Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos |
Identificar os principais motivos que desencadearam as recentes manifesta??es pol?ticas em v?rios pa?ses ?rabes e as suas repercuss?es em todo o mundo;
Reconhecer motiva??es geopol?ticas e econ?micas internacionais, que influenciam os conflitos nos pa?ses ?rabes e o uso da religi?o como estrat?gia de resist?ncia;
Localizar os pa?ses do Oriente M?dio e caracterizar sua condi??o econ?mico-s?cio-cultural.
Sistemas e regimes de governo: caracteriza??o
Islamismo: hist?rico e caracteriza??o
Fundamentalismo religioso: defini??o
Movimentos sociais: defini??o e hist?rico
Manifesta??es pol?ticas: defini??o
Ordem mundial: conceitua??o
Aula sugerida para a terceira s?rie do ensino m?dio.
Atividade 1
http://www.descomplicando.com/ver-filmes-pela-internet-divertido-e-pratico/
Objetivando sensibilizar os alunos para o desenvolvimento do tema, o professor apresentar? o v?deo Primavera ?rabe: origem dos conflitos.wmv.
https://www.youtube.com/watch?v=ms3iqv8McUc
O professor dever? pendurar um mapa m?ndi na lousa para que os alunos visualizem a localiza??o da regi?o em estudo: Oriente m?dio. Se a escola possuir atlas geogr?fico, os alunos dever?o abri-lo na p?gina correspondente para que visualizem os pa?ses destacados e acrescentem poss?veis informa??es que venham a ser descobertas sobre os mesmos. Por meio de um di?logo, os alunos dever?o ser estimulados a expressar suas opini?es sobre o fen?meno retratado: as recentes manifesta??es pol?ticas e sociais em v?rios pa?ses ?rabes. O professor dever? listar na lousa as observa??es levantas pelos alunos, destacando os prov?veis fatores que levaram e continuam levando a popula??o de v?rios pa?ses daquela regi?o a se manifestar, muitas vezes de modo violento. Essas observa??es ser?o registradas no caderno do aluno e constituir-se-?o em hip?teses a serem investigadas na sequ?ncia.
A sala poder? ser dividida em at? treze grupos e, por sorteio, cada um deles investigar? os itens de um pa?s, como sugerido no quadro abaixo. As informa??es ser?o apresentadas ? sala por meio de um jornal falado cuja elabora??o e apresenta??o envolver?o todos os alunos. Na atividade 2, apresentam-se as orienta??es para elabora??o do referido jornal.
Apesar do predom?nio da l?ngua ?rabe e da religi?o mu?ulmana, os conflitos t?m caracter?sticas pr?prias em cada pa?s. O professor dever? chamar a aten??o sobre isso, orientando os alunos para que as investiga??es sejam particularizadas. Al?m de aspectos nacionais os alunos dever?o atentar-se para a geopol?tica internacional que perpassa o Oriente m?dio, destacando quest?o, como a exist?ncia do petr?leo, a hegemonia norte-americana na quest?o ?rabe-israelense, o terrorismo, e outros aspectos.
Pa?s/capital e ?poca das manifesta??es |
Localiza??o geogr?fica e caracteriza??o econ?mica e social do pa?s |
Forma de governo antes das manifesta??es |
Motiva??es das manifesta??es/ reivindica??es/ quem s?o os manifestantes/formas de manifesta??o |
Resultados obtidos pelos manifestantes |
Posicionamento da ONU sobre o fen?meno e poss?veis influ?ncias no mundo |
Afeganist?o Fontes de pesquisa Dez anos de guerra no Afeganist?o http://topicos.estadao.com.br/afeganistao ONU: Conflito no Afeganist?o matou 1.145 em seis meses |
? |
? |
? |
? |
? |
Ar?bia Saudita Fontes de pesquisa Insurg?ncia isl?mica na Ar?bia Saudita http://pt.wikipedia.org/wiki/Insurg%C3%AAncia_isl%C3%A2mica_na_Ar%C3%A1bia_Saudita ? |
? ? ? ? |
? |
? |
? |
? |
Djbouti Fontes de pesquisa Popula??o de Djbouti contra a ditadura http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=936639 Djbout http://www.pedalnaestrada.com.br/pages.php?recid=408 ? |
? |
? |
? |
? |
? |
Egito Fontes de pesquisa Conflitos no Egito em 2011: Primavera ?rabe http://guerras.brasilescola.com/seculo-xxi/conflitos-no-egito-2011-primavera-arabe.htm Em meio a conflitos, Egito prepara elei??o parlamentar http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19044 Apenas a religi?o n?o explica o conflito no Egito http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/apenas-a-religiao-nao-explica-o-conflito-no-egito/ ? |
? |
? |
? |
? |
? |
Ir? Fontes de pesquisa Ir?: conflitos econ?micos, religiosos e culturais O hist?rico de tens?es e conflitos no Ir? http://www.estadao.com.br/especiais/o-historico-de-tensoes-e-conflitos-do-ira,61710.htm ? |
? |
? |
? |
? |
? |
Iraque Fontes de pesquisa O Iraque ? beira do abismo http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21670 Iraque |
? |
? |
? |
? |
? |
L?bano Fontes de pesquisa Guerra no L?bano: conflito envolveu crist?os e mu?ulmanos no L?bano L?bano http://topicos.estadao.com.br/libano ? |
? |
? |
? |
? |
? |
L?bia Fontes de pesquisa Conflitos na L?bia http://escoladegeografia.wordpress.com/2011/09/25/conflitos-na-libia/ Conflitos na L?bia http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/conflitos-libia-620531.shtml ? |
? |
? |
? |
? |
? |
Marrocos Fontes de pesquisa Marrocos: ?Movimento pela dignidade? programado para 20 de fevereiro Saara ocidental e o imperialismo marroquino http://jornalafrica.wordpress.com/2011/02/06/saara-ocidental-e-o-imperialismo-marroquino/ ? |
? |
? |
? |
? |
? |
Paquist?o Fontes de pesquisa Paquist?o http://www.brasilescola.com/geografia/paquistao.htm Entenda a hist?ria de conflitos no Paquist?o ? |
? |
? |
? |
? |
? |
Palestina Fontes de pesquisa Os ?ltimos conflitos na Palestina: um novo jogo?http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21498 Conflito entre Israel e Palestina http://www.infoescola.com/historia/conflito-entre-israel-e-palestina/ ? |
? |
? |
? |
? |
? |
S?ria Fontes de pesquisa Conflito na S?ria Conflito na S?ria: a primavera que n?o consegue se estabelecer ? |
? |
? |
? |
? |
? |
Turquia Fontes de pesquisa L?gica de guerra domina conflito entre minoria curda e governo daTurquia http://www.dw.de/l%C3%B3gica-de-guerra-domina-conflito-entre-minoria-curda-e-governo-da-turquia/a-15480930 Primavera turca? Entenda o conflito na Turquia http://www.brasildefato.com.br/node/13085 ? |
? |
? |
? |
? |
? |
Atividade 2
http://pt.clipartlogo.com/premium/detail/hand-with-microphone-vector_93037858.html
Cada grupo dever? moldar o conte?do investigado ao formato de um jornal falado a ser apresentado ? sala. Para isso, poder?o utilizar seus aparelhos de telefonia m?vel para gravar um pequeno v?deo, que ser? projetado durante as apresenta??es. Essas grava??es poder?o conter entrevistas realizadas com professores da escola ou pessoas da comunidade. Todos os membros do grupo devem participar na elabora??o do trabalho: como ?ncora do jornal, entrevistado, equipe de apoio, e outras fun??es.
Informa??es sobre como elaborar um v?deo podem ser acessadas emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88
Informa??es sobre como criar um jornal falado podem ser acessadas emhttp://jornalescola.blogspot.com.br/
Cada grupo ter? dez minutos para a apresenta??o do seu jornal. Ap?s as apresenta??es, o professor dever? propor a forma??o de um grande c?rculo, quando os alunos opinar?o sobre a experi?ncia vivenciada, destacando aspectos referentes ao conte?do e ? forma de apresenta??o. Em rela??o ? agita??o pol?tica observada nos pa?ses investigados, os alunos dever?o concluir o aprendizado apontando sugest?es, ainda que hipot?ticas, para o restabelecimento da estabilidade pol?tica, social e econ?mica daqueles pa?ses. Dever?o tamb?m distinguir as principais diferen?as entre os sistemas de governo, comparando os modelos que passaram a conhecer. Outro aspecto refere-se ? influ?ncia ocidental, particularmente dos Estados Unidos, na origem de alguns dos conflitos estudados e as repercuss?es internacionais da instabilidade pol?tica, econ?mica e social vivenciada h? anos naquela regi?o.
Atividade 3
http://adrianapcop.blogspot.com.br/
Como atividade conclusiva os alunos dever?o realizar duas tarefas:
1- redigir um texto dissertativo, n?o ultrapassando 500 palavras, sintetizando as principais informa??es apreendidas. Esse texto tornar-se-? um indicador da compreens?o dos alunos e o professor, ap?s a revis?o, dever? retomar aspectos que considerar relevantes, esclarecendo equ?vocos ou defasagens conceituais. Alguns desses textos poder?o ser publicados no site ou no jornalzinho da escola. Poder?o tamb?m ser publicados no blog da turma. A publica??o da produ??o dos alunos contribui para a eleva??o da sua autoestima e para socializa??o do aprendizado rec?m adquirido.
2- garimpar na internet quest?es de vestibulares, concursos p?blicos e ENEM, referentes ao tema em estudo. Cada membro do grupo dever? garimpar uma quest?o e envi?-la ao l?der, que, por sua vez, enviar? o arquivo para um/a aluno/a volunt?rio/a da sala. Esse/a aluno/a ter? a fun??o de receber os arquivos de todos os grupos, excluir as quest?es repetidas, e enviar o novo arquivo ao professor, que selecionar? algumas para discuss?o em sala de aula. Esse banco de quest?es poder? ser aproveitado na prova bimestral institucional, proporcionando ao professor a oportunidade de avaliar o aprendizado da turma.
Agenda do s?culo XXI: protagonismo juvenilhttp://educador.brasilescola.com/politica-educacional/protagonismo-juvenil.htm
Saiba como fazer um jornal escolarhttp://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/
O processo avaliat?rio dever? considerar as dimens?es dom?nio de conte?do, comportamento e atitude. Assim, o professor dever? considerar toda movimenta??o dos alunos, quais sejam: interesse, participa??o, organiza??o, pontualidade, coopera??o, dom?nio do conte?do tanto nos di?logos e na apresenta??o oral quanto no texto redigido.