Portal do Professor

Início do Conteúdo

Uma an?lise de ?Sentimento do mundo?, de Carlos Drummond de Andrade

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Relacionar o poema drummondiano ?  xilogravura de M?rio de Andrade.
  • Relacionar o poema drummondiano com outra linguagem: a imagem, e justificar a rela??o estabelecida.
  • Analisar o poema "Sentimento do Mundo".
  • Conhecer o contexto hist?rico em que o poema "Sentimento do Mundo" foi produzido.
  • Produzir uma imagem representativa da vis?o sobre o poema drummondiano trabalhado.

Duração das atividades

3 aulas de 100 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • P?s-Modernismo.
  • Figuras de linguagem.
  • Texto expositivo.
  • No??es b?sicas de pesquisa na internet.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos:

  • "cria??o" coletiva de um poema de versos "juntados";
  • discuss?o oral e coletiva;
  • question?rios;
  • pesquisa na internet;
  • produ??o de texto;
  • cria??o de imagem relacional ao poema de Drummond.

  

M?dulo 1

Atividade 1

Nessa primeira atividade, o objetivo ? sensibilizar o aluno ? po?tica.

Professor, ? preciso ter clareza de que a proposta ora apresentada tratar? do poema "Sentimento do mundo", de Carlos Drummond de Andrade, e n?o do livro de poemas que tem o mesmo nome, seu hom?nimo.

Inicialmente, a ideia ? distribuir os versos do poema separadamente entre os alunos e pedir-lhes que juntem-nos no quadro de modo a criar um poema. Essa cria??o ? livre e visa ? sensibiliza??o do aluno ? poesia. Ao todo ser?o 28 versos escritos em 28 tiras de papel.

Ap?s a "cria??o" do poema, o professor deve propor leituras de modo a significar a "cria??o" coletiva. Em seguida, dever? entregar aos alunos uma xeroc?pia do poema de Drummond e tecer, oralmente junto com os discentes, compara??es entre os poemas: aproxima??es e distanciamentos.

?

SENTIMENTO DO MUNDO
Carlos Drummond de Andrade
?

Tenho apenas duas m?os

e o sentimento do mundo,

mas estou cheio de escravos,

minhas lembran?as escorrem

e o corpo transige

na conflu?ncia do amor.

?

Quando me levantar, o c?u

estar? morto e saqueado,

eu mesmo serei morto,

morto meu desejo, morto

o p?ntano sem acordes.

?

Os camaradas n?o disseram

que havia uma guerra

e era necess?rio

trazer fogo e alimento.

Sinto-me disperso,

anterior a fronteiras,

humildemente vos pe?o

que me perdoeis.

?

Quando os corpos passarem,

eu ficarei sozinho

desfiando a recorda??o

do sineiro, da vi?va e do microscopista

que habitavam a barraca

e n?o foram encontrados

ao amanhecer

?

esse amanhecer

mais noite que a noite.

?

Dispon?vel em: http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13273.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.

  

Atividade 2

O alvo dessa atividade ? a sistematiza??o de uma an?lise relacional entre o poema drummondiano e a xilogravura de M?rio de Andrade. Essa atividade servir? de prepara??o para a que vem em sequ?ncia, atividade 3.

?

O professor exibir? a xilogravura de nome "Guerra-Medo", de M?rio de Andrade, dispon?vel em: 

http://143.107.31.159/catalogo_eletronico/consultaDocumentos.asp?Setor_Codigo=2&Acervo_Codigo=10&Tipo_Consulta=Unidade_Logica&Unidades_Logicas_Codigos=10696&Numero_Documentos= Acesso em: 15 jul. 2013.

 Em seguida, propor? aos alunos que respondam, em grupo, ?s quest?es abaixo:

?         Que associa??es voc?s s?o capazes de fazer entre a gravura e o poema de Drummond?

?         Encontrem no poema trechos que remetam ? perplexidade, ao medo e ? escurid?o.

?         Visto que tanto o poema quanto a xilogravura s?o contempor?neas, o medo representado em ambas pode ter a mesma causa? Qual?

Professor, para responder ? ultima pergunta, os alunos dever?o fazer uma pesquisa na internet sobre o contexto hist?rico de que trata o poema (1940) e a xilogravura (1937).

Sugest?o de sites:

http://www.literaturaeshow.com.br/2011/11/sentimento-do-mundo-i-o-autor.html Acesso em: 15 jul. 2013.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/24/913526/estude-os-livros-obrigatorios-da-fuvest-e-unicamp-2013-sentimento-do-mundo-carlos-drummond-andrade.html Acesso em 15 jul. 2013.

http://www.abcdamedicina.com.br/sentimento-do-mundo-carlos-drummond-de-andrade-caracteristicas-analise.html Acesso em: 15 jul. 2013.

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/portugues/sentimento-mundo-analise-obra-carlos-drummond-andrade-697605.shtml Acesso em: 15 jul. 2013.

http://valiteratura.blogspot.com.br/2012/06/sentimento-do-mundo-carlos-drummond-de.html Acesso em: 15 jul. 2013.

?

1

Dispon?vel em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_brasileira/estilos_literarios/cronologia_quadro Acesso em: 15 jul. 2013.

Depois de responderem ao question?rio, o professor abrir? uma roda de discuss?o oral acerca das respostas, conduzindo-as para o entendimento de que o poema e a xilogravura tendem ao pessimismo. O contexto hist?rico era marcado pelas consequ?ncias das duas grandes guerras mundiais e o Estado Novo de Get?lio Vargas. Segundo Universia Brasil, "Sentimento do Mundo faz uma cr?tica aos tempos de guerras (evidenciados com os movimentos da Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, Estado Novo de Get?lio Vargas, Fascismo e Nazismo) e sobre o poder de destrui??o do homem.". Texto dispon?vel em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/24/913526/estude-os-livros-obrigatorios-da-fuvest-e-unicamp-2013-sentimento-do-mundo-carlos-drummond-andrade.html Acesso em: 15 jul. 2013. 

Em linhas gerais, deve-se  levar os alunos a conclu?rem que a consci?ncia do tenso momento hist?rico produziu no eu-l?rico a indaga??o filos?fica sobre o sentido da vida, o pessimismo e sensa??o de incapacidade perante o mundo.  

  

Atividade 3

O objetivo dessa atividade ? permitir  que os alunos construam sentidos ao poema drummondiano, a partir de uma rela??o com outra linguagem: a imagem.

Nesta atividade, os alunos dever?o relacionar o poema drummondiano a outras imagens, assim como foi feito com a xilogravura de M?rio de Andrade. Para tanto, o professor exibir? algumas imagens e pedir? que os alunos, em grupos, escolham uma das op??es imag?ticas e construam um breve texto expositivo, de modo a explicar a rela??o instaurada. O texto, depois, dever? ser lido para a sala e poder?, se o professor julgar pertinente, ser socializado virtualmente em blogues ou afins.

Professor, para essa atividade ser exitosa, ? importante os alunos terem no??es das figuras de linguagem para desenvolverem sua explica??o valendo-se, inclusive, dos conceitos desse conte?do.

?

Dispon?vel em: http://fabiooli.files.wordpress.com/2011/03/sentimento-do-mundo.jpeg?w=300&h=225 Acesso em: 15 jul. 2013.

?

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/1c8d054d39ab4399ac3d4315fa0f642b.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

?

?

por Fabiooli. Dispon?vel em: http://fabiooli.wordpress.com/2011/03/31/o-sentimento-do-mundo/ Acesso em: 15 jul. 2013.

http://fabiooli.files.wordpress.com/2011/03/drummond_sentimento-do-mundo.jpg?w=640 Acesso em: 15 jul. 2013.

?

Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-PBCTv-c4scQ/T6eNnVq7VHI/AAAAAAAACSg/yQ9iagCTFqU/s400/sentimento+do+mundo.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

?

Dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-bEyyXeYhO4Q/T1QEPyy1HXI/AAAAAAAAALM/I6TPyinzKtI/s1600/homem+sozinho.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

?

Dispon?vel em: http://nayaracesar.files.wordpress.com/2012/06/mur-dtna.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

?

Dispon?vel em: http://egosistema.files.wordpress.com/2009/12/angustia.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

  

Dispon?vel em: http://1claroenigma.files.wordpress.com/2011/10/rufino-tamayo-hombre-contemplando1.jpg?w=450 Acesso em: 15 jul. 2013.

?

Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_yVdyzWw4t-c/TLy2d4TYqwI/AAAAAAAAABQ/ioA6jjDDizM/s1600/mundo_na_mao.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

?

?

M?dulo 2

Atividade 1

Os alunos ter?o de analisar o poema a partir de um roteiro de perguntas.

 O professor entregar? a cada dupla de alunos um roteiro de perguntas e solicitar? que eles respondam ao question?rio com base no poema "Sentimento do Mundo". Antes, por?m, explicar? aos alunos que a poesia de Carlos Drummond de Andrade pode ser desdobrada em tr?s atitudes: ?eu maior que o mundo?, ?eu menor que o mundo? e ?eu igual ao mundo?. Sobre essa explica??o, o importante ? apresent?-la para enquadrar o poema "Sentimento do Mundo" na perspectiva do "eu menor que o mundo", conforme indicia o quadro abaixo:

SENTIMENTO DO MUNDO

I ? O autor

            A poesia de Drummond pode ser abordada da seguinte forma:

A)    ?eu maior que o mundo?

?         marcada pela ironia

?         v? conflitos de longe e sem envolvimento

?         texto objetivo, seco, versos curtos e descarnados

?         Alguma Poesia e Brejo das Almas

?

B)    ?eu menor que o mundo?

?         poesia social , tem com temas a pol?tica, a guerra e o sofrimento do homem

?         desabrocha o sentimento de solid?o, marcado pela impot?ncia do homem, diante de um mundo frio e mec?nico, que o reduz a objeto.

?         Sentimento do Mundo e Rosa do Povo

?

C)    ?eu igual ao mundo?

?         poesia metaf?sica

?         interroga??es e nega??es que conduzem o homem ao vazio e ao desencanto

?         Claro Enigma

?

Dispon?vel em: http://www.objetivoitajuba.com.br/caro/downloads/resumosgilmar/Sentimento%20do%20Mundo.doc

Acesso em: 15 jul. 2013.

?

Professor, para mais pesquisas sobre essa explica??o da poesia drummondiana, acessar: 

http://nomeiodocaminhotinhaumpoeta.blogspot.com.br/2009/09/eu-x-mundo.html Acesso em: 15 jul. 2013. 

http://jbpoesias.comunidades.net/index.php?pagina=1889290705_01 Acesso em: 15 jul. 2013. 

?

Question?rio sobre o poema "Sentimento do Mundo":

  1. Qual(is) verso(s) do poema justifica(m) enquadr?-lo na perspectiva do "eu menor que o mundo"?
  2. Descreva o sentimento do autor quanto a sua capacidade de transformar o mundo.
  3. A segunda estrofe apresenta uma proje??o para o futuro. Como podemos classificar as expectativas do autor?
  4. Observe o l?xico da terceira estrofe e defina a que contexto o poema retoma.
  5. Dentro do contexto recuperado na estrofe, o que significa ?trazer fogo e alimento??
  6. Nesse poema, a noite ? vista conotativa ou denotativamente?
  7. Quais as caracter?sticas e simbologias da noite s?o relevantes para a significa??o do poema?
  8. Os dois ?ltimos versos sintetizam o sentimento que o poeta tem em rela??o ao mundo. Como podemos caracterizar esse sentimento?
  9. O sentimento expresso nesse poema ? exclusivo desse momento? As palavras de Drummond t?m reverbera??o em n?s? Como?

?

Atividade 2

Os alunos dever?o produzir uma imagem que represente sua vis?o sobre o poema drummondiano trabalhado.

?

Aos alunos ser? oferecido papel e op??es de l?pis para que possam representar imageticamente sua interpreta??o sobre o poema de Drummond. 

?

Professor, ? poss?vel e bastante sugestivo que essa atividade aconte?a em parceria com o professor de artes para que as imagens tomem outras dimens?es, inclusive, pelo uso de material diferenciado.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigos:

DE SANT'ANNA, Affonso Romano. Como ler a poesia de Carlos Drummond de Andrade. Dispon?vel em: http://rascunho.gazetadopovo.com.br/como-ler-a-poesia-de-carlos-drummond-de-andrade/ Acesso em: 15 jul. 2013.

NETO, Mois?s. Drummond: sentimento do mundo. Dispon?vel em: http://www.moisesneto.com.br/drummond.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.

Tese:

PERIUS, Cristiano. O sentimento do mundo: o corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade. http://www.dfmc.ufscar.br/uploads/publications/4f048d902a489.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.

Aulas do Portal do Professor:

Um poeta itabirano: Drummond. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13234 Acesso em: 15 jul. 2013.

Literando: Carlos Drummond de Andrade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18565 Acesso em: 15 jul. 2013.

Interpretando "No meio do caminho", de Carlos Drummond de Andrade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5235 Acesso em 15 jul. 2013.

O modernismo - segunda fase. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26258 Acesso em 15 jul. 2013.

Avaliação

A avalia??o dessa proposta ? processual com base nas atividades que evocam do aluno uma ressignifica??o do poema "Sentimento do Mundo". Essa ressignifica??o ora ? trabalhada sob a forma de question?rio norteador, ora ? trabalhada sob perspectiva relacional com imagens. Por fim, a avalia??o mais significativa, do ponto de vista subjetivo, ? a produ??o de uma imagem sobre a releitura do poema de Drummond pelo aluno.