?ngela Cristina dos Santos, Antomar Araujo e Mariana Pereira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 1 da matriz do ENEM, que ? o de construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais e as opera??es matem?ticas envolvendo estes n?meros, esta aula tem por objetivo ajudar o aluno na compreens?o do processo de divis?o de um n?mero natural por outro.
Decomposi??o de um n?mero em ordens e classes
Conhecimento e uso do material dourado
Laborat?rio de Inform?tica com acesso ? internet para utilizar o material dourado virtual ou o material dourado convencional feito de madeira.
Caderno para registros.
Apresenta??o em projetor multim?dia com os problemas sugeridos ou uma c?pia dos problemas para cada aluno.
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A AULA
Professor se sua escola possui laborat?rio de inform?tica com acesso a internet pe?a aos alunos que acessem o material dourado trav?s do link http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/basedez/index.html. Acesso em julho de 2013.
Certifique-se de que os alunos j? conhecem o material dourado e sabem manipul?-lo. Caso haja d?vidas sugiro a aula publicada no Portal do Professor e dispon?vel atrav?s do link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50470. (Acesso em 18/07/2013)
1? MOMENTO:
(A) Divis?o exata por unidades
Apresente aos alunos o problema 1.
Coment?rio: Se for poss?vel fa?a uma apresenta??o dos problemas propostos projetando-os na lousa, utilizando o projetor multim?dia, caso contr?rio providencie uma fotoc?pia para cada aluno.
Problema 1:
Um grupo de 4 alunos do quinto ano decidiu enfeitar a sala de aula durante o per?odo junino. Para isso, perceberam que precisavam de 84 bandeirinhas de papel. Quantas bandeirinhas cada aluno deve confeccionar para que o trabalho fique dividido igualmente entre os membros do grupo?
Solicite aos alunos que utilizem o material dourado para representar a quantidade de bandeirinhas (84), utilizando 8 barras para as dezenas e quatro cubinhos para as unidades (Figura 1). Se estiver utilizando o material dourado virtual informe que eles devem clicar e arrastar as pe?as desejadas para o quadro de montagem. Assim:
Figura 1: Representa??o do n?mero 84 atrav?s do material dourado virtual
Fonte: A autora
Agora, solicite que os alunos fa?am 4 agrupamentos com a mesma quantidade de pe?as. Para isso devem clicar sobre a pe?a que j? est? no quadro para montagem e moviment?-la. Cada agrupamento representar? um aluno e a quantidade representada pelas pe?as ser? a quantidade de bandeirinhas que cada aluno deve confeccionar.
Figura 2: O n?mero 84 em 4 agrupamentos
Fonte: A autora
Leve os alunos a refletirem no que fizeram: ao dividirem as oito dezenas em quatro grupos, cada grupo ficou com duas dezenas e ao dividirem as quatro unidades em quatro grupos, cada grupo ficou com uma unidade. Mostre, ent?o, que para resolver o problema era necess?rio dividir 84 por 4 e que esta divis?o pode ser efetuada dividindo-se as ordens separadamente e juntando os resultados: 80 unidades divididas por 4 e depois 4 unidades divididas por 4. Mostre aos alunos que isto pode ser assim representado:
84 ? 4 = (80 ? 4) + (4 ? 4) = 20 + 1 = 21
Portanto, se representamos a quantidade de bandeirinhas atrav?s do material dourado, cada aluno dever? confeccionar 21 bandeirinhas.
(B) Divis?o exata por unidades com transforma??o de ordens
Apresente o problema 2.
Problema 2:
A escola comprou 345 latinhas de refrigerante para vender na festa junina. Estas latinhas devem ser armazenadas em 3 refrigeradores. Para que cada refrigerador fique com a mesma quantidade de latinhas, quantas devem ser colocadas em cada um?
Solicite que os alunos representem a quantidade de latinhas com o material dourado utilizando quadrados para representar as centenas, barras para representar as dezenas e cubinhos para representar as unidades.
Figura 3: Representa??o do n?mero 345 atrav?s do material dourado virtual
Fonte: A autora
Agora solicite que os alunos formem 3 grupos com quantidades iguais de pe?as e deixem separadas as pe?as que por ventura sobrarem.
Figura 4: O n?mero 345 em 3 agrupamentos
Fonte: A autora
Convide-os a analisar o que foi obtido: as tr?s centenas foram repartidas igualmente nos tr?s grupos, uma centena para cada grupo e n?o sobrou nenhuma; as dezenas foram repartidas uma para cada grupo e sobrou uma, as unidades foram repartidas uma para cada grupo e sobraram duas (figura 4).
Agora questione os alunos:
? poss?vel dividir igualmente as pe?as que sobraram? Como fazer isso?
Coment?rio: Espere para ver se algum aluno sugere fazer a troca da dezena por unidades. Se isso n?o acontecer, apresente a possibilidade e pergunte se isso possibilita uma nova divis?o. Questione:
Trocando uma dezena por 10 unidades, ficamos com um total de quantas unidades?
? poss?vel dividir 12 unidades igualmente entre os tr?s grupos?
Figura 5: Trocando dezena por unidades
Fonte: A autora
Efetue esta divis?o distribuindo as unidades igualmente entre os grupos.
Figura 6: Agrupando unidades
Fonte: A autora
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Refletindo o resultado obtido!!!
Ao dividir tr?s centenas em tr?s grupos, cada grupo ficou com uma centena e n?o sobrou nenhuma, ao dividir quatro dezenas entre os tr?s grupos cada grupo ficou com uma dezena e sobrou uma, dividindo as cinco unidades entre os tr?s grupos sobram duas, transformando a dezena que sobrou em unidades e juntando com as duas unidades que sobraram temos doze unidades, que divididas em tr?s grupos acrescentam quatro unidades em cada grupo. Portanto temos:
345 ? 3 = (300 + 40 + 5) ? 3
Fazendo as divis?es separadamente temos: 300 ? 3 = 100; 40 ? 3 =10 (sobram 10) e 5 ? 3 = 1 (sobram 2)
Fazendo 12 (sobras) ? 3 = 4
Portanto: 100 + 10 + 1 + 4 = 115
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(C) Divis?o n?o exata por unidades com transforma??o de ordens
Apresente o problema 3.
Problema 3:
Durante a festa junina da escola v?o funcionar 6 caixas para vender fichas. No inicio da festa estes caixas precisam ter dinheiro para troco. A tesoureira da escola possui R$ 375,00 para distribuir entre estes caixas. Quantos reais cada caixa vai receber?
Solicite que os alunos representem a quantidade utilizando o material dourado.
Figura 7: Representando o n?mero 375 atrav?s do material dourado virtual
Fonte: A autora
Solicite que os alunos distribuam as pe?as em 6 grupos, sendo que cada grupo deve ter a mesma quantidade.
Os alunos logo perceber?o que 3 centenas n?o podem ser distribu?das em 6 grupos.
Questione com os alunos: ?O que podemos fazer com essas tr?s centenas??
Espera-se que os alunos respondam que se deve transformar essas centenas em dezenas, obtendo ent?o 30 dezenas que s?o divis?veis por 6. Caso n?o percebam esse fato, pergunte-lhes se n?o houve algum problema semelhante e se necess?rio, retorne ao problema anterior, questionando qual foi a estrat?gia utilizada.
Figura 8: Transforma??o das centenas do n?mero 375 em dezenas
Fonte: A autora
Agora questione:
Quantas dezenas temos agora?
? poss?vel dividir as 37 dezenas em 6 grupos?
Ent?o vamos agrup?-las.
Figura 9: As dezenas do n?mero 375 em 6 agrupamentos
Fonte: A autora
Questione ainda:
Qual ? a quantidade representada em cada grupo?
Resposta esperada: Doze dezenas que equivalem a 120 unidades.
Ainda falta dividir a dezena que sobrou e as unidades, como faremos?
Para responder a quest?o, temos que transformar a dezena em unidades e juntando com as 5 unidades que j? t?nhamos, podemos fazer um novo agrupamento:
Figura 10: Agrupando as unidades do n?mero 375
Fonte: A autora
Assim, a dezena que sobrou foi transformada em 10 unidades e juntando com as 5 unidades que t?nhamos, ficamos com 15 unidades que divididas em 6 grupos resultam em duas unidades em cada grupo e sobram 3.
Questione novamente: Qual ? a resposta do nosso problema?
Resposta esperada: Pela visualiza??o, a quantidade representada em cada grupo ? 62 e sobraram 3 unidades. Portanto cada caixa ficar? com R$ 62,00 e sobrar? R$ 3,00 para a tesouraria.
Coment?rio: Professor sugira aos alunos que criem e resolvam outras divis?es utilizando o material dourado.
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2? MOMENTO
Ap?s trabalhar com o material dourado, sugira aos alunos alguns problemas para serem resolvidos no caderno. Solicite que eles utilizem o mesmo racioc?nio utilizado nas divis?es com o material dourado, por?m representem cada grupo utilizando c?rculos ou quadrados e utilizem letras para representar as ordens: Unidade de milhar (UM), centena (C), dezena (D) e unidade simples (U). Solicite que os alunos registrem passo a passo os procedimentos como nos exemplos abaixo:
Figura 11: Exemplo de problemas para serem resolvidos no caderno 1
Fonte: Arquivo da autora
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Figura 12: Exemplo de problemas para serem resolvidos no caderno 2
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Fonte: Arquivo da autora
Outros endere?os onde podemos encontrar o material dourado virtual:
http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=Nunca10
http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=material_dourado1
Professor sugere-se utilizar as atividades feitas no laborat?rio de inform?tica com o material dourado virtual e as atividades feitas no caderno como instrumentos de avalia??o. Outra sugest?o ? propor que os alunos criem um problema que seja resolvido atrav?s de uma divis?o e o resolvam, em uma folha, registrando todos os passos e entreguem para ser avaliado.