-
laborat?rio com acesso ? internet;
-
v?deos, datashow, tablets, notebooks;
-
atividades realizadas em duplas, grupos ou individualmente;
-
observa??o de imagens, fotos e gravuras;
-
leitura de textos relacionados ao tema da aula
?
M?DULO 1
Atividade 1:
Professor, no laborat?rio de inform?tica projete a imagem seguinte e pe?a aos alunos que a descrevam. Alguns alunos podem opinar sobre os jogos em cassinos, a legisla??o existente, lugares onde podemos encontrar, tamb?m, podem relatar experi?ncias com jogos em cassinos. Incentive a participa??o de todos os alunos na descri??o e nos relatos de experi?ncias e opini?es.

Dispon?vel em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1280&bih=687&q=cassino&oq=cassino&gs_l=img.1.0.0l10.1050.1951.0.4822.7.7.0.0.0.0.184.454.6j1.7.0....0...1ac.1.24.img..1.6.269.SPIreNM9oB0#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xQuq5M-CLFeNOM%3A%3BlQ8QETBEVW_hNM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ellystur.com.br%252Fuploads%252F7eb844a00599f06085c6dafb2f1eea61.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fggirl.forumeiros.com%252Ft10-cassino-fontaine%3B800%3B532 . Acesso em: 06.07.2013
Atividade 2:
Professor, projete o texto a seguir, escrito em uma l?ngua que ?, provavelmente, desconhecida de todos. Pergunte aos alunos se eles conhecem a l?ngua em que o texto est? escrito. D? um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para que os alunos possam ler o texto silenciosamente.
Velkommen til Danmarks mest venlige kasino
Ved Straden, 14-16 Tlf. 98 10 15 50. Gl?d dig til sp?ndende og morsomme timer i selskab med festligemennesker i en international atmosf?re. ?ben alle ugens dage fra kl. 20.00 ? 04.00. Entr? DKK 50,00. Der er legitimationspligt i henhold til dansk lov. Ingen adgang for unge under 18 ?r.
Dispon?vel em: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ingles/aula_01.html. Acesso em: 06.07.2013
Atividade 3:
Ap?s a leitura, projete as perguntas seguintes que devem ser respondidas pelos alunos, em um primeiro momento, silenciosa e individualmente. Para um segundo momento, as respostas devem ser compartilhadas com os demais, sob a sua supervis?o e interfer?ncia, a fim de que possa ajud?-los com a compreens?o do texto.
a) Qual ? o lugar descrito no texto?
b) Qual ? o hor?rio de funcionamento deste lugar?
c) Quanto custa o ingresso?
d) Qual ? o telefone do estabelecimento?
e) Qual a idade m?nima para frequentar o cassino?
Professor, pe?a para que os alunos identifiquem se h? no texto informa??es n?o contempladas pelas perguntas. Caso identifiquem alguma informa??o, pe?a para que elaborem as perguntas e as respondam oralmente.
A seguir, chame a aten??o dos alunos para a capacidade de compreendermos um texto sem precisarmos traduzi-lo ou sem saber o que significa cada palavra nele contida. Isso porque utilizamos, no dia a dia, v?rias estrat?gias que nos ajudam na compreens?o de nossas leituras, mesmo sem termos consci?ncia desse processo.
A fim de completar a atividade, pergunte qual ? a l?ngua em que o texto est? escrito. Pe?a para que os alunos, utilizando um dicion?rio online, tentem descobrir. Caso n?o consigam, d? a resposta: Dinamarqu?s.
Sugest?o de dicion?rio online: http://tradutor.babylon.com/ingles/portugues/Dicion%C3%A1rio-Online-Ingl%C3%AAs-Portugu%C3%AAs/ . Acesso em: 06.07.2013
Atividade 4:
Professor, pe?a para que os alunos observem o t?tulo, a seguir:
What can computers do?
A partir deste t?tulo, os alunos dever?o imaginar e escrever qual seria o conte?do do texto introduzido por ele. Professor, de acordo com o n?vel de profici?ncia de seus alunos, voc? poder? pedir para que escrevam o que pensam, em ingl?s, em duplas, ajudando-os com o vocabul?rio ou a estrutura utilizada. Eles dever?o compartilhar suas ideias e todos dever?o ter acesso ao que cada um imaginou e escreveu.
Atividade 5:
Projete o texto no datashow e pe?a para que os alunos leiam em voz alta, tirando d?vidas com vocabul?rio, caso haja.
What can computers do?
Computers and microchips have become part of our everyday lives: we visit shops and offices which have been designed with the help of computers, we read magazines which have been produced on computer, we pay bills prepared by computers. Just picking up a telephone and dialing a number involves the use of a sophisticated computer system, as does making a flight reservation or bank transaction.
Dispon?vel em: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ingles/aula_01.html . Acesso em: 06.07.2013
Ap?s a leitura, confirme as predi??es dos alunos, levantando as ideias que n?o foram trazidas no texto ou as predi??es que, por ventura, n?o tenham sido realizadas por eles.
Atividade 6:
Projete e pe?a para que os alunos leiam a explica??o seguinte que poder? servir como um fechamento para o primeiro m?dulo do tema. Proponha uma discuss?o com os alunos, levantando o que puderam aprender nesse primeiro momento.
What?s prediction? |
Making predictions is a strategy in which readers use information from a text (including titles, headings, pictures, and diagrams) and their own personal experiences to anticipate what they are about to read (or what comes next). A reader involved in making predictions is focused on the text at hand, constantly thinking ahead and also refining, revising, and verifying his or her predictions. This strategy also helps students make connections between their prior knowledge and the text. |
Questions to help students make and refine predictions:
-
Based on the title, what information do you expect to read in this selection?
-
Based on the information you have read so far, what do you predict will come next?
-
Based on the first paragraph of information, what kinds of information will be revealed in this particular selection?
-
Which predictions were confirmed by the text? Which predictions need to be revised?
-
Which details or clues from the selection did you use to make your prediction?
-
Based on the following clues?, what do you predict the author will reveal in the next part of this selection?
Texto adaptado das fontes: http://www.learner.org/jnorth/tm/ReadStrat13.html e http://beyondweather.ehe.osu.edu/issue/the-sun-and-earths-climate/making-predictions-a-strategy-for-reading-and-science-learning. Acesso em 07.08.2013
?
M?DULO 2
Atividade 7:
Professor, para dar continuidade ao tema da aula anterior, projete o texto seguinte, o qual trata dos recursos visuais que colaboram para a compreens?o textual. Pe?a para que os alunos revesem na sua leitura, proporcionando a participa??o de todos.
You look at text and graphic features to help you better understand what you read. Text (word) and graphic (picture) features are visual - meaning that you see them, and they look very different than the rest of the words on the page or in the book.
?
?
?
?
4) Diagrams & Charts
Texto adaptado da fonte: https://sites.google.com/site/thefalconfind/step-2-text-and-graphic-features (acesso em 22.08.2013)
Atividade 8:
Como fechamento da aula, reforce a import?ncia das imagens, ilustra??es e fotos como informa??es visuais adicionais que nos ajudam na compreens?o de um texto. Pe?a para que os alunos acessem o site https://sites.google.com/site/thefalconfind/step-2-text-and-graphic-features (acesso em 22.08.2013) e fa?am as atividades que se relacionam a encontrar informa??es que podem contribuir para a compreens?o de um texto. Na aula seguinte, observe as respostas dos alunos e, caso necess?rio, corrija-as no quadro, levantando as d?vidas e as dificuldades de cada aluno. Proponha uma discuss?o toda vez que as respostas dos alunos n?o coincidirem.