Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conflitos no Oriente m?dio: geopol?tica e resist?ncia

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os principais motivos que desencadearam as recentes manifesta??es pol?ticas em v?rios pa?ses ?rabes e as suas repercuss?es em todo o mundo;

Reconhecer motiva??es geopol?ticas e econ?micas internacionais, que influenciam os conflitos nos pa?ses ?rabes e o uso da religi?o como estrat?gia de resist?ncia;

Localizar os pa?ses do Oriente M?dio e caracterizar sua condi??o econ?mico-s?cio-cultural.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistemas e regimes de governo: caracteriza??o

Islamismo: hist?rico e caracteriza??o

Fundamentalismo religioso: defini??o

Movimentos sociais: defini??o e hist?rico

Manifesta??es pol?ticas: defini??o

Ordem mundial: conceitua??o

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para a terceira s?rie do ensino m?dio.

 

OrM1   Atividade 1

http://www.descomplicando.com/ver-filmes-pela-internet-divertido-e-pratico/

Objetivando sensibilizar os alunos para o desenvolvimento do tema, o professor apresentar? o v?deo Primavera ?rabe: origem dos conflitos.wmv.

OrM2

https://www.youtube.com/watch?v=ms3iqv8McUc

 O professor dever? pendurar um mapa m?ndi na lousa para que os alunos visualizem a localiza??o da regi?o em estudo: Oriente m?dio. Se a escola possuir atlas geogr?fico, os alunos dever?o abri-lo na p?gina correspondente para que visualizem os pa?ses destacados e acrescentem poss?veis informa??es que venham a ser descobertas sobre os mesmos. Por meio de um di?logo, os alunos dever?o ser estimulados a expressar suas opini?es sobre o fen?meno retratado: as recentes manifesta??es pol?ticas e sociais em v?rios pa?ses ?rabes. O professor dever? listar na lousa as observa??es levantas pelos alunos, destacando os prov?veis fatores que levaram e continuam levando a popula??o de v?rios pa?ses daquela regi?o a se manifestar, muitas vezes de modo violento. Essas observa??es ser?o registradas no caderno do aluno e constituir-se-?o em hip?teses a serem investigadas na sequ?ncia.

A sala poder? ser dividida em at? treze grupos e, por sorteio, cada um deles investigar? os itens de um pa?s, como sugerido no quadro abaixo. As informa??es ser?o apresentadas ? sala por meio de um jornal falado cuja elabora??o e apresenta??o envolver?o todos os alunos. Na atividade 2, apresentam-se as orienta??es para elabora??o do referido jornal.

Apesar do predom?nio da l?ngua ?rabe e da religi?o mu?ulmana, os conflitos t?m caracter?sticas pr?prias em cada pa?s. O professor dever? chamar a aten??o sobre isso, orientando os alunos para que as investiga??es sejam particularizadas. Al?m de aspectos nacionais os alunos dever?o atentar-se para a geopol?tica internacional que perpassa o Oriente m?dio, destacando quest?o, como a exist?ncia do petr?leo, a hegemonia norte-americana na quest?o ?rabe-israelense, o terrorismo, e outros aspectos.

Pa?s/capital  e ?poca das manifesta??es

Localiza??o geogr?fica e caracteriza??o econ?mica e social do pa?s

Forma de governo antes das manifesta??es

Motiva??es das manifesta??es/ reivindica??es/ quem s?o os manifestantes/formas de manifesta??o

Resultados obtidos

pelos manifestantes

Posicionamento da ONU

sobre o fen?meno e poss?veis

 influ?ncias no mundo

Afeganist?o

Fontes de pesquisa

Dez anos de guerra no Afeganist?o

http://topicos.estadao.com.br/afeganistao

ONU: Conflito no Afeganist?o matou 1.145 em seis meses

http://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2012/08/onu-conflito-no-afeganistao-matou-1.145-civis-em-seis-meses

?

?

?

?

?

Ar?bia Saudita

Fontes de pesquisa

Insurg?ncia isl?mica na Ar?bia Saudita

http://pt.wikipedia.org/wiki/Insurg%C3%AAncia_isl%C3%A2mica_na_Ar%C3%A1bia_Saudita

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Djbouti

Fontes de pesquisa

Popula??o de Djbouti contra a ditadura

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=936639

Djbout

http://www.pedalnaestrada.com.br/pages.php?recid=408

?

?

?

?

?

?

Egito

Fontes de pesquisa

Conflitos no Egito em 2011: Primavera ?rabe

http://guerras.brasilescola.com/seculo-xxi/conflitos-no-egito-2011-primavera-arabe.htm

Em meio a conflitos, Egito prepara elei??o parlamentar

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19044

Apenas a religi?o n?o explica o conflito no Egito

http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/apenas-a-religiao-nao-explica-o-conflito-no-egito/

?

?

?

?

?

?

Ir?

Fontes de pesquisa

Ir?: conflitos econ?micos, religiosos e culturais

http://www.igeduca.com.br/vestibular/temas-atuais/ira-conflitos-economicos-religiosos-e-culturais.html

O hist?rico de tens?es e conflitos no Ir?

http://www.estadao.com.br/especiais/o-historico-de-tensoes-e-conflitos-do-ira,61710.htm

?

?

?

?

?

?

Iraque

Fontes de pesquisa

O Iraque ? beira do abismo

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21670

Iraque

http://topicos.estadao.com.br/iraque

?

?

?

?

?

L?bano

Fontes de pesquisa

Guerra no L?bano: conflito envolveu crist?os e mu?ulmanos no L?bano

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/guerra-no-libano-conflito-envolveu-cristaos-e-muculmanos-do-libano.htm

L?bano

http://topicos.estadao.com.br/libano

?

?

?

?

?

?

L?bia

Fontes de pesquisa

Conflitos na L?bia

http://escoladegeografia.wordpress.com/2011/09/25/conflitos-na-libia/

Conflitos na L?bia

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/conflitos-libia-620531.shtml

?

?

?

?

?

?

Marrocos

Fontes de pesquisa

Marrocos: ?Movimento pela dignidade? programado para 20 de fevereiro

http://pt.globalvoicesonline.org/2011/02/19/marrocos-movimento-pela-dignidade-programado-para-20-de-fevereiro/

Saara ocidental e o imperialismo marroquino

http://jornalafrica.wordpress.com/2011/02/06/saara-ocidental-e-o-imperialismo-marroquino/

?

?

?

?

?

?

Paquist?o

Fontes de pesquisa

Paquist?o

http://www.brasilescola.com/geografia/paquistao.htm

Entenda a hist?ria de conflitos no Paquist?o

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL152727-5602,00-ENTENDA+A+HISTORIA+DE+CONFLITOS+DO+PAQUISTAO.html

?

?

?

?

?

?

Palestina

Fontes de pesquisa

Os ?ltimos conflitos na Palestina: um novo jogo?http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21498

Conflito entre Israel e Palestina

http://www.infoescola.com/historia/conflito-entre-israel-e-palestina/

?

?

?

?

?

?

S?ria

Fontes de pesquisa

Conflito na S?ria

http://www.onu.org.br/siria/

Conflito na S?ria: a primavera que n?o consegue se estabelecer

http://www.brasilescola.com/geografia/conflito-na-siria-primavera-que-nao-consegue-se-estabelecer.htm

?

?

?

?

?

?

Turquia

Fontes de pesquisa

L?gica de guerra domina conflito entre minoria curda e governo daTurquia http://www.dw.de/l%C3%B3gica-de-guerra-domina-conflito-entre-minoria-curda-e-governo-da-turquia/a-15480930

Primavera turca? Entenda o conflito na Turquia

http://www.brasildefato.com.br/node/13085

?

?

?

?

?

?

OrM3  Atividade 2

http://pt.clipartlogo.com/premium/detail/hand-with-microphone-vector_93037858.html

Cada grupo dever? moldar o conte?do investigado ao formato de um jornal falado a ser apresentado ? sala. Para isso, poder?o utilizar seus aparelhos de telefonia m?vel para gravar um pequeno v?deo, que ser? projetado durante as apresenta??es. Essas grava??es poder?o conter entrevistas realizadas com professores da escola ou pessoas da comunidade. Todos os membros do grupo devem participar na elabora??o do trabalho: como ?ncora do jornal, entrevistado, equipe de apoio, e outras fun??es.

Informa??es sobre como elaborar um v?deo podem ser acessadas emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88

Informa??es sobre como criar um jornal falado podem ser acessadas emhttp://jornalescola.blogspot.com.br/

Cada grupo ter? dez minutos para a apresenta??o do seu jornal. Ap?s as apresenta??es, o professor dever? propor a forma??o de um grande c?rculo, quando os alunos opinar?o sobre a experi?ncia vivenciada, destacando aspectos referentes ao conte?do e ? forma de apresenta??o. Em rela??o ? agita??o pol?tica observada nos pa?ses investigados, os alunos dever?o concluir o aprendizado apontando sugest?es, ainda que hipot?ticas, para o restabelecimento da estabilidade pol?tica, social e econ?mica daqueles pa?ses. Dever?o tamb?m distinguir as principais diferen?as entre os sistemas de governo, comparando os modelos que passaram a conhecer. Outro aspecto refere-se ? influ?ncia ocidental, particularmente dos Estados Unidos, na origem de alguns dos conflitos estudados e as repercuss?es internacionais da instabilidade pol?tica, econ?mica e social vivenciada h? anos naquela regi?o.

OrM4    Atividade 3

http://adrianapcop.blogspot.com.br/

Como atividade conclusiva os alunos dever?o realizar duas tarefas:

1- redigir um texto dissertativo, n?o ultrapassando 500 palavras, sintetizando as principais informa??es apreendidas. Esse texto tornar-se-? um indicador da compreens?o dos alunos e o professor, ap?s a revis?o, dever? retomar aspectos que considerar relevantes, esclarecendo equ?vocos ou defasagens conceituais. Alguns desses textos poder?o ser publicados no site ou no jornalzinho da escola. Poder?o tamb?m ser publicados no blog da turma. A publica??o da produ??o dos alunos contribui para a eleva??o da sua autoestima e para socializa??o do aprendizado rec?m adquirido.

2- garimpar na internet quest?es de vestibulares, concursos p?blicos e ENEM, referentes ao tema em estudo. Cada membro do grupo dever? garimpar uma quest?o e envi?-la ao l?der, que, por sua vez, enviar? o arquivo para um/a aluno/a volunt?rio/a da sala. Esse/a aluno/a ter? a fun??o de receber os arquivos de todos os grupos, excluir as quest?es repetidas, e enviar o novo arquivo ao professor, que selecionar? algumas para discuss?o em sala de aula. Esse banco de quest?es poder? ser aproveitado na prova bimestral institucional, proporcionando ao professor a oportunidade de avaliar o aprendizado da turma.

Recursos Complementares

Avaliação

O processo avaliat?rio dever? considerar as dimens?es dom?nio de conte?do, comportamento e atitude. Assim, o professor dever? considerar toda movimenta??o dos alunos, quais sejam: interesse, participa??o, organiza??o, pontualidade, coopera??o, dom?nio do conte?do tanto nos di?logos e na apresenta??o oral quanto no texto redigido.