Graziela Maria Beretta L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
- Desenvolver a imagina??o por meio das hist?rias infantis;
- Interagir com adultos e crian?as dos demais grupos da escola;
- Compreender as especificidades dos beb?s;
- Refletir sobre seu processo de crescimento e as mudan?as que dele procedem;
- Entender a fun??o social da escrita em nossa sociedade.
Esta aula ? planejada para um grupo de crian?as de 03 anos de idade. Para a efetiva??o deste plano, ? necess?ria a interven??o de dois adultos e a articula??o com o professor do ber??rio.
Espa?o: Para a efetiva??o deste plano, o espa?o deve ser amplo, para acolher todas as crian?as, assim elas ter?o a possibilidade de se movimentar quando acharem necess?rio; e deve estar organizado de forma aconchegante, com tapetes e almofadas para os momentos de conversa. ? importante que, no espa?o da sala de refer?ncia, existam mesas e cadeiras em n?mero suficiente para acolher todas as crian?as no momento da pintura e que esse espa?o esteja organizado com anteced?ncia.
?
1? Momento: Conversando sobre como ?ramos quando bem pequenos.
Materiais Necess?rios: Tapetes e almofadas.
Ap?s auxiliar as crian?as na organiza??o da roda, o professor dever? iniciar a conversa instigando o grupo a refletir sobre como s?o os beb?s e se j? viram alguma fotografia ou v?deo de quando elas mesmas eram beb?s. Neste momento, ? importante que as crian?as falem livremente sobre suas lembran?as, devendo o professor auxili?-las na organiza??o de suas falas, para que tanto possam se expressar com clareza e como respeitar a fala do colega. Percebendo o t?rmino do di?logo, o professor deve elaborar uma s?ntese da conversa, enfatizando junto com as crian?as, as falas mais marcantes que demostraram as caracter?sticas dos beb?s.
Em seguida, ir? convidar as crian?as para ouvir uma m?sica e refletir sobre o que ela diz (Ver recursos complementares).
?
Saiba!
Todo mundo foi nen?m
Einstein, Freud e Plat?o, tamb?m
Hitler, Bush e Saddam Hussein
Quem tem grana e quem n?o tem...
Saiba!
Todo mundo teve inf?ncia
Maom? j? foi crian?a
Arquimedes, Buda, Galileu
E tamb?m voc? e eu...
Saiba!
Todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzsche e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-Mar...
Saiba!
Todo mundo vai morrer
Presidente, general ou rei
Anglo-sax?o ou mu?ulmano
Todo e qualquer ser humano...
Saiba!
Todo mundo teve pai
Quem j? foi e quem ainda vai
Lao-Ts?, Mois?s, Rams?s, Pel?
Gandhi, Mike Tyson, Salom?...
Saiba!
Todo mundo teve m?e
?ndios, africanos e alem?es
Nero, Che Guevara, Pinochet
E tamb?m eu e voc?
E tamb?m eu e voc?
E tamb?m eu e voc?...
?
Dispon?vel em: http://letras.mus.br/adriana-calcanhotto/102226/. Acesso em: 02/07/2013.
?
Finalizando esse momento, o professor ir? conversar com as crian?as sobre o que a m?sica diz, enfatizando que todas as pessoas um dia foram beb?, todas um dia usaram fraldas, comeram sopas e a maioria tomou mamadeira. As crian?as que manifestarem o desejo de falar sobre o que sentiram e compreenderam sobre a m?sica que escutaram ter?o essa possibilidade. A seguir, o professor ir? combinar com as crian?as uma visita ao ber??rio da unidade, onde ir?o conhecer os beb?s, observando como s?o, o que comem, onde dormem...
?
2? Momento: Visitando os beb?s na unidade.
Materiais Necess?rios: N?o h? materiais espec?ficos para este momento.
Para este momento, o professor deve planejar essas a??es com anteced?ncia, articulando a aula com o professor de beb?s, pensando nos melhores hor?rio e dia para essa intera??o.
Neste dia, o professor deve realizar alguns combinados antes de ir ? sala dos beb?s, enfatizando as especificidades deste grupo, explicando que eles n?o podem correr, gritar, nem pegar os beb?s no colo, e que seria legal se todos pudessem interagir com um beb?, se aproximando, ofertando-lhe um brinquedo e conversando com eles. ? importante enfatizar para o grupo que, mesmo sendo pequenos, os beb?s entendem aquilo que dizemos e respondem com sorrisos, olhares, gestos e choro.
No trajeto at? a sala de refer?ncia dos beb?s, o professor pode instigar as crian?as sobre algumas perguntas que juntos podem fazer ao professor daquele grupo, como por exemplo: O que eles gostam de comer? Por que eles choram? Por que alguns utilizam chupeta e outros n?o? Por que alguns j? sentam e engatinham e os outros n?o? Todos dormem, durante o per?odo em que est?o na escola?
Com a chegada ? sala dos pequenos, o professor dever? mediar a rela??o entre as crian?as e os beb?s, procurando chamar a aten??o para alguns aspectos, relembrando as perguntas que pensaram no caminho, promover a aproxima??o daqueles que est?o mais dispersos e provocar algumas conversas entre as crian?as e os pequenos. Neste momento, as crian?as poder?o manusear os brinquedos dos beb?s e perceber a diferen?a dos brinquedos que possuem em casa e na sua sala de refer?ncia.
Conhecendo os beb?s
Arquivo institucional ? NDI/2013
Fotografa: Carolina S. Spinelli
?
Percebendo que as crian?as come?aram a dispersar, o professor ir? convidar o grupo para retornar ? sala e, durante o retorno, juntos avaliar?o como foi a atividade e o que aprenderam de novo sobre os beb?s neste dia. O professor deve direcionar esse momento avaliativo, indicando algumas quest?es para refletir com a turma, sobre o que aprenderam e sobre o comportamento do grupo naquele espa?o. Finalizando o dia, o professor ir? solicitar ?s crian?as e a suas respectivas fam?lias, que levem uma fotografia das crian?as de quando eram beb?s, para realizarem a atividade do dia seguinte.
?
3? Momento: Roda com as fotografias.
Materiais Necess?rios: Fotografias trazidas de casa, tapete, almofadas e o livro sugerido no plano.
Neste dia, o professor iniciar? a roda convidando as crian?as para ouvirem uma hist?ria chamada ?Como eu era quando era beb??, da escritora Jeanne Willis. Para este momento, o professor ir? solicitar a aten??o das crian?as e, ao contar a hist?ria, estar? atento aos diferentes tons de voz de que a hist?ria necessita, permitindo com que as crian?as percebam o di?logo entre os personagens da narrativa. Poder? tamb?m fazer um suspense ao mudar de p?gina, solicitando a participa??o das crian?as na cria??o de hip?teses sobre qual animal ir? aparecer.
Livro: Como ? que eu era quando era beb??
Escritora: Jeanne Willis
Ilustradora: Tony Ross
Imagem dispon?vel em: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=62
Acesso em: 02/07/2013
?
?
Em seguida, o professor ir? questionar as crian?as sobre a hist?ria contada, do que mais gostaram, quais animais eram parecidos com os seus pais e por que o sapinho ficou frustrado. Ap?s ouvi-las, ele ir? solicitar que cada crian?a mostre aos colegas a sua foto de quando era beb? e, ao apresentar a fotografia, as crian?as dever?o falar algo que aprenderam sobre os beb?s, bem como sobre o lugar onde aquela fotografia foi tirada e quem aparece nela.
Durante a fala das crian?as, o professor ir? atuar como escriba do grupo, anotando as falas das crian?as sobre o que aprenderam e compartilhando as informa??es sobre a fotografia que est?o apresentando. Ao escrever, o professor deve contemplar a fala das crian?as e explicar que est? anotando para n?o esquecer e para que outras pessoas possam saber o que aprendemos sobre os beb?s durante esta semana.
?
4? Momento: Construindo o painel de fotografias
Materiais Necess?rios: Papel pardo, tintas de v?rias cores, caneta hidrocor, cartolina colorida, cola, tesoura e fita adesiva.
Para este momento, o professor precisar? de um espa?o organizado para a pintura, mas, antes de chegar nesse local, o professor dever? conversar com o grupo, explicando que ir?o confeccionar juntos um painel de fotografias com as fotos que trouxeram de casa e com fotografias atuais para, a partir disso, identificarem as mudan?as que ocorreram em seus processos de crescimento.
Com o t?rmino da explica??o, o professor convidar? as crian?as para pintarem com tinta guache o fundo do painel. As crian?as podem se expressar artisticamente, durante o tempo que considerarem necess?rio, e o professor atuar? como mediador, refletindo com a turma sobre a quantidade de tinta que estiverem utilizando e as possibilidades de cores e misturas que poder?o ainda utilizar.
Em seguida, ao deixar o painel secar, o professor disponibilizar? a cada crian?a uma folha colorida de cartolina cortada em ret?ngulos menores, na qual elas dever?o colar suas fotografias, para ent?o o professor, como escriba do grupo, escrever seus nomes e as suas respectivas idades.
A escolha do espa?o em que ser? fixado o painel, bem como, sua organiza??o, pode ser realizada em conjunto com as crian?as. Dessa maneira, o grupo atuar? em todos os momentos de confec??o, sendo mediado pelas orienta??es dadas pelo professor do grupo.
Painel de fotos
Arquivo institucional NDI/2013
Aulas com tem?tica semelhante:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49700
V?deo da m?sica ?Saiba?:
http://www.youtube.com/watch?v=RKWaEv866uI
V?deo-Hist?ria ?Como ? que eu era quando era beb???:
A avalia??o ser? realizada por meio de observa??es e registros das manifesta??es das crian?as no momento das proposi??es. O professor deve perceber de que forma as crian?as est?o interagindo no momento de roda e como as proposi??es contribu?ram para a amplia??o dos repert?rios, ou seja, se compreenderam como ocorre o processo de crescimento, quais as especificidades dos beb?s e como seus desejos e suas necessidades mudam conforme elas crescem e se desenvolvem.