Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
O que se espera com essa aula ? despertar no aluno a capacidade de inferir em um texto quais s?o os objetivos do seu produtor e quem ? seu p?blico alvo, por meio da an?lise dos procedimentos argumentativos utilizados. ? importante que o aluno saiba que o exerc?cio de infer?ncia n?o pode se ater apenas ao texto. As circunst?ncias de produ??o e recep??o do texto s?o muito importantes para sua significa??o. As inten??es do autor e seu p?blico alvo n?o s?o sempre expl?citas, mas, podem ser inferidas por meio da an?lise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Traga para a sala de aula os textos publicit?rios da revista Veja selecionados abaixo. Voc? poder? fazer a exibi??o desses textos com um projetor e um computador, ou tamb?m no laborat?rio de inform?tica. Se n?o for poss?vel, providencie c?pias coloridas dos textos e cole-os em cartazes para apresent?-los aos alunos. N?o ? necess?rio uma c?pia para cada aluno.
TEXTO 1
Imagem da Revista Veja Edi??o 2132 de 30/09/2009, p. 46-47. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
TEXTO 2
Imagem da Revista Veja Edi??o 2133 de 07/10/2009, p. 228-229. Dispon?vel em:http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx.. Acesso em: 01 ago 2013.
TEXTO 3
Imagem da Revista Veja Edi??o 2134 de 14/10/2009, p. 132-133. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
TEXTO 4
Imagem da Revista Veja Edi??o 2135 de 21/10/2009, p. 132-133. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
TEXTO 5
Imagem da Revista Veja Edi??o 2136 de 28/10/2009, p. 38-39. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
TEXTO 6
Imagem da Revista Veja Edi??o 2137 de 04/11/2009, p. 28-29. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
Depois que exibir os textos publicit?rios da revista Veja, comece uma discuss?o com os alunos a respeito desses textos. Veja sugest?es de questionamentos:
1. Qual o t?tulo da revista onde est?o veiculadas essas mensagens publicit?rias?
2. O t?tulo da revista ? um verbo que est? no imperativo. O que o modo imperativo expressa?
3. Qual ? a palavra inicial das frases dos seis textos publicit?rios expostos?
4. Qual a(s) semelhan?a(s) entre o t?tulo da revista e a palavra inicial das frases expostas?
5. No Texto 1, a frase imperativa ?: "Seja indispens?vel" e a frase escrita logo abaixo do nome da revista ?: "Ler ? indispens?vel". Voc? percebe uma liga??o entre as duas frases? A quem se dirige a frase imperativa? Qual ? o p?blico alvo dessa publicidade?
6. A frase do Texto 2 ?: "Seja maravilhosa". A primeira leitura dessa frase leva a pensar em qual p?blico alvo? Homens ou mulheres? Por qu??
7. Sabendo-se que est? publicidade est? inserida na revista Veja, cuja capa est? exposta abaixo, a quem se pode dizer que a frase "Seja maravilhosa" se refere?
Imagem dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
8. Voc? sabia que a cidade do Rio de Janeiro ? chamada de cidade maravilhosa?
9. Quais s?o as cores utilizadas no Texto 2? Qual a rela??o entre essas cores e a mensagem veiculada pelo texto?
10. A frase "Ler ? indispens?vel" aparece em todos os seis textos, logo abaixo do nome da revista. Qual seria a rela??o que se pode estabelecer entre ser indispens?vel, relevante, respeitado, influente, privilegiado e a frase "ler ? indispens?vel"?
11. Voc? acredita que esses textos publicit?rios convencem que a leitura da revista Veja ? indispens?vel? Quais s?o os procedimentos argumentativos do produtor do texto para convencer seu p?blico?
12. Nesses textos, as cores tamb?m transmitem uma mensagem?
Ainda no laborat?rio de inform?tica, ou na sala de aula com um computador e um projetor, ou com uma c?pia colorida do texto publicit?rio abaixo, apresente aos alunos o texto publicit?rio abaixo:
Imagem da Revista Veja Edi??o 2139 de 18/11/2009, p. 184-185. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
Explore a imagem por meio de questionamentos como:
1. Qual ? o produto anunciado no texto?
2. Qual ? o p?blico alvo desse texto publicit?rio?
3. Qual ? a palavra que aparece nos textos da atividade anterior e que se repete nesse texto?
4. Nos textos da atividade anterior aparece a frase "Ler ? indispens?vel", nesse ?ltimo texto, aparece a frase "Indispens?vel em tempo real". Qual o significado da express?o "em tempo real"?
Desafie os alunos a criarem outras frases come?ando com o mesmo verbo imperativo "Seja" para uma publicidade da revista Veja. Divida a turma em grupos pequenos de 4 a 6 alunos e pe?a a cada grupo que crie uma frase. Eles dever?o tamb?m usar cores como nos exemplos dos textos publicit?rios da Atividade 1. Depois pe?a aos grupos que exponham seus trabalhos. Explore cada texto com os alunos e verifique a compreens?o de todos.
Exiba a tirinha da Mafalda selecionada e copiada abaixo com um projetor ou providencie uma c?pia colorida e cole-a sobre uma cartolina para mostrar aos alunos.
Imagem dispon?vel em: http://clubedamafalda.wordpress.com/author/clubedamafalda/. Acesso em: 01 ago 2013.
Promova uma discuss?o com os alunos sobre os coment?rios da Mafalda:
1. Por que a Mafalda est? t?o nervosa no primeiro quadrinho e desliga a televis?o?
2. A quem ela se refere quando diz: "o que eles pensam que n?s somos?"
3. Qual ? o modo dos verbos utilizados pela Mafalda no primeiro quadrinho? O que esse modo verbal expressa? Em que tipo de texto esse modo verbal sempre aparece?
4. No segundo quadrinho, Mafalda est? refletindo sobre "o que n?s somos". A que conclus?o ela chega?
5. Por que ela liga novamente a televis?o?
6. Voc? concorda com a conclus?o da Mafalda?
Voc? j? comprou alguma revista, livro ou jornal digital? Voc? sabe o que ? iba.com.br? Veja a publicidade abaixo e responda ?s quest?es propostas.
Imagem da Revista Veja Edi??o 2330 de 17/07/2013, p. 28. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
1. Qual ? o produto veiculado nesse texto publicit?rio?
2. A que p?blico alvo ele se destina?
3. Qual a palavra da frase principal que indica o p?blico alvo?
4. O produto veiculado ? pago?
5. Por que a oferta de 4 revistas digitais gratuitas ? uma maneira de veicular um produto, isto ?, de fazer sua publiciade?
6. Voc? j? viu outras publicidades que utilizam o mesmo recurso? Apresentar uma oferta gratuita do produto para fidelizar o cliente? Qual ou quais?
Observe a imagem e o texto publicit?rio abaixo:
Imagem da Revista Veja Edi??o 2133 de 07/10/2009, p. 90-91. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 15 ago 2013.
Pe?a aos alunos para responderem individualmente, por escrito, as seguintes quest?es sobre esse texto:
1. O slogan da marca Polenghi veiculado na propaganda ?: "Polenghi: o queijo em seu melhor momento". Quais s?o os melhores momentos retratados na publicidade?
2. Voc? curte algum ou alguns desses momentos? Quais s?o os momentos melhores pra voc?? Fa?a uma lista dessas atividades, em ordem decrescente de import?ncia pra voc?.
3. A publicidade diz que o queijo Polenguinho tem quatro lados iguais, como um quadrado. O lado gostoso, o lado nutritivo, o lado pr?tico e o lado saud?vel. Na sua opini?o, essas quatro qualidades s?o realmente iguais, isto ?, t?m a mesma import?ncia? O que ? mais importante pra voc?, o sabor ou o fator nutritivo? Ou eles s?o igualmente importantes?
4. Voc? concorda que o queijo Polenguinho tem esses "quatro lados"?
5. A mensagem n?o verbal da publicidade ? convincente? Voc? ficou com vontade de experimentar ou comer um Polenguinho?
6. A quem se dirige esse texto? Qual a palavra no texto que indica a quem o texto se dirige?
7. Voc? conhece outro produto que tamb?m tem a forma de um quadrado? Crie uma publicidade para esse produto usando a mesma ideia, isto ?, o mesmo modelo, enumere quatro qualidades desse produto e fa?a um texto que conven?a seu leitor a comprar esse produto.
Professor, fa?a as corre??es necess?rias nos textos feitos pelos alunos. Posteriormente, depois de corrigidos os textos publicit?rios, fa?am uma exposi??o deles. Voc?s podem fixar os textos nas paredes da sala de aula, ou col?-los em cord?es que possam ser pendurados. Assim, todos poder?o circular livremente e fazer a leitura dos textos. Se julgar pertinente, voc?s podem fazer uma vota??o e escolher os melhores textos.
Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-KteLVk3Vldw/TiB5K6lHtnI/AAAAAAAAABE/WgRf4IyYtCQ/s320/DSC04792.JPG. Acesso em: 04 ago 2013.
https://www.iba.com.br/?gclid=CKLU8LLe3bgCFVNo7Aod3AUAWg. Acesso em: 01 ago 2013.
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.
A avalia??o ser? feita durante as aulas, por meio da observa??o da participa??o dos alunos nas atividades propostas. A avalia??o tamb?m poder? ser quantitativa, por meio da an?lise dos textos publicit?rios criados pelos alunos.