Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estat?stica nas s?ries iniciais

Raquel Fernandes Gon?alves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberl?ndia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Ma?sa Gon?alves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Conhecer as no??es b?sicas de Estat?stica.
? Reconhecer tipos de gr?ficos.
? Coletar dados, organizando-os em tabelas.
? Representar, analisar e interpretar gr?ficos de barras.

Duração das atividades

2 horas/aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, ? importante diagnosticar, se necess?rio propor atividades para desenvolver as habilidades de Compara??o (estabelecer semelhan?as e diferen?as) e Classifica??o (agrupar segundo um crit?rio).

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta sugest?o de aula est? dividida em duas etapas.


ETAPA I

Material necess?rio: revistas e jornais que contenham gr?ficos para recortar.

Para iniciar o trabalho, estabele?a um di?logo com seus alunos investigando os conhecimentos pr?vios sobre o assunto.

? O que ? um gr?fico?
? Levantar hip?teses.
? Levantar as poss?veis fontes de pesquisa (dicion?rio, internet, livros de matem?tica).
? Investigar e registrar as informa??es obtidas.

? O que j? sabe sobre gr?ficos?
? Quando e onde j? viu gr?ficos em seu dia-a-dia? 

? Internet, tv, revistas, jornais e outras fontes.

? Para que servem os gr?ficos?

Ap?s esta conversa os alunos dever?o ser capazes de:
? identificar gr?ficos;
? perceber que o gr?fico possibilita uma r?pida impress?o visual e que apresenta de forma imediata e simples de dados coletados num grupo ou estudo.

Nesta etapa, solicite aos seus alunos que recortem alguns gr?ficos de revistas e jornais e em seguida, com sua ajuda, dever?o classificar e agrup?-los estabelecendo semelhan?as (gr?ficos de barras, linhas, pict?ricos, de setores ou pizza), sem nome?-los. Neste momento poder?o aparecer tabelas que ser?o tamb?m agrupadas separadamente.
Ainda nesta fase, voc? dever? lev?-los a observar que todo gr?fico tem um t?tulo e uma fonte de pesquisa.
Com o material classificado, sua turma dever? montar um painel mostrando os tipos de gr?ficos e, com sua colabora??o, eles se apropriar?o da nomenclatura de cada um.

ETAPA II

Material necess?rio:
? Cartolina ou papel similar;
? Pincel at?mico;
? Uma caixa de f?sforos pequena (vazia) para cada aluno.

Nesta etapa os alunos trabalhar?o na constru??o de um gr?fico, portanto a tarefa do professor ser? organizar o trabalho conforme os procedimentos abaixo.

? Questione:

Como podemos construir um gr?fico?


? Inicialmente eleja com a turma, o assunto a ser pesquisado, podendo estar relacionado ?s prefer?ncias pessoais dos alunos e de suas vidas cotidianas (esporte preferido, prato predileto, cor, brinquedo, desenho, game, brincadeira e outros). Desta maneira, despertar? nos alunos maior interesse e curiosidade pelos aspectos matem?ticos e pela constru??o do gr?fico.
? Determinar a amostra (alunos da turma).
? Coletar e organizar os dados da pesquisa ? construir a tabela com os alunos. Voltar ao painel.
? Construir o gr?fico.

Na cartolina, tra?ar os eixos do gr?fico, estabelecendo o que cada um representar?.
Cada aluno dever? preencher a tabela registrando sua escolha e colar, no cartaz, sua caixinha de f?sforos de modo que demonstre sua prefer?ncia.
Professor, sua tarefa neste momento ? important?ssima, pois os alunos se apropriar?o da leitura e compreens?o de um gr?fico e de uma tabela. Voc? dever? afirmar que cada caixinha representa a prefer?ncia de um aluno e que esta prefer?ncia est? sendo registrada no gr?fico e na tabela.

Ao terminar de colar as caixinhas, os alunos dever?o numerar o eixo que mostra as quantidades, registrar o t?tulo e a fonte de pesquisa do gr?fico.

?ltima etapa ? An?lise do gr?fico.

? O que mostra cada barra do gr?fico?
? Qual o brinquedo preferido pela turma? Quantas crian?as preferem este brinquedo?
? Qual ? o brinquedo menos preferido?
? O que fazer para descobrir quantas crian?as participaram da pesquisa?

Recursos Complementares

P?ginas eletr?nicas importantes para o professor e alunos:

? www.aprendiz.com.br
? www.klickeducacao.com.br
? www.somatematica.com.br

Avaliação

A avalia??o acontecer? durante todo o trabalho.
Outra atividade avaliativa seria utilizar o caderno quadriculado no desenvolvimento de atividades a partir de uma nova pesquisa, seguindo os mesmos passos.