Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 1 da matriz do ENEM, que ? o de construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais, bem como reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representa??es dos n?meros decimais (H1) s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:
?
A AULA
Professor(a), cada vez mais s?o feitas compras pela internet no Brasil, s? em2012 foram realizados 66,7 milh?es de pedidos. Segundo uma pesquisa realizada publicada em 20 de mar?o de 2013, 42,2 milh?es de pessoas j? fizeram pelo menos uma compra on-line no Brasil (Para saber mais acesse http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/03/vendas-do-comercio-eletronico-do-brasil-devem-crescer-24-em-2013.html Acesso em 17 de julho de 2013).
Nesse sentido, aproveite esse contexto de possibilidade de compras online para trabalhar a compreens?o da multiplica??o de n?mero natural por um n?mero decimal.
Projete na lousa ou cole um cartaz com a imagem da figura 1 e fa?a a seguinte pergunta:
?Se eu decidir comprar pela internet um Sapat?nis em 4 vezes de R$ 23,39, qual ser? o valor pago??
Figura 1: Imagem pre?o de um Sapat?nis
Fonte: Dispon?vel em www.ricardoeletro.com.br. Acesso em 17 de julho de 2013.
Oriente os alunos a resolverem o problema, usando o ?baco de pinos e a registrarem as estrat?gias de resolu??o no caderno. Para saber um pouco mais sobre opera??es utilizando o ?baco de pinos acesse http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm.
Em seguida, proponha que as diferentes estrat?gias de resolu??o sejam expostas na lousa simples ou na digital. Espera-se que apare?am os seguintes registros ilustrados pela imagem da Figura 2.
Figura 2: Exemplo de registros de poss?veis estrat?gias utilizadas pelos alunos
Fonte: Imagem da pr?pria autora
Coment?rio: Talvez n?o apare?a todos os modos expostos na figura 2, ent?o fa?a interven??es para que os alunos compreendam.
Professor(a), se for necess?rio, utilize o ?baco para que os alunos relembrem o processo das trocas, retome a multiplica??o como soma de parcelas iguais e relembre a representa??o de um n?mero decimal em fra??o decimal e a adi??o de fra??es com denominadores iguais. Oriente os alunos a utilizarem qualquer um dos modos para resolver um problema envolvendo multiplica??o de um n?mero natural por um n?mero decimal. Talvez apare?am outras estrat?gias de resolu??o e, caso isso aconte?a, proponha que os alunos socializem seus registros com os demais colegas utilizando a lousa simples ou digital.
Outro detalhe importante ? que muitos alunos resolvem esse tipo de multiplica??o utilizando o modo 3 (figura2) mecanicamente, calculando normalmente sem se preocupar com a v?rgula e ao final do processo, conta as casas decimais e a coloca. Nesse caso, percebemos que n?o houve aprendizado com compreens?o, que o algoritmo est? sendo utilizado sem significado. Intervenha explicando que ?contar casas decimais? na verdade significa neste caso dividir o produto por 100 e que, na realidade, o que estamos fazendo ? o procedimento do modo 4 (figura2).
Ap?s os alunos responderem a pergunta ?Se eu decidir comprar pela internet um Sapat?nis em 4 vezes de R$ 23,39, qual ser? o valor pago?? e encontrar o valor R$ 93,56, fa?a outra pergunta:
?Existe diferen?a entre o pre?o ? vista e o pre?o dividido em 4 parcelas de R$ 23,39? Se existir, de quanto ? essa diferen?a??
Ap?s os alunos calcurarem essa diferen?a, entregue para a eles fotoc?pias da tabela a seguir. Em seguida, deixe que os alunos apresentem seu racioc?nio na lousa simples ou digital.
Lista de desejos |
|
Observe as promo??es abaixo, fa?a os c?lculos necess?rios e verifique se h? altera??o no valor do produto na compra a prazo. Se houver altera??o, diga de quanto foi. |
|
|
? |
? |
|
Fonte: Dispon?vel em www.ricardoeletro.com.br Acesso em 17 de julho de 2013.
Para finalizar, proponha que cada aluno crie sua pr?pria lista de desejos e no laborat?rio de inform?tica com acesso ? internet, entre em um site de comparador de pre?os, como por exemplo, no www.zoom.com.br/Comparador-de-Precos ou no www.bondfaro.com.br/ ou no www.buscape.com.br ou no www.jacotei.com.br, dentre outros e digite sua lista de desejos de compras e perceba quais s?o as condi??es de pagamento ? vista e parcelado e registre a op??o escolhida em uma tabela que pode ser feita no Excel e apresentada para a turma posteriomente.
Professor(a) sugiro que voc? acesse os links a seguir:
O ?baco de pinos ? Jogos propostos
Fonte: dispon?vel em
http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm Acesso em 16 maio 2013.
Multiplica??o de decimais
Fonte: dispon?vel emhttp://www.escolakids.com/multiplicacao-de-numeros-decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.
N?meros decimais
Fonte: dispon?vel emhttp://www.escolovar.org/mat_numero_decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.
?
Professor(a) sugiro que voc? leia os livros a seguir:
DINIZ, Maria Ignez. Resolu??o de problemas e Comunica??o. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades b?sicas para aprender matem?tica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A. Uma reflex?o sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matem?tica. Boletim SBEM, S?o Paulo, ano 4, n.7, 1993.
LORENZATO, S?rgio (Org.). O laborat?rio de ensino de matem?tica na forma??o de professores. Campinas: Autores Associados, 2006a. (Cole??o Forma??o de professores).
______. Para aprender matem?tica. Campinas: Autores Associados, 2006b. (Cole??o Forma??o de professores).
Professor (a), sugere-se avaliar os registros e as apresenta??es dos alunos a partir da atividade proposta na tabela e tamb?m na pesquisa da lista de desejos que cada aluno realizar? no laborat?rio de inform?tica com acesso ? internet.