Portal do Professor

Início do Conteúdo

O lobo vem a?! Discuss?es sobre o bem e o mal.

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta L?pez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Desenvolver a concentra??o por meio das hist?rias infantis;

-Relacionar as diferentes narrativas percebendo suas diferen?as e semelhan?as;

-Compreender o que consideramos socialmente como bem e mal;

-Aprender a realizar uma pesquisa junto com as fam?lias;

-Vivenciar diferentes pap?is nas brincadeiras de faz-de-conta.

Duração das atividades

Cada momento deste plano ter? a dura??o de aproximadamente 40 minutos. Esses momentos devem ser vivenciados em 03 dias diferentes.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula ? indicada para um grupo de crian?as de 03 anos de idade. Para a efetiva??o deste plano, ? necess?ria a presen?a de dois professores.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Hist?rias do lobo.

Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas, livros indicados no plano e m?scaras para a brincadeira.

O professor iniciar? este momento convidando o grupo para ouvir uma hist?ria. Ap?s auxiliar as crian?as na organiza??o da roda, o professor iniciar? a conta??o de hist?rias com a narrativa da Chapeuzinho Vermelho (ver recursos complementares), durante a qual o professor dever? modificar a entona??o de sua voz a fim de comtemplar as falas dos diferentes personagens. Com o t?rmino do livro, o professor questionar? as crian?as sobre outras hist?rias que tenham como personagem o Lobo mau e, ap?s ouvi-las, o professor contar? a segunda narrativa, a dos Tr?s Porquinhos (Ver recursos completares). Em seguida, ele conversar? com o grupo sobre o que eles consideraram como comum nas duas hist?rias, questionando-os se conhecem alguma hist?ria em que o lobo seja bom, se existem lobos na vida real e como esses lobos reais s?o de fato.

Imagem dispon?vel em: http://www.pirlimpimpimbrinquedos.com.br/livros-infantojuvenis/classicos-ilustrados--os-tres-porquinhos.html

http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=84815&origem=1

Acesso: 02/07/2013.

?

Finalizando este momento, o professor ir? propor, para a pr?xima etapa, uma brincadeira com algumas m?scaras de lobo, de chapeuzinho e de porquinho, a fim de que as crian?as criem os enredos livremente.

Moldes dispon?veis em: http://www.riscosedesenhos.com.br/2010/03/31/mascaras-do-porquinho/

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/09/cenashistoria-chapeuzinho-vermelho.html

Acesso em: 02/07/2013.

?

2? Momento: Brincando de lobo e conversa sobre o bem e o mal.

Materiais Necess?rios: M?scaras indicadas no plano, espa?o com tapetes e almofadas para conversa e espa?o para brincadeira em sala.

Neste momento, o professor ir? organizar junto com as crian?as o espa?o para a brincadeira em sala, e disponibilizar? as m?scaras, que poder?o ser confeccionadas pelas crian?as em outro momento (mas, no nosso caso, a confec??o n?o faz parte do plano). Durante a organiza??o da brincadeira, o professor dever? auxiliar as crian?as, mediando os conflitos e participando deste momento de imagina??o junto com o grupo. ? importante que o professor participe da atividade, a fim de observar que ide?rio de lobo as crian?as constru?ram em seu imagin?rio e tamb?m contribuir como parceiro mais experiente, possibilitando a amplia??o de repert?rios. Na organiza??o dos enredos para a brincadeira, ? fundamental que todas as crian?as do grupo se sintam bem-vindas e que possam opinar sobre os pap?is que v?o desenvolver.

Percebendo o t?rmino da proposta, o professor convidar? a turma para uma conversa em roda, com o intuito de discutir como as crian?as interpretaram seus pap?is e porque consideram, por exemplo, o lobo como mau e a chapeuzinho e os porquinhos como bons. ? importante ouvir as crian?as e incentivar aos mais t?midos que expressem suas opini?es sobre a brincadeira.

?

3? Momento: Outros lobos e suas aventuras.

Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas e livros.

Neste momento, o professor organizar? um espa?o com tapetes e almofadas no parque da escola. No parque, ir? relembrar as hist?rias que ouviram no dia anterior e a brincadeira com as m?scaras e, a seguir, convidar? as crian?as para ouvir outra vers?o sobre o lobo. Se o grupo n?o estiver habituado a realizar outras atividades no parque, o professor deve combinar com as crian?as que, ap?s todos ouvirem a hist?ria, ter?o a possibilidade de brincar livremente.

O livro escolhido para este dia ? a ?Verdadeira hist?ria dos Tr?s Porquinhos?, escrito por A. Jon Scieszka, que conta a vers?o verdadeira sobre o que ocorreu com os tr?s porquinhos e como o lobo ficou conhecido como mau durante muito tempo. Ap?s contar a hist?ria, o livro pode ser manuseado pelas crian?as que assim o desejarem e, caso manifestem o desejo de ouvi-la novamente, elas ter?o tamb?m essa possibilidade. Finalizando esse momento, o professor combinar? com as crian?as e suas respectivas fam?lias uma pesquisa que ser? realizada em casa, sobre como vivem os lobos de verdade.

?

Livro: A verdadeira hist?ria dos tr?s porquinhos.

Escritor: A. Jon Scieszka.

Ilustrador: Lane Smith.

?

Imagem dispon?vel em: http://linafuko.wordpress.com/category/trabalhando/

Acesso em: 02/07/2013

?

4? Momento: A verdadeira hist?ria dos lobos no mundo.

Materiais Necess?rios: Pesquisa sobre os lobos, 03 m de papel pardo, fita adesiva e pincel at?mico.

Neste dia, o professor receber? as pesquisas trazidas de casa e organizar? junto com as crian?as todo o material de pesquisa em fichas individuais, com o nome das crian?as e as informa??es que ela trouxe sobre o lobo. Ap?s organizar as fichas, o professor auxiliar? as crian?as a fixarem-nas no papel pardo, para ent?o dar in?cio ?s apresenta??es dessas fichas, convidando os autores da pesquisa para apresentarem o que desejarem. Neste momento, ? fundamental que o professor atue como mediador, auxiliando-os a elaborar a sua fala e incentivando-os a compartilharem com o grupo o que descobriram sobre a vida dos lobos. Se o grupo de crian?as for grande, sugerimos que esse momento de apresenta??o seja realizado em subgrupos, deste modo, as crian?as se sentir?o mais acolhidas em suas falas e poder?o prestar mais aten??o nos colegas. Com o t?rmino das apresenta??es, o grupo decidir? onde expor sua pesquisa, podendo o professor sugerir que a pesquisa fique ? disposi??o da unidade escolar para que outras crian?as possam ler e aprender sobre os lobos.

Recursos Complementares

V?deos das hist?rias citadas:

Os Tr?s porquinhos: http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

Chapeuzinho Vermelho: http://www.youtube.com/watch?v=77IP-eQIBDQ

A verdadeira hist?ria dos tr?s porquinhos: http://www.youtube.com/watch?v=MSVZsW8jTBM

Avaliação

A avalia??o ser? realizada por meio de observa??es quanto ao envolvimento do grupo nas propostas. O professor deve ficar atento ? forma com que as crian?as se manifestam no momento de conversa e de que forma as reflex?es, hist?rias e pesquisas ampliaram os conhecimento das crian?as acerca dos lobos. ? necess?rio avaliar a parceria com as fam?lias, percebendo de que maneira essa articula??o pode ser intensificada com o intuito de promover momentos de intera??o e conhecimento entre as crian?as e suas fam?lias.