Portal do Professor

Início do Conteúdo

Usos da norma padr?o: onde e quando?

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Refletir sobre o uso da norma padr?o e da linguagem coloquial;
  • Resolver exerc?cios sobre o uso da norma padr?o ou formal e informal;
  • Selecionar registros da l?ngua em fun??o da situa??o de comunica??o (formal ou informal).

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidades de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  • Tirinhas dispon?veis  e v?deos veiculados na internet;
  • Computador e projetor;
  • Exerc?cios impressos.

M?dulo 1 - Norma culta ou padr?o e linguagem coloquial

ATIVIDADE 1

Professor, para introduzir a tem?tica da aula, traga imagens com exemplos de usos da norma padr?o e n?o-padr?o da L?ngua Portuguesa para mostrar aos alunos. Veja algumas sugest?es abaixo:

data/img-1

Imagem dispon?vel em: http://peramblogando2.files.wordpress.com/2009/01/dicas_monica_06.jpg. Acesso em: 18 jul 2013.

DSC05787

Imagem dispon?vel em: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/05/quadrinhos-do-chico-bento-avanco-nas.html. Acesso em: 19 jul 2013.

data/img-3

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-FIF-29iQXZE/TeRiLMceCTI/AAAAAAAAACM/JnJ7HEoMYHg/s320/capoliglota.jpg. Acesso em: 19 jul 2013.

Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_uFgfiyADj04/TARASJfsfDI/AAAAAAAAAC4/Czdl5KOhx_I/s1600/Figura1.jpg. Acesso em: 18 jul 2013.

data/img-5

Imagem dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/11706/imagens/quadrim.jpg. Acesso em: 19 jul 2013.

http://2.bp.blogspot.com/_5w4LjiL_BmM/TDUUZ3wjLKI/AAAAAAAAAAU/RKs4jwOgrLs/s1600/chico+bento+2.bmp

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_5w4LjiL_BmM/TDUUZ3wjLKI/AAAAAAAAAAU/RKs4jwOgrLs/s1600/chico+bento+2.bmp. Acesso em: 19 jul 2013.

data/img-7

Imagem dispon?vel em: http://fotos.sapo.pt/biclaranja/pic/000hayq8/s500x500. Acesso em: 19 jul 2013.

ATIVIDADE 2

Terminada a exposi??o das imagens e a leitura dos respectivos di?logos e tamb?m do convite formal,  fa?a questionamentos aos alunos a prop?sito desses exemplos citados. Voc? pode propor quest?es tais como:

1. A maneira de falar do personagem Chico Bento ? comum, isto ?, ? empregada por v?rias pessoas?

2. Voc? conhece pessoas que falam como o Chico Bento?

3. Voc? acredita que as pessoas que falam como o Chico Bento falam "errado"?

4. H? diferen?as entre fala e escrita nas frases do Chico Bento reproduzidas nessas imagens?

5. Voc? acredita que a secret?ria da terceira imagem fala mesmo fluentemente todas as l?nguas citadas por ela? Como voc? pode inferir sua resposta?

6. Na ?ltima imagem, Rita e a professora fazem uso de qual registro da l?ngua? Voc? percebe alguma diferen?a entre a linguagem das duas e a linguagem padr?o habitual no Brasil? Voc? acredita que elas s?o brasileiras? Ou seriam portuguesas?

7. Voc? j? ouviu dizer que os brasileiros n?o sabem portugu?s e que s? os portugueses falam bem nosso idioma? O que voc? pensa sobre isso?

ATIVIDADE 3

Terminadas as reflex?es sobre as imagens, leia com os alunos o seguinte trecho de um livro sobre a gram?tica do Portugu?s:

 [...] quem pratica o portugu?s popular n?o ?fala errado? ? apenas opera com a variedade correspondente ao seu n?vel sociocultural. Quem pratica o portugu?s culto n?o ?fala certo?, de novo apenas se serve da variedade correspondente ao seu n?vel sociocultural. Falar errado ? n?o se fazer entender em seu meio, [...] ou ? usar uma variedade inadequada ao meio em que o falante se encontra (CASTILHO, 2010, P. 205).

Comente com os alunos essa afirma??o e certifique-se de que todos a compreenderam bem. Aproveite para rever com eles conceitos como variante de prest?gio ou norma padr?o, portugu?s n?o-padr?o (PNP), certo, errado versus adequa??o e inadequa??o. Depois, pe?a a eles para reescreverem os di?logos do Chico Bento, da secret?ria e dos "anjos" de acordo com a variedade padr?o ou norma culta da l?ngua.

M?dulo 2 - Reconhecendo a norma formal e/ou informal

ATIVIDADE 1

Leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica ou providencie um computador e um projetor para assistirem a um v?deo sobre norma culta e linguagem coloquial.

norma culta

Imagem e v?deo dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=LnnJUFhKC_s. Acesso em: 19 jul 2013.

Depois de assistirem ao v?deo uma ou duas vezes, caso seja necess?rio, proponha uma discuss?o com os alunos, por meio das seguintes quest?es:

1. Quando devemos empregar a norma culta? Em quais situa??es?

2. Segundo o narrador do v?deo, a frase "me beija" est? em conformidade com a linguagem coloquial, isto ?, com a fala. E segundo a norma culta, como seria a frase para pedir um beijo?

3. Quando devemos empregar a linguagem coloquial?

4. O narrador explica porque a l?ngua tem varia??es. Voc? entendeu sua explica??o? Voc? ? capaz de explicar o que leva a l?ngua a sofrer varia??es?

ATIVIDADE 2

Ainda no laborat?rio de inform?tica, pe?a aos alunos que acessem o site: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html, para resolverem os  exerc?cios propostos, a seguir. Caso n?o seja poss?vel fazer a atividade no laborat?rio de inform?tica, providencie c?pias dos exerc?cios e entregue-as aos alunos.

Exerc?cios

1.    Observe a imagem abaixo e responda as perguntas, abaixo:

 
?
?
a)    Qual tipo de linguagem a personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)    Observando bem a imagem, cite, no m?nimo, dois fatores que contribuem para que a personagem fale dessa forma?
c)    Esse jeito como a personagem falou d? para o ouvinte/leitor compreender?
d)    Essa linguagem usada por ele ? considerada ?correta? ou ?errada?? Por qu??
e)    Reescreva essa fala do personagem, seguindo a norma padr?o da linguagem.
  
2.    Leia o texto abaixo e responda as quest?es sugeridas:
?
Nos ?ltimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Regi?o Nordeste e Norte, t?m sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado ?efeito domin??, afetando os cofres de milhares de munic?pios pobres ou de renda per capita muito baixa.
(Jornal Folha de S?o Paulo, 20/03/2012)
?
a)    Que tipo de texto ? esse acima?
b)    Que linguagem foi usada para escrever esse texto?
c)    Por que foi usado esse tipo de linguagem e n?o outra?
  
3.    Leia a m?sica a seguir e fa?a o que se pede:
?
Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense n?o existe explica??o
Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inunda??o
Mo?a se vestir de cobra e dizer que ? distra??o
Voc?s c? da capit? me adiscurpe essa express?o
No Cear? n?o tem disso n?o...
Tem disso n?o, tem disso n?o...
(Luiz Gonzaga)
?
   a)    Que linguagem foi usada para escrever essa m?sica?
   b)    Essa linguagem atrapalhou o entendimento da m?sica?
   c)    Se essa m?sica fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da l?ngua, continuaria com a mesma beleza mel?dica?
   d)    Retire desta m?sica palavras e express?es da linguagem coloquial?
?
4.     Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situa??es:
   a)    Falando em p?blico sobre pol?tica.________________________________
   b)    Numa pequena mensagem de celular para um amigo pr?ximo. __________________________
   c)    Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de portugu?s.___________________
   d)    Numa carta de reclama??o para a presidente Dilma. ________________________________
   e)    Numa conversa na pra?a entre amigos._________________________________
   f)     Um debate numa confer?ncia nacional sobre meio ambiente.__________________________
   g)    Um bilhete para irm?, explicando que voc? foi ? padaria comprar p?o._____________________
   h)    Um bilhete para a diretora da sua escola, explicando o porqu? da sua falta de hoje.___________________________________
   i)     Uma reda??o solicitada pelo professor de portugu?s.______________________________
?

ATIVIDADE 3

Para encerrar a aula, fa?a a exibi??o do v?deo sugerido, abaixo. ? um v?deo muito interessante em que se discorre sobre as variantes lingu?sticas.

oral e escrita

Imagem e v?deo dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=6fHF_Eru65k. Acesso em: 19 jul 2013.

Ap?s a exibi??o do v?deo, proponha o seguinte exerc?cio para verificar a compreens?o do conte?do exibido:

De acordo com o conte?do exposto no v?deo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirma??es:

(     ) O bom falante ? o poliglota de sua pr?pria l?ngua.

(     ) O bom falante ? o que fala a norma culta.

(     ) A l?ngua ? viva como uma cidade.

(     ) Um paulista fala como um carioca ou um mineiro.

(     ) A l?ngua n?o varia de gera??o para gera??o e de grupo social para grupo social.

(     ) A l?ngua varia de acordo com as diferentes situa??es de comunica??o.

(     ) ? o povo que fala gostoso o portugu?s do Brasil.

(     ) O estudante de portugu?s precisa aprender a produzir textos, a ler textos e ampliar suas possibilidades de express?o lingu?stica.

Recursos Complementares

Refer?ncia do livro citado:

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gram?tica do portugu?s brasileiro. S?o Paulo: Contexto, 2010.

Para mais informa??es sobre l?ngua l?ngua falada e l?ngua escrita, acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=tzm-WjT788s. Acesso em: 19 jul 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=g_YB5fr-RZg. Acesso em: 19 jul 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=PGEBGMqpC5g. Acesso em: 19 jul 2013.

Avaliação

Durante as aulas, o professor dever? observar se os estudantes alcan?aram os objetivos propostos. Observar, por exemplo, se os alunos refletiram sobre o uso da norma culta, apontando os pontos positivos e entendendo que o preconceito lingu?stico ? prejudicial e que n?o existe "certo" e "errado" no que se refere ? l?ngua.