Estrat?gias e recursos:
-
laborat?rio de inform?tica com acesso ? internet;
-
discuss?es orais e coletivas;
-
leitura orientada;
-
produ??o de texto;
-
comunica??o oral.
?
M?dulo 1
Atividade 1
O objetivo dessa atividade ? incitar os alunos a falarem sobre o que sabem, posicionando acerca do tema poesia urbana.
?
O professor iniciar? a aula solicitando aos alunos um posicionamento a respeito da afirma??o abaixo:

Dispon?vel em: https://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/p480x480/1010654_590579314315229_1128774300_n.jpg Acesso em: 17 jul. 2013.
?
A ideia ? que os alunos discutam com a interven??o do professor se a rua pode ser lugar de e para interven??es po?ticas.
Professor, ao final da sequ?ncia did?tica, essa imagem ser? exibida a eles novamente e o mesmo questionamento ser? colocado. A proposta, ao final, ? os alunos se autoavaliarem quanto ?s suas percep??es e posicionamentos acerca da tem?tica poesia urbana, ap?s trabalho sistematizado. Em outras palavras, haver? um momento de compara??o entre as coloca??es iniciais e as coloca??es finais.
?
Atividade 2
Nessa atividade, o prop?sito ? inserir os alunos na tem?tica, por meio da leitura e vislumbre de interven??es po?ticas urbanas.
?
No laborat?rio de inform?tica, depois da discuss?o inicial, o professor pedir? aos alunos para acessarem os seguintes s?tios:
1) http://nutsideias.wordpress.com/2011/05/16/poesia-urbana-o-poder-das-palavras/ Acesso em: 17 jul. 2013.
Professor, como as interven??es do artista abaixo est?o em ingl?s, ? poss?vel fazer a tradu??o por meio de Tradutores Online, como o Tradutor do Google (http://translate.google.com.br/), ou pedir a um aluno que tenha dom?nio do idioma para ajudar a turma, ou consultar o professor de ingl?s da escola.
Poesia Urbana: o poder das palavras

Ao inv?s de escrever seus pensamentos em um caderno, como uma pessoa comum, Robert Montgomery escolhe fazer uma abordagem um pouco menos convencional. O artista baseado em Londres sequestra grandes outdoors e espa?os urbanos para compartilhar seus pensamentos em forma de poesia urbana, com o mundo ao seu redor.
Montgomery tamb?m constr?i seus pr?prios sinais luminosos e produz cr?ticas pertinentes ? sociadade da imagem vigente, atrav?s de uma manifesta??o visual, merc? das palavras.
Claramente, ele tem muito a dizer?










|
2) http://followthecolours.com.br/tag/poesia-urbana#sthash.yFn8iCdt.2OtqsYdG.dpbs Acesso em: 17 jul. 2013.
Posts Tagged ?poesia urbana?
20.05.2013

Tr?nsito, pr?dios, caos, arte nas ruas. S?o as cores no meio de tanto cinza que acabam nos deixando apaixonados por S?o Paulo. Entre tantos projetos legais e interven??es urbanas pela cidade, descobrimos Laura Guimar?es. Laura ? roteirista e gosta de tirar as pessoas da rotina. Foi assim que ela come?ou a espalhar sua poesia de rua em 2009 com a s?rie Microrroteiros da Cidade. Colando cartazes lambe lambe por muros e postes, suas pequenas narrativas ? textos de at? 140 caracteres ? descrevem cenas inspiradas no cotidiano e acontecimentos da vida di?ria. Desde pequena, ela gosta de olhar as pessoas e imaginar hist?rias. Hoje ? a nossa vez. Nada como boas palavras para estimular a nossa criatividade! Adoramos!










No Facebook: Microrroteiros da Cidade
- See more at: http://followthecolours.com.br/tag/poesia-urbana#sthash.yFn8iCdt.dpuf |
?
3) https://www.facebook.com/IntervencaoPoeticaUrbana Acesso em: 17 jul. 2013.
Professor, como o s?tio ? parte de uma rede social, o aluno deve se cadastrar para ter acesso ? p?gina.

?
4) http://www.youtube.com/watch?v=9GjC28KLq7Q Acesso em: 17 jul. 2013.

?
5) http://www.youtube.com/watch?v=Q4O81LgUJEM Acesso em: 17 jul. 2013.

?
6) http://www.youtube.com/watch?v=ZB97y4dwBws Acesso em: 17 jul. 2013.

?
7) https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/310137_2358396252827_1456856034_n.jpg Acesso em: 17 jul. 2013.

?
8) https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/6730_1120298101147_3342585_n.jpg Acesso em: 17 jul. 2013.
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/6730_1120298061146_3089832_n.jpg Acesso em: 17 jul. 2013.


?
?
Ap?s ter navegado pelos endere?os eletr?nicos, o aluno dever? responder, por meio de um texto (expositivo-argumentativo) criado no "word" e enviado ao e-mail do professor:
-
Todos os links acima cont?m algum tipo de interven??o po?tica urbana?
-
O que seria, na sua opini?o, uma interven??o po?tica urbana ou poesia urbana?
?
Atividade 3
O objetivo ? socializar com a turma os textos produzidos acerca da no??o do que seja poesia urbana.
?
Ainda no laborat?rio de inform?tica, o professor encaminhar? para os e-mails dos estudantes todos os textos produzidos pela turma referentes ? conclus?o de cada discente sobre o que seja poesia urbana. Dar? aos alunos um tempo para leitura das produ??es e solicitar? a eles que elaborem um par?grafo cr?tico a cada texto. A ideia ? que o aluno avalie o texto do colega. Ao final das avalia??es, os textos e as cr?ticas devem retornar aos alunos para que a partir da avalia??o do colega, cada discente possa olhar seu texto novamente, de modo a reelabor?-lo, conforme julgar pertinente as cr?ticas.
?
Professor, para que essa atividade seja exitosa, ? imprescind?vel que os alunos j? tenham no??o b?sica de como elaborar cr?ticas.
Tendo elaborado a ?ltima vers?o do texto, cada aluno dever? arquiv?-lo para posterior utiliza??o.
M?dulo 2
Atividade 1
A proposta ? expor o aluno a textos cient?ficos que tratem da tem?tica poesia urbana.
Os alunos se dividir?o em grupos para ler textos cient?ficos que tratam da arte, de uma maneira geral, relacionada aos espa?os urbanos. Ap?s leitura, cada grupo organizar? uma comunica??o oral para apresenta??o de suas leituras.
Leituras:
1) http://www.fau.usp.br/fau/ensino/docentes/deptecnologia/v_pallamin/arte_urbana_livro.pdf Acesso em: 17 jul. 2013.
P?ginas 46 a 50.
2) http://www.gedest.unesc.net/seilacs/producaoapropriacao.pdf Acesso em: 17 jul. 2013.
3) http://ebookbrowse.com/dart11-a-poesia-urbana-do-homem-comum-pdf-d268582350 Acesso em: 17 jul. 2013.
4) http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37570/000819820.pdf?...1 Acesso em: 17 jul. 2013.
P?ginas 35 a 37.
5) http://www.congresoartes.com.ar/Ponencias_completas/Historia/Adriana_Patricio_Vignoli.pdf Acesso em 17 jul. 2013.
6) http://www.slideshare.net/Vis-UAB/tcc-nucia-2011-final Acesso em 17 jul. 2013.
P?ginas 13 a 16.
Ao final, das apresenta??es, os alunos ter?o um tempo para novamente acessar seus textos produzidos no M?dulo 1 - Atividade 3, a fim de acrescentar a eles argumentos cient?ficos que corroboram a no??o de poesia urbana. Depois da refac??o, os textos estar?o prontos para publica??o. O ideal ? que esses textos possam ser socializados em espa?os favor?veis ? tem?tica. Por isso, o aconselhado ? buscar por blogues ou s?tios que tratem da quest?o e ter o aceite para publica??o.
Sugest?o de s?tios:
https://www.facebook.com/IntervencaoPoeticaUrbana Acesso em: 17 jul. 2013.
http://urbanogramas.wordpress.com/category/poeticas-urbanas/ Acesso em: 17 jul. 2013.
http://aindapoesia.blog.uol.com.br/ Acesso em: 17 jul. 2013.
http://www.sobresites.com/poesia/blogs.htm (apresenta lista de blogues que tratam sobre po?ticas diversas). Acesso em: 17 jul. 2013.
?
Atividade 2
A proposta final ? comparar a qualidade das interven??es antes e depois do estudo sobre a tem?tica poesia urbana.
?
Por fim, chegou o momento de voltar ? primeira pergunta da sequ?ncia did?tica que motivou o estudo:
-
A rua pode ser lugar de e para interven??es po?ticas?
?

https://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/p480x480/1010654_590579314315229_1128774300_n.jpg. Acesso em: 17 jul. 2013.
?
Os alunos ter?o de discutir a quest?o novamente. A grande diferen?a ser? que, agora, ter?o maior propriedade para tratar o assunto. Logo, o professor dever? avaliar a qualidade das coloca??es e argumentos discentes, a fim de perceber uma melhor prepara??o para as interven??es sobre a tem?tica poesia urbana.