Graziela Maria Beretta L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
-Ampliar o repert?rio de brincadeiras das crian?as;
-Conhecer a profiss?o dos pais;
-Organizar ambientes para brincadeiras diversificadas;
-Compreender a import?ncia das profiss?es em nossa sociedade;
-Entender a fun??o social da escrita em nossa sociedade;
-Elaborar argumentos para defender as opini?es no momento da roda.
Esta aula ? indicada para um grupo de crian?as de 03 anos de idade. Para a efetiva??o deste plano s?o necess?rias a media??o e a articula??o de 02 adultos.
1? Momento: Roda sobre as profiss?es
Materiais Necess?rios: Tapetes e almofadas.
Neste momento, o professor ir? organizar uma roda de conversa com as crian?as, a partir da qual as questionar? sobre as novidades que desejam dividir com os colegas. Os adultos devem ficar atentos ? fala das crian?as, auxiliando-as, quando achar necess?rio, e solicitando-lhes para que respeitem o momento de o colega falar. Ap?s as manifesta??es, o professor questionar? as crian?as sobre as profiss?es que conhecem, explicando que as pessoas t?m trabalhos diferentes e todos t?m sua import?ncia para a sociedade. Ao ouvir as crian?as falarem sobre as profiss?es que conhecem, ? interessante que o professor possa listar essas profiss?es e, em seguida, solicitar ?s crian?as mais informa??es sobre estas. Com o t?rmino da conversa, o professor dever? combinar com as crian?as e suas respectivas fam?lias, que levem para a nova discuss?o, no dia seguinte, um objeto que represente a profiss?o das fam?lias.
?
Momento da Roda.
Arquivo Institucional ? NDI/2013
Fot?grafa: Ana Laura Bedin
?
2? Momento: Conhecendo a profiss?o dos pais.
Materiais Necess?rios: Objeto da profiss?o dos familiares levados pelas crian?as, objetos levados pelo professor (por exemplo, um kit de m?dico, quadro negro, giz e apagador, um pano e uma vassoura pequena, um telefone e utens?lios de cozinha), tapetes e almofadas.
Neste dia, o professor, ao iniciar a roda de conversa, ir? solicitar que cada crian?a tenha em m?os o objeto da profiss?o de seus pais. Em seguida, pedir? que cada crian?a apresente esse objeto para a turma, dizendo o nome da profiss?o e como o referido profissional atua com aquele objeto. Ap?s todos apresentarem seus objetos, as crian?as dever?o permitir que os colegas manuseiem-nos, descobrindo, com o aux?lio do professor, sua utilidade. Em seguida, o grupo, juntamente com o professor, organizar? um espa?o na sala em que esses objetos fiquem dispon?veis para a brincadeira. A organiza??o dos diferentes espa?os pelas crian?as torna-se fundamental, j? que, desse modo, elas atribuem sentido aos ambientes e conseguem visualizar como a brincadeira ir? acontecer. Sugerimos que tamb?m o professor possa levar alguns objetos ligados a diferentes profiss?es, no intuito de ampliar e diversificar as brincadeiras, como por exemplo, um kit de m?dico, quadro negro, giz e apagador, um pano e vassoura pequena, um telefone e utens?lios de cozinha.
Espa?o para a Brincadeira de Pap?is Sociais
Arquivo Institucional - NDI/2013
Fot?grafa: Rubia Dem?trio
?
3? Momento: Brincando e aprendendo.
Materiais Necess?rios: Espa?o organizado pelas crian?as e os objetos trazidos de casa.
Este momento ? destinado para a brincadeira de pap?is sociais, em que as crian?as ter?o a possibilidade de escolher quais pap?is desejam vivenciar, devendo o professor auxiliar na constru??o dos enredos e a mediar os conflitos que podem surgir na organiza??o da brincadeira. Na atividade, as crian?as ir?o colocar em pr?tica, ou seja, representar, tudo o que compreenderam sobre os pap?is que ir?o exercer e, dessa maneira, trata-se de um momento rico de observa??o do que foi aprendido e de percep??o de alguns elementos para uma futura conversa com o grupo. Diante disto, seria interessante que o professor, ao participar da brincadeira, exer?a o seu pr?prio papel, sem realizar muitas interven??es ou explica??es, o que s? dever? ocorrer quando forem necess?rias, como nos casos de conflitos e de d?vidas que fa?am com que as crian?as solicitem o seu aux?lio. Outra media??o necess?ria ? na troca de alguns pap?is, de modo que o professor possa sugerir a algumas crian?as que vivenciem outros exerc?cios na brincadeira, para que possam aprender outras profiss?es.
?
Momento de Brincadeira de pap?is sociais
Arquivo Institucional ? NDI/2013
Fot?grafa: Ana Laura Bedin
?
4? Momento: Avaliando o que aprendemos.
Materiais Necess?rios: Computador e data show para visualizar o v?deo, tapetes, almofadas, cartolina e pincel at?mico.
Ap?s a brincadeira, o professor dever? convidar as crian?as para conversarem sobre o que aprenderam neste dia, fazendo-lhes algumas perguntas, tais como:
1. Quais profiss?es voc?s mais gostaram de representar?
2. Existem outras profiss?es que voc?s conhecem, mas de que n?o brincamos hoje?
3. E sobre a profiss?o de seus pais, o que acharam, foi legal brincar de trabalho?
4. Afinal, por que as pessoas trabalham?
Depois de ouvir as crian?as, o professor deve convid?-las para assistirem a um v?deo do ?Quintal da Cultura?, ?Minha profiss?o ? ...?, presente no site do Youtube (ver recursos complementares). Em seguida, o professor dever? fazer, junto do grupo, uma tabela explicativa sobre as profiss?es, revelando o que a turma sabe sobre elas e por que as consideram importantes. Se o grupo de crian?as for grande, a proposta deve ser realizada em subgrupos.
Exemplo da tabela:
Nome da profiss?o |
O que o profissional faz? |
Por que consideramos essa profiss?o importante? |
M?dico |
Cuida das pessoas |
Porque n?o deixa as pessoas ficarem doentes e com dor. |
Servi?os Gerais |
Limpa os lugares |
Porque deixa os lugares limpinhos para a gente brincar. |
Bombeiro |
Salva as pessoas do perigo |
Porque n?o deixa a gente se queimar e nem se afogar. |
Encanador |
Arruma os canos quebrados |
Porque n?o deixa a ?gua vazar. |
Pedreiro |
Constr?i casas |
Porque faz as casas para a gente morar. |
Professor |
Ensina as crian?as |
Porque ensina as pessoas. |
? Aulas com tem?ticas semelhantes: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15402
? V?deo Quintal da Cultura: http://www.youtube.com/watch?v=VB0XXKvalHs
Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crian?as apresentaram seus conhecimentos pr?vios, de que maneira as hist?rias escolhidas e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crian?as sobre o tema e como elas est?o interagindo nos momentos de brincadeiras de pap?is sociais. ? importante que o professor possa observar e registrar as falas e a??es das crian?as, pois esse instrumento ? fundamental para avaliar e estruturar as pr?ximas interven??es com o grupo.