Portal do Professor

Início do Conteúdo

" Vamos viver um dia de ?ndio na nossa escola!"

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Comunica??o ind?gena
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos ?tnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??es e lutas de grupos sociais e ?tnicos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer pr?ticas de subsist?ncia e peculiaridades da etnia ind?gena;

- Promover um olhar cr?tico das crian?as sobre a viv?ncia ind?gena;

- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos.

Duração das atividades

As propostas ser?o divididas em 3 etapas, podendo ser em dias alternados.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h?.

Estratégias e recursos da aula

?

PRIMEIRA ETAPA: ?Vamos refletir a partir de uma m?sica?.

Dura??o: Em torno de uma hora

Local: Na sala de aula ou no p?tio.

Material: Aparelho para reprodu??o de um dvd com imagem e som.

Proposta: O professor propor? uma roda com as crian?as sentadas confortavelmente para assistirem um DVD da cantora brasileira Baby Consuelo, cantando a m?sica composta por Jorge Ben ?Todo dia era dia de ?ndio!?, enquanto aparecem imagens dos ?ndios.

Acesso ? letra, m?sica e imagem : http://www.vagalume.com.br/baby-do-brasil/todo-dia-era-dia-de-indio.html

Ap?s, o professor solicitar? que as crian?as comentem o que viram e ouviram. Ele percebendo que pode intervir na conversa das crian?as com intuito de aprofundar sobre o assunto, dever? se permitir, com cautela e sutileza.

Ap?s a conversa, num tom de convite, ele instiga as crian?as a dan?arem no ritmo desta m?sica e em alguns momentos, o professor solicitar? que as crian?as virem ?est?tuas? ficando im?veis. Neste momento, o som tamb?m dever? cessar e o professor dever? transitar por entre as crian?as instigando-as a virarem est?tuas de ?ndio: um momento pescando, outro atirando uma flecha, em uma roda sentados, agachado como os ind?genas, podendo se apoiar em alguma imagens conforme acesso, abaixo :

http://tudosobresonhos.blogspot.com.br/2011/02/significado-de-sonhar-com-indio.html

https://www.google.com.br/search?q=indios&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=mN7pUYL9K4229gTRw4HACA&sqi=2&ved=0CEIQsAQ&biw=1366&bih=667.

Ao final, ele convidar? as crian?as a fazerem uma pesquisa, junto aos seus familiares, sobre os ?ndios as suas cren?as, como se alimentam, o que eles fazem e combina com as crian?as que num pr?ximo momento, eles conversar?o sobre o que cada um pesquisou. O professor dever? refor?ar com os pais das crian?as sobre esta pesquisa.

?

?

?

Fonte:  http://www.pragentemiuda.org/2009/04/projeto-indio-1-periodo.html

?

?

SEGUNDA ETAPA: ?Vamos conhecer um pouco sobre os ?ndios!?

Dura??o: Aproximadamente 2 horas.

Local: Na sala de aula ou em outro ambiente da Institui??o onde as crian?as possam construir os objetos tranquilamente e confortavelmente.

Material: Penas, pedras, corda sisal suficiente para o n?mero de crian?as do grupo.

Proposta: O professor deve reunir o grupo em uma roda para conversar sobre a pesquisa solicitada, de forma que todos tenham a oportunidade de se pronunciar e comentar o que pesquisaram. Dever? estar atento para poder contribuir com as informa??es e para isto, poder? se apoiar na sugest?o a seguir sobre o tema:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%ADgenas.

Depois dos relatos e conversas, o professor faz um convite: ?Vamos conhecer um pouco mais sobre os ?ndios!?

Convite aceito, o professor fala de um artefato ind?gena, o cocar e da sua import?ncia para aqueles que o usam. Ir? convidar as crian?as a constru?rem um ?cocar do poder!?, Se baseando na figura atrav?s do acesso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cocar_(ind%C3%ADgena).

O docente explorar? sobre este objeto e a import?ncia dele para os ?ndios, propondo que de maneira semelhante, ser? importante para as crian?as se elas construam seus artefatos se utilizando da sua for?a interior, dando asas ? imagina??o, o que ? muito peculiar nesta faixa de idade. O professor dever? colocar nas conversas a respeito desta proposta um tom enigm?tico, m?stico e desafiante para que as crian?as ?mergulhem? na sua proposta.

O professor poder? preparar os materiais necess?rios para esta constru??o com as crian?as buscando na natureza ?coisas? necess?rias para compor o cocar. Este momento poder? ser organizado em um passeio a um parque, bosque pra?a, etc. Ser? importante visitar previamente o local e escondendo penas, pedras, peda?os de corda de sisal pelo caminho, de forma que cada crian?a ter? o seu peda?o e acesso a diferentes materiais. No caso da impossibilidade, o professor esconder? os materiais necess?rios para a constru??o do cocar para cada crian?a na Institui??o e solicitar? que elas procurem. Ambas, depois de posse das cordas e artefatos da natureza coletados, no caso de n?o se sair da Institui??o, o professor, da mesma forma deixar? no caminho coisas que ele mesmo dever? coletar previamente antes da aula. ? a ?vontade? pedag?gica tendo de ser acionada novamente. Uma vez com todos os materiais ? m?o, ?m?os a obra!?.

?

                                          indios 2

Crian?as no bosque brincando de ?ndios.

Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina NDI/UFSC. 

?

?

TERCEIRA ETAPA: ?Vamos construir um cocar??

Dura??o: Uma hora aproximadamente.

Local: Na Institui??o ou ao ar livre.

Material: Materiais recolhidos na natureza, peda?os de corda de sisal, cola quente e pistola para colar, papel colorido de textura mais forte para prender na cabe?a.

Proposta: Esta proposta pode ser feita na Institui??o ou nos arredores, desde que sejam observadas as condi??es clim?ticas favor?veis e confort?veis.

 O professor dever? convidar as crian?as para uma roda e propor um espregui?ar pensando nos animais, podendo ser o gato e o c?o. Ap?s, o professor solicitar? que as crian?as utilizem as cordas, medindo a cabe?a de cada uma delas, na altura da testa. Feito isto, ele dar? um n? para que ao colocar na cabe?a, a corda possa ficar firme. Depois dessa etapa pronta, o professor solicitar? que as crian?as fixem os adere?os recolhidos na natureza nos seus cocares. Dependendo do material, o professor poder? fix?-los com cola quente (que ser? utilizada somente pelo adulto e com a devida organiza??o de seguran?a, de forma que as crian?as n?o tenham acesso, mas possam acompanhar o processo).

O professor dever? fazer uma sele??o variada de sons ind?genas que seja agrad?vel ao ambiente desta ?oficina?, podendo acessar: http://musicasnativas.blogspot.com.br/ 

Ao final o professor solicitar? que as crian?as mostrem os seus cocares meio que ?desfilando? cada qual do seu jeito ao som ind?gena mais animado.

?

?

 

 Fonte:http://profvaleriapbs.blogspot.com.br/

Recursos Complementares

Avaliação

Nos registros da aula, o professor avalia como as crian?as reagiram diante do proposto: com coragem, vergonha, medos, desenvoltura, se conseguiram interagir com as outras crian?as do grupo, objetos confeccionados, e propostas.

O registro fotogr?fico poder? servir de subs?dio para a avalia??o da aula do professor e da sua observa??o quanto a participa??o das crian?as. As imagens poder?o compor um registro escrito que poder? ficar exposto na Institui??o onde familiares e visitantes possam contemplar.