Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando com os sentidos

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tha?s Cristina de Oliveira, Leandro Rezende, Elizabeth Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Sensa??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os ?rg?os dos sentidos.

  • Reconhecer e identificar os diferentes sons.

  • Desenvolver a leitura e a escrita.

  • Identificar semelhan?as de sons em diferentes espa?os.

  • Problematizar a quest?o da exclus?o da pessoa com defici?ncia auditiva.

  • Expor suas ideias e ouvir as ideias do outro.

  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas.

Duração das atividades

6 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber: escrever, ler, conhecer programa para criar textos no Netbook - UCA (Projeto Um Computador por Aluno). Caso sua escola n?o participe do projeto, voc? precisar? encaminhar os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica para a realiza??o das atividades sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2 ? Identificando os sons

Material: computador e projeto de slides, UCA (Um Computador por Aluno), aparelho de som, selecionar v?rios tipos de sons.

Local: Sala de aula ou Laborat?rio de Inform?tica.

1? Atividade

?rg?os dos sentidos ? um conjunto de ?rg?os receptores externos de est?mulos sensoriais dos sentidos. Suas fun??es s?o transformar os est?mulos (luz, som, calor, press?o, etc.) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as c?lulas nervosas at? o centro nervoso, o c?rebro (receptor interno). O c?rebro traduz, interpreta e transforma os impulsos nervosos em sensa??es de quente, frio, de sabores, de cheiros, de sons, de percep??o de luminosidade (claro ou escuro) ou de distin??o de cores.

Os sentidos s?o os meios atrav?s dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as caracter?sticas do meio ambiente em que se encontram -- em outras palavras, s?o as tradu??es do mundo f?sico para a mente.

O Sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neur?nios aferentes, e nas partes do c?rebro envolvidas no processamento da informa??o.

Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que s?o ?rg?os dos sentidos e quais n?s usamos para perceber e reconhecer os est?mulos sensoriais presentes no meio ambiente em que vivemos.

Ap?s essa conversa, solicite a todos os alunos que fiquem atentos no v?deo que ser? exibido a seguir e identifique qual ? o sentido que os animais utilizam para procurar o filhote desaparecido.

Apresente o v?deo ?A beb? drag?o - Parece que ??. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=214. Dura??o: 13 min. Acesso em: 10 de julho em 2013. 

Sinopse
Epis?dio da s?rie de anima??o A Beb? Drag?o, que conta hist?rias de um filhote de drag?o que ? encontrado por um grupo de bichos da floresta. Com a prote??o e os cuidados de sua nova fam?lia, a beb? vai passar por diversas aventuras em busca de sua verdadeira m?e.

Posteriormente, pergunte aos alunos:

  • Os animais utilizaram somente um ?rg?o dos sentidos?
  • Quais ?rg?os dos sentidos os animais utilizam para procurar Rumpus?
  • Qual foi o sentido que os animais combinaram para os auxiliarem a procurar o Rumpus?

Ap?s as respostas da turma, converse com os alunos sobre como os seres humanos utilizam os sentidos para perceber e reconhecer os est?mulos sensoriais presentes ao seu redor, em especial os est?mulos sonoros.

?

Sugest?o de sites sobre a audi??o para subsidiar o professor nas discuss?es com os alunos:

Audi??o. Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido4.php. Acesso em 10 de julho em 2013.

Sistema Sensorial. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sentido. Acesso em 10 de julho de 2013.

?

2?. Atividade

Coloque diferentes sons para que cada aluno inicialmente identifique qual objeto produz o som.

sons

Dispon?vel em: http://bonitaadventista.com.br/wp-content/uploads/2013/02/sons-que-ouvimos.jpg. Acesso em 10 de julho em 2013. 

?

 Os sons podem ser, por exemplo, de motor de carro, p?ssaros cantando, latido de cachorro, grito, fogos de artif?cios, bola quicando no ch?o dentre outros.

?

Sugest?o de sites:

Sons de Animais. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sfT2UWyluZk. Acesso em 10 de julho de 2013.

Sons da Natureza: P?ssaros. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=vPh2r0KXcm4. Acesso em 10 de julho de 2013.

Gritos de pessoas e de cabras. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0fIZZBjJyVo. Acesso em 10 de julho de 2013.

Som ambiente tr?nsito. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=-h0ceUvX9qY  e http://www.youtube.com/watch?v=6_1bUNRdcoE. Acesso em 10 de julho de 2013.

Orientar os alunos a registrar sua resposta no editor de textos de seu UCA (Um Computador por Aluno).

?

Sugest?o de quadro para os alunos registrarem em seu editor de texto:

  • Qual ? o tipo de som que voc? ouviu?
  • Quem ou o que produz esse som?
  • Qual foi a intensidade do seu volume?

?

Sequ?ncia do Som

Que tipo de som voc? escutou?

Quem ou o que produz esse som?

Qual foi a intensidade do volume de som escutado

01

?

?

?

02

?

?

?

03

?

?

?

    Imagem do pr?prio autor, 10 de julho de 2013.

?

O professor tem autonomia para selecionar os sons. Esses sons devem ter intensidades e volumes diferentes.

Ao final dessa atividade o professor apresenta qual objeto produz o som, os alunos ?comparam? com suas respostas para analisarem se acertaram e escreveram corretamente.

?

Aula 3 - Encontrando meus semelhantes

?

Material: papel crepom, fita adesiva, jornais, revistas, papel kraft e pinc?is Hidrocor, c?mera fotogr?fica e filmadora.

Local: P?tio da escola.

?

1? Atividade

Cada aluno dever? construir uma m?scara e uma roupa com os materiais dispon?veis. As roupas dever?o representar algum dos animais que assistiram no v?deo. (Drag?o, cachorro, urso, esquilo, p?ssaro, raposa e unic?rnio) O professor poder? auxiliar os alunos nessa cria??o e constru??o da m?scara dos animais.

?

animais

Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=214. Tempo 1?:30??. Acesso em 10 de julho de 2013.

?

2?. Atividade

Cada aluno com sua roupa e m?scara de animal, veste o que produziu e ap?s todos caracterizados o professor explica a brincadeira.

Os animais com roupas semelhantes, ou seja, os alunos que escolheram o mesmo animal para se vestir, dever?o esconder em locais diferentes, pois quando o professor der o sinal, todos os animais far?o o som caracter?stico de cada um at? conseguir encontrar o seu semelhante. Quando esses se encontrarem ir?o registrar no netebook - UCA, fotos deles mesmos, o tempo gasto para encontrar o seu semelhante e um breve registro sobre as dificuldades e facilidades de procurar e encontrar seus colegas pelo som.

?

Para gravar os v?deos: solicite que os alunos utilizem o ?cone da c?mera na ?rea de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos  Multim?dia WxCam.

O bot?o da ?c?mera fotogr?fica? tira uma foto atrav?s da webcam.

O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato v?deo, atrav?s da webcam.

O ?visualizador de imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do UCA ou num pen drive.

Sugest?o de quadro para propor aos alunos:

?

Foto:

Animal:

Cachorro

Quantos somos:

4

Tempo para encontrar meus semelhantes:

2? 21??

Facilidade para encontrar:

Latimos alto

Dificuldade para encontrar:

Todos os animais faziam barulho ao mesmo tempo

Ap?s todos os animais encontrarem seus semelhantes, solicite que todos se sentem em roda e socializem suas respostas, filmagens e fotos para os colegas. Aproveite o momento para discutir com os alunos a import?ncia da audi??o nas nossas vidas.

?

Aula 4 a 6? Ouvindo nossas viv?ncias

Material: Computador, projetor de slides, UCA (Um Computador por Aluno).

Local: Sala de aula.

?

1? Atividade

Professor retome as atividades da aula anterior, e proponha aos alunos a constru??o de um pequeno texto, individualmente, no netebook - UCA abordando:

  • A import?ncia da audi??o na vida do ser humano.
  • Quais os locais e momentos que esse sentido ? mais utilizado (em casa, na rua, na escola, durante o jogo, no cinema e etc.).

2?. Atividade

?

Apresente novamente aos alunos o v?deo ?A beb? drag?o - Parece que ??, mas desta vez, sem som. Deixe que os alunos reclamem da aus?ncia do som, at? que muitos reclamem que n?o est?o ouvindo nada. Aproveite este momento para problematizar junto ? turma, que uma pessoa com defici?ncia auditiva vivencia constantemente a situa??o que est?o vivendo momentaneamente.

Dialogar com os alunos a respeito das dificuldades enfrentadas cotidianamente pela pessoa que ? exclu?da do meio em que est? por n?o ouvir. Solicite aos alunos que exemplifiquem situa??es em que algu?m se sinta assim: na escola, no shopping, assistindo televis?o, na livraria e etc.

? importante neste momento que os alunos fa?am proposi??es para garantir que todo deficiente auditivo tenha condi??es de participar da vida em sociedade: import?ncia do int?rprete de libras, auto descri??o em todos os programas de televis?o e etc.

libras

Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-Vk_eoS-hvyo/UBqQpT8WFGI/AAAAAAAAAH8/y1rzF_0qRfo/s1600/concurso-para-deficiente-auditivo.jpg. Acesso em 10 de julho em 2013. 

?

3?. Atividade:

Ap?s a constru??o do texto, o professor far? a proje??o de cada texto para a turma, solicita que o texto seja lido coletivamente, caso necess?rio, far?o corre??es ortogr?ficas. Ao t?rmino da din?mica de ler e corrigir os textos, converse com os alunos a respeito da viv?ncia desse conjunto de atividades sobre a audi??o.

Recursos Complementares

?

Revista Nova Escola. O que ? defici?ncia auditiva? Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/deficiencia-auditiva-inclusao-636393.shtml. Acesso em 10 de julho em 2013. 

Inclus?o Educacional e Defici?ncia Auditiva. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-educacional-deficiencia-auditiva.htm. Acesso em 10 de julho em 2013. 

Mecanismos da audi??o. Dispon?vel em: http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos4.asp. Acesso em 10 de julho em 2013. 

?

Aulas dispon?veis no Portal:

?rg?os do sentido: Olfato. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777. Acesso em 10 de julho em 2013.

?rg?os do sentido: Vis?o. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25788. Acesso em 10 de julho em 2013.

Os 5 Sentidos. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25770. Acesso em 10 de julho em 2013.

Avaliação

Observe em cada atividade se todos os alunos conseguem entender as brincadeiras e interagir com o grupo, respeitando mutuamente. Observe tamb?m o desenvolvimento dos alunos no processo de aquisi??o da leitura e da escrita, no reconhecimento e identifica??o dos diferentes sons.