Portal do Professor

Início do Conteúdo

Refletindo sobre a diversidade a partir dos livros

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educa??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Incentivar a leitura de livros.
  2. Reconhecer, interpretar e valorizar a diversidade de livros e g?neros liter?rios. 
  3. Reconhecer e analisar a diversidade humana a partir da diversidade de ideias.
  4. Estimular a criatividade dos alunos na produ??o de hist?ria autobiogr?fica.

Duração das atividades

Tr?s aulas de uma hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula est? voltada para o terceiro ano do Ensino Fundamental, pois cont?m atividades que poder?o ser melhor desenvolvidas por alunos que j? dominam a leitura e a escrita.

Estratégias e recursos da aula

COMENT?RIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor, no cotidiano das salas de aula, a educa??o para a cidadania e respeito ? pluralidade cultural, que propicia a conviv?ncia mais amig?vel e menos conflituosa, se torna cada vez mais necess?ria. Neste sentido, as aulas aqui apresentadas tem o intuito de provocar a reflex?o sobre a diversidade e a pluralidade cultural, valorizando a conviv?ncia entre os diferentes.

ATIVIDADE 1:

1? Momento: Convidar os alunos para assistirem o v?deo ?De onde vem o livro?. Dura??o: 4min13seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Acesso em 17 de Julho de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Acesso em 17 de Julho de 2013

Sinopse: Este v?deo faz parte de uma s?rie de 20 programas de anima??o apresentada por uma crian?a muito curiosa, Kika, que procura entender a origem das coisas, de forma acess?vel e bem-humorada. Neste v?deo, Kika entende de onde v?m o livro, a hist?ria de sua cria??o, como surgem as ideias e desenvolve uma grande curiosidade pela diversidade de livros.

2? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, iniciar uma conversa com os alunos tematizando a produ??o de conhecimento, os m?todos de cria??o e comunica??o de ideias e a diversidade de produ??es existentes. Neste momento, perguntas como ?voc?s sabiam que os livros existem h? muito tempo??, ?o que ? necess?rio para escrever um livro??, ?de onde v?m as ideias?? e ?por que as pessoas t?m ideias diferentes? podem fomentar as discuss?es.

3? Momento: Convide os alunos a assistirem ao v?deo: A menina que odiava livros. Dura??o: 7min21seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=RS1QW4TKhJQ. Acesso em 17 de Julho de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RS1QW4TKhJQ. Acesso em 17 de Julho de 2013.

Sinopse: Anima??o conta a hist?ria de Nina, uma menina que n?o gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.

4? Momento: Converse com os alunos sobre a import?ncia de se ler e sobre a import?ncia de conhecermos a diversidade de ideias. As seguintes quest?es podem ser disparadoras de discuss?es ricas: ?Por que ? importante ler??, ?O que aprendemos com os livros??, ?Todos os livros s?o iguais??, ?o que Nina aprendeu lendo??, ?Nina poderia descobrir todas aquelas hist?rias se n?o tivesse lido os livros??. Retomar o conceito do v?deo ?De onde vem o livro?, de que uma ideia nasce de tudo o que voc? j? leu, j? ouviu e j? assistiu, e conversar sobre a origem das diferentes ideias, que est? ligada ?s diferentes experi?ncias de cada um.

ATIVIDADE 2:

1? Momento: Diferentes ideias, diferentes livros: Leve para a sala de aula diversos tipos de livros: religiosos; tur?sticos; de diferentes disciplinas, como matem?tica, geografia, hist?ria etc.; de literatura; de arte; sobre misticismo; dicion?rios; livros em diferentes l?nguas; partituras etc. Disponha-os sobre mesas no meio da sala e solicite aos alunos que folheiem e percebam a diversidade de livros e de ideias existentes. Quest?es a serem feitas aos alunos: Sobre o que tratam esses livros? Que tipo de informa??o consta nesses livros? Para qual p?blico s?o indicados?

A seguir, algumas imagens de livros diversos:

Fonte: http://www.bibliaon.com/bibliaon.png. Acesso em 20 de julho de 2013.

Fonte:http://compare.buscape.com.br/gestao-de-destinos-turisticos-como-atrair-pessoas-para-polos-cidades-e-regioes-federico-vignati-scarpati-8587864726.html#precos. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://www.matematicaufrb.com/2011/09/download-livros-matematica-discreta.html. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte:http://guiaavare.com/img/upload/images/Dicionario-Aurelio-on-line-Dicionario-Capa-.jpg. Acesso em 16 de julho de 2013.

Fonte: http://www.fimupa.com.br/noticias/detalhe/?id=56. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://miniartistas.wordpress.com/2010/04/25/a-rita-encontrou-dois-livros-sobre-miro/. Acesso em 15 de julho de 2013.

Sugest?o ao professor: As imagens disponibilizadas poder?o auxiliar na explora??o inicial sobre os diferentes tipos de livros. Por?m, o ideal ? que o professor procure uma biblioteca p?blica em sua cidade e solicite um empr?stimo especial de diversos livros para a realiza??o desta atividade. Assim, al?m dos alunos terem a oportunidade de manusear as obras, poder?o contar com uma variedade maior de g?neros, estilos e l?nguas.

2? Momento: Pe?a aos alunos que relembrem um livro que tenham lido e gostado. Ent?o, entregue a cada aluno uma folha com o t?tulo ?Meu livro preferido? e solicite que eles escrevam o nome de seu livro preferido, um resumo da hist?ria e uma explica??o sobre a raz?o daquele ser o seu livro preferido.

3? Momento: Cada aluno dever? apresentar seu livro preferido para a turma, relatando informa??es sobre autores, editora, sua hist?ria, ilustra??es, bem como suas impress?es pessoais sobre a obra. Poder? ainda fazer sugest?es de complementa??o ou supress?o de trechos na hist?ria, demonstrando sua criatividade para inovar.

ATIVIDADE 3:

1? Momento: Retome rapidamente as discuss?es das atividades anteriores, rememorando as quest?es relativas ? diversidade de ideais nos livros. Em seguida, explicando para a turma que cada pessoa tem uma hist?ria diferente, como se cada um fosse um livro que pode ser lido pelos colegas.

2? Momento: Convide os alunos a escreverem seu pr?prio livro, utilizando o g?nero autobiogr?fico. Explique aos alunos como ? a constru??o de um texto autobiogr?fico. Em seguida, entregue a eles perguntas a serem respondidas, com o objetivo de estimular a constru??o da hist?ria de cada um. As quest?es podem ser apresentadas como se compusessem um ?lbum.  Exemplos: Cor preferida; comida predileta; m?sica favorita; melhor amigo; tr?s coisas que fa?o muito bem; coisas que quero aprender a fazer; uma coisa da qual eu tenho medo; uma pessoa de quem eu sinto saudades; desenho do seu animal de estima??o; desenho da minha fam?lia; desenho da melhor festa da minha vida etc.

Sugere-se a utiliza??o da Aula O g?nero autobiografia: primeiras no??es, publicada no Portal do Professor para auxiliar na produ??o do texto autobiogr?fico.

O g?nero autobiografia: primeiras no??es. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14303. Acesso em 16 de julho de 2013.

3? Momento: Solicitar aos alunos que produzam uma capa para o seu livro. Em seguida, coloque a(s) folha(s) com as respostas e demais produ??es realizadas no momento anterior, junto com a capa, formando um livro.

4? Momento: Coloque todos os livros da turma expostos sobre mesas, na sala de aula, solicite aos alunos que folheiem e percebam a diversidade de ideias e hist?rias que existem na sala de aula.

No endere?o abaixo voc? ter? acesso ao Projeto Abrace um Aluno Escritor que incentiva a produ??o  de livros por crian?as. Vale a pena conferir!

Dispon?vel em: http://www.abraceumalunoescritor.org/projetoabrace.htm. Acesso em 16 de julho de 2013.

Sugest?o ao professor: Voc? poder? ainda assistir o v?deo abaixo para aprimorar sua aula:

Caminhos da Escola; EPS. 30. Leitura na Escola. Dura??o: 50min. Dispon?vel em:  http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3254. Acesso em 16 de julho de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3254. Acesso em 16 de julho de 2013.

Recursos Complementares

Professor, para um maior aprofundamento do tema assista os programas da s?rie Letra Viva, dispon?veis na TV ESCOLA e t?m o objetivo de apresentar diferentes maneiras de introduzir a crian?a no mundo da leitura e da escrita. Apresentam projetos e atividades para professores de crian?as de at? 10 anos de idade. Dentre os programas da s?rie, indicamos os seguintes:

Leitura tamb?m ? coisa de crian?a. Dura??o: 29min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275. Acesso em 15 de julho de 2013.

Para ser cidad?o da cultura letrada.  Dura??o: 30min56seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4276. Acesso em 15 de julho de 2013.

Outros recursos:

ACIDI. 44 Ideias simples para promover a toler?ncia e celebrar a diversidade. Lisboa 2007. Dispon?vel em http://www.m-igual.org/rubricas/docs_pdf1atolerancia.pdf. Acesso em 17 de Julho de 2013.

LETRIA, J. J. O livro que s? queria ser lido. Alfragide: Texto Editores, 2006.

Avaliação

A avalia??o dever? se cont?nua e processual. Procure perceber se os alunos envolveram-se com as atividades propostas, observando a concentra??o, aten??o e interesse dos alunos no momento das discuss?es em rodas de conversa e produ??o das atividades. Avalie as produ??es textuais dos alunos, considerando o processo de alfabetiza??o e letramento.