Portal do Professor

Início do Conteúdo

O QUE É COMUM ENTRE AS PIRANHAS?

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Comparar imagens de piranhas e buscar a semelhança entre elas e os peixes; confrontar imagens de piranhas e destacar as diferenças entre elas; comparar a estrutura do corpo das piranhas e determinar as características comuns.

Duração das atividades

As atividades devem ser divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber confrontar os objetos pelas suas características.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Comparar as piranhas.


1º momento – O professor utiliza como recurso o mural que já fora construído em aula anterior e faz a leitura com as crianças. Retoma a descrição do dia anterior e as ensina a confrontar os peixes e destacar o que existe em  comum entre as piranhas. Para fazer a comparação ajuda as crianças a:

a) confrontar as piranhas pelas características gerais e buscar o que  existe em comum aos peixes; 

b) assinalar com um lápis hidrocor as características que aparecem nas  4 piranhas;
c) dizer o que existe em comum entre as piranhas;
d) falar e argumentar por que as piranhas observadas, mesmo tendo características diferentes, não deixam de ser piranhas

2º momento – O professor ajuda as crianças a analisar imagens das piranhas no seu habitat, destacando os rios como o ambiente habitado por esses animais. Na leitura orienta  para observar as idéias sugeridas pela imagem, ou seja:

a) o modo de atacar a presa;

b) o movimento;

c) a organização.

Obs. Com base no video abaixo o professor ajuda as crianças a observar os aspectos indicados anteriormente.

http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=1

Avaliação

Avaliar os conhecimentos, o desenvolvimento da linguagem e as habilidades dos alunos. Ao final da aula, as crianças deverão conseguir:
a) confrontar diferentes piranhas;
b) destacar o que existe em comum entre elas;
c) argumentar porque as piranhas, mesmo tendo algumas características diferentes, continuam sendo piranhas.