Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educa??o |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Rela??es sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Sensa??es |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Valoriza??o dos v?nculos afetivos |
Esta aula pode ser bem aproveitada por alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, quando ainda est?o se desenvolvendo com rela??o ? aquisi??o da leitura e escrita e ainda est?o no processo de conhecer e vivenciar emo??es e sentimentos que, apesar de corriqueiros, ainda se apresentam como novos.
Professor, no cotidiano das salas de aula, a educa??o para a cidadania e respeito ? pluralidade cultural, que propiciam a conviv?ncia mais amig?vel e menos conflituosa, torna-se cada vez mais necess?ria. Neste sentido, as aulas aqui apresentadas t?m o intuito de come?ar o trabalho para o respeito ? pluralidade cultural e cidadania, na medida em que prioriza o autoconhecimento e a express?o de sentimentos e emo??es, como a base para o reconhecimento e respeito ao outro, isto ?, o desenvolvimento de uma postura ?tica.
1? Momento: Para introduzir o tema, converse com os alunos sobre os sentimentos, fazendo perguntas como: o que s?o os sentimentos? O que s?o as emo??es? Onde os sentimos? De onde v?m as emo??es? Explique aos alunos que cada emo??o e sentimento tem uma origem (uma causa, uma raz?o), dando alguns exemplos. Explique tamb?m que as emo??es e os sentimentos se manifestam em nosso corpo, de diferentes formas.
2? Momento: Ap?s essa reflex?o inicial, convide os alunos a assistirem ao v?deo: Kika ? De onde vem o choro. Dura??o: 4min30seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2409. Acesso em 16 de Julho de 2013.
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Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2409. Acesso em 16 de Julho de 2013.
Sinopse: Este v?deo faz parte de uma s?rie de 20 programas de anima??o apresentada por uma crian?a muito curiosa, Kika, que procura entender a origem das coisas, de forma acess?vel e bem-humorada. Neste v?deo, Kika identifica de onde v?m o choro e como ele se manifesta, entendendo as emo??es e sentimentos humanos.
3? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, abra um espa?o para os alunos falarem o que entenderam. Nesse momento, estimule a reflex?o com as seguintes quest?es: O que Kika aprendeu sobre o choro? De onde ele vem? Como nosso corpo reage para chorarmos? O que Kika aprendeu que nos faz chorar? O que te faz chorar?
4? Momento: Solicitar aos alunos que fa?am um desenho sobre alguma situa??o em que choraram, relatando brevemente a raz?o desse choro, abaixo do desenho. Neste momento, pode ser necess?rio que o professor seja o escriba do aluno que ainda n?o adquiriu recursos para a escrita.
5? Momento: Organizar um varal com os desenhos dos alunos, e estimular que os alunos vejam os desenhos dos demais colegas, valorizando a conversa sobre as diferentes causas ou motivos para chorar, que apareceram nos desenhos.
1? Momento: Conversar com os alunos, retomando a atividade anterior, na qual foi trabalhado o choro e seus sentimentos relacionados, informando que neste momento, ser?o discutidos outros sentimentos e emo??es. Sugest?es de quest?es que podem estimular a conversa: Que outras emo??es e sentimentos voc?s conhecem? Onde voc?s sentem cada uma dessas emo??es?
2? Momento: Ap?s essa conversa, convidar aos alunos para o jogo ?Bingo dos Sentimentos?, informando que a partir desse jogo, a turma poder? conversar sobre v?rios sentimentos e emo??es. As cartelas s?o compostas das seguintes emo??es: alegria, susto, tristeza, braveza, confus?o, vergonha, felicidade, mal-estar. Estas emo??es e sentimentos s?o ilustrados por carinhas que demonstram cada um desses sentimentos, e estas carinhas devem ser sorteadas a partir da impress?o das seguintes figuras:
FONTE: IMAGEM DA PR?PRIA AUTORA
Cada figura demonstra os seguintes sentimentos e emo??es: chorando, sorrindo, alegre, assustado, doente, envergonhado, triste, bravo, confuso, feliz. Voc? poder? utilizar as figuras com express?es para montar as cartelas diferentes para cada aluno. Indicamos quatro imagens em cada cartela. Segue abaixo sugest?o de duas cartelas.
FONTE: IMAGENS DA PR?PRIA AUTORA.
Perceba que nas cartelas, abaixo de cada figura, h? quadradinhos para que o nome do sentimento seja escrito pelo aluno, quando cada figura for sorteada. O professor deve sortear cada figura, questionar os alunos sobre o nome do sentimento, explorar este sentimento questionando: quando sentimos esse sentimento ou demonstramos essa emo??o? Onde sentimos esse sentimento? O que podemos fazer ou quem pode nos ajudar quando sentimos esse sentimento? A partir dessa conversa, os alunos que tiverem a figura sorteada s?o orientados a marcarem na cartela, escrevendo o nome do sentimento nos quadradinhos abaixo. Para isso, o professor deve fazer a media??o, utilizando o quadro, ajudando os alunos a elaborarem hip?teses para a escrita. A atividade deve ser realizada at? que todos tenham completado sua cartela, pois assim, todos os sentimentos ser?o trabalhados. Ao final, o professor pede uma salva de palmas para todos, pois completaram a atividade.
1? Momento: Iniciar uma conversa com o grupo de alunos, retomando os sentimentos estudados na aula anterior e inserindo a tem?tica desta aula, explicando que nesta aula poderemos entender como lidar quando n?o entendemos nossos sentimentos.
2? Momento: Convide os alunos para ouvirem a leitura do livro ?Essa dor tem outro nome?.
SERRA, M. J. Essa dor tem outro nome. Belo Horizonte: Editora L?, 2013.
Imagem e sinopse dispon?veis em: http://www.le.com.br/catalogo-interna/essa-dor-tem-outro-nome. Acesso em 17 de Julho de 2013.
Sinopse: Laura era uma ''Maria das Dores''. Sentia dores todos os dias, em diversos lugares do corpo. Foi ao m?dico e ele disse que ela estava ?tima, e que essas dores tinham outro nome. Aos poucos foi descobrindo que suas dores eram: medo, tristeza, raiva, n?o querer comer... Um dia, Laura adoeceu de verdade e essa dor tinha um nome.
3? Momento: Roda de conversa sobre o livro: Pergunte aos alunos o que eles entenderam sobre a hist?ria. Ou?a os coment?rios e v? explorando as falas dos alunos, no sentido de aprofundar suas reflex?es na compreens?o de que, em alguns momentos, temos sentimentos que n?o sabemos significar e expressar e precisamos aprender a fazer isso. Perguntas como: ?Como Laura conseguiu entender quando ela estava doente e quando ela estava com medo?? e ?Algum de voc?s j? teve alguma dor, parecida com as dores que Laura tinha??, podem ser estimuladoras ?s reflex?es. ? importante que os alunos entendam a import?ncia de compreendermos nossos sentimentos para express?-los com assertividade.
4? Momento: Pedir aos alunos que desenhem uma dor que j? tenham tido e que escrevam embaixo o nome daquela dor. Nesse momento, ? importante a media??o do professor para auxiliar as crian?as a escreverem sobre suas dores.
1? Momento: Conversa disparadora, retomando o que foi trabalhado nas atividades anteriores, relembrando a import?ncia de compreendermos nossos sentimentos para express?-los com assertividade. Explicar que nesta atividade aprofundaremos ainda mais a compreens?o de nossos sentimentos, explorando, dessa vez, o medo e como lidar com ele.
2? Momento: Convide os alunos para ouvirem a leitura do livro ?Tenho medo mas dou um jeito?.
ROCHA, R.; LORCH, D. Tenho medo mas dou um jeito. S?o Paulo: Salamandra, 2009.
Imagem e sinopse dispon?veis em: http://www.bibliotecaruthrocha.com.br/livro.php?l=38. Acesso em 17 de Julho de 2013.
Sinopse: A S?rie Os Medos que Eu Tenho conta pequenas cenas que trazem ? tona dramas infantis, como medo de fantasma, de ficar sozinho e de n?o conseguir realizar uma tarefa... Com maestria, a escritora Ruth Rocha e a psic?loga Dora Lorch ajudam a transformar esses medos em situa??es de aprendizagem. Em Tenho medo mas dou um jeito, vemos como lidar com os medos saud?veis, aqueles que nos alertam para os "perigos da vida", e por isso mesmo sinalizam novas maneiras de lidar com essas situa??es.
3? Momento: Solicitar aos alunos que escrevam um medo que eles tenham. Em seguida, trocar ?os medos? entre os alunos, para que um sugira ao outro uma forma de lidar com aquele medo. Para facilitar o momento das trocas, solicite aos alunos que fa?am um c?rculo e entreguem seu medo para o colega do lado, que dever? ler, pensar e sugerir uma forma para o colega lidar com o seu medo. Nesse momento, ? importante que o professor auxilie os alunos tanto na escrita quanto na leitura dos medos.
4? Momento: Elaborar um cartaz coletivo com as sugest?es dadas pelos alunos para lidar com os medos levantados pelos colegas. Para que isso aconte?a, ? importante que o professor tome nota das falas dos alunos, ajudando-os a se lembrar de suas sugest?es no momento de confeccionar o cartaz.
Baralhos dos Sentimentos. Dispon?vel em: http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/59a2352a7dde32ef26e83585b5c75521.pdf. Acesso em 17 de julho de 2013.
KLEIN, Madalena. Literatura infantil e produ??o de sentidos sobre as diferen?as: pr?ticas discursivas nas hist?rias infantis e nos espa?os escolares. Pro-Posi??es, Campinas, v. 21, n. 1, abr. 2010. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a12.pdf. Acesso em 17 julho de 2013.
TOGNETTA, L. R. P. A constru??o da solidariedade e a educa??o do sentimento na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
A avalia??o dever? ser processual e cont?nua. Ao longo das aulas, durante as rodas de conversa e discuss?es, procure observar se os alunos conseguiram refletir sobre o que foi proposto e apropriaram-se das constru??es feitas em grupo. Observe o desenvolvimento dos alunos no processo de aquisi??o da leitura e da escrita, mediando quando necess?rio. Observe e tome nota sobre a efic?cia das estrat?gias utilizadas, com vistas a aprimor?-las no sentido de promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.