Portal do Professor

Início do Conteúdo

A vida das tartarugas

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta L?pez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender como vivem as tartarugas;

- Entender o processo de extin??o e como ele ocorre com as tartarugas;

- Desenvolver a concentra??o por meio das hist?rias infantis;

- Realizar uma pesquisa em parceria com as fam?lias;

- Entender a fun??o social da escrita em nossa sociedade;

- Elaborar argumentos para defender as opini?es no momento da roda.

Duração das atividades

Cada momento ter? a dura??o de aproximadamente 40 minutos e podem ser vivenciados em 02 dias.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula ? planejada para crian?as com 04 anos de idade e, para a efetiva??o deste plano, ? necess?ria a media??o de 02 professores ou de um professor e um auxiliar de sala.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Uma f?bula que nos ensina muito.  

Materiais Necess?rios: Livro indicado no plano, tapete e almofadas.

?

Neste primeiro momento, o professor ir? convidar as crian?as para uma conversa em roda e, ap?s auxiliar o grupo na sua organiza??o, ele ir? lhes perguntar o que sabem sobre as tartarugas. Esse momento ? planejado para ouvir as hip?teses que a turma tem sobre como s?o, onde vivem, como nascem e se reproduzem esses animais. A escuta das crian?as, bem como o respeito ? fala dos colegas ? fundamental para o aprimoramento das rela??es e, nesse sentido, o professor deve mediar o processo, incentivando as crian?as a se expressarem e respeitarem o momento de ouvir o colega. Percebendo o t?rmino das falas, o professor ir? contar ao grupo uma f?bula muito conhecida, ?A tartaruga e a Lebre?, escrita por La Fontaine. Durante a apresenta??o da narrativa, o professor pode contar com o aux?lio das crian?as que j? conhecem a hist?ria e que queiram contribuir com a conta??o, relembrando detalhes etc.

Ap?s a hist?ria, o professor ir? convidar as crian?as para assistirem a um v?deo sobre como vivem as tartarugas.

?

Livro: A tartaruga e a Lebre

Escrito por: Jean de La Fontaine

http://www.livrariascuritiba.com.br/fabulas-de-la-fontaine-a-tartaruga-e-a-lebre-girassol,product,LV233323,3430.aspx

Acesso em: 06/07/2013

?

2? Momento: Refletindo sobre a vida das tartarugas.

Materiais Necess?rios: Aparelho para reproduzir um v?deo on-line, tapetes, almofadas, l?pis de cor, folhas A4, giz de cera e canetas hidrocor.

Nesta situa??o, o professor dever? organizar um espa?o aconchegante para conversar com o grupo e assistir ao v?deo proposto (ver recursos complementares), pois que os auxiliar? na compreens?o de como ? a vida das tartarugas. Desse modo, o professor deve reunir a turma e iniciar uma conversa relembrando aspectos do dia anterior, questionando as crian?as sobre a hist?ria que ouviram e o que sabem acerca de como vivem as tartarugas para, em seguida, fazer o convite para assistirem um v?deo sobre esses animais. Durante o v?deo, o professor dever? chamar a aten??o para alguns detalhes, principalmente, sobre como vivem esses r?pteis, os perigos de extin??o, bem como a explica??o desse termo utilizado (extin??o).

Ap?s assistir ao v?deo, as crian?as ser?o convidadas a realizar um desenho sobre a tem?tica, a fim de expressarem o que compreenderam das conversas dos ?ltimos dias. Neste momento, ? importante que o professor esteja dispon?vel para conversar com as crian?as sobre suas produ??es, auxiliando-as na melhor forma de exprimir o que desejam e esclarecer poss?veis d?vidas sobre o tema. Com o t?rmino dos desenhos, o professor dever? solicitar um espa?o, no verso ou no canto dos desenhos das crian?as, para utilizar como legenda, explicando o que a crian?a desenhou ou o professor poder?, ainda,  fixar  uma faixa de papel na folha onde a crian?a desenhou para registrar o que a crian?a relatou em rela??o ao seu desenho, evitando a invas?o ? representa??o gr?fica da crian?a. 

No fim do dia, o professor ir? solicitar ao grupo e a suas respectivas fam?lias que pesquisem e levem algumas informa??es sobre as tartarugas, para socializarem com o grupo no dia seguinte. ? necess?rio conversar com as fam?lias e explicar que as informa??es devem ser curtas e objetivas e, se poss?vel, com imagens para ilustr?-las.

?

3? Momento: Pesquisando sobre a vida das tartarugas.

Materiais Necess?rios: Tapetes e almofadas.

Para iniciar este momento, o professor dever? reunir as crian?as e solicitar-lhes que tenham em m?os suas pesquisas, para, em seguida, sentarem em roda para uma conversa. O professor dever? explicar ?s crian?as que sempre quando elas desejarem saber mais sobre um assunto, elas podem pesquisar e que, para tanto, existem muitos recursos, como livros, revistas, jornais, a internet, dentre outros. Em seguida, ir? solicitar ?s crian?as que iniciem a apresenta??o de sua pesquisa, indicando qual meio de comunica??o utilizaram (livros, revistas, computador/internet, jornais entre outros) e o que descobriram de novidade acerca das tartarugas.

Situa??es como essa exigem a presen?a constante do professor mediando a fala entre as crian?as, fazendo perguntas-chave para facilitar o relato das crian?as e solicitando a aten??o das demais na escuta do colega.

Ap?s a apresenta??o, o grupo ser? convidado a construir uma tartaruga com materiais recicl?veis.

?

4? Momento: Construindo nossa tartaruga.

Materiais Necess?rios: garrafas PET, papel duplex, molde da internet, l?pis de cor e , caneta hidrocor, tesouras sem ponta e fita adesiva. Para a colagem mais resistente do casco de garrafa PET, o professor poder? usar a pistola de cola quente, se houver dispon?vel na escola, com o cuidado necess?rio para que as crian?as n?o tenham acesso a esse tipo de material, tendo em vista a seguran?a das crian?as. 

Iniciando este momento, o professor ir? solicitar que as crian?as se acomodem nas cadeiras e, disponibilizando tesouras e as folhas impressas de uma p?gina da internet, iniciem o recorte do molde, ao que algumas crian?as ir?o necessitar do aux?lio dos adultos. Em seguida, as crian?as ter?o a possibilidade de desenhar e colorir o corpo da tartaruga. E, por fim, o professor entregar? o fundo das garrafas, j? devidamente cortados, para colocar o casco das tartarugas com fita adesiva ou com cola quente, neste caso, o professor colar? os cascos, explicando para as crian?as que a cola ao ser derretida torna-se muito quente, por isso ele far? essa tarefa. O professor poder? explicar, ainda,  sobre as consequ?ncias de uma queimadura com essa cola.  

?

      

http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/09/tartaruga-de-garrafa-pet-com-molde.html

http://conteudospedagogicoinfantil.blogspot.com.br/2013/05/plano-de-aula-tarataruga-e-lebre.html

Recursos Complementares

?         Aula do portal sobre o assunto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9745

?         Livro on-linehttp://www.slideshare.net/kleitonramires/livro-a-lebre-e-a-tartaruga

?         V?deo projeto TAMAR: http://www.youtube.com/watch?v=TG3H2rmsTHQ

?         V?deo no nascimento das tartarugas: http://www.youtube.com/watch?v=hA1jgsjbd10

Avaliação

As observa??es e o registro dos momentos t?m papel fundamental para a avalia??o deste plano, j? que ? por meio dessas ferramentas que o professor dever? perceber como as crian?as se apropriam dos conhecimentos trabalhados em sala. No nosso caso, partimos das rodas de conversa e pesquisas, a partir das quais pudemos avaliar o que as crian?as aprenderam sobre as tartarugas e de que forma elas expressaram seus conhecimentos das conversas em sala e no momento de desenho.