Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogos de tabuleiro: em a??o os n?meros e as opera??es

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Identificar os n?meros;

?         Compreender a sequ?ncia num?rica;

?         Realizar opera??es de adi??o e subtra??o por meio de jogos;

?         Registrar atividades realizadas;

?         Conhecer diversos jogos;

?         Desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico

?         Trabalhar a desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

?

Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: o s?tio dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em 18 de jul. 2013.

?

Nesse sentido, propomos essa aula sobre a tem?tica dos jogos de tabuleiros envolvendo n?meros e opera??es com a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

?

  • Utilizar diferentes estrat?gias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma cole??o, utilizando a linguagem oral, a nota??o num?rica e/ou registros n?o convencionais, nas brincadeiras e em situa??es nas quais as crian?as reconhe?am sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspond?ncia de agrupamentos;
  • Comparar ou ordenar quantidades por contagem; pela formula??o de hip?teses sobre a grandeza num?rica, pela identifica??o da quantidade de algarismos e da posi??o ocupada por eles na escrita num?rica;
  • Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades, em situa??es de contexto familiar e utilizando o c?lculo mental ou outras estrat?gias pessoais.

?

Professor, o trabalho com jogos ? extremamente necess?rio para que os alunos estimulem cada vez mais o racioc?nio l?gico matem?tico. Portanto, nossa proposta em todas as atividades,  ? realizar jogos que propiciem o desenvolvimento de alguns conceitos matem?ticos (N?meros e opera??es.).

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 28.

?

?

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, o trabalho com jogos ? extremamente necess?rio para que os alunos estimulem cada vez mais o racioc?nio l?gico matem?tico. Portanto, nossa proposta em todas as atividades,  ? realizar jogos que propiciem o desenvolvimento de alguns conceitos matem?ticos (N?meros e opera??es.). Apresentamos algumas modalidades de ?Jogos de tabuleiro? que s?o chamados de ?Jogos de trilha?. Esses jogos propiciam o trabalho com os alunos para a identifica??o de n?meros e de sequ?ncias num?ricas. Inicie sua aula conversando com os alunos sobre os jogos. Questione-os sobre este tipo de jogo. Fa?a um levantamento dos conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre eles. Depois, organize a turma em duplas e prepare antecipadamente o material que vai utilizar. Veja a seguir:

?

JOGO 1: DESCUBRA        

                                                                                           

Material:

  •   1 tabuleiro de papel?o com os numerais de 1 a 12.

?

dsfa

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

  •   2 dados.
  •  20 tampinhas ou fichas para cobrirem os numerais que constam no tabuleiro.

                                                  dsf

                                                              Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

?

Participantes: 2   

?

Regras:

?

  1.   Cobrir todos os numerais do tabuleiro;
  2.   O primeiro jogador lan?a os dados e conta o total de pontos; retira a tampinha da casa correspondente a esse total. O segundo jogador faz o mesmo. O primeiro torna a jogar, e assim por diante;
  3.   Se faltar os numerais iguais ou menores  que 6, o jogador poder? escolher jogar com um ou dois dados;
  4.   Ganha quem descobrir primeiro todas as casas.

?

OBSERVA??O:

?

O numeral 8, por exemplo, pode ser descoberto quando as faces dos dados apresentarem 3 e 5 pontos ou 4 e 4 pontos ou 2 e 6 pontos. Se a casa do 8 j? estiver descoberta e o jogador fizer 8 pontos, passa a vez.

?

VARIA??ES:

?

O jogo poder? come?ar com as casas descobertas. Os jogadores v?o cobrindo as casas ? medida que obtiverem os totais correspondentes.

?

Professor, o pr?ximo jogo tamb?m requer um espa?o organizado para realiz?-lo. Organize a turma em duplas e explore as regras para que eles compreendam que, como na vida,  os jogos necessitam de regras, caso contr?rio seria imposs?vel jogar. Prepare um tabuleiro para cada dupla. Veja a seguir nossa sugest?o: 

?

 JOGO 2: CORRIDA AO CASTELO

Materiais:

?

  • Uma trilha.  

?

dsfads

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

  •   Um dado.      
  •   Um marcador para cada crian?a.

  

Regras:

?

  •   Cada jogador lan?a o dado e anda na trilha de acordo com a quantidade obtida no dado;
  •   Quando parar em uma estrela leia a mensagem e fa?a o que se pede:

?

sdfdfa

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Em seguida, pergunte aos alunos o que acharam do jogo e pe?a para justificarem. Proponha as seguintes atividades no caderno de Matem?tica:

?

ATIVIDADES

?

1 ? Qual numeral vem antes? Qual numeral vem depois? Complete o quadro abaixo:

ANTES

N?MERO

DEPOIS

?

16

?

?

10

?

?

13

?

?

24

?

?

17

?

?

28

?

?

2 -  Coloque os numerais indicados abaixo, em ordem decrescente:

?

a)      20, 19, 18

b)      10, 9, 8

c)      50, 49, 48

?

3 -  Complete:

?

INICIEI DO

ANDEI

CHEGUEI NO

5

1 PASSO

?

17

4 PASSOS

?

21

7 PASSOS

?

?

Agora, calcule:

5 + 1 =

17 + 4 =

21 + 7 =

?

INICIEI DO

VOLTEI

PAREI NO

21

3 PASSOS

?

26

5 PASSOS

?

37

6 PASSOS

?

?

Agora, calcule:

15 ? 3 =

26 ? 5 =

37 ? 6 =

?

4 -  Descubra o segredo e complete as sequ?ncias num?ricas:

?

a)      30 ? 32 ? 34 - ___-  ___- 40 ? 42 - ___ - 46 - ___ - ___ - 52 -___ - ___ - ___- 60  

b)      0 ? 5 ? 10 ? 15 ? __ - __ - __ - __ - 40 ? ___ - ___ - ___- 60  

c)      21 ? 26- 31 - __ - __ - ___ - ___ - ___ - 61

?

Professor, voc? tamb?m poder? montar um tabuleiro com uma numera??o maior, de acordo com o n?vel de seus alunos e propor atividades com esses numerais. 

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, o ?Jogo da trilha? estimula a identifica??o dos n?meros, bem como a sequ?ncia num?rica. Para dificultar o n?vel do jogo, os alunos poder?o realizar as opera??es matem?ticas, Veja abaixo alguns exemplos:

?

JOGO 1: ESCADAS E SERPENTES       

?

Materiais:

?

  • Uma trilha com escadas e serpentes.

?

escadas

Fonte: S?tio: Ensino Fundamental 1. Jogos matem?ticos. Dispon?vel em:

<http://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/415-2/>.

Acesso em: 18 de jul. 2013.

?

?

Materiais:

?

  •   Dois dados.      
  •   Um marcador para cada crian?a.

?

?

Regras:

?

  •   Defina quem ir? come?ar o jogo;
  •   Cada jogador lan?a dois dados e anda na trilha de acordo com a soma das quantidades obtida nos dados;
  •   Se o pe?o parar em uma casinha com uma escada, o pe?o sobe at? o outro extremo dela;
  •   Quando parar em uma casinha com uma serpente, o pe?o desce at? a casa onde est? a sua cauda.


Professor, a adi??o ? treinada quando se joga os dois dados para obter o total que se vai andar. No entanto, voc? poder? elaborar alguns questionamentos sobre o jogo. Observe as estrat?gias que v?o utilizar para resolverem os questionamentos.

?

Resolva as situa??es problema a seguir:

?

  • Quantas casas a crian?a vai saltar se pular do n?mero 3 para o 37?

  • Quantas casas a crian?a vai saltar se pular do n?mero 41 para o 85?

  • Quantas casas a crian?a vai voltar se sair do 88 e parar no 36?

?

Professor, a seguir sugerimos outro jogo, no qual voc? tamb?m trabalhar? os conceitos de adi??o e subtra??o. Nesta faixa et?ria, os alunos j? dominam as cores, mas se quiser poder? alter?-las. Outra possibilidade ? realizar um trabalho interdisciplinar, integrado com L?ngua Portuguesa, para isso proponha que os alunos elaborem as regras do jogo por meio de um texto instrucional. Lembre-os sobre a estrutura deste tipo de texto, se for necess?rio leve alguns modelos para eles verem.

?

JOGO 2: TRILHA DA ADI??O E SUBTRA??O

           

Materiais:

  • Trilha com as casas coloridas.

?

trilha colorida

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

  • Um dado.
  • Cartas com opera??es a serem resolvidas. Ser?o tr?s conjuntos de cartas. A cor da carta define o n?vel de dificuldade da opera??o. Exemplo:

?

N?vel f?cil - COR VERDE

N?vel m?dio - COR VERMELHO

N?vel dif?cil- COR AMARELO

?

fichas

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

  • 04 marcadores coloridos.

?

 Regras do jogo

?

  • Cada jogador escolher? um marcador, que dever? ser colocado na linha de SA?DA;
  • Decide-se quem come?ar? o jogo;
  • Em seguida devem jogar o dado e andar quantas casas for tirado no dado;
  • O aluno dever? pegar uma carta da cor da casa onde parou e resolver a opera??o;
  • Se acertar a opera??o, permanece na casa;
  • Se errar volta duas casas;
  • Ser? o vencedor aquele que mais r?pido chegar ao t?rmino da trilha.

?

Professor, a seguir apresentamos outra possibilidade para voc? trabalhar com a adi??o. Para que os alunos sejam estimulados a participar ? importante que voc? motive-os por meio de questionamentos sobre o jogo. Por?m, mais importante ? esclarecer que al?m de brincar/jogar, eles estar?o aprendendo um pouco mais sobre a adi??o.

?

JOGO 3: ZIGUEZAGUEANDO COM OS N?MEROS

?

?

?

N?mero de participantes:

  • 2 a 4 participantes.

?

Material:

  • Um tabuleiro.

?

zigur

?

  • Tr?s dados.
  • Um marcador para cada jogador.

?

Como jogar:

?

  • Os marcadores s?o colocados na linha de partida;
  • Os jogadores se revezam lan?ando os tr?s dados;
  • Os tr?s n?meros obtidos por cada um podem ser somados ou subtra?dos em qualquer ordem, como desejarem. Por exemplo, se sair os n?meros 2, 3 e 4, o jogador pode obter os seguintes resultados:

?

9 (2+3+4)          3 (2+4-3 ou 4-3+2)       5 (4-2+3 ou 4+3-2 ou 3-2+4 ou 3+4-2)         1(2+3-4 ou 3+2-4)

?

?

Desse modo, o jogador poder? colocar seu marcador sobre o n?mero 9, 1, 3 ou 5. Cada um poder? movimentar o marcador apenas uma casa em cada jogada.

?

3? atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, existem diversos tabuleiros em formatos diferentes. Apresentaremos um desafio chamado ?Tri?ngulo m?gico?.


Material:

  • Tabuleiro triangular.
  • Fichas com n?meros de 0 a 9.


N?mero de jogadores: Individual.

Objetivo do jogo: Distribuir os n?meros de modo que a soma dos mesmos nas laterais do tri?ngulo, indique o n?mero solicitado. Mais adiante mostraremos tr?s tabuleiros, indicando que a soma dos n?meros nas laterais do tri?ngulo dever? ser 10, 11 e 12, respectivamente.

Regra:
O jogador dever? colocar as fichas com os n?meros sobre o tabuleiro de modo que as pe?as presente em cada lado do tri?ngulo resulte no resultado que est? no centro do tri?ngulo.

?

triangulo

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

4? atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, outro jogo bastante popular ? o ?Sudoku? que ? um jogo de l?gica conhecido mundialmente. Esse jogo exige muita concentra??o e racioc?nio, poder? ser realizado individualmente ou em duplas. Se optar pela dupla oriente os alunos a colocarem o n?mero alternadamente (revezando.).

?

sudoku

Fonte: S?tio: Sudoku. Tudo sobre Sudoku. Dispon?vel em:

<http://sudoku.net.br/>.

Acesso em: 18 de jul. 2013.

?

Regras do jogo:

?

  • Sudoku ? jogado numa malha de 9?9 quadradinhos, dividida em sub-malhas de 3?3 quadradinhos, chamadas ?quadrantes?;
  • O jogo inicia-se com quadrantes j? preenchidos com alguns n?meros;
  • O objetivo do jogo ? preencher os quadradinhos vazios com n?meros de 1 a 9, de modo que em cada sub-malha o n?mero apare?a uma ?nica vez.;
  • O n?mero pode aparecer uma ?nica vez em cada linha da malha;
  • O n?mero pode aparecer uma ?nica vez em cada coluna da malha.

?

Professor, existe outra brincadeira que tamb?m ? conhecida mundialmente e podemos dizer que ela ? representada por um tabuleiro fixo no ch?o, ? a brincadeira da ?Amarelinha?.

Esta brincadeira exige um local adequado, prepare um espa?o maior, como uma quadra ou p?tio. Explique as regras e solicite que fiquem atentos, pois depois da brincadeira far?o o registro da atividade. Oriente os alunos para que possam brincar e explorar essa brincadeira.

?

?

?

amar

Fonte: S?tio: Super Interessante. Origem de 6 brincadeiras populares. Dispon?vel em:

<http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/conheca-a-origem-de-6-brincadeiras-populares/>

Acesso em: 18 de jul. 2013.

?

?

Como se brinca?

?

O padr?o ? o seguinte: a pedra ? lan?ada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do tra?ado pulando (ora com um p?, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequ?ncia se repete enquanto a pedra avan?a de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.

Professor, em cada canto do pa?s, as crian?as brincam de um modo diferente e chamam a brincadeira por nomes diferentes tamb?m. Acesse o s?tio: ?Alfabetiza??o M?gica. Como brincar de amarelinha?. Dispon?vel em: <http://alfabetizacaomagica-dressa.blogspot.com.br/2010/05/como-brincar-de-amarelinha.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013, e veja mais informa??es e curiosidades sobre a amarelinha.

?

Veja um exemplo de atividade a partir da brincadeira da amarelinha

?

amarelinha

Fonte: S?tio: Vamos brincar l? fora. Amarelinha. Dispon?vel em:

<http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/amarelinha.html>.

Acesso em: 18 de jul. 2013.

?

1) Observe onde a pedrinha est?. Quantos pulos a crian?a vai dar da Terra ao C?u?

2) E na volta, quantos pulos a crian?a vai dar do C?u ? Terra?

3) No total, quantos pulos a crian?a vai dar na ida e volta?

3) Se a pedrinha estivesse na casa 7. Quantos pulos a crian?a daria da Terra ao C?u?

4) Coloque os n?meros da amarelinha na ordem crescente.

5) Coloque os n?meros da amarelinha na ordem decrescente.

6) Invente um desafio sobre a amarelinha para o seu colega descobrir.

?

Depois de realizada a brincadeira solicite que fa?am o registro no caderno. Veja a seguir:

?

ultima

Recursos Complementares

S?tio: S? matem?tica. Artigo: utilizando curiosidades de jogos matem?ticos em sala de aula. Dispon?vel em: < http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/>.  Acesso em: 18 de jul. 2013.

S?tio: Revista Escola. Jogos e matem?tica: brincar, explorar, aprender. Dispon?vel em:  <http://revistaescola.abril.com.br/jogos-matematica/>. Acesso em: 18 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que fa?a registros di?rios para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ? identifica??o dos n?meros, sequ?ncia num?rica, opera??es que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, ? poss?vel, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre os n?meros e as opera??es, bem como as dificuldades e ?xitos apresentados durante a realiza??o das atividades sugeridas. Observe sempre as hip?teses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avan?os ou dificuldades, pois estas ajudar?o no processo de forma??o do aluno.