Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
? Identificar os n?meros;
? Compreender a sequ?ncia num?rica;
? Realizar opera??es de adi??o e subtra??o por meio de jogos;
? Registrar atividades realizadas;
? Conhecer diversos jogos;
? Desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico
? Trabalhar a desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
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Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.
O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: o s?tio dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em 18 de jul. 2013.
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Nesse sentido, propomos essa aula sobre a tem?tica dos jogos de tabuleiros envolvendo n?meros e opera??es com a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
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Professor, o trabalho com jogos ? extremamente necess?rio para que os alunos estimulem cada vez mais o racioc?nio l?gico matem?tico. Portanto, nossa proposta em todas as atividades, ? realizar jogos que propiciem o desenvolvimento de alguns conceitos matem?ticos (N?meros e opera??es.).
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Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 28.
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Professor, o trabalho com jogos ? extremamente necess?rio para que os alunos estimulem cada vez mais o racioc?nio l?gico matem?tico. Portanto, nossa proposta em todas as atividades, ? realizar jogos que propiciem o desenvolvimento de alguns conceitos matem?ticos (N?meros e opera??es.). Apresentamos algumas modalidades de ?Jogos de tabuleiro? que s?o chamados de ?Jogos de trilha?. Esses jogos propiciam o trabalho com os alunos para a identifica??o de n?meros e de sequ?ncias num?ricas. Inicie sua aula conversando com os alunos sobre os jogos. Questione-os sobre este tipo de jogo. Fa?a um levantamento dos conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre eles. Depois, organize a turma em duplas e prepare antecipadamente o material que vai utilizar. Veja a seguir:
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Material:
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Fonte: Imagem da pr?pria autora.
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Fonte: Imagem da pr?pria autora.
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Participantes: 2
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Regras:
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OBSERVA??O:
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O numeral 8, por exemplo, pode ser descoberto quando as faces dos dados apresentarem 3 e 5 pontos ou 4 e 4 pontos ou 2 e 6 pontos. Se a casa do 8 j? estiver descoberta e o jogador fizer 8 pontos, passa a vez.
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VARIA??ES:
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O jogo poder? come?ar com as casas descobertas. Os jogadores v?o cobrindo as casas ? medida que obtiverem os totais correspondentes.
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Professor, o pr?ximo jogo tamb?m requer um espa?o organizado para realiz?-lo. Organize a turma em duplas e explore as regras para que eles compreendam que, como na vida, os jogos necessitam de regras, caso contr?rio seria imposs?vel jogar. Prepare um tabuleiro para cada dupla. Veja a seguir nossa sugest?o:
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Materiais:
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Fonte: Imagem da pr?pria autora.
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Regras:
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Fonte: Imagem da pr?pria autora.
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Em seguida, pergunte aos alunos o que acharam do jogo e pe?a para justificarem. Proponha as seguintes atividades no caderno de Matem?tica:
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ATIVIDADES
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1 ? Qual numeral vem antes? Qual numeral vem depois? Complete o quadro abaixo:
ANTES |
N?MERO |
DEPOIS |
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16 |
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? |
10 |
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13 |
? |
? |
24 |
? |
? |
17 |
? |
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28 |
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2 - Coloque os numerais indicados abaixo, em ordem decrescente:
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a) 20, 19, 18
b) 10, 9, 8
c) 50, 49, 48
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3 - Complete:
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INICIEI DO |
ANDEI |
CHEGUEI NO |
5 |
1 PASSO |
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17 |
4 PASSOS |
? |
21 |
7 PASSOS |
? |
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Agora, calcule:
5 + 1 =
17 + 4 =
21 + 7 =
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INICIEI DO |
VOLTEI |
PAREI NO |
21 |
3 PASSOS |
? |
26 |
5 PASSOS |
? |
37 |
6 PASSOS |
? |
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Agora, calcule:
15 ? 3 =
26 ? 5 =
37 ? 6 =
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4 - Descubra o segredo e complete as sequ?ncias num?ricas:
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a) 30 ? 32 ? 34 - ___- ___- 40 ? 42 - ___ - 46 - ___ - ___ - 52 -___ - ___ - ___- 60
b) 0 ? 5 ? 10 ? 15 ? __ - __ - __ - __ - 40 ? ___ - ___ - ___- 60
c) 21 ? 26- 31 - __ - __ - ___ - ___ - ___ - 61
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Professor, voc? tamb?m poder? montar um tabuleiro com uma numera??o maior, de acordo com o n?vel de seus alunos e propor atividades com esses numerais.
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Professor, o ?Jogo da trilha? estimula a identifica??o dos n?meros, bem como a sequ?ncia num?rica. Para dificultar o n?vel do jogo, os alunos poder?o realizar as opera??es matem?ticas, Veja abaixo alguns exemplos:
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Materiais:
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Fonte: S?tio: Ensino Fundamental 1. Jogos matem?ticos. Dispon?vel em:
<http://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/415-2/>.
Acesso em: 18 de jul. 2013.
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Materiais:
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Regras:
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Professor, a adi??o ? treinada quando se joga os dois dados para obter o total que se vai andar. No entanto, voc? poder? elaborar alguns questionamentos sobre o jogo. Observe as estrat?gias que v?o utilizar para resolverem os questionamentos.
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Resolva as situa??es problema a seguir:
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Professor, a seguir sugerimos outro jogo, no qual voc? tamb?m trabalhar? os conceitos de adi??o e subtra??o. Nesta faixa et?ria, os alunos j? dominam as cores, mas se quiser poder? alter?-las. Outra possibilidade ? realizar um trabalho interdisciplinar, integrado com L?ngua Portuguesa, para isso proponha que os alunos elaborem as regras do jogo por meio de um texto instrucional. Lembre-os sobre a estrutura deste tipo de texto, se for necess?rio leve alguns modelos para eles verem.
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Materiais:
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Fonte: Imagem da pr?pria autora.
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N?vel f?cil - COR VERDE
N?vel m?dio - COR VERMELHO
N?vel dif?cil- COR AMARELO
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Fonte: Imagem da pr?pria autora.
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Regras do jogo
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Professor, a seguir apresentamos outra possibilidade para voc? trabalhar com a adi??o. Para que os alunos sejam estimulados a participar ? importante que voc? motive-os por meio de questionamentos sobre o jogo. Por?m, mais importante ? esclarecer que al?m de brincar/jogar, eles estar?o aprendendo um pouco mais sobre a adi??o.
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N?mero de participantes:
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Material:
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Como jogar:
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Desse modo, o jogador poder? colocar seu marcador sobre o n?mero 9, 1, 3 ou 5. Cada um poder? movimentar o marcador apenas uma casa em cada jogada.
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Professor, existem diversos tabuleiros em formatos diferentes. Apresentaremos um desafio chamado ?Tri?ngulo m?gico?.
Material:
N?mero de jogadores: Individual.
Objetivo do jogo: Distribuir os n?meros de modo que a soma dos mesmos nas laterais do tri?ngulo, indique o n?mero solicitado. Mais adiante mostraremos tr?s tabuleiros, indicando que a soma dos n?meros nas laterais do tri?ngulo dever? ser 10, 11 e 12, respectivamente.
Regra:
O jogador dever? colocar as fichas com os n?meros sobre o tabuleiro de modo que as pe?as presente em cada lado do tri?ngulo resulte no resultado que est? no centro do tri?ngulo.
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Fonte: Imagem da pr?pria autora.
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Professor, outro jogo bastante popular ? o ?Sudoku? que ? um jogo de l?gica conhecido mundialmente. Esse jogo exige muita concentra??o e racioc?nio, poder? ser realizado individualmente ou em duplas. Se optar pela dupla oriente os alunos a colocarem o n?mero alternadamente (revezando.).
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Fonte: S?tio: Sudoku. Tudo sobre Sudoku. Dispon?vel em:
Acesso em: 18 de jul. 2013.
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Regras do jogo:
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Professor, existe outra brincadeira que tamb?m ? conhecida mundialmente e podemos dizer que ela ? representada por um tabuleiro fixo no ch?o, ? a brincadeira da ?Amarelinha?.
Esta brincadeira exige um local adequado, prepare um espa?o maior, como uma quadra ou p?tio. Explique as regras e solicite que fiquem atentos, pois depois da brincadeira far?o o registro da atividade. Oriente os alunos para que possam brincar e explorar essa brincadeira.
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Fonte: S?tio: Super Interessante. Origem de 6 brincadeiras populares. Dispon?vel em:
<http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/conheca-a-origem-de-6-brincadeiras-populares/>
Acesso em: 18 de jul. 2013.
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O padr?o ? o seguinte: a pedra ? lan?ada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do tra?ado pulando (ora com um p?, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequ?ncia se repete enquanto a pedra avan?a de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.
Professor, em cada canto do pa?s, as crian?as brincam de um modo diferente e chamam a brincadeira por nomes diferentes tamb?m. Acesse o s?tio: ?Alfabetiza??o M?gica. Como brincar de amarelinha?. Dispon?vel em: <http://alfabetizacaomagica-dressa.blogspot.com.br/2010/05/como-brincar-de-amarelinha.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013, e veja mais informa??es e curiosidades sobre a amarelinha.
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Veja um exemplo de atividade a partir da brincadeira da amarelinha
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Fonte: S?tio: Vamos brincar l? fora. Amarelinha. Dispon?vel em:
<http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/amarelinha.html>.
Acesso em: 18 de jul. 2013.
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1) Observe onde a pedrinha est?. Quantos pulos a crian?a vai dar da Terra ao C?u?
2) E na volta, quantos pulos a crian?a vai dar do C?u ? Terra?
3) No total, quantos pulos a crian?a vai dar na ida e volta?
3) Se a pedrinha estivesse na casa 7. Quantos pulos a crian?a daria da Terra ao C?u?
4) Coloque os n?meros da amarelinha na ordem crescente.
5) Coloque os n?meros da amarelinha na ordem decrescente.
6) Invente um desafio sobre a amarelinha para o seu colega descobrir.
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Depois de realizada a brincadeira solicite que fa?am o registro no caderno. Veja a seguir:
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S?tio: S? matem?tica. Artigo: utilizando curiosidades de jogos matem?ticos em sala de aula. Dispon?vel em: < http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/>. Acesso em: 18 de jul. 2013.
S?tio: Revista Escola. Jogos e matem?tica: brincar, explorar, aprender. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/jogos-matematica/>. Acesso em: 18 de jul. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que fa?a registros di?rios para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ? identifica??o dos n?meros, sequ?ncia num?rica, opera??es que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, ? poss?vel, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre os n?meros e as opera??es, bem como as dificuldades e ?xitos apresentados durante a realiza??o das atividades sugeridas. Observe sempre as hip?teses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avan?os ou dificuldades, pois estas ajudar?o no processo de forma??o do aluno.