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Agenda 21 na escola: como implantar?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer na Agenda 21 a sua import?ncia para o exerc?cio da cidadania, e sua contribui??o na melhoria quantitativa e qualitativa do ambiente escolar;

Reconhecer e vivenciar a import?ncia da Agenda 21 para o exerc?cio da cidadania, contribuindo para a melhoria quantitativa e qualitativa do ambiente em que estuda.

Duração das atividades

20 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A rela??o sociedade/natureza sob o industrialismo e a economia de mercado

O global e o local sob a ?tica da tem?tica ambiental

Sustentabilidade: os limites de um conceito

A ONU e os esfor?os internacionais institucionalizados

PNUMA ? Programa das Na??es Unidas para o Meio Ambiente

ODM ? Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio

No??es de estat?stica

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A implanta??o da Agenda 21 na escola deve partir de uma decis?o coletiva, envolvendo professores de todos os componentes curriculares, coordenadores de ?rea, pessoal de apoio t?cnico-administrativo, dire??o, alunos e at? mesmo familiares e membros da comunidade. Informa??es detalhadas sobre esse tema podem ser acessadas em

http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/com_vida.pdf

Esta aula tem como proposta contribuir para elaborar diagn?stico socioambiental da escola, condi??o elementar para o apontamento das a??es e estrat?gias a serem realizadas nas etapas seguintes.

Todas as s?ries podem e devem participar, tanto do ensino m?dio quanto do ensino fundamental. Sugere-se um tema para cada s?rie, sendo que nas s?ries iniciais do ensino fundamental os professores especialistas dever?o colaborar com os colegas polivalentes. N?o h? obje??es caso mais de uma s?rie tenha que desenvolver o mesmo tema ou se mais de um tema for atribu?do para a mesma turma, considerando o n?mero de salas existentes. A gest?o dessas particularidades, bem como a distribui??o dos temas entre as s?ries ou salas, deve levar em conta a idade dos alunos, o envolvimento e a disponibilidade dos professores.

O quadro 1 abaixo apresenta a sugest?o de dez temas, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com as especificidades de cada unidade escolar. Cada um deles aponta aspectos b?sicos (como limpeza, exist?ncia ou n?o de ?reas verdes, consumo de ?gua e energia, desperd?cio de alimentos, impacto ambiental da emiss?o de carbono pela comunidade escolar, entre outros) a serem identificados pelos alunos por meio das atividades propostas, objetivando a realiza??o do diagn?stico. O quadro 2 traz um conjunto de itens para serem observados na parte f?sica do pr?dio da escola e no ambiente escolar. O quadro 3 sugere indaga??es para composi??o dos question?rios a serem aplicados pelos alunos. O quadro 4 apresenta um cronograma para o desenvolvimento das atividades.

Essas a??es requerem organiza??o pr?via, bem como a realiza??o de encontros peri?dicos dos organizadores e alunos para avalia??o do trabalho, prevendo a corre??o de poss?veis distor??es que possam ocorrer durante o percurso. Dever? ser formada uma comiss?o central, composta por professores e alunos representantes, cuja fun??o ? definir objetivos, elaborar um cronograma de trabalho, e promover reuni?es peri?dicas para desenvolvimento e acompanhamento das a??es

Nessa comiss?o professores e alunos representantes de turmas ter?o o papel de:

a) Professores: coordenar, definir, acompanhar e avaliar as a??es dos alunos, sempre informando as coordena??es de ?rea e a dire??o da escola sobre o andamento dessas a??es; b) Alunos representantes de turmas: atuar como pontes entre os colegas e a comiss?o, trazer informa??es sobre o andamento do trabalho e sugerir estrat?gias que possam melhor?-lo.

Quadro 1. Sugest?es de temas para elabora??o do diagn?stico ambiental da escola

Tema 1:  ?gua: como chega e como sai da escola?

 Agenda1

http://www.piracicabafacil.com.br/noticias/gilmar-rotta-pede-troca-de-caixa-dagua-e-

cobertura-para-escola-do-campestre-1638

Fornecimento: Identificar a bacia hidrogr?fica onde se localiza a escola, observando se a ?gua ? captada nessa ou em outra bacia hidrogr?fica.

Capta??o e tratamento: identificar o tipo de tratamento, a empresa respons?vel pelo mesmo, bem como os par?metros de qualidade para avalia??o da ?gua consumida.

Armazenamento na escola: Observar as condi??es de higiene, manuten??o, adequa??o ?s necessidades da escola, se h? sistema de capta??o e armazenamento da ?gua da chuva, entre outros.

Consumo: Identificar o consumo di?rio e mensal de ?gua registrado na escola, comparando a m?dia local com os padr?es internacionais estabelecidos para consumo individual e escolar, de acordo com a Organiza??o Mundial de Sa?de.

Valor mensal da conta de ?gua:  paga pela escola e o respons?vel pelo pagamento. Verificar o custo m?dio por pessoa da escola, dividindo o total pago pelo n?mero de frequentadores da escola.

Avalia??o qualitativa:

caracter?sticas de uso e percep??o ambiental da ?gua pela comunidade escolar, por meio da aplica??o de question?rio.

Diferenciar as defini??es de ?gua pot?vel, ?gua servida e efluente.

Outros aspectos

Proposta: Elabora??o de programa interno visando redu??o de 5% no consumo di?rio de ?gua.

Disciplinas respons?veis: Geografia e Qu?mica.

Fontes de pesquisa

Bacia hidrogr?fica

http://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-hidrografica/

C?digo Sanit?rio do Estado de S?o Paulo

www.apetres.org.br/legislacao_news/C%C3%B3digos/C%C3%93DIGO%

20SANIT%C3%81RIO%20DO%20ESTADO%20DE%20S%C3%83O%20PAULO.pdf

Escolas p?blicas podem evitar desperd?cio de ?gua com orienta??es desenvolvidas na Poli

http://www.renorbio.org.br/portal/noticias/escolas-publicas-podem-evitar-

desperdicio-de-agua-com-orientacoes-desenvolvidas-na-poli.htm

Tratamento de ?gua

http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html

Tema 6: Limpeza geral da escola: eu, um gari?

 Agenda6

http://eejoaobatista.blogspot.com.br/2011/11/mutirao-para-limpeza-da-escola.htm

Avalia??o qualitativa: observar o aspecto geral da escola em rela??o ? limpeza das salas de aula, corredores, p?tio, banheiros, setor administrativo e outros, comparando com as expectativas detectadas pela comunidade escolar, por meio de um question?rio aplicado aleatoriamente a pessoas de todos os segmentos.

Sugest?es de perguntas para detec??o da expectativa quanto ? limpeza do ambiente escolar:

1- Em rela??o ? limpeza da escola, voc? considera que ?:

(  ) muito limpa   (  ) razo?vel  (  ) ruim

2- A limpeza de quais ambientes voc? considera impr?prios?

(  ) banheiro   (  ) p?tio e corredores  (  ) quadra esportiva  (  ) sala de aula  (  ) outros

3- Em que tipo de ambiente escolar voc? gostaria de estudar?

(  ) limpo e arejado  (  ) limpo, arejado e jardinado 

(  ) n?o sei

Conhecer o modelo de gest?o utilizado para a realiza??o da limpeza da escola, entrevistando o diretor e a equipe executora.

Proposta: Elabora??o de programa interno visando melhorar a limpeza geral do ambiente escolar, adotando medidas pr?ticas para redu??o dos descartes, bem como a maneira correta de acondiciona-los.

?reas respons?veis: Biologia, Qu?mica e Geografia.

Fontes de pesquisa

Cuidando da escola

http://www.institutocamargocorrea.org.br/Documents/cartilha.pdf

Lei 12.305/2010 Institui a Pol?tica Nacional de Res?duos S?lidos

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm

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Tema 2: Energia: como usamos esta for?a?

 Agenda2

http://www.sarmento.eng.br/Tecnica05.htm

Fornecimento e origem: Quem a fornece,  localiza??o da fonte fornecedora e tipo de obten??o (hidrel?tricas ou outra fonte)

Consumo: Identificar a quantidade real e ideal de consumo de energia em ambiente escolar.  (ver m?dia internacional proposta, C?digo sanit?rio e C?digo de obras)

Avalia??o qualitativa: caracter?sticas de uso e percep??o ambiental da energia pela comunidade escolar, por meio da aplica??o de question?rio.

Outros aspectos

Proposta: Elabora??o de programa interno visando a??es para redu??o de 5% no consumo di?rio de energia.

?reas respons?veis: Geografia e F?sica

Fontes de pesquisa

Como evitar o desperd?cio de energia

http://www.mundojovem.com.br/artigos/como-evitar-o-desperdicio-de-energia

Energia hidrel?trica

http://www.brasilescola.com/geografia/energia-hidreletrica.htm

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Tema 7:  Ergonomia: minha cadeira ? minha amiga?

 Agenda7

http://minasempauta.wordpress.com/2010/04/29/governo-anastasia-fapemig-apoiou-pesquisa-que-criou-carteira-escolar-inclusiva/

Avalia??o qualitativa: Observa??o da adequa??o das cadeiras e carteiras para a idade e o tamanho dos alunos, a partir de crit?rios apontados pelos professores de Biologia e Educa??o f?sica.

Proposta: Elabora??o de um programa interno visando esclarecimento sobre a postura adequada dos alunos e dos professores. Se poss?vel, substituir carteiras e cadeiras inadequadas.

?reas respons?veis: Biologia e Educa??o f?sica

Fontes de pesquisa

O que ? ergonomia?

http://www.ergonomianotrabalho.com.br/ergonomia.html

Par?metros b?sicos de infraestrutura para institui??es de educa??o infantil

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf

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Tema 3: Ilumina??o: janela, lousa e luz est?o em harmonia?

 Agenda3

http://srenovaera.educacao.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view

=article&id=1710:cesec-de-rio-piracicaba-e-reformado-e-ampliado&catid=1

Import?ncia da ilumina??o natural e sua adequa??o ?s constru??es escolares.

Rela??o entre ilumina??o natural, latitude e clima.

Avalia??o qualitativa:

caracter?sticas de uso e percep??o ambiental da energia pela comunidade escolar, por meio da aplica??o de question?rio.

Proposta: Estudo da adequa??o do pr?dio escolar aos Par?metros b?sicos de infraestrutura para institui??es de educa??o b?sica, destacando aspectos em desacordo e propondo a??es para adequa??o.

?reas respons?veis: Geografia, F?sica e Artes.

Fontes de pesquisa

Par?metros b?sicos de infraestrutura para institui??es de educa??o infantil

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pd

C?digo de obras do Estado de S?o Paulo ? Lei 11.228/1992

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAQAEAA/codigo-obras-sp-lei-11-228

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Tema 8: Transporte: quanto de C02 emitimos no trajeto casa escola casa?

 Agenda8

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/deolhonocodigo/?p=625

Avalia??o qualitativa: identificar o n?mero de alunos, professores e funcion?rios da escola, bem como os meios de transporte utilizados para vir ? escola.

Mediante c?lculos matem?ticos, quantificar a dist?ncia m?dia di?ria percorrida pela comunidade escolar, a quantidade de CO2 emitida por cada tipo de motor (?nibus, autom?vel etc.), estimando o total da emiss?o di?ria desse g?s ? atmosfera.

Mediante c?lculos matem?ticos, verificar a emiss?o di?ria de oxig?nio efetuada por uma ?rvore (em fase de crescimento e j? adulta), visando identificar a quantidade de ?rvores necess?rias para a minimiza??o do impacto ambiental di?rio provocado pelo transporte da comunidade escolar no trajeto casa escola casa.

Proposta: Elabora??o de programa interno para estimular o uso de transporte coletivo, bicicleta ou caminhada entre os alunos, professores e funcion?rios. Essa proposta visa, ainda, o plantio de ?rvores no ambiente, nos arredores da escola ou em outra ?rea pr?-definida, como medida de compensa??o do impacto ambiental provocado pela comunidade escolar.

?reas respons?veis: Geografia e Matem?tica

Fontes de pesquisa

?rvores Brasil

http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_porque_plantar

Convers?o das unidades de medidas

www.materiaprima.pro.br/etefv/medidas/apostila_medidas.pd

Introdu??o ao c?lculo de emiss?es pessoais de carbono brasildiverso.blogspot.com.br/2009/06/introducao-ao-calculo-de-emissoes.html

Raz?o matem?tica

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/razao-matematica.htm

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Tema 4:  Esgotamento sanit?rio: que destino ? dado ?s descargas nossas de cada dia?

 Agenda4

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=49

Caracteriza??o f?sica dos banheiros: Observar limpeza, arejamento, tipo de descarga, destino dos dejetos, bem como o tipo de tratamento a que s?o submetidos.

Proposta: Elabora??o de um programa interno para promover o uso respons?vel dos banheiros da escola.

?reas respons?veis: Biologia, Qu?mica e Geografia.

Fontes de pesquisa

C?digo sanit?rio do Estado de S?o Paulo

http://www.apetres.org.br/legislacao_news/C%C3%B3digos/C%C3%93DIGO%

20SANIT%C3%81RIO%20DO%20ESTADO%20DE%20S%C3%83O%20PAULO.pdf

Como ? feito o tratamento do esgoto

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-o-tratamento-de-esgoto

Lei 11.445/2007 - Institui a Pol?tica Nacional de Saneamento Ambiental

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm

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Tema 9: Alimentos: vamos reduzir as sobras da merenda escolar?

 Agenda9

http://www.iguatu.org/portal/verba-para-merenda-e-transporte-escolar-esta-disponivel-nesta-segunda/

Avalia??o qualitativa: Observar as sobras da merenda escolar, tanto durante a fase de preparo dos alimentos quanto as sobras deixadas nos pratos, ap?s as refei??es.

Entrevistar nutricionistas e agr?nomos para detectar t?cnicas de preparo e acondicionamento de alimentos, bem como de armazenamento da produ??o agr?cola e animal, visando maior durabilidade dos produtos.

Proposta: Elabora??o de programa interno visando a redu??o de 20% das sobras di?rias de alimentos da merenda escolar, envolvendo t?cnicas de preparo e acondicionamento e tamb?m h?bitos e comportamentos das pessoas que consomem a merenda escolar.

?reas respons?veis: Biologia, Qu?mica e Geografia.

Fontes de consulta

Aproveitamento integral dos alimentos

http://ww2.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/biblioteca/aproveitamento.pdf

Dicas para evitar desperd?cio de alimentos

http://www.portalvilamariana.com/gastronomia/dicas-para-evitar-desperdicio-de-alimentos.asp

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Tema 5: Paisagismo: uma s?ntese tropical na escola?

 Agenda5

http://escolaculturaepreservacao.blogspot.com.br/2009/01/projeto-do-oitavo-perodo-em-destaque.html

Avalia??o qualitativa: Observar e mensurar as ?reas jardinadas da escola, bem como a sua finalidade. Em caso negativo, identificar os motivos.

Realizar a cataloga??o das esp?cies existentes na ?rea interna e na cal?ada ou pra?a onde se localiza a escola, identificando nome popular, nome cient?fico, fam?lia, habitat, bioma etc.

Avaliar a adequa??o das esp?cies existentes, considerando sombreamento, est?tica, toxidade etc.

Proposta: Interven??o no projeto paisag?stico da escola, melhorando, ampliando ou criando uma ?rea jardinada.

?reas respons?veis: Geografia e Biologia

Fontes de pesquisa

Jardim na escola

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/projeto_educar[29240].pdf

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Tema 10: Respeito ?s diferen?as: quem s?o os diferentes da escola?

 Agenda10

http://diariosdeumadesconhecida.blogspot.com.br/2010/07/toda-forma-de-amor.html

Realizar um censo interno para identifica??o do percentual de afrodescendentes, pessoas portadoras de necessidades especiais, e outras condi??es consideradas especiais.

Conhecer aspectos da lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educa??o nacional, para incluir no curr?culo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da tem?tica "Hist?ria e Cultura Afro-Brasileira?, e outras leis correlatas.

Proposta: Identifica??o de um programa voltado ao exerc?cio da toler?ncia e do respeito ?s diferen?as.

?reas respons?veis: Sociologia, Filosofia, Hist?ria e L?ngua portuguesa.

Fontes de pesquisa

A sociedade em busca de mais toler?ncia

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/sociedade-busca-mais-tolerancia-424483.shtml

Homossexualidade e homofobia na escola: como lidar?

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importante-falar-sexo-escolas-629611.shtml

Lei 10.639/2003 - Institui a obrigatoriedade da tem?tica Hist?ria e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm

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Considerando um tema para cada sala, o professor dever? formar grupos de cinco alunos para que acessem as fontes de pesquisa sugeridas. Tal atividade necessita do laborat?rio de inform?tica ou o professor providenciar? a impress?o das mesmas. Os alunos anotar?o no caderno a s?ntese das mat?rias lidas e o professor estabelecer? um prazo de uma aula para a realiza??o dessa atividade.

Na aula seguinte, os alunos ser?o dispostos num grande c?rculo, quando o professor promover? um amplo debate para que todos exponham os principais aprendizados obtidos com as leituras. Essa din?mica tem a fun??o de apresentar os conceitos b?sicos do tema em estudo e promover a familiariza??o dos alunos com o mesmo, facilitando a constru??o de referenciais necess?rios ? etapa de observa??o do ambiente escolar. Esses referenciais ser?o constru?dos pelo grande grupo, sob a coordena??o do professor.

Em grupo, os alunos far?o um passeio pela escola, municiados de caderno, l?pis, trena e m?quina fotogr?fica. Posteriormente, essas informa??es constituir?o um relat?rio de observa??o.

Atividade 2

Prosseguindo com as a??es pr?ticas, esta atividade consiste na aplica??o de question?rios ou entrevistas a pessoas representativas da escola e da comunidade. Para isso os alunos precisar?o municiar-se de question?rios e, ao final, fazer a tabula??o dos dados coletados.

Um grupo de quatro alunos indicados pelo professor ter? a tarefa de elaborar as quest?es que ser?o aplicadas aos entrevistados (ver sugest?es de questionamentos no quadro 3). Antes da aplica??o, o professor dever? revisar o question?rio, adequando, suprimindo ou incluindo novas quest?es. Com apoio do coordenador de ?rea, os question?rios ser?o impressos na secretaria da escola. Como forma de exercitar o uso respons?vel de material, sugere-se que a impress?o seja feita no verso de papel rascunho, j? descartado pela secretaria.

Definidas as pessoas da escola ou da comunidade a serem entrevistadas, os grupos realizar?o a aplica??o do question?rio. Essa etapa tamb?m dever? ser fotografada para inclus?o das imagens no relat?rio final. Conclu?da a aplica??o dos question?rios cada grupo de alunos far? a tabula??o dos dados coletados referentes ao seu tema. A contribui??o do professor de Matem?tica ? essencial nesse momento.  OBS: O question?rio referente ? observa??o da estrutura f?sica do pr?dio da escola (Quadro 2) dever? ser respondido pelos alunos de todos os grupos.

Tr?s alunos volunt?rios dispon?veis e com dom?nio de inform?tica dever?o receber todos os gr?ficos elaborados pelos grupos, e organiz?-los num ?nico arquivo virtual ou em modo impresso, para facilitar a visualiza??o do conjunto das informa??es. A an?lise dos dados finais ser? feita em conjunto (alunos, professores e gestores da escola). Esta an?lise dever? apontar os pontos fortes e os pontos fracos do ambiente escolar,  e destacar as urg?ncias e emerg?ncias para promo??o da melhora qualitativa, a partir do trabalho realizado. No momento, da an?lise, todos dever?o se manifestar e opinar sobre as observa??es realizadas e as conclus?es a que chegaram, e indicar os aspectos principais, envolvidos tanto na gera??o do(s) problema(s) quanto na solu??o do(s) mesmo(s).

Quadro 2. Sugest?o de itens para observa??o do pr?dio e do ambiente escolar

1- Localiza??o da escola em rela??o ? cidade (pontos cardeais)

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2- Nas quadras pr?ximas ? escola predominam:

(   ) ind?strias

(   ) estabelecimentos comerciais

(   ) resid?ncias

(   ) pr?dios p?blicos

(   ) pr?dios institucionais

(   ) terrenos vazios

(   ) outros

3- H? ?rvores na cal?ada da quadra onde se localiza a escola?

(  ) N?o. (  ) Sim. Como se apresentam? ------------

4- Como se apresenta o terreno onde a escola est? constru?da?

5- Como se apresenta o pr?dio da escola em rela??o ? rua:

(   ) mesmo n?vel    (  ) mais alto    (   ) mais baixo

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6- Acessibilidade

a)  H? rampas? (  ) N?o  (   ) Sim. Como se apresentam? ---------------------------------------

b) Escadas: Os degraus atendem ao padr?o universal ( 15 a 17 cm de altura e 28 a 30 cm de largura)? (   ) N?o  (  ) Sim

c) Tipo de piso: (   ) liso  (   ) ?spero   (   ) brilhante   (   ) fosco

d) Puxadores das portas:  (  ) baixos  (  ) altos 

(   ) bom estado de conserva??o

(   ) mal estado de conserva??o

e) Outros itens ..................................

7- Constru??o

Tipo de janela:  (   ) basculante   (  ) outro tipo . Qual?

a) Altura e largura das portas: ------------------------

b) ?rea de cada sala: -----------------------------------

c) Altura das paredes: --------------------------------

d) Tipo de forro:   (   ) laje  (  ) madeira   (  )PVC

e) Telhado: tipo de telha   (   ) Cer?mica  

(   ) fibra cimento  (   ) outro tipo .....................

f) Inclina??o do telhado: ......................

g) A constru??o apresenta ventila??o cruzada?

(   ) N?o   (   ) Sim

h) Dire??o predominante dos ventos na cidade ....

8- Outros itens ......................................................

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Para responder aos question?rios sugerem-se entrevistas com alunos, professores, dire??o da escola, pessoal t?cnico-administrativo, e especialistas da comunidade. Essas informa??es t?m a fun??o de subsidiar o diagn?stico que ser? elaborado no final da atividade.

O funcionamento de uma escola assemelha-se a uma engrenagem onde centenas de elementos est?o interligados. A conex?o entre os elementos f?sicos (giz, apagador, torneiras, papel higi?nico, entre tantos outros) e os elementos pedag?gicos (aulas bem preparadas, alunos interessados, material did?tico suficiente e adequado, biblioteca equipada, entre tantos outros) caracterizam a qualidade da escola e do ensino que ela oferece. O quadro 3 traz um conjunto de elementos, aparentemente simples, mas que fazem a diferen?a qualitativa da escola. Assim, o grupo respons?vel pela observa??o da caracteriza??o f?sica da escola dever? tamb?m observar os itens elencados logo abaixo.

Quadro 3: Observa??o de elementos b?sicos do funcionamento da escola

1- Material did?tico: papel, tinta, equipamentos como impressoras, xerocopiadoras etc., apresentam

(  ) bom estado de conserva??o e s?o suficientes.

(  ) estado razo?vel de conserva??o e s?o parcialmente suficientes.

(  ) p?ssimo estado de conserva??o ou s?o insuficientes.

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2- Material de limpeza: papel higi?nico, cestos de lixo, detergente, desinfetante, vassouras, panos de limpeza, s?o:

(  ) suficientes, com uso respons?vel por parte de alunos, professores e funcion?rios.

(  ) parcialmente suficientes, observando-se escassez tempor?ria ou estado razo?vel de conserva??o.

(  ) insuficientes, observando-se escassez permanente.

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3- Equipamentos b?sicos: torneiras, descargas, tomadas, interruptores, fia??o etc, s?o:

(  ) novos e apresentam manuten??o adequada.

(  ) a apar?ncia e a manuten??o s?o razo?veis.

(  ) a apar?ncia e a manuten??o s?o insuficientes e inadequadas.

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4- A limpeza da caixa d??gua acontece:

(  ) uma vez por ano.

(  ) duas vezes por ano.

(  ) nunca.

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5- Na sala de aula:

(  ) n?o h? sobras de giz no ch?o, as luzes e ventiladores s?o apagados logo ap?s o t?rmino das aulas.

(  ) h? sobras de giz no ch?o ou na base da lousa e n?o h? preocupa??o com o consumo desnecess?rio de energia.

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6- No p?tio e nos corredores:

(  ) h? n?mero suficiente de cestos para lixo, favorecendo o descarte seletivo.

(  ) h? poucos cestos para lixo.

(  ) n?o h? cestos para lixo ou os alunos o desconsideram, jogando o lixo no ch?o.

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7- Outros itens.

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Quadro 4: Sugest?es de indaga??es para composi??o dos question?rios a serem aplicados pelos alunos

Tema 1:  ?gua: como chega e como sai da escola?

1- De onde vem a ?gua que consumimos na escola?

(  ) rio  (  ) po?o artesiano   (  ) represa (  ) outro

2- Qual ? o tipo de tratamento que ela recebe?

3- Quem faz esse tratamento e como ? feito?

4- Como ela ? armazenada na escola?

5- A caixa d??gua ? limpa regularmente? Quem a limpa? Como ? feita essa limpeza?

6- A caixa d??gua ? tampada permanentemente?

7- Qual ? o consumo mensal da escola, em metros c?bicos?

9- Qual o custo dessa conta de ?gua? Quem a paga?

10- Existe capta??o de ?gua de chuva na escola?

11- Qual ? a m?dia di?ria por pessoa considerada toler?vel pelos padr?es internacionais?

12- Qual ? a condi??o da escola em rela??o a essa m?dia?

13- O pessoal da limpeza recebe treinamento para uso respons?vel da ?gua?

14- As torneiras est?o em bom estado de conserva??o e funcionamento? H? vazamentos?

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Tema 6: Limpeza geral da escola: eu, um gari?

1- Como se apresenta a escola em rela??o ? limpeza?

2- H? lixeiras espalhadas em v?rios pontos?

3- As lixeiras contemplam a coleta seletiva?

4- Os funcion?rios usam equipamentos de prote??o ao manusear o lixo?

5- Existe alguma iniciativa voltada ? redu??o dos descartes feitos pelos membros da comunidade escolar?

6- H? iniciativas para redu??o do uso de produtos qu?micos de limpeza? Eles s?o biodegrad?veis?

7- Para onde vai o lixo produzido na escola?

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Tema 2: Energia: como usamos esta for?a?

1- Qual ? o tipo de energia utilizada na escola?

(  ) hidrel?trica  (  ) termoel?trica  (  ) outra .............

2- Onde ? gerada essa energia?

3- Qual ? o consumo m?dio por pessoa/dia considerado toler?vel pelos padr?es internacionais?

4- Qual ? o consumo mensal da escola?

5- Qual ? a condi??o do consumo m?dio da escola em rela??o aos padr?es internacionais?

6- Qual ? o custo mensal da conta de energia da escola? Quem a paga?

7- O que ? poss?vel fazer para economizar energia el?trica na escola?

Tema 7:  Ergonomia: minha cadeira ? minha amiga?

1- Qual ? o modelo de carteira utilizado?

2- Quais materiais foram utilizados na sua fabrica??o?

3- As carteiras e cadeiras s?o confort?veis?

4- Elas provocam algum tipo de desconforto? Qual(is)?

5- Qual ? a maneira correta de se sentar enquanto assistimos as aulas?

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Tema 3: Ilumina??o: janela, lousa e luz est?o em harmonia?

1- A ilumina??o do ambiente interno da escola ? predominantemente  (   ) Natural  (   ) Artificial

2-  A escola disp?e de alguma iniciativa para aproveitamento da energia solar? (  ) Sim  (  ) N?o

3- Posi??o das carteiras em rela??o ?s janelas (as janelas e ou vidra?as devem estar dispostas do lado esquerdo dos alunos sentados)

(   ) correta em todas as salas  

(   ) incorreta em todas as salas

(   ) incorreta em algumas salas

4- Pintura: predom?nio de cores  (   ) claras 

 (  ) escuras (  ) sem cor

Tema 8:Transporte: quanto de C02 emitimos a cada dia?

1- Quantas pessoas comp?em a comunidade escolar?

2- Como v?m para a escola?

3- Qual ? a emiss?o de CO2 feita pelos motores de ?nibus, autom?vel e moto?

4- Voc? viria para a escola de bicicleta? Por que?

5- Voc? viria para a escola a p?? Por que?

6- Qual ? a libera??o de oxig?nio di?ria de uma ?rvore adulta e de uma ?rvore em crescimento?

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Tema 4: Esgotamento sanit?rio: que destino ? dado ?s descargas nossas de cada dia?

1- Para onde v?o as descargas feitas na escola, ao longo do dia?

2- O esgoto sanit?rio da cidade passa por tratamento? Que tipo?

3- Em caso de escola rural, como s?o feitas a coleta e o tratamento?

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Tema 9: Alimentos: vamos reduzir as sobras da merenda escolar?

1- De onde v?m os alimentos que comemos na merenda escolar?

2- Quem os prepara?

3- Quais t?cnicas de conserva??o de alimentos  e de aproveitamento de folhas e talos s?o utilizadas na cozinha?

4- Por que os alunos deixam sobras no prato?

5- ? poss?vel reduzir as sobras? Como?

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Tema 5: Paisagismo: uma s?ntese tropical na escola?

1- H? ?reas jardinadas na escola? Onde est?o dispostas?

2- Se n?o houver: por que?

4- As plantas est?o bem cuidadas? Por que?

5- Quais esp?cies existem?

6- Qual ? a finalidade das ?reas jardinadas?

7- ? poss?vel aumentar as ?reas ou o n?mero de esp?cies plantadas?

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Tema 10: Respeito ?s diferen?as: quem s?o os diferentes da escola?

1- Voc? se considera uma pessoa diferente?

2- O que ? ser diferente para voc??

3- ? poss?vel conviver de maneira harmoniosa, mesmo que n?o se tenha afinidade entre um determinado grupo de pessoas? Como?

4- Voc? considera nossa escola como um espa?o de conviv?ncia?

6- O que voc? sugere para que a conviv?ncia em nossa escola seja mais agrad?vel?

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O cronograma apresentado na sequ?ncia tem a finalidade de situar temporalmente os envolvidos na realiza??o do trabalho. O estabelecimento de prazos e metas ? fundamental em qualquer atividade em que se buscam resultados.

Quadro 5: Cronograma das atividades a serem desenvolvidas com os alunos, ap?s a reuni?o geral 

1? semana: Apresenta??o e orienta??o sobre o trabalho a ser desenvolvido, distribuindo os temas para cada turma. Organiza??o inicial dos grupos de trabalho;

2? semana: Embasamento te?rico feito pelo professor (vide sugest?o de conceitos a serem trabalhados como subs?dios te?ricos). Continuidade das investiga??es;

3? semana: Leitura das fontes propostas e promo??o de um amplo debate para estabelecimento de referenciais que direcionar?o as observa??es a serem realizadas no passeio pela escola;

4? semana: Visita ao ambiente escolar, aplicando os referenciais de observa??o;

5? semana: Aplica??o de question?rios para coleta de dados. Tabula??o e an?lise dos dados coletados. 

6? semana: Elabora??o do relat?rio de observa??o e das apresenta??es orais;

7? semana: Apresenta??o oral de 4 grupos, com coment?rios dos colegas sobre o conte?do apresentado. Entrega do relat?rio conclu?do ao professor, para revis?o;

8? semana: Apresenta??o oral de 4 grupos, com coment?rios dos colegas sobre o conte?do apresentado. Devolu??o dos relat?rios aos alunos, com as devidas observa??es para refa??o. (OK)

9? semana: Apontamentos para a elabora??o do programa para melhora no ambiente escolar. Cada sala elege dois colegas representantes para apresenta??o dos apontamentos ? dire??o da escola e ? comiss?o central para implanta??o da Agenda 21 na escola;

10? semana: Apresenta??o dos apontamentos ? comiss?o escolar central. Elabora??o do diagn?stico ambiental da escola. Defini??o de cronograma contendo as a??es priorit?rias, estrat?gias a serem utilizadas, e equipes respons?veis pela coordena??o de cada uma delas. 

Atividade 3

Considerando que cada turma ficou incumbida de pesquisar um dos temas, e que a mesma foi dividida em grupos, espera-se que tenha sido aplicado o mesmo question?rio a pessoas diferentes: colegas, professores, dire??o, pessoal t?cnico-administrativo, e especialistas da comunidade. Mais uma vez, ent?o, se faz necess?ria a forma??o do grande c?rculo em cada sala de aula para socializa??o oral dos resultados. S?o pontos de vista diferentes ou complementares em rela??o a um mesmo assunto. Num primeiro momento a socializa??o ser? feita por turma. Na atividade 4, prop?e-se um momento coletivo para a apresenta??o geral dos resultados, visando a extra??o dos subs?dios para elabora??o do programa interno para melhora qualitativa do ambiente escolar.

O grupo respons?vel pela elabora??o dos gr?ficos estat?sticos apresentar? os resultados de duas maneiras: virtualmente e impressos. A proje??o virtual dever? permitir a visualiza??o de todos os gr?ficos ao mesmo tempo, enquanto que o material impresso dever? facilitar a an?lise dos resultados, permitindo, assim, a an?lise geral dos aspectos pesquisados.

O passo seguinte ser? a elabora??o do relat?rio para apresenta??o na reuni?o geral. Sempre favorecendo e estimulando a participa??o de todos os alunos, o professor dever? distribuir as tarefas da seguinte forma: grupo 1- cuidar? do trato das imagens (recolhimento de todos os grupos, escolha das mais significativas, coloca??o da legenda, com significado, data e cr?dito de quem fotografou). Grupo 2- redigir? a introdu??o. Grupo 3- descrever? as a??es realizadas. Grupo 4- redigir? a conclus?o (elencando os apontamentos feitos durante a fase de socializa??o da atividade). Grupo 5-  far? a reda??o final do trabalho, (recebendo a produ??o de todos os  demais grupos e promovendo o fechamento do trabalho). Esse material ser? enviado por e.mail ao professor, que far? a revis?o final.

O relat?rio sugerido dever? apresentar as seguintes partes: T?tulo, data da realiza??o do trabalho, professor coordenador, turma respons?vel pelo desenvolvimento, objetivos, introdu??o, metodologia utilizada para coleta dos dados, descri??o das a??es realizadas, conclus?o, e fotos.

Atividade 4

Para esta etapa sugere-se a reuni?o de todos os alunos no audit?rio ou na quadra da escola.Cada turma eleger? um grupo de colegas representantes para apresenta??o do relat?rio final. Os mesmos ser?o apresentados em duas vers?es: uma impressa e outra virtual. A impressa ficar? com a comiss?o central e a virtual ser? apresentada oralmente, expondo aspectos relevantes da pesquisa realizada.

As apresenta??es dever?o ser ?geis e propositivas, facilitando a vota??o dos presentes. Sugere-se a vota??o por aclama??o, por atender as caracter?sticas indicadas: agilidade e proposi??o. Essa etapa tem a finalidade de priorizar as a??es, considerando as necessidades e os recursos da escola.

A proposta final dever? ser redigida em forma de um programa, contemplando a??es que promovam a redu??o de desperd?cios (caso eles existam) e outras supera??es, como sugerido nos temas apresentados no quadro 1. Ela dever? apresentar um cronograma das a??es, incluindo encontros peri?dicos para avalia??o do trabalho.

Desdobramentos das a??es de implanta??o da Agenda 21 na escola

Uma vez iniciada, a implanta??o da Agenda 21 na escola n?o deve ser interrompida. O programa dever? estender-se para v?rios anos, visando supera??o das car?ncias ou inadequa??es do ambiente escolar. O envolvimento de toda a comunidade escolar ? fundamental e os gestores e coordenadores do projeto devem envidar esfor?os para promover a sinergia entre os agentes envolvidos.

Os professores poder?o organizar visitas t?cnicas a locais relacionados aos temas pesquisados, tais como: sistema de capta??o e tratamento de ?gua; local de destino e tratamento (se houver) do lixo e do esgoto; usina hidrel?trica, entre outros. Em etapas seguintes, cada tema poder? ser melhor explorado, preferencialmente de modo multidisciplinar.

O tema 1 (?gua: como chega e como sai da escola?)  sugere muitas abordagens. Uma delas pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1437, envolvendo tamb?m o tema 4 (Esgotamento sanit?rio: que destino ? dado ?s descargas nossas de cada dia?).

O tema 2 (Energia: como usamos esta for?a?) pode ser desenvolvido juntamente com o tema 3 (Ilumina??o escolar: janela, lousa e giz est?o em harmonia?). Uma proposta de aula pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50376.

O tema 5 (Paisagismo: uma s?ntese tropical na escola?)pode ser abordado sob v?rias perspectivas, unindo Geografia e Biologia. Uma sugest?o de abordagem pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50534.

O tema 7 (Ergonomia: minha cadeira ? minha amiga?) pode ser abordado pelos professores de Educa??o f?sica e de Biologia, orientando os alunos sobre a postura correta quando sentados.

O tema 8 (Transporte: quanto de CO2 emitimos a cada dia?) sugere atividades interessantes: unindo-se ao tema 5 (Paisagismo: uma s?ntese tropical na escola?), ? poss?vel promover ou melhorar as ?reas jardinadas da escola ou at? mesmo plantar esp?cies nativas em algum local pr?-definido, como pra?as ou matas ciliares do munic?pio.

O tema 9 (Alimentos: vamos reduzir as sobras da merenda escolar?)sugere desdobramentos, envolvendo v?rias disciplinas, como Geografia, Biologia e Qu?mica. Informa??es sobre como explor?-lo podem ser acessadas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48638.

O tema 10 inspira atividades diversificadas, envolvendo v?rios componentes curriculares. Trata-se de um assunto de extrema sensibilidade no conv?vio escolar, cujo aprendizado estender-se-? por toda a vida. Uma sugest?o de aula pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18913

Recursos Complementares

Avaliação

Por se tratar de um trabalho relativamente longo, o professor dever? estabelecer e apresentar aos alunos, no in?cio do trabalho, os crit?rios de avalia??o a serem utilizados: organiza??o, pontualidade, envolvimento, dom?nio dos conceitos apreendidos, apresenta??o dos relat?rios, entre outros.