Portal do Professor

Início do Conteúdo

Multiplica??o envolvendo n?meros decimais utilizando o com?rcio virtual ? Parte 2

Autor e Co-autor(es)

Mariana Martins Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 1 da matriz do ENEM, que ? o de construir  significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais, bem como reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representa??es dos n?meros decimais (H1) s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Avaliar as v?rias possibilidades de se adquirir um produto no com?rcio virtual;
  • Compreender a multiplica??o de um n?mero decimal por um n?mero decimal a partir de situa??es pr?ticas envolvendo porcentagem.

Duração das atividades

4 horas/aula (50 minutos cada - preferencialmente aulas geminadas)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Adi??o envolvendo n?meros decimais
  • Fra??o de uma quantidade
  • Opera??es envolvendo fra??es decimais
  • Porcentagem

Estratégias e recursos da aula

  • Caderno para registros
  • Calculadora
  • Fotoc?pias contendo as atividades propostas
  • Laborat?rio de Inform?tica com acesso ? internet
  • Lousa simples ou digital

?

Professor(a), antes de prosseguir acesse a aula ?Multiplica??o envolvendo n?meros decimais utilizando o com?rcio virtual ? Parte 1?.

Essa ? a parte 2 da aula e ser? dividida  em situa??es problemas apresentados em fotoc?pias e tamb?m em sites de compras da internet.

A AULA

Inicie a aula perguntando aos alunos em quais situa??es pr?ticas utilizamos multiplica??o de n?mero decimal por n?mero decimal. Deixe que eles se expressem, mesmo que as situa??es apresentadas n?o se refiram a esse conte?do. Caso algu?m fale em c?lculo de porcentagem ao adquirir um produto, aproveite para falar sobre a proposta  da aula. Caso ningu?m fale no c?lculo de porcentagem, diga a eles que nessas situa??es cotidianas ao optarmos por adquirir um produto, muitas vezes encontramos promo??es onde os mesmos s?o ofertados com um valor abaixo do original e essa diferen?a ? chamada de desconto.

Retome com os alunos a defini??o de porcentagem  utilizando a representa??o de uma fra??o centesimal como parte de um todo. Por exemplo: 5% de alguma quantidade nada mais ? do que 5/100 dessa quantidade.

Nesse sentido, vamos aproveitar esse contexto de possibilidade de compras online para trabalharmos a compreens?o da multiplica??o de n?mero decimal por um n?mero decimal.

Projete na lousa  ou cole um cartaz com a imagem da figura 1  e fa?a a seguinte pergunta:

?Sabendo que o pre?o original de um fog?o cooktop ? de R$ 419,00 e que ele est? com 15% OFF, qual ser? o novo pre?o dele com desconto??

Figura 1: Imagem de um fog?o cooktop

fogao cooktop

Fonte: Imagens adaptadas do site dispon?vel em www.efacil.com.br Acesso em 17 de julho de 2013.

Oriente os alunos a resolverem o problema e registrar as estrat?gias de resolu??o no caderno. Em seguida, proponha que as diferentes estrat?gias de resolu??o sejam expostas na lousa simples ou na digital. Espera-se que apare?am os seguintes registros ilustrados pela imagem da Figura 2.

Figura 2: Exemplo de registros  de poss?veis estrat?gias utilizadas pelos alunos

Exemplo de registros  de poss??veis estrat??gias utilizadas pelos alunos

Fonte: Imagem da pr?pria autora

Coment?rio: Talvez n?o apare?a todos os modos expostos na figura 2, ent?o fa?a interven??es para que os alunos compreendam.

Oriente os alunos a utilizarem qualquer um dos modos para resolver um problema envolvendo multiplica??o de um n?mero natural por um n?mero decimal. Talvez apare?am outras estrat?gias de resolu??o  e, caso isso aconte?a, proponha que os alunos socializem  seus registros com os demais colegas utilizando a lousa simples ou digital.

Outro detalhe importante ? que muitos alunos resolvem esse tipo de multiplica??o utilizando o  modo 2 (figura2) mecanicamente, calculando naturalmente sem se preocupar com a v?rgula e ao final do processo, conta as casas decimais e a coloca. Nesse caso, percebemos que n?o houve aprendizado com compreens?o, que o algoritmo est? sendo utilizado sem significado. Intervenha explicando que ?contar casas decimais? na verdade significa neste caso dividir o produto por 100 e que, na realidade, o que estamos fazendo ?  o procedimento do  modo 1.

Ap?s os alunos calcurarem essa diferen?a, entregue para a eles fotoc?pias da tabela a seguir e oriente-os a usarem a calculadora para conferir os resultados.

Folheto de produtos em oferta

Observe as ofertas abaixo, fa?a os c?lculos necess?rios e encontre o valor do desconto de cada produto e o novo valor com desconto.

perfume 1

bota

camisa

camiseta

vestido

body

camisa

camisa

Fonte: Imagens adaptadas do site dispon?vel em www.dafiti.com.br  Acesso em 17 de julho de 2013.

Para finalizar, proponha que cada aluno crie sua pr?pria lista de desejos e no laborat?rio de inform?tica, com acesso ? internet, entre no um site de busca como o  www.google.com.br e pesquise os produtos de sua lista de desejos de compras que est?o com desconto e verifique em qual lugar seria mais vantajoso comprar e qual seria a diferen?a do pre?o original de cada produto e o novo pre?o com desconto. Oriente-os a registrarem a op??o escolhida em uma tabela que pode ser feita no Excel e apresentada para a turma posteriomente.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que voc? acesse os links a seguir:

O ?baco de pinos ? Jogos propostos

Fonte: dispon?vel em

http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm Acesso em 16 maio 2013.

Multiplica??o de decimais

Fonte: dispon?vel emhttp://www.escolakids.com/multiplicacao-de-numeros-decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.

N?meros decimais

Fonte: dispon?vel emhttp://www.escolovar.org/mat_numero_decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.

?

Professor(a) sugiro que voc? leia os livros a seguir:

DINIZ, Maria Ignez. Resolu??o de problemas e Comunica??o. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades b?sicas para aprender matem?tica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A. Uma reflex?o sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matem?tica. Boletim SBEM, S?o Paulo, ano 4, n.7, 1993.

LORENZATO, S?rgio (Org.). O laborat?rio de ensino de matem?tica na forma??o de professores. Campinas: Autores Associados, 2006a. (Cole??o Forma??o de professores).

______. Para aprender matem?tica. Campinas: Autores Associados, 2006b. (Cole??o Forma??o de professores).

Avaliação

Professor (a), sugere-se avaliar os registros e as apresenta??es dos alunos a partir da atividade proposta na tabela e tamb?m na pesquisa da lista de desejos de cada aluno realizada no laborat?rio de inform?tica com acesso ? internet.