Portal do Professor

Início do Conteúdo

Prediciting a topic from visual clues: o uso de recursos n?o-verbais para a leitura em l?ngua inglesa

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • compreender e utilizar a estrat?gia de leitura chamada Prediction;
  • utilizar recursos n?o verbais para a leitura e compreens?o de textos em l?ngua inglesa

Duração das atividades

2 aulas/m?dulos de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas da l?ngua inglesa, como, por exemplo, as tratadas na aula deste Portal: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 06.07.2013)

Estratégias e recursos da aula

  • laborat?rio com acesso ? internet;
  • v?deos, datashow, tablets, notebooks;
  • atividades realizadas em duplas, grupos ou individualmente;
  • observa??o de imagens, fotos e gravuras;
  • leitura de textos relacionados ao tema da aula 

?

                                                                           M?DULO 1

Atividade 1:

Professor, no laborat?rio de inform?tica projete a  imagem seguinte e pe?a aos alunos que a descrevam. Alguns alunos podem opinar sobre os jogos em cassinos, a legisla??o existente, lugares onde podemos encontrar, tamb?m, podem relatar experi?ncias com jogos em cassinos. Incentive a participa??o de todos os alunos na descri??o e nos relatos de experi?ncias e opini?es.  

Dispon?vel em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1280&bih=687&q=cassino&oq=cassino&gs_l=img.1.0.0l10.1050.1951.0.4822.7.7.0.0.0.0.184.454.6j1.7.0....0...1ac.1.24.img..1.6.269.SPIreNM9oB0#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xQuq5M-CLFeNOM%3A%3BlQ8QETBEVW_hNM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ellystur.com.br%252Fuploads%252F7eb844a00599f06085c6dafb2f1eea61.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fggirl.forumeiros.com%252Ft10-cassino-fontaine%3B800%3B532 . Acesso em: 06.07.2013

Atividade 2:

Professor, projete o texto a seguir, escrito em uma l?ngua que ?, provavelmente, desconhecida de todos. Pergunte aos alunos se eles conhecem a l?ngua em que o texto est? escrito. D? um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para que os alunos possam ler o texto silenciosamente.   

CASINO AALBORG

Velkommen til Danmarks mest venlige kasino

Ved Straden, 14-16 Tlf. 98 10 15 50. Gl?d dig til sp?ndende og morsomme timer i selskab med festligemennesker i en international atmosf?re. ?ben alle ugens dage fra kl. 20.00 ? 04.00. Entr? DKK 50,00. Der er legitimationspligt i henhold til dansk lov. Ingen adgang for unge under 18 ?r.

Dispon?vel em: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ingles/aula_01.html. Acesso em: 06.07.2013

Atividade 3:

Ap?s a leitura, projete as perguntas seguintes que devem ser respondidas pelos alunos, em um primeiro momento, silenciosa e individualmente. Para um segundo momento, as respostas devem ser compartilhadas com os demais, sob a sua supervis?o e interfer?ncia, a fim de que possa ajud?-los com a compreens?o do texto.

a) Qual ? o lugar descrito no texto? 

b) Qual ? o hor?rio de funcionamento deste lugar?

c) Quanto custa o ingresso?

d) Qual ? o telefone do estabelecimento?

e) Qual a idade m?nima para frequentar o cassino?  

Professor, pe?a para que os alunos identifiquem se h? no texto informa??es n?o contempladas pelas perguntas. Caso identifiquem alguma informa??o, pe?a para que elaborem as perguntas e as respondam oralmente. 

A seguir, chame a aten??o dos alunos para a capacidade de compreendermos um texto sem precisarmos traduzi-lo ou sem saber o que significa cada palavra nele contida. Isso porque utilizamos, no dia a dia, v?rias estrat?gias que nos ajudam na compreens?o de nossas leituras, mesmo sem termos consci?ncia desse processo. 

A fim de completar a atividade, pergunte qual ? a l?ngua em que o texto est? escrito. Pe?a para que os alunos, utilizando um dicion?rio online, tentem descobrir. Caso n?o consigam, d? a resposta: Dinamarqu?s.

Sugest?o de dicion?rio onlinehttp://tradutor.babylon.com/ingles/portugues/Dicion%C3%A1rio-Online-Ingl%C3%AAs-Portugu%C3%AAs/ . Acesso em: 06.07.2013 

Atividade 4: 

Professor, pe?a para que os alunos observem o t?tulo, a seguir: 

What can computers do?

A partir deste t?tulo, os alunos dever?o imaginar e escrever qual seria o conte?do do texto introduzido por ele. Professor, de acordo com o n?vel de profici?ncia de seus alunos, voc? poder? pedir para que escrevam o que pensam, em ingl?s, em duplas, ajudando-os com o vocabul?rio ou a estrutura utilizada. Eles dever?o compartilhar suas ideias e todos dever?o ter acesso ao que cada um imaginou e escreveu. 

Atividade 5:

Projete o texto no datashow e pe?a para que os alunos leiam em voz alta, tirando d?vidas com vocabul?rio, caso haja.   

What can computers do? 

Computers and microchips have become part of our everyday lives: we visit shops and offices which have been designed with the help of computers, we read magazines which have been produced on computer, we pay bills prepared by computers. Just picking up a telephone and dialing a number involves the use of a sophisticated computer system, as does making a flight reservation or bank transaction. 

Dispon?vel em: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ingles/aula_01.html . Acesso em: 06.07.2013

Ap?s a leitura, confirme as predi??es dos alunos, levantando as ideias que n?o foram trazidas no texto ou as predi??es que, por ventura, n?o tenham sido realizadas por eles. 

Atividade 6:

Projete e pe?a para que os alunos leiam a  explica??o seguinte que poder? servir como um fechamento para o primeiro m?dulo do tema. Proponha uma discuss?o com os alunos, levantando o que puderam aprender nesse primeiro momento. 

What?s prediction?
Making predictions is a strategy in which readers use information from a text (including titles, headings, pictures, and diagrams) and their own personal experiences to anticipate what they are about to read (or what comes next). A reader involved in making predictions is focused on the text at hand, constantly thinking ahead and also refining, revising, and verifying his or her predictions. This strategy also helps students make connections between their prior knowledge and the text.

Questions to help students make and refine predictions:

  • Based on the title, what information do you expect to read in this selection?
  • Based on the information you have read so far, what do you predict will come next?
  • Based on the first paragraph of information, what kinds of information will be revealed in this particular selection?
  • Which predictions were confirmed by the text? Which predictions need to be revised?
  • Which details or clues from the selection did you use to make your prediction?
  • Based on the following clues?, what do you predict the author will reveal in the next part of this selection?

Texto adaptado das fontes: http://www.learner.org/jnorth/tm/ReadStrat13.html e http://beyondweather.ehe.osu.edu/issue/the-sun-and-earths-climate/making-predictions-a-strategy-for-reading-and-science-learning. Acesso em 07.08.2013

?

                                                                     M?DULO 2

Atividade 7: 

Professor, para dar continuidade ao tema da aula anterior, projete o texto seguinte, o qual trata dos recursos visuais que colaboram para a compreens?o textual. Pe?a para que os alunos revesem na sua leitura, proporcionando a participa??o de todos.   

You look at text and graphic features to help you better understand what you read.  Text (word) and graphic (picture) features are visual - meaning that you see them, and they look very different than the rest of the words on the page or in the book.  

1) Title & Title Page

The title of a book is its name, and it is usually featured very clearly on
the front cover and spine of the book.  The title of a book tells us the main topic, or idea, that the book will be about and gets us interested in reading it.
?

Sample Title Page

?
The Green Grass
 
 
  By Sally Meadows
 
Illustrated by Sam Fields
 
Published by the Cloverfield Company
The title page is one of the very first pages of a book, and it tells the name of the book, the author (person who wrote the story), the illustrator (person who drew the pictures) or photographer (person who took the photographs) and sometimes the publisher, which is the company that made the book.

?

?

2) Photos & Illustrations

Photos & illustrations give us visual information to support (add to) or enhance (make better) the words that we are reading.  You will often find that non-fiction books have photographs, taken with a camera, while fiction books often have illustrations, which are pictures that are drawn.

3) Table of Contents

?

Table of Contents

?

Art Show 3

?
?
Music Concert 5
?
?
Art Budget 7
  
Longboarding 9
The Table of Contents in a book lists what you will find on specific pages. Sometimes the chapters of the book will be listed, while other times you will see the topic, or subject.  The contents of the book will always be found next to the page number or numbers where the information can be found in the book..

 

?

4) Diagrams & Charts

diagram is a picture or drawing that has words, called labels, which tell
?
 us the parts of the thing that is shown.  Here is adiagram of a bird.
?
?
?
?
?
chart is a way of showing information, called data, that is
?
?

important to what we are reading. Charts tell how much or how many of something and can be in different forms, such as bar graphs (rectangles), line graphs (dots and lines), or pie graphs (circle).  Here is a chart of students' favorite after school activities.

5) Glossary & Index

glossary is like a dictionary that includes the important vocabulary
words from a non-fiction book, and it is usually found in the back.  The words are listed in alphabetical (ABC) order.  The important word is in bold (darker) and then there is a definition that tells what the word means.  Sometimes the glossary will also tell you what page the word is found on in the book.
 
?
An index is a listing of the important words or ideas that a non-fiction book is about, and it is often found in the back as well.  An index will sometimes be alphabetical (in ABC order) or in order by page numbers.  An index will always tell the page number where the word or idea can be found in the book, but will not tell what the word or idea means.

?

6) Captions & Blurbs

caption is a label that tells about a picture or a heading that tells what a section of words will be about.  The caption will usually be in a different style than all the other words on the page, such as bolded (very dark), bigger, in a color, or even in a bubble, a rectangle, or underlined.
?
blurb is an extra bit of writing on the topic of the page.  It will often be near a picture, but not always, and will be separated from the other words in the book, often in a bubble or rectangle. 
?
On the page shown here, the caption is "speedy spots" and there areblurbs all around the page, both in bubbles and near the pictures.

Texto adaptado da fonte: https://sites.google.com/site/thefalconfind/step-2-text-and-graphic-features (acesso em 22.08.2013)

Atividade 8: 

Como fechamento da aula, reforce a import?ncia das imagens, ilustra??es e fotos como informa??es visuais adicionais que nos ajudam na compreens?o de um texto. Pe?a para que os alunos acessem o site https://sites.google.com/site/thefalconfind/step-2-text-and-graphic-features (acesso em 22.08.2013) e fa?am as atividades que se relacionam a encontrar informa??es que podem contribuir para a compreens?o de um texto. Na aula seguinte, observe as respostas dos alunos e, caso necess?rio, corrija-as no quadro, levantando as d?vidas e as dificuldades de cada aluno. Proponha uma discuss?o  toda vez que as respostas dos alunos n?o coincidirem. 

Recursos Complementares

Para um suporte te?rico sobre o tema:

http://www.jackbran.com.br/lumen_et_virtus/numero2/ARTIGOS/PDF/carlaferreira.pdf. Acesso em: 31.07.2013;

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000317243 . Acesso em: 31.07.2013;

http://www.slideshare.net/winy13/leitura-e-produo-de-texto-gneros-textuais . Acesso em: 31.07.2013;

Para uma aula sobre recursos verbais e n?o-verbais, acesse a aula deste Portal:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49270 . Acesso em: 31.07.2013;

Ideias e sugest?es de atividades: 

http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/08/linguagem-verbal-e-nao-verbal.html. Acesso em: 31.07.2013.

Avaliação

O professor deve ficar atento para avaliar a motiva??o, envolvimento e participa??o dos alunos em todas as atividades desenvolvidas na aula.

A ?ltima atividade proposta na aula (atividade 8) poder? ser avaliada quantitativamente. O professor dever? observar se a atividade foi realizada em casa pelos alunos, assim como o entendimento do conte?do introduzido na aula.