N?bia Silvia Guimar?es Paiva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica
Atividade 1 ? Problematizando o tema!
1- Para introduzir o tema e agu?ar a curiosidade dos alunos fa?a uma roda de conversa resgatando as origens da festa junina. ?As Festas Juninas s?o celebradas ao longo do m?s de junho e tem suas origens nas festas pag?s, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus esp?ritos. Elas come?aram nos campos e planta??es originando os trajes t?picos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de ro?a, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso. Pela tradi??o, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e tamb?m, pedir que o pr?ximo plantio traga bons frutos.? Fonte: Festa Junina. Dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/especiais/festa-junina.html. Acesso em 10 de julho de 2013. Abordando a tem?tica dessa forma, a escola resgata a origem hist?rica da Festa Junina, relacionando-a com a colheita, ? fartura e ? vida simples do campo.
2- Retome com os alunos a hist?ria ouvida e converse sobre a festa junina. Segue algumas sugest?es para o di?logo nesse momento:
3- Professor registre as falas dos alunos para retom?-las em outros momentos do trabalho.
4- Para compor o trabalho que antecedeu as dan?as e apresenta??es programadas para o dia da festa junina, a equipe da Educa??o Infantil, elegeu a hist?ria apresentada e as m?sicas do Grupo Musical ?Emcantar?, cujo repert?rio est? voltado tanto para grava??es de m?sicas in?ditas, quanto para regrava??es de cantores da MPB e da nossa cultura popular. As m?sicas eleitas foram:
Peixinhos. Dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/peixinhos/2453339. Acesso em 3 de julho de 2013.
Da Ab?bora Faz Mel?o. Dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/da-abobora-faz-melao/2444506. Acesso em 3 de julho de 2013.
Meu Mundo. Dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.
Lav? P?. Dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/lava-pe/2453343. Acesso em 3 de julho de 2013.
5- Depois de resgatar a hist?ria, o professor deve trabalhar essas m?sicas elegendo duas para trabalhar com o seu grupo e para dan?ar no dia da festa junina. Dentre as m?sicas apresentadas, o grupo de alunos escolheu atrav?s de uma vota??o as m?sicas ?Meu mundo? e ?Lava-p??.
?
Atividade 2? CONHECENDO A VIDA DA RO?A E A VIDA DA CIDADE: fazendo compara??es!
1- Leve para a sala de aula a m?sica ?Meu Mundo? do Grupo Musical EMCANTAR. Dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.
Disponibilize a letra da m?sica para os alunos. Com essa m?sica voc? pode explorar a letra observando a rela??o entre a mesma e a vida no campo. V? ouvindo e recitando as estrofes parte por parte. Algumas sugest?es para explorar com os alunos:
Grupo Emcantar
COMPOSI??O: THYAGA
AMARELOU DE MANH?
L? NA ROCINHA
QUANDO O SOL CHEGOU
L? NO MEU QUINTAL
GALO CANTOU SUA CAN??O
DE MANH?ZINHA
TIRANDO DA CAMA TODO O PESSOAL
CAF? QUENTE NA COZINHA
FOG?O DE LENHA A ESQUENTAR
BROA DE MILHO E P?O-DE-QUEIJO
DEPOIS SAIR PRA TRABALHAR
JOGA A ENXADA
E A SEMENTE NA ROCINHA
TERRA BOA QUANDO CHOVE
TUDO FAZ BROTAR
NESSE SOSSEGO EU VOU LEVANDO
ESSA VIDINHA
E O RESTO DO MUNDO
EST? PRA ESTOURAR
O MEU MUNDO ? PEQUENO
MAS ? GRANDE O MEU AMOR
TENHO TUDO O QUE QUERO
SOU FELIZ E CANTADOR
O MEU MUNDO ? PEQUENO
MAS ? GRANDE O MEU AMOR
TENHO TUDO O QUE QUERO
SOU FELIZ E CANTADOR
?
AMARELOU DE MANH?
L? NA ROCINHA
QUANDO O SOL CHEGOU
L? NO MEU QUINTAL
GALO CANTOU SUA CAN??O
DE MANH?ZINHA
TIRANDO DA CAMA TODO O PESSOAL
M?sica Meu Mundo. Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.
?
2- Anote as falas dos alunos e v? ajudando-os a interpretar a letra da m?sica dessa forma at? chegar ao final da letra. Depois da interpreta??o pe?a que fa?am a ilustra??o da m?sica.
3- Leve para a sala alguns materiais que falem sobre a vida em diferentes lugares tais como: o campo, a cidade, a floresta. Voc? pode utilizar livros, imagens, v?deos etc. No caso dessa aula, levamos tr?s livros em que abordavam a vida nesses tr?s lugares:
Livros: Vida no Campo, Vida na Cidade, Vida na Floresta. Autora: Monica Jakievicius. Editora: Dcl Difus?o Cultural. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
4- Por tratar de uma bibliografia da Educa??o Ambiental exploramos mais as imagens para diferenciar, com os alunos, a vida e as caracter?sticas desses tr?s lugares.
5- Terminada essa explora??o, disponibilize revistas e proponha aos alunos que procurem e recortem imagens que explicitam as diferen?as entre a vida no campo, na cidade e na floresta para, posteriormente, montarem tr?s pain?is explorando essas diferencia??es.
?
Montando pain?is. Turma1? per?odo "D" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Atividade 3 ? Festa Junina tamb?m tem pesquisa!!!
1- Com a Letra da M?sica ?Lava p?? proponha um trabalho que contemple conhecer um pouco sobre as formigas, inseto citado na letra da m?sica. Apresente para seus alunos o Filme: Lucas: um intruso no formigueiro. Dura??o: 01h22min19seg. Dispon?vel em: http://www.g1filmesbrasil.net/2012/03/lucas-um-intruso-no-formigueiro-dublado-ver-filme-online.html. Acesso em 19 de julho de 2013.
Filme: Lucas: Um intruso no formigueiro. Fonte: http://www.g1filmesbrasil.net/2012/03/lucas-um-intruso-no-formigueiro-dublado-ver-filme-online.html. Acesso em 19 de julho de 2013.
?
2- Depois de assistirem ao filme, proponha um debate com os alunos sobre as principais ideias que ele apresenta. Algumas sugest?es de di?logo:
Observa??o: Aproveite as falas dos alunos e registre suas percep??es sobre a vida em comunidade, o trabalho em grupo e a acolhida do outro.
3- Proponha um registro do filme por meio de um desenho ou pintura.
4- O professor pode optar por levar os alunos para a biblioteca da escola e solicitar que pesquisem sobre as formigas em enciclop?dias, livros, revistas e jornais. Essas s?o fontes de pesquisas importantes que podem enriquecer muito o trabalho do professor. Selecione algumas pesquisas e leve para a sala de aula para conversar com os alunos.
Observa??es: Antes de levar os alunos para a biblioteca, pe?a para o profissional respons?vel pela mesma, selecionar enciclop?dias, livros, revistas e jornais que tratam sobre insetos e que incluam no seu conte?do, tem?ticas voltadas para as formigas, pois como os alunos da educa??o infantil ainda n?o dominam a leitura, eles fazem essa pesquisa observando principalmente as imagens desses materiais.
5- Deixe que os alunos peguem e explorem esses materiais, vejam suas imagens. ? interessante trabalhar a quest?o de como as formigas se organizam em comunidade, tente achar alguma fonte de pesquisa que fale sobre esse assunto. Depois, transponha essa forma de viver em grupo das formigas, para os alunos com as seguintes indaga??es:
Proponha esse debate entre o grupo e coloque a seguinte quest?o:
?
6- Proponha um jogo em que os alunos precisar?o se comportar de forma parecida com as formigas. Colaborando e cuidando uns dos outros! No caso dessa aula, fizemos a ?Dan?a das cadeiras cooperativas?. Nessa brincadeira, resgata-se a dan?a das cadeiras tradicional, em que temos uma quantidade de alunos e um n?mero de cadeiras com uma cadeira a menos. Coloca-se uma m?sica e v?o dan?ando em volta. Ao parar a m?sica todos tem que se sentar. Um aluno ficar? sem cadeira, entretanto dever? ser acolhida pelo grupo que conseguir? um espa?o para que ele se sente. Depois se retira mais uma cadeira e continua a brincadeira, ningu?m pode ficar sem se sentar. A brincadeira continua at? que fique apenas uma cadeira. Quando isso acontecer, os alunos dever?o descobrir como fazer para n?o deixar ningu?m de p? (a solu??o ? todos se sentarem no colo um do outro). Depois da brincadeira, proponha uma roda e converse sobre como se sentiram. Sugest?o de di?logo:
Observa??es: Caso os alunos n?o tenham conseguido acolher ou n?o tenham sido acolhidos, explore como ? importante observar esse colega, cuidar de si mesmo e tamb?m do outro. Caso tenham conseguido, valorize a atividade reconhecendo por meio de elogios o como foi importante acolher e ser acolhido.
7- Converse com os alunos sobre os diferentes tipos de formigas. Leve para a sala imagens de formigas de diferentes esp?cies com as devidas informa??es sobre cada uma delas. Os alunos dever?o explorar essas imagens e observar as caracter?sticas, semelhan?as e diferen?as e depois montar um painel mostrando as caracter?sticas e o que descobriram.
8- Logo depois, ou?a a m?sica ?Lava-p??, disponibilize a letra impressa para que todos os alunos acompanhem a m?sica e fa?am a tentativa de leitura da mesma. Depois pe?a aos alunos que fa?am uma ilustra??o sobre essa m?sica.
Projeto Emcantar
OLHA A FORMIGA NO DEDO
OLHA A FORMIGA NO P?
ELA MORDE DO?DO
ELA ? LAVA-P?
OC? SAIA DA?
E BATA O P? NO CH?O
QUE ELA CAI PRA LONGE
N?O TE MORDE N?O
?
ESSA CRIATURINHA
? MESMO PEQUENINA
MAS N?O QUERO QUE MORDA
OS SEUS P?S DE MENINA
M?sica: Lava p?. Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/lava-pe/2453343 . Acesso em 3 de julho de 2013.
Ilustrando a letra da m?sica. 1? per?odo ?D? - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
9- Para finalizar, proponha uma tentativa de escrita livre e dirigida para que os alunos possam experimentar a escrita da palavra FORMIGA. A escrita de forma livre tem o objetivo de perceber como o aluno est? pensando para realizar essa a??o. J? a escrita de forma dirigida tem o objetivo de intervir no processo do aluno, trazendo contribui??es para que ela possa avan?ar em sua compreens?o sobre essa forma de registro.
Atividade 4 ? Movimentos Corporais: conhecendo e explorando o corpo.
1- Professor, depois de tantas possibilidades de trabalho com o tema da festa junina ainda ? poss?vel explorar os movimentos corporais para o dia da apresenta??o, caso a escola opte por essa forma de intera??o entre a fam?lia e a escola. A produ??o de algo a ser apresentado ?s fam?lias ? interessante na medida em que possa ser vivido e trabalhado pelos alunos. Por isso, ? preciso que toda a coreografia, com a supervis?o dos adultos, seja montada com eles e que tenha significado para eles. Para isso, ou?a com os alunos, a letra da m?sica, parte por parte, explorando cada significado das estrofes para pensar e sugerir movimentos poss?veis de serem realizados conforme a letra de cada m?sica. Em nossa Escola, as coreografias das m?sicas ?Meu Mundo? e ?Lava P?? foram pensadas pelos alunos e, por isso, ficou muito mais prazeroso a participa??o em todo o processo de organiza??o e apresenta??o das dan?as no dia da festa junina.
Montando a coreografia com as crian?as. 1? per?odo ?D? - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
2- Para cada coreografia criada, convide os alunos a observarem seu pr?prio corpo, como se sentem, como est?o se movimentando, qual ? a sensa??o. Enfim, oportunize que eles falem sobre esse momento. Depois ? s? ir para a festa com muita alegria e divers?o!
Atividade 5 - Socializando o conhecimento na escola.
1- Para finalizar esse processo, converse com os alunos a respeito do que descobriram e aprenderam sobre a festa junina, seus elementos e sobre os temas da m?sica que escolheram para pesquisar e dan?ar. Exponha as produ??es feitas durante todas ?s aulas e solicite que os alunos apresentem e expliquem a seus familiares e aos colegas da escola.
Sugest?es de links para professores:
Informa??es sobre a vida no campo e a vida na cidade:
Modo de vida no campo e na cidade. Dispon?vel em: http://www.sme.pmmc.com.br/site2011/arquivos/matrizes/matrizes_cie/anexos/texto-21.pdf. Acesso em 11 de julho de 2013.
Informa??es sobre as formigas
Formigas. Dispon?vel em: http://www.escolakids.com/formiga.htm. Acesso em 11 de julho de 2013.
Informa??es sobre a Festa Junina:
Hist?ria da Festa Junina e Tradi??es. Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm. Acesso em 11 de julho de 2013.
A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observa??es feitas durante todas as atividades e o envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuas de cada aluno e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
-Trouxeram questionamentos, indaga??es e contribui??es para as rodas de conversa e a compreens?o sobre a Festa Junina?
- Avan?aram no processo de alfabetiza??o e letramento atrav?s da tentativa de escrita da palavra FORMIGA?
- Ampliaram o seu conhecimento sobre as formigas?
- Melhoraram suas rela??es em grupo?
Observa??o: Professor, a atividade de registro de escrita poder? ser utilizada como forma de avalia??o individual, percebendo se a crian?a consegue identificar as letras necess?rias para a escrita da palavra avan?ando em sua compreens?o sobre a escrita.