Portal do Professor

Início do Conteúdo

O ciclo da água

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as fases do ciclo da água. Diferenciar os conceitos condensação, precipitação, evapotranspiração e evaporação.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • As atividades propostas têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades cognitivas: observar; descrever; comparar; relacionar e concluir.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.

 

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO

Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:

A chuva é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões do Brasil. Muitas vezes ela vem acompanhada de vento forte e granizo. É cada vez mais comum notícias em jornais sobre destruição e danos causados por ela. Por outro lado, a chuva permite que córregos e rios tenham água durante todo o ano. Essa água é utilizada para abastecer cidades, irrigar lavouras, etc.

Com certeza a chuva é um fenômeno natural muito importante...

  1. Vocês sabem como a chuva é formada?
     
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
 
  • Oriente os alunos a ler o texto e assistir às animações utilizadas para conceituar o “Ciclo da Água” (Figura 1). Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.

  • Professor(a), interrompa a leitura após cada animação e quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explica&cce dil;ões sobre os conceitos trabalhados (ciclo da água, condensação, precipitação, evapotranspiração e evaporação). Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explica&ccedi l;ões.
     

h ttp://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/96521066153/img/Figura_1.JPG

Figura 1: Texto e animações disponíveis na página.

 

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO E REALIZAÇÃO DE DESENHO
  • Professor (a), depois de ler o texto e assistir às animações, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.

  • Interrompa a discussão sempre, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (ciclo da água, condensação, precipitação, evapotranspiração e evaporação). Caso ache necessário, repita a apresentação das animações e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.

  • Oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.

  1. O que é o ciclo da água? Por que ele é importante?

  2. O que é condensação? Como ocorre a condensação? Por que ela é importante? (OBS: oriente os alunos a fazerem o teste disponível para esse tópico (Figura 2)).

  3. O que é precipitação? Quais são as três formas de precipitação descritas na animação? Quais são as diferenças entre elas? Qual delas é mais comum onde você mora? Por que ela é importante? O que acontece com a água resultante da precipitação? Para que serve a água precipitada? (OBS: oriente os alunos a fazerem o teste disponível para esse tópico).

  4. O que é evapotranspiração? Como ela ocorre? Por que ela é importante? (OBS: oriente os alunos a fazerem o teste disponível para esse tópico).

  5. O que é evaporação? Como ela oco rre? Para que serve? Onde ela ocorre?
     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/507/imagens/Figura_2.JPG

Figura 2: Teste disponível para cada fase do ciclo da água.

 

Professor (a), quando terminar de responder às perguntas, oriente os alunos a fazer um desenho que represente o ciclo da água.

Quando terminarem o desenho, peça que descrevam as fases do ciclo da água que desenharam.
 

 

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.

Avaliação

A avaliação poderá ser a realização da atividade proposta na animação, onde o aluno deverá observar as fases do ciclo da água que estão sendo representados e em seguida arrastar o nome para a caixinha de texto.