se-?o mais pormenorizadamente ? obra. Para tanto, o professor organizar? a turma em c?rculo, de modo que os alunos trabalhem em duplas. A tarefa deles ser? responder a uma pergunta sorteada. Cada dupla ter? o tempo aproximado de 10 minutos para pensar na resposta e poder? consultar o livro. Essa resposta ser? desenvolvida oralmente e contar? com as interven??es do professor, ao final de cada uma, para que sejam feitas as ressalvas e considera??es devidas. Todos da sala poder?o, no tempo devido, contribu?rem com as reflex?es, a partir da discuss?o de cada pergunta.
?

Quest?es para a discuss?o em sala:

1)    Como come?a a narra??o da novela? ? natural come?os desse tipo? Comente.

2)    No enredo, n?o h? preocupa??o, nem de Gregor nem do narrador, em rela??o ao grotesco: acordar inseto. Qual ?, ent?o, a preocupa??o do narrador?  E a de Gregor?

3)    Fale um pouco sobre o narrador e a condu??o dada ? trama.

4)    O que causa ?perturba??o?, ?estranhamento? no leitor em toda a obra? Para responder, pense na escola liter?ria estudada: o Realismo M?gico.

5)    Uma das invers?es da narra??o ? o come?o pelo conflito, ou pelo momento de maior tens?o. Quais seriam as outras invers?es da narrativa? Para responder, pense nos personagens.

6)    Comente a fala de Adorno (1977) em rela??o ? obra de Kafka: ?A origem social do indiv?duo (a fam?lia) revela-se no final como a for?a que o aniquila.?.

7)    ? poss?vel metaforizar o drama de Gregor em A metamorfose? Se sim, comente sobre as met?foras poss?veis e as implica??es delas na e para a sociedade.

8)    Para muitos leitores e estudiosos de A metamorfose, Gregor pode ser considerado o vil?o da hist?ria. Explique as raz?es desse ponto de vista.

9)    Explique a metamorfose dos sentimentos da irm?.

10)    Hipotetize: qual o desejo do pai ao tentar matar Gregor pelo menos 2 vezes?

11)    Em linhas gerais, explique o t?tulo do livro conforme seu entendimento sobre o enredo.

?

Atividade 2

Nessa atividade, os alunos dever?o verticalizar sua leitura do livro, a partir de uma "palavra geradora" e relacion?-la com o mundo (leitores protagonistas).

Os alunos dever?o, depois das discuss?es da obra, verticalizarem suas an?lises a partir de uma "palavra geradora". Para isso, o professor entregar? um roteiro para a atividade que consta da exposi??o oral acerca de uma reflex?o da obra e a rela??o com o mundo.

Roteiro para trabalho avaliativo

A metamorfose, de Franz Kafka

?

  •  A proposta do trabalho ?, depois das discuss?es em sala sobre a obra, A metamorfose, de Franz Kafka, os alunos partir?o de "palavras geradoras" para a produ??o de uma comunica??o. O aluno dever? ser capaz de produzir uma reflex?o sobre a obra lida a partir de sua palavra-geradora. A essa palavra, o aluno dever? agregar reflex?es extraobra e/ou produzir novas possibilidades relacionais com o mundo. Enfim, dever? propor explica??es, an?lises, levantar questionamentos, problematizar o texto, partindo da palavra-geradora da discuss?o.
  • A apresenta??o da an?lise n?o poder? ultrapassar 10 minutos, com toler?ncia de 5 minutos, e dever? ser realizada por meio do g?nero exposi??o/comunica??o oral.
  • Crit?rios avaliativos: i) apresenta??o no dia estipulado; ii) organiza??o da apresenta??o; iii) considera??o da palavra-geradora para a realiza??o da proposta; iv) considera??o de an?lises extraobra; v) consist?ncia do conte?do apresentado e rela??o com a obra de Kafka; v) respeito ao tempo proposto.
  • Data de apresenta??o: 

            O trabalho ? individual e poder? contar com a orienta??o do professor nos seguintes hor?rios:...

             Valor:...

VEJA UM EXEMPLO DA PRODU??O DISCENTE DESSA PROPOSTA ACESSANDO:
?
Aluna: Maria Clara Silveira 9? A - 2013 - 1? trimestre

 Professor, dever? ser dado um tempo de aproximadamente duas semanas para que os alunos criem suas an?lises. 

?

"Palavras geradoras":

1)  OPRESS?O

2) DESESPERAN?A DO SER

3) PESSIMISMO

        4) EXPLORA??O

5) RESGATE DE VALORES E PRINC?PIOS

6) SOLID?O

        7) ISOLAMENTO

8) FUGA

9) DESCASO

       10) ANG?STIA/AGONIA

11) ACOMODA??O

12) REBAIXAMENTO ? CONDI??O SUBUMANA

      13) DOMINA??O

14) LIBERTA??O

15) APATIA

      16) APRISIONAMENTO

17) ANULAMENTO

18) INCOMUNICABILIDADE

?

     19) REPULSA

20) INDIFEREN?A

21) AVERS?O

     22)  DEDICA??O

23)  CULPABILIDADE

24)  ENDIVIDAMENTO

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Observa??o: cada aluno sortear? apenas uma "palavra geradora".

?

 Atividade 3

O objetivo desta atividade ? apresentar as comunica??es orais.

Chegou o momento da apresenta??o das exposi??es orais, a partir das "palavras geradoras". 

Professor, ao final de cada avalia??o, convide os colegas da turma para comentarem sobre o que assistiram ou perguntarem algo. O importante ? inibir qualquer atitude que n?o corresponda a uma cr?tica positiva e que leve o aluno a uma situa??o constrangedora. ? importante que voc? fa?a uma avalia??o r?pida de cada apresenta??o, ressaltando pontos positivos e quest?es que podem ser melhor pensadas.

Algumas fotos das comunica??es/exposi??es orais dos alunos do 9?A e do 9?C, em 2013, da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (Eseba):

1) 11     2)  12   3) 13

                                                                                                                                       

4) 14     5) 15 16

                                                                                                                                                       

1) Marks Cruvinel, 9?A (Culpabilidade)    

2) Isabela Loiola, 9?A (Endividamento)

3) Marcos Paulo, 9?A (Desesperan?a de si)

4) Victor Ribeiro, 9?C (Descaso)   

5) Pedro Henrique, 9?C (Domina??o)

?

 Algumas imagens do Power Point e/ou Prezi produzidos para a comunica??o/exposi??o oral dos alunos da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (Eseba):

?

21             22

Slide de Antero Alves, aluno do 9? A, em 2012, 1? trimestre.                               Slide de Fernanda Peres, aluna do 9? A, em 2012, 1? trimestre.

?

?

23   23.1              

                                                      Slides de Amanda Almeida, aluna do 9? A, em 2012, 1? trimestre.

?

?

2424.1

                                                    Slides de Maria Clara Silveira, aluna do 9? A, em 2013, 1? trimestre.

?

M?dulo 3

Atividade 1

O objetivo dessa atividade ? a reda??o de um texto expositivo sobre a percep??o dos alunos quanto ? rela??o parasit?ria na obra.

Os alunos dever?o redigir um texto expositivo sobre a rela??o parasit?ria na obra. A ideia ? que eles mostrem o quanto se apropriaram da leitura da obra de modo a ressignific?-la.

Os textos poder?o ser postados no blogue da turma ou no mural da escola e ainda poder?o compor um banco de textos da sala, o qual serve de fonte para publica??es e organiza??es editoriais futuras.

Exemplos de textos originais (sem corre??o e reescrita) de alunos da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (Eseba):

1) Domitila Crispim Pietropaolo, aluna do 9?A, em 2012, 1? trimestre.

10

?

2) Marks Cruvinel, aluno do 9?A, em 2013, 1? trimestre.

1717.1

?

3) Marcos Pereira, aluno do 9?A, em 2013, 1? trimestre.

18

?

4) Isabela Loiola, aluna do 9?A, em 2013, 1? trimestre.

1919.1

?

Atividade 2

A proposta dessa atividade ? que os alunos possam refletir sobre a palavra que escolheram antes e depois de estudarem a proposta did?tica com o livro.

Depois de todo o trabalho com A metamorfose, chegou o momento de os alunos resgatarem a primeira atividade da sequ?ncia did?tica com a obra de Kafka (M?dulo 1 - atividade 1): a palavra que escolheram sobre suas impress?es acerca do enredo.

A reflex?o ser? embasada pelos questionamentos:

  • continuar?o com a mesma palavra? Por qu??
  • mudar?o a palavra escolhida, ap?s a orienta??o das atividades sobre a obra lida? Por qu??

Cada aluno dever? apresentar, oralmente, sua reflex?o a todos os colegas.

?

Atividade 3

O objetivo dessa atividade ? divulgar socialmente textos de autoria pr?pria sobre a indica??o (ou n?o) de leitura de A metamorfose

Os alunos dever?o produzir textos que estimulem a leitura (ou n?o) do livro A metamorfose. Esses textos podem aparecer sob diversos g?neros: resenhas cr?ticas, an?ncios publicit?rios, ensaios, artigos de opini?o. O importante ? respeitar o estilo, a composi??o tem?tica e a estrutura composicional de cada g?nero.

Depois de revisados, dever?o ser postados em redes sociais, blogues e sites para permitir circula??o social ao g?nero.

?

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigo:

CARONE, Modesto. O parasita da fam?lia. Dispon?vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1678-51771992000100013&script=sci_arttext Acesso em: 15 jul. 2013.

CARONE, Modesto. O realismo de Franz Kafka. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002008000100013&script=sci_arttext Acesso em: 15 jul. 2013.

KOSIK, Karel. O s?culo de Grete Samsa: sobre a possibilidade ou a impossibilidade do tr?gico no nosso tempo. Dispon?vel em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/nrsantigos/matraga8kosik.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.

Disserta??o:

ZENI, Lielson. A metamorfose da linguagem: an?lise de A metamorfose em quadrinhos. Dispon?vel em: http://scholar.google.com.br/scholar?cluster=17359638854493629819&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 Acesso em 15 jul. 2013.

?

Recurso do Portal do Professor: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19022 Acesso em: 15 jul. 2013.

Avaliação

Nessa sequ?ncia did?tica a ideia principal ? que os alunos se apropriem da leitura de A metamorfose, a partir de uma "palavra geradora". Eles dever?o ser capazes de analisar o livro, considerando essa palavra e estender sua an?lise para seu entorno. Isso implica em alunos protagonistas, capazes de ler para al?m dos sentidos postos pela materialidade lingu?stica. Al?m disso, os alunos dever?o ser capazes de comparar o enredo da obra com outros tipos de linguagem e produzir um texto expositivo acerca da rela??o parasit?ria que recobre o livro kafkaniano.