Portal do Professor

Início do Conteúdo

Descrevendo experi?ncias do passado

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • descrever experi?ncias passadas;
  • aprender o passado simples dos verbos em ingl?s;
  • fazer perguntas e responder (afirmativa e negativamente), usando verbos no tempo passado;
  • pronunciar os verbos regulares e irregulares em ingl?s;
  • identificar, em uma m?sica, os verbos em ingl?s, de modo a facilitar a sua compreens?o. 

Duração das atividades

2 aulas/m?dulos de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que os alunos tenham no??es b?sicas da l?ngua inglesa, como o conhecimento de verbos no presente simples. 

Estratégias e recursos da aula

  • laborat?rio de inform?tica com acesso ? internet;
  • data show, notebooks, tablets, v?deos, slides;
  • material impresso/xerocado.

                                                                M?DULO 1

at

Fonte: http://www.inglesnapontadalingua.com.br/2008/08/gramtica-verbos-no-passado.html. Acesso em: 23.07.2013.

                                               

ACTIVITY 1: Introduzindo o passado dos verbos

Professor, projete no data show as explica??es seguintes sobre como formar o passado simples dos verbos em ingl?s. Pe?a para que os alunos se revesem na leitura, a fim de promover um ambiente mais participativo.

                                                                            THE SIMPLE PAST OF REGULAR AND IRREGULAR VERBS

at

Fonte: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/simple-past-tense-como-fazer-passado-simples-em-ingles-verbos-e-mais/. Acesso em: 23.07.2013.

simple past ? usado: 

- Para a??es que se completaram no passado em tempo definido estabelecido na frase. 
Ex: He died in 1908. (Ele morreu em 1908). 

- Em contextos que nos reportem ao passado, mesmo desprovido de indica??o temporal. 
Ex: I?m sorry about last night. The train was 10 minutes late. (Desculpe-me sobre a noite passada. O trem estava 10 minutos atrasado).

Simple Past ? um tempo verbal simples, formado apenas por um verbo principal flexionado na forma do passado, e que faz uso do verbo auxiliar apenas nas formas interrogativas e negativas. 

A flex?o do verbo no passado ser? feita diferentemente para verbos regulares e irregulares.

Verbos Regulares

- Afirma??es

Os verbos no simple past s?o constitu?dos da part?cula ED no final, e para isso, deve-se seguir algumas regras:

- Verbos j? terminados em E  apenas ganham o D: dance = danced.
- Verbos terminados em consoante+y, perdem o Y e ganham IED: study = studied.
- Verbos terminados em vogal+y, apenas ganham EDplay = played.
- Verbos terminados em consoante+vogal+consoante, dobram a ?ltima consoante e ganham ED: stop = stopped.

Verbos irregulares

- Afirma??es

As frases afirmativas com verbos irregulares se comp?em do sujeito+passado simples do verbo:

- I saw (eu vi).
- She said (ela falou).

Did (para interrogar e negar)

Os tempos verbais simples necessitam de um verbo auxiliar para formarem frases interrogativas e negativas. O Simple Past usar? o verbo auxiliar did para todas as pessoas, indistintamente. Da mesma forma que o Simple Present na terceira pessoa do singular requer que o ?s? seja retirado do verbo que j? est? flexionado para poder pass?-lo para as formas negativa e interrogativa, o auxiliar did exige que o verbo seja colocado novamente em sua forma natural (b?sica), pois a presen?a do did ao lado de um verbo por si s? indica que ele est? no passado simples. 

Interroga??es (regulares e irregulares)

As interroga??es no simple past pedem ajuda do auxiliar DID (passado de DO) + a forma normal do verbo:
- Did you drink? (Voc? tomou?)
- Did she sleep? (Ela dormiu? )

*Note que quem est? no passado ? o auxiliar DID, o verbo principal continua na sua forma b?sica.

Nega??es
Adiciona-se o DID+NOT (didn?t) ap?s o sujeito (serve para todas as pessoas):
- You did not drink. (Voc? n?o tomou.)
- She did not sleep. (Ela n?o dormiu.)

Texto adaptado das fontes: http://www.infoescola.com/ingles/passado-simples-simple-past/. Acesso em: 23.07.2013; e http://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013.

Professor, como atividade complementar, acesse o v?deo no linkhttp://www.youtube.com/watch?v=TYnG2Q9jhRo (acesso em: 23.07.2013) , que apresenta a pron?ncia correta do ED utilizado para formar o passado dos verbos regulares. Pe?a para que os alunos repitam os verbos, praticando a pron?ncia correta de cada um deles. Observe a participa??o de todos. Interrompa o v?deo, quando perceber dificuldade na pron?ncia de alguns desses verbos, o que ? muito natural.

Para que os alunos possam treinar a pron?ncia dos verbos irregulares no passado, entregue o material xerocado, contendo uma lista desses verbos. Pe?a para que cada um leia em sil?ncio e em seguida, em voz alta.  Sane as d?vidas quanto ao vocabul?rio e ? pron?ncia correta desses verbos.

Professor, utilize a lista de verbos irregulares, a seguir. H? outras sugest?es de listas nos Recursos Complementares desta aula. Informe aos alunos que a  terceira coluna (past participle) poder?, neste momento, ser ignorada. Esclare?a que ela ser? utilizada para a forma??o de outros tempos verbais (present perfect, past perfect), que ser?o aprendidos em um momento posterior do curso de l?ngua inglesa.  

                                                              VERBOS IRREGULARES

Infinitive Past Participle Tradu??o
be was, were been ser, estar
beat beat beaten bater, derrotar, pulsar
become became become tornar-se
begin began begun come?ar
bite bit bitten morder, picar
blow blew blown soprar, tocar (instrumento de sopro)
break broke broken quebrar, interromper
bring brought brought trazer
build built built construir
buy bought bought comprar
catch caught caught agarrar, pegar (doen?a)
choose chose chosen escolher
come came come vir, chegar, aproximar-se, acontecer
cost cost cost custar
cut cut cut cortar
deal dealt dealt negociar, distribuir
dig dug dug cavar
do did done fazer, executar
draw drew drawn desenhar, puxar, arrastar
dream dreamt/ dreamed dreamt/ dreamed sonhar
drink drank drunk beber, embriagar-se
drive drove driven dirigir
eat ate eaten comer
fall fell fallen cair
feed fed fed alimentar (se), suprir
feel felt felt sentir
fight fought fought lutar
find found found encontrar
fly flew flown voar
forget forgot forgotten esquecer (se)
freeze froze frozen gelar, congelar
get got got/ gotten conseguir, ganhar
give gave given dar, conceder
go went gone ir
grow grew grown crescer, cultivar
hang hung hung pendurar
have had had ter, possuir
hear heard heard ouvir
hide hid hidden esconder, ocultar (se)
hit hit hit bater
hold held held segurar, manter, conter
hurt hurt hurt machucar
keep kept kept guardar, manter, permanecer, ficar
know knew known saber , conhecer
lay laid laid p?r, colocar, botar (ovos)
learn learnt learnt aprender
leave left left deixar, partir
lend lent lent emprestar
let let let deixar, alugar
lie lay lain jazer, deitar ou mentir, enganar
light lit / lighted lit/ lighted iluminar, acender
lose lost lost perder
make made made fazer, produzir, fabricar
mean meant meant significar, ter inten??o
meet met met encontrar-se com
pay paid paid pagar
put put put p?r
read read read ler
rid rid rid cavalgar, livrar, desembara?ar
ride rode ridden viajar, cavalgar
ring rang rung soa , tocar a campainha
rise rose risen nascer, surgir, erguer-se
run ran run correr, administrar
say said said dizer
see saw seen ver
sell sold sold vender
send sent sent enviar
set set set colocar, fixar, arrumar
shake shook shaken sacudir
shine shone shone brilhar
shoot shot shot atirar, disparar
show showed shown/ showed mostrar
shut shut shut fechar
sing sang sung cantar
sink sank sunk afundar, naufragar
sit sat sat sentar
sleep slept slept dormir
slide slid slid escorregar
slit slit slit fender, rachar
smell smelt smelt cheirar
speak spoke spoken falar
spend spent spent gastar
spread spread spread difundir, divulgar, espalhar
stand stood stood ficar de p?, aguentar
steal stole stolen roubar
strike struck struck fazer greve , bater
swear swore sworn jurar, blasfemar
sweep swept swept varrer
swim swam swum nadar
swing swung swung balan?ar
take took taken tomar, pegar
teach taught taught ensinar
tell told told contar, dizer
think thought thought pensar, achar
throw threw thrown arremessar
understand understood understood entender, compreender
wake woke/ waked woke/waked acordar
wear wore worn vestir, usar
wed wed wed desposar
wet wet wet umedecer
win won won ganhar, vencer
wring wrung wrung espremer
write wrote written escrever

Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/verbos-irregulares-tabela-traz-infinitivo-passado-participio-e-traducao.htm. Acesso em: 23.07.2013.

Professor, como varia??o desta lista voc? poder? utlizar-se dos slides contidos no linkhttp://www.slideshare.net/nalanalan/irregular-verbs-with-pictures-3134651?from_search=6 (acesso em: 23.07.2013), os quais apresentam imagens de a??es no passado. Pause os slides e, tal como sugerido anteriormente, pe?a para que os alunos pratiquem a pron?ncia de cada verbo apresentado.  

ata

Imagem ilustrativa do linkhttp://www.slideshare.net/nalanalan/irregular-verbs-with-pictures-3134651?from_search=6. Acesso em: 23.07.2013.

Professor, no intuito de contextualizar o vocabul?rio aprendido, pe?a para que cada aluno, individualmente, elabore 8 frases, utilizando verbos no passado. Reforce que os verbos a serem utilizados est?o na segunda coluna da lista de verbos. No momento da corre??o, os alunos dever?o formar duplas, de modo que possam compartilhar suas frases e corrigir as dos colegas. Acompanhe a execu??o das frases, bem como as suas corre??es, auxiliando com as d?vidas. 

                                                            M?DULO 2

ACTIVITY 2: IT?S TIME TO PRACTICE

Depois de introduzido o tema da aula (Atividade 1), acesse o v?deo no linkhttp://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013. Pe?a para os alunos, ao assistirem, anotarem o que acharem mais importante ou mesmo as d?vidas que, por ventura, surjam. Depois do v?deo, pe?a para que cada aluno compartilhe as suas anota??es ou d?vidas, esclarecendo-as. Volte o v?deo toda vez que achar necess?rio e pertinente para o bom entendimento do conte?do apresentado.  

at

Imagem ilustrativa do v?deo. Fonte: http://www.eingles.com.br/curso/gramatica/138-verbo-tempo-passado-simples.html. Acesso em: 23.07.2013.

Professor, ? muito importante pausar o v?deo no momento da realiza??o dos exerc?cios, uma vez que o tempo do v?deo pode ser insuficiente para que seus alunos respondam ou completem os exerc?cios. Solicite a resposta dos alunos antes de mostrar a resposta do v?deo e, assim, poder? identificar poss?veis d?vidas e san?-las. Pe?a, tamb?m, para que os pr?prios alunos leiam as frases contidas nos exerc?cios, checando a pron?ncia correta das palavras, especialmente a dos verbos no passado e da termina??o ED dos verbos regulares, conforme apresentada no v?deo proposto como atividade complementar da Atividade 1.    

ACTIVITY 3: LISTENING TO A SONG

Professor, deixe tocar a primeira estrofe da m?sica que ser? trabalhada, a seguir, e verifique se algum aluno ? capaz de reconhec?-la, cantando uma estrofe qualquer. Certifique-se de que reconhecem, tamb?m, a cantora e pe?a para que compartilhem com o grupo o que sabem sobre ela.  

Em seguida, entregue uma xerox com a letra da m?sica a ser trabalhada neste momento da aula. Os alunos dever?o ler em sil?ncio, antes de tocar o CD. Poder?o, tamb?m, ler em voz alta e, assim, v?o se familiarizando com a letra da m?sica, o que pode facilitar o reconhecimento das palavras a serem colocadas nos espa?os.  

Explique que a m?sica ser? tocada 3 vezes e que eles devem completar os espa?os com as palavras (verbos) da tabela abaixo. Cada verbo dever? ser utilizado apenas uma vez.  

dance - kiss - have - pass- take - break - tow - rip - be - end - max - go

 Last Friday Night - Katy Perry

There's a stranger in my bed,

There's a pounding in my head
Glitter all over the room
Pink flamingos in the pool
I smell like a minibar
DJ's (1) _________ out in the yard
Barbie's on the barbeque
This a hickie or a bruise
Pictures of last night
(2) ________ up online
I'm screwed
Oh well
It's a blacked out blur
But I'm pretty sure it ruled
Damn

Last Friday night
Yeah, we (3) __________ on tabletops
And we (4) _________too many shots
Think we (5) _________ but I forgot
Last Friday night
Yeah, we (6) _________ our credit cards
And got kicked out of the bar
So we hit the boulevard

Last Friday night
We (7) _______ streaking in the park
Skinny dipping in the dark
Then (8) ________a m?nage ? trois
Last Friday night
Yeah I think we  (9) __________ the law
Always say we're gonna stop
Op-oh-oh
This Friday night
Do it all again
This Friday night
Do it all again

Trying to connect the dots
Don't know what to tell my boss
Think the city (10) __________my car
Chandeliers on the floor
(11) ___________ my favorite party dress
Warrant's out for my arrest
Think I need a ginger ale
That (12)  ___________such an epic fail

Pictures of last night
Ended up online
I'm screwed
Oh well
It's a blacked out blur
But I'm pretty sure it ruled
Damn
This Friday night
Do it all again
T.G.I.F.
?

Professor, toque a m?sica pela quarta vez, pausando a cada espa?o e completando com os alunos os espa?os. Depois de tudo preenchido, toque mais uma vez a m?sica e pe?a para que todos cantem. Se achar pertinente, pode tirar d?vidas em rela??o ao vocabul?rio, mas chame a aten??o dos alunos para a import?ncia de se compreender a mensagem da m?sica e n?o a tradu??o de palavra por palavra. 

Em seguida, pe?a que separem em duas colunas (regular and irregular verbs) todos os verbos que aparecem na m?sica. Esta atividade poder? ser realizada em duplas. Compartilhe a lista da dupla com os demais, verificando se todos preencheram a tabela abaixo corretamente. 

SIMPLE PAST

REGULAR

IRREGULAR

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Ainda em duplas, pe?a aos alunos para realizarem as duas atividades seguintes, que tamb?m se referem ? m?sica e ao passado dos verbos, desta vez nas formas negativas e interrogativas. 

Now choose four verbs and write sentences in the negative form.

1.        _____________________________________________________________________________________________

2.        _____________________________________________________________________________________________

3.        _____________________________________________________________________________________________

4.        _____________________________________________________________________________________________

?

Now choose another four verbs and write sentences in the interrogative form. You  can question words like when, why, where, who, what?.

5.        _____________________________________________________________________________________________

6.        _____________________________________________________________________________________________

7.        _____________________________________________________________________________________________

8.        _____________________________________________________________________________________________

Adaptado da fonte: http://aprenderinglescommusica.com.pt/httpdocs/index.php/simple-past-6/. Acesso em: 23.07.2013.

Caso n?o d? tempo de realizar as atividades durante a aula, solicite aos alunos que as finalizem em casa. A corre??o dever? ocorrer na aula seguinte, observando se todos os alunos as fizeram. As frases poder?o ser escritas no quadro, dando oportunidade de todos os alunos participarem da corre??o de suas frases, bem como a dos colegas.    

Recursos Complementares

Avaliação

Em um primeiro momento, a avalia??o dever? ocorrer durante todos os momentos da aula, observando a participa??o e o comprometimento do aluno com as atividades sugeridas pelo professor e com os demais colegas do grupo.

Para um segundo momento, os alunos dever?o escrever um cart?o postal (postcard) em ingl?s, descrevendo as suas ?ltimas f?rias ou um lugar interessante que visitaram recentemente. Os alunos dever?o colar fotos, imagens ou gravuras e os cart?es postais dever?o ser trocados entre eles. Cada aluno ter? que ler, em voz alta, o postcard do colega. Poder? ser delimitado um n?mero m?nimo de 50 palavras para o cart?o postal. Depois da leitura dos cart?es, poder? ser montado um painel, contendo todos os trabalhos realizados pelos alunos. A avalia??o do professor dever? levar em conta a criatividade, o capricho, o envolvimento com a atividade de leitura dos pain?is, assim como a elabora??o correta das frases, que deve estar de acordo com o conte?do aprendido na aula.