Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Estrat?gias e recursos:
?
Essa atividade tem por objetivo sensibilizar os alunos para a verbaliza??o das primeiras impress?es sobre a obra de Kafka, A metamorfose.
Professor, para o desenvolvimento da proposta did?tica, os alunos j? devem ter lido o livro de Franz Kafka, A metamorfose, dispon?vel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=16641 Acesso em: 15 jul. 2013.
Com os alunos dispostos em c?rculo, o professor iniciar? a aula, instigando os discentes a verbalizarem as impress?es e sentimentos sobre o enredo da obra por meio de uma ?nica palavra. Cada aluno ter? um tempo aproximado de 3 minutos para, oralmente, justificar a escolha do voc?bulo. O professor solicitar? aos alunos para registrarem sua escolha em seus cadernos, a fim de retornar a ela ap?s todas as atividades desenvolvidas sobre A metamorfose. Essa atividade inicial ainda pode ser feita em duplas por meio da constru??o de um cartaz com as palavras que poder? ser afixado na sala, conforme imagens abaixo acerca da produ??o dos alunos do 9?ano B, do ano de 2013, da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (Eseba):
Alunas: Amanda Cunha, Andressa Batista e Giovana Quites.
?
Alunos: Eduarda Costa, Caroline Ferreira e Daniel Teixeira.
?
Alunos: Ivan Hernandes, Vin?cius Silva e Vin?cus Tavares.
?
Alunos: Maria Nath?lia Silva, Gabriel Souza e Jo?o Luiz Hort?ncio.
Quest?es para a discuss?o em sala:
1) Como come?a a narra??o da novela? ? natural come?os desse tipo? Comente.
2) No enredo, n?o h? preocupa??o, nem de Gregor nem do narrador, em rela??o ao grotesco: acordar inseto. Qual ?, ent?o, a preocupa??o do narrador? E a de Gregor?
3) Fale um pouco sobre o narrador e a condu??o dada ? trama.
4) O que causa ?perturba??o?, ?estranhamento? no leitor em toda a obra? Para responder, pense na escola liter?ria estudada: o Realismo M?gico.
5) Uma das invers?es da narra??o ? o come?o pelo conflito, ou pelo momento de maior tens?o. Quais seriam as outras invers?es da narrativa? Para responder, pense nos personagens.
6) Comente a fala de Adorno (1977) em rela??o ? obra de Kafka: ?A origem social do indiv?duo (a fam?lia) revela-se no final como a for?a que o aniquila.?.
7) ? poss?vel metaforizar o drama de Gregor em A metamorfose? Se sim, comente sobre as met?foras poss?veis e as implica??es delas na e para a sociedade.
8) Para muitos leitores e estudiosos de A metamorfose, Gregor pode ser considerado o vil?o da hist?ria. Explique as raz?es desse ponto de vista.
9) Explique a metamorfose dos sentimentos da irm?.
10) Hipotetize: qual o desejo do pai ao tentar matar Gregor pelo menos 2 vezes?
11) Em linhas gerais, explique o t?tulo do livro conforme seu entendimento sobre o enredo.
?
Nessa atividade, os alunos dever?o verticalizar sua leitura do livro, a partir de uma "palavra geradora" e relacion?-la com o mundo (leitores protagonistas).
Os alunos dever?o, depois das discuss?es da obra, verticalizarem suas an?lises a partir de uma "palavra geradora". Para isso, o professor entregar? um roteiro para a atividade que consta da exposi??o oral acerca de uma reflex?o da obra e a rela??o com o mundo.
Roteiro para trabalho avaliativo A metamorfose, de Franz Kafka ?
O trabalho ? individual e poder? contar com a orienta??o do professor nos seguintes hor?rios:... Valor:...
VEJA UM EXEMPLO DA PRODU??O DISCENTE DESSA PROPOSTA ACESSANDO:
?
Aluna: Maria Clara Silveira 9? A - 2013 - 1? trimestre
|
Professor, dever? ser dado um tempo de aproximadamente duas semanas para que os alunos criem suas an?lises.
?
"Palavras geradoras":
1) OPRESS?O |
2) DESESPERAN?A DO SER |
3) PESSIMISMO |
4) EXPLORA??O |
5) RESGATE DE VALORES E PRINC?PIOS |
6) SOLID?O |
7) ISOLAMENTO |
8) FUGA |
9) DESCASO |
10) ANG?STIA/AGONIA |
11) ACOMODA??O |
12) REBAIXAMENTO ? CONDI??O SUBUMANA |
13) DOMINA??O |
14) LIBERTA??O |
15) APATIA |
16) APRISIONAMENTO |
17) ANULAMENTO |
18) INCOMUNICABILIDADE |
?
19) REPULSA |
20) INDIFEREN?A |
21) AVERS?O |
22) DEDICA??O |
23) CULPABILIDADE |
24) ENDIVIDAMENTO |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Observa??o: cada aluno sortear? apenas uma "palavra geradora".
?
O objetivo desta atividade ? apresentar as comunica??es orais.
Chegou o momento da apresenta??o das exposi??es orais, a partir das "palavras geradoras".
Professor, ao final de cada avalia??o, convide os colegas da turma para comentarem sobre o que assistiram ou perguntarem algo. O importante ? inibir qualquer atitude que n?o corresponda a uma cr?tica positiva e que leve o aluno a uma situa??o constrangedora. ? importante que voc? fa?a uma avalia??o r?pida de cada apresenta??o, ressaltando pontos positivos e quest?es que podem ser melhor pensadas.
Algumas fotos das comunica??es/exposi??es orais dos alunos do 9?A e do 9?C, em 2013, da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (Eseba):
1) 2)
3)
4) 5)
1) Marks Cruvinel, 9?A (Culpabilidade)
2) Isabela Loiola, 9?A (Endividamento)
3) Marcos Paulo, 9?A (Desesperan?a de si)
4) Victor Ribeiro, 9?C (Descaso)
5) Pedro Henrique, 9?C (Domina??o)
?
Algumas imagens do Power Point e/ou Prezi produzidos para a comunica??o/exposi??o oral dos alunos da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (Eseba):
?
Slide de Antero Alves, aluno do 9? A, em 2012, 1? trimestre. Slide de Fernanda Peres, aluna do 9? A, em 2012, 1? trimestre.
?
?
Slides de Amanda Almeida, aluna do 9? A, em 2012, 1? trimestre.
?
?
Slides de Maria Clara Silveira, aluna do 9? A, em 2013, 1? trimestre.
?
O objetivo dessa atividade ? a reda??o de um texto expositivo sobre a percep??o dos alunos quanto ? rela??o parasit?ria na obra.
Os alunos dever?o redigir um texto expositivo sobre a rela??o parasit?ria na obra. A ideia ? que eles mostrem o quanto se apropriaram da leitura da obra de modo a ressignific?-la.
Os textos poder?o ser postados no blogue da turma ou no mural da escola e ainda poder?o compor um banco de textos da sala, o qual serve de fonte para publica??es e organiza??es editoriais futuras.
Exemplos de textos originais (sem corre??o e reescrita) de alunos da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (Eseba):
1) Domitila Crispim Pietropaolo, aluna do 9?A, em 2012, 1? trimestre.
?
2) Marks Cruvinel, aluno do 9?A, em 2013, 1? trimestre.
?
3) Marcos Pereira, aluno do 9?A, em 2013, 1? trimestre.
?
4) Isabela Loiola, aluna do 9?A, em 2013, 1? trimestre.
?
A proposta dessa atividade ? que os alunos possam refletir sobre a palavra que escolheram antes e depois de estudarem a proposta did?tica com o livro.
Depois de todo o trabalho com A metamorfose, chegou o momento de os alunos resgatarem a primeira atividade da sequ?ncia did?tica com a obra de Kafka (M?dulo 1 - atividade 1): a palavra que escolheram sobre suas impress?es acerca do enredo.
A reflex?o ser? embasada pelos questionamentos:
Cada aluno dever? apresentar, oralmente, sua reflex?o a todos os colegas.
?
O objetivo dessa atividade ? divulgar socialmente textos de autoria pr?pria sobre a indica??o (ou n?o) de leitura de A metamorfose.
Os alunos dever?o produzir textos que estimulem a leitura (ou n?o) do livro A metamorfose. Esses textos podem aparecer sob diversos g?neros: resenhas cr?ticas, an?ncios publicit?rios, ensaios, artigos de opini?o. O importante ? respeitar o estilo, a composi??o tem?tica e a estrutura composicional de cada g?nero.
Depois de revisados, dever?o ser postados em redes sociais, blogues e sites para permitir circula??o social ao g?nero.
?
Para leitura do professor:
Artigo:
CARONE, Modesto. O parasita da fam?lia. Dispon?vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1678-51771992000100013&script=sci_arttext Acesso em: 15 jul. 2013.
CARONE, Modesto. O realismo de Franz Kafka. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002008000100013&script=sci_arttext Acesso em: 15 jul. 2013.
KOSIK, Karel. O s?culo de Grete Samsa: sobre a possibilidade ou a impossibilidade do tr?gico no nosso tempo. Dispon?vel em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/nrsantigos/matraga8kosik.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.
Disserta??o:
ZENI, Lielson. A metamorfose da linguagem: an?lise de A metamorfose em quadrinhos. Dispon?vel em: http://scholar.google.com.br/scholar?cluster=17359638854493629819&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 Acesso em 15 jul. 2013.
?
Recurso do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19022 Acesso em: 15 jul. 2013.
Nessa sequ?ncia did?tica a ideia principal ? que os alunos se apropriem da leitura de A metamorfose, a partir de uma "palavra geradora". Eles dever?o ser capazes de analisar o livro, considerando essa palavra e estender sua an?lise para seu entorno. Isso implica em alunos protagonistas, capazes de ler para al?m dos sentidos postos pela materialidade lingu?stica. Al?m disso, os alunos dever?o ser capazes de comparar o enredo da obra com outros tipos de linguagem e produzir um texto expositivo acerca da rela??o parasit?ria que recobre o livro kafkaniano.