Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos ?tnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical |
- Conhecer pr?ticas de subsist?ncia e peculiaridades da etnia ind?gena;
- Promover um olhar cr?tico das crian?as sobre a viv?ncia ind?gena;
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos;
- Construir com os amigos da sala, objetos para brincarem.
Essa aula ? proposta como continuidade da aula "Vamos viver um dia de ?ndio na nossa escola".
?
PRIMEIRA ETAPA: ?Vamos nos transformar em ?ndios??
Dura??o: Aproximadamente uma hora e trinta minutos.
Local: Atividade ao ar livre podendo ser no parque ou p?tio da Institui??o.
Material: O cocar constru?do, na aula "Vamos viver um dia de ?ndio na nossa escola", t?nel de pano ou similar, aparelho port?til para reproduzir som, peda?os de madeira, papel celofane, incenso e chocalhos (garrafas PET pequenas com pedrinhas, ou um pouco de arroz ou feij?o no seu interior - ver sugest?o acessando:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37796
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48847
?
Proposta: O professor dever? reunir o grupo e solicitar um alongamento podendo se inspirar nos movimentos de um c?o ou um gato quando se espregui?am. Na sequ?ncia, o professor relembrar? ?s crian?as sobre o que experenciaram na aula anterior ("Vamos viver um dia de ?ndio na nossa escola") e as instigar? para que se pronunciem valendo de suas mem?rias. Combinar? que para este momento, as crian?as utilizem o ?cocar do poder? constru?do na aula anterior e que neste momento, eles ir?o aprofundar os seus conhecimentos sobre os ?ndios. Estas falas devem conter um ?tom? m?stico e de suspense, no sentido de despertar o interesse na participa??o das crian?as ao proposto. Continuando, o professor instigar? as crian?as a passarem por um ?portal? ou ?t?nel do poder? (o pano branco) e que s? aqueles que conseguirem passar conseguir?o descobrir um pouco dos mist?rios que envolvem os ind?genas.
Dito isto, ele estende um pano segurando nas extremidades pelos adultos de forma que se pare?a com um t?nel e com sons ind?genas dispon?vel em: http://musicasnativas.blogspot.com.br/ .
Na sequ?ncia solicitar? que as crian?as passem livremente por v?rias vezes explorando de diferentes formas. Num dado momento, o professor distribuir? os chocalhos, que poder?o ter sido confeccionados anteriormente a esta atividade. Continuando, o docente solicitar? que as crian?as se sentem em uma roda e organizar?, para que neste momento, cada crian?a possa atravessar o t?nel mais lentamente e no momento que ela chegar ao meio do t?nel, os chocalhos tocaram. A crian?a dever? ficar no centro por alguns momentos at? que o som dos chocalhos cesse. Ao sair do t?nel, o professor presentear? cada uma com o seu ?cocar do poder? confeccionado anteriormente. Para incrementar o momento, o professor poder? fazer uns dois riscos de tinta adequada para a face, no rosto da crian?a, caso ela permita. O cocar e a tinta dever?o ficar escondidos, de forma que os demais da roda n?o vejam este ?efeito?. Ao final, o professor abre para coment?rios sobre como foi esse momento para cada um.
?
Crian?as vivenciando a experi?ncia da atividade relativa aos ?ndios.
Acervo pessoal Gilberto Lopes Lerina
?
?
?
SEGUNDA ETAPA: ?Vamos para a mata, tribo?!
Dura??o: Aproximadamente uma hora.
Local: Ao ar livre, dentro ou fora da Institui??o.
Material: Nesta etapa somente os professores utilizar?o estas ferramentas, fac?o e ou serrote. No caso da inexist?ncia de galhos e ou bambus nas redondezas da Institui??o, o professor dever? coletar galhos em outro local.
Proposta: O professor propor? uma roda e recordar? ao grupo que, neste momento todos t?m um lado ?ndio depois do ritual pelo qual passaram e por isso eles t?m um grande compromisso com o cuidado com a natureza, com os amigos e com os animais e que neste momento, eles vivenciaram um pouco como os ?ndios vivem e esta ? uma das filosofias ind?genas, podendo se aprofundar ou alongar um pouco mais o assunto. Ser? importante o professor perceber qual o grau de interesse das crian?as e o quanto ele poder? aprofundar no assunto.
O professor conduzir? uma conversa que os ?ndios t?m uma forma diferente de viver, podendo acessar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%ADgenas
Ampliando seus coment?rios sobre a suas cren?as, onde habitam, do que se alimentam e como se relacionam com a natureza, procurando buscar nas crian?as o que eles se lembram da pesquisa realizada. O professor dar? ?nfase ? forma dos ?ndios subsistirem, instigar? ?s crian?as pensarem em como eles buscam seus alimentos e de que forma. Ao final, o professor convidar? as crian?as a confeccionarem alguns artefatos ind?genas utilizados pelos ?ndios no dia a dia para sua subsist?ncia. O arco e flecha, a vara de pescar e o arp?o para pesca. E que para isto eles dever?o fazer um passeio na natureza para coletar estes materiais para posteriormente constru?rem.
Para a efetiva??o desta coleta fora da Institui??o, o professor poder? se valer de um passeio, pensado e estruturado. Esta sa?da dever? ser organizada e visitada anterior ao passeio com o grupo. Caso contr?rio, o professor dever? ir ? busca deste material para as crian?as. O material dever? ser organizado e poder? ser escondido separadamente na Institui??o propondo que as crian?as o procurem. Os galhos secos devem escolhidos para serem transformados em varas de pescar, arp?o para pesca, arcos e flechas. Uma vez as crian?as de posse deste material, dentro de uma das possibilidades citadas acima, o professor iniciar? o processo de transforma??o.
?
?
?
TERCEIRA ETAPA: ?Vamos transformar galhos em varas de pescar, arp?es e arcos e flechas??.
Dura??o: Aproximadamente uma hora
Local: Na sala de aula ou p?tio.
Material: Os galhos de ?rvores coletados pelas crian?as, peda?os de cano de PVC de 70 cm de comprimento e de 20 mil?metros de espessura, furadeira, broca para madeira de 8,0 mil?metros, cord?o de polipropileno de 3 mil?metros.
Proposta: Para este momento, o professor reunir? o grupo e os materiais, de forma que as crian?as tenham acesso e liberdade de utiliza??o. Dever? acompanhar de perto este momento e se for necess?rio, poder? intervir no sentido de poder concretizar aquilo que as crian?as planejaram para o seu artefato ind?gena.
Arco de cano de PVC - Para este objeto, o professor dever? cortar o cano em uma parte de aproximadamente 70 cm. Dever? fazer um furo em cada extremidade do cano de forma que a broca o atravesse. O peda?o de fio de polipropileno ser? amarrado de uma extremidade a outra. A flecha poder? ser um galho de bambu, como mostra figura abaixo:
?
Arco e flecha com cano PVC 20.
Acervo pessoal: Gilberto Lerina NDI/UFSC
?
Vara de pescar ? Este objeto ? simples. Nos galhos coletados ser? amarrado na sua extremidade um peda?o de barbante e na sua ponta um pequeno ?anzol? de fio de luz de cobre encapado.
Arp?o para pesca - Da mesma forma que os demais, o galho que aparentar o formato de um arp?o, dever? ser escolhido entre os demais e disponibilizado para que as crian?as o lixem e o pintem ou adornem como assim desejarem. O professor dever? estar atento para intervir caso eles fiquem pontiagudos ou as crian?as demonstrem dificuldade em finaliz?-lo.
?
?
?
QUARTA ETAPA: ?Vamos fazer um acampamento de ind?gena??
Dura??o: Em torno de duas horas, aproximadamente.
Local: Em um bosque ou parque. Para essa etapa ? necess?rio o acompanhamento de dois adultos, al?m do professor.
Material: Arcos, flechas, arp?es de pesca, vara de pescar, folhas secas (peixinhos), ?cocar do poder?, m?quina fotogr?fica, 01(um) bambu grande de aproximadamente 04 (quatro) metros, uma lona do tipo caminhoneiro com ilh?s de 4x3 metros, 04 (quatro) cordas de nylon grandes de aproximadamente 04 (quatro) metros cada, papel celofane, peda?os de tronco para uma fogueira imagin?ria, incenso, f?sforos para acender o incenso. Havendo folhas e galhos, o professor poder? colocar sobre a barraca para dar um tom mais r?stico, como se fosse uma grande oca.
Proposta: Para esta atividade, o professor deve fazer um reconhecimento pr?vio de uma ?rea que possua um gramado e algumas ?rvores, podendo ser um bosque, uma pra?a, um campo de futebol, enfim, um lugar agrad?vel, rodeado pela natureza, onde as crian?as possam explorar as belezas naturais, ouvir o som dos p?ssaros, sentir o vento, entre outras possibilidades, mas que, ao mesmo tempo, n?o ofere?a perigo ? integridade f?sica das crian?as. Se, por acaso, o professor identificar um local com este perfil, ele dever? investir em uma sa?da da Institui??o a passeio. O professor reunir? o grupo no p?tio da Institui??o, a fim de retomar algumas regras para o desenvolvimento da atividade. Tamb?m ao professor caber? delegar fun??es para os adultos e dividir os materiais a serem levados ao local do acampamento, devendo cada adulto acompanhar de perto certos tipos de materiais, com olhar apurado para a seguran?a das crian?as, sobre a qual o professor comentar? com o grupo, apontando ainda para a import?ncia que todos t?m nesta atividade, o cuidado com as plantas e com os pequenos animais etc.
Em seguida, o professor coordenar? a ida at? o local de acampamento anteriormente escolhido. Chegando l?, ele novamente reunir? o grupo e iniciar? a divis?o das fun??es de cada um em sub grupos e distribui??o dos diversos materiais confeccionados anteriormente. Os subgrupos ter?o como fun??es 1) cuidar da alimenta??o, da arma??o e do cuidado com a barraca; 2) da limpeza e 3) das brincadeiras e aventuras que ir?o se desenvolver no local. O docente organizar? a arma??o da barraca e um local onde se possa fazer uma fogueira imagin?ria com celofane e um incenso aceso no centro entre as madeiras, com cuidado para n?o tocar o celofane.
Em um dado momento, o professor convidar? as crian?as para fazerem uma trilha ou uma explora??o pelo local. Elas dever?o caminhar atr?s do professor, que ser? cacique desta tribo, explicando o significado desta designa??o. Enquanto caminha pela ?perigosa trilha?, o professor iniciar? uma conta??o de hist?ria. P?ra de repente, e pede para o grupo tamb?m parar. Distribui peda?os de EVA, de forma irregular, pelo ch?o, e comenta teatralizando: ?Agora n?s devemos atravessar um rio muito, muito perigoso, com peixes e pedras muito escorregadias, portanto, temos de nos equilibrar?!! O ?ltimo adulto, ao passar, dever? recolher as pedras de EVA.
Mais adiante, o professor pode se valer de uma sugest?o de uma aula do Portal do Professor: "Vamos Brincar de corda de um jeito desafiante?", acessando: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37893.
Na sequ?ncia, ele sugerir? que as crian?as pesquem com seus arp?es e varas de pescar, enquanto outro grupo sair? com os arcos e arp?es para ca?ar e por ai vai, dando ?asas? ? imagina??o, com o objetivo de construir um momento que possa ser prazeroso e agrad?vel. Peixes pescados, o professor sugerir? que o grupo volte para a grande oca para assarem os pescados Ao final das brincadeiras, o professor reunir? todo o grupo e far? uma rodada de conversa sobre a atividade, de forma que todos os presentes tenham a sua vez de se expressar. O material dever? ser recolhido por todos e a mesma divis?o de materiais poder? ser mantida para que todos ajudem no retorno ? Institui??o.
?
?
Fonte: http://manmessias21.blogspot.com.br/2012/04/ciclo-de-debates-sobre-criancas.html
?
?
?
Sobre a aula do portal sobre os ?ndios:
Nos registros da aula, o professor avalia como as crian?as reagiram diante do proposto: com coragem, vergonha, medos, desenvoltura, se conseguiram interagir com as outras crian?as do grupo, objetos confeccionados e propostas.
O registro fotogr?fico poder? servir de subs?dio para a avalia??o da aula do professor e da sua observa??o quanto a participa??o das crian?as. As imagens poder?o compor um registro escrito que poder? ficar exposto na Institui??o onde familiares e visitantes possam contemplar.