Portal do Professor

Início do Conteúdo

Temas de not?cias

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer em diferentes not?cias temas comuns.
  • Interpretar not?cias da Internet.
  • Produzir not?cias com base em imagens fornecidas.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidade de leitura e escrita.
  • Narra??o.
  • Estrutura Composicional da not?cia.

Estratégias e recursos da aula

  • V?deo
  • Uso da internet
  • Uso de aula do Portal do professor
  • Produ??o de texto
  • Cria??o de blog

?

M?DULO 1

SENSIBILIZANDO OS ESTUDANTES PARA O TEMA

ATIVIDADE 1

Acesso em: 20 agosto 2013.

?

?

?

?

  • Reportagem - G?nero Textual - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=CHUuHOIegiU
    06/08/2011 - V?deo enviado por ailtonpuf
    You need Adobe Flash Player to watch this video... GENEROSPERIOD?STICOS INFORMATIVOS (NOTICIA)by ...
  • ?

    ?

    ATIVIDADE 2

    O professor dever? conversar com os alunos sobre as informa??es do v?deo. O importante ? que os alunos tenham a no??o b?sica do que seja a reportagem para que n?o fa?am confus?o com a not?cia, objeto de estudo desses m?dulos.

    Abaixo, transcrevemos a diferen?a mostrada na aula da colega e que pode ajud?-la a trabalhar com seus alunos. Sugerimos que reproduza as atividades e  informa??es para seus alunos ou pe?a que acessem a aula da professora e leiam na tela de seus notes, tablets ou nos computadores dos laborat?rio de Inform?tica da escola.


    Not?cia   X  Reportagem
    ?
    ? ?

                         A not?cia ? um formato de divulga??o de um acontecimento por meios jornal?sticos. ? a mat?ria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publica??o numa m?dia. Fatos pol?ticos, sociais, econ?micos, culturais, naturais e outros podem ser not?cia se afetarem indiv?duos ou grupos significativos para um determinado ve?culo de imprensa. Geralmente, a not?cia tem conota??o negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, trag?dias, guerras e golpes de estado. Not?cias t?m valor jornal?stico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando n?o foram noticiadas previamente por nenhum ve?culo. A "arte" do Jornalismo ? escolher os assuntos que mais interessam ao p?blico e apresent?-los de modo atraente. Nem todo texto jornal?stico ? noticioso, mas toda not?cia ? potencialmente objeto de apura??o jornal?stica.

    Quatro fatores principais influenciam na qualidade da not?cia:

    Novidade: a not?cia deve conter informa??es novas, e n?o repetir as j? conhecidas.

    Proximidade: quanto mais pr?ximo do leitor for o local do evento, mais interesse a not?cia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor

    Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a aten??o do p?blico Relev?ncia: not?cia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa.

    Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente n?o interessam ao p?blico.

    Not?cias chegam aos ve?culos de imprensa por meio de rep?rteres, correspondentes, ag?ncias de not?cias e assessorias de imprensa.

    Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem den?ncias, sugest?es de pauta, dicas e pistas, ?s vezes no anonimato, pelo telefone ou por e-mail.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo

    A reportagem ? um conte?do jornal?stico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situa??es explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em hist?rias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de a??es espont?neas, relata hist?rias em palavras, imagens e sons. Na reportagem ? concedido ao autor a possibilidade do mesmo expressar sua opini?o, diferente do texto editorial. Uma reportagem ? uma not?cia mais aprofundada, que pode conter opini?es de terceiros.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagem

    Normalmente, a sugest?o para fazer uma reportagem parte precisamente de uma not?cia que o chefe de reda??o quer ver desenvolvida, j? que o assunto pode dar pano para mangas e ser explorado, de acordo com as caracter?sticas do jornal, constituindo um "furo jornal?stico". Por vezes, possui o car?ter de den?ncia de algo que importa corrigir: o mau estado de um hospital, de uma escola, situa??es de marginalidade social ou de delinqu?ncia, de agress?o ao meio ambiente, etc. S?o imensos os assuntos poss?veis e o posicionamento que pode adotar o rep?rter. A reportagem costuma ser acompanhada de fotografias. http://www.prof2000.pt/users/jmatafer/jornal/reportagem.ht

    Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25110  Acesso em: 20 agosto 2013.

    ATIVIDADE 3

    Depois de lidas e exploradas as informa??es acima, explique aos alunos que seu objetivo nesses m?dulos,  ? estudar TEMAS DE NOT?CIAS.  Para tanto, comece apresentando em datashow as not?cias selecionadas abaixo aos alunos.

    Depois de lidas, pergunte:

    • O que as not?cias t?m em comum?

    • Elas informam o qu??

    • Quais as caracter?sticas de sua composi??o s?o comuns?

    ?

    Not?cia 1

    No Rio de Janeiro, cerca de 100 pessoas participam do protesto na Rocinha, nesta quarta-feira (14), contra o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza. Em Laranjeiras, um grupo se reuniu em evento organizado na internet. O grupo pede reforma pol?tica, desmilitariza??o da pol?cia e qualidade em servi?os como transporte p?blico, educa??o e sa?de. Pol?cia usa jatos d'?gua para dispersar os manifestantes.

    Dispon?vel em: http://g1.globo.com/protestos-no-brasil/2013/cobertura/ Acesso em: 19 agosto 2013.

    Not?cia 2

    O Brasil viveu na segunda-feira as maiores manifesta??es dos ?ltimos anos. Os protestos prolongaram-se durante horas em diversas cidades. No Rio de Janeiro confrontos entre parte dos manifestantes e a pol?cia assumiram contornos de guerrilha urbana. 

    Dispon?vel em:  http://www.publico.pt/mundo/noticia/brasil-esta-a-viver-as-maiores-manifestacoes-das-ultimas-decadas-1597628 Acesso em: 19 agosto 2013.

    Not?cia 3

    S?o Paulo ? A manifesta??o contra o aumento das tarifas do transporte p?blico em S?o Paulo segue pac?fica na Avenida Paulista. Todas as faixas permanecem interditadas para o tr?nsito de ve?culos. Os ativistas, portando cartazes e bandeiras, caminham pelo local.

    Na Rua Augusta, manifestantes jogam bombas caseiras na PM, que revida. A rua est? fechada por uma barricada de lixo e fogo. Ao menos 30 pessoas foram presas por saques e depreda??es de lojas no centro da cidade. Segundo a pol?cia, o grupo ? formado por moradores de rua e usu?rios de droga. Entre os produtos apreendidos com os detidos est?o televisores de de plasma, micro-ondas, jogos de copos e talher, roupas e at? um fog?o de quatro bocas, que era carregado em plena Pra?a da S?. ?Eu comprei?, disse o homem pego em flagrante.

    A Tropa de Choque, por volta das 23h, agiu contra manifestantes que, segundo a Pol?cia Militar, estavam cometendo atos de vandalismo na Rua Augusta. At? as 22h30 o protesto contra o aumento das tarifas de ?nibus seguia tranquilo na regi?o da Avenida Paulista, a via estava fechada em ambos os sentidos e os manifestantes circulavam pelo local carregando faixas e bandeiras.

    A Pol?cia Militar tinha entrado em confronto com um grupo que depredou a fachada da prefeitura e destruiu duas ag?ncias banc?rias na Pra?a do Patriarca. Alguns ativistas atearam fogo a um carro de transmiss?o da Rede Record e saquearam lojas. Pessoas carregavam eletrodom?sticos, como televisores de cristal l?quido (LCD).

    A manifesta??o come?ou pacificamente na Pra?a da S?, centro da capital paulista. Al?m da reivindica??o principal, pela redu??o do pre?o do transporte, os ativistas tamb?m se manifestavam contra os gastos excessivos com as obras da Copa do Mundo, pedindo mais recursos para a sa?de e educa??o.

    A manifesta??o na Avenida Paulista contrasta com a que ocorreu mais cedo em frente ? prefeitura paulistana, onde um grupo de manifestantes tentou invadir a sede do governo. Segundo a prefeitura, um  agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que ficou ferido na tentativa de invas?o do pr?dio, levou nove pontos na cabe?a.

    Dispon?vel em: http://br.noticias.yahoo.com/siga-em-tempo-real-as-manifesta%C3%A7%C3%B5es-pelo-brasil-202225755.html Acesso em: 19 agosto 2013.

    • Professor, os estudantes devem notar que o tema "Manifesta??es" ? o mesmo em todas elas. Converse com os estudantes sobre as perspectivas diferentes dadas ?s not?cias.

    ?

    M?DULO 2

    ANALISANDO NOT?CIAS DE MESMO TEMA

    ATIVIDADE 1

    • Professor, o objetivo dessa atividade ? que os alunos leiam as not?cias e tenham a oportunidade de coment?-las com os colegas. Por isso, depois de lidas, possibilite que seus alunos falem sobre o tema  (VIOL?NCIA) e sobre o que leram.

    NOT?CIA 1

    Homem ? morto a facadas em Caxias do Sul

    Conforme a Brigada Militar, mulher teria afirmado que o autor seria o pr?prio irm?o da v?tima.

    Um homem foi morto com golpes de faca no t?rax no final da noite deste domingo, em Caxias do Sul. O crime ocorreu na Rua Ant?nio Rossato, bairro Tijuca. A v?tima foi identificada como Juares de Camargo, 42 anos. A pol?cia investiga o motivo e a autoria do crime. Conforme a Brigada Militar, a mulher de Camargo teria presenciado o fato e afirmado que o autor seria o pr?prio irm?o da v?tima.

    Dispon?vel em:  http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2013/08/homem-e-morto-a-facadas-em-caxias-do-sul-4238972.html Acesso em: 19 agosto 2013.

    ?

    NOT?CIA 2

    Taxista ? morto com golpes de faca na RSC-453, em Ven?ncio Aires

    Outro taxista est? desaparecido h? seis dias no mesmo munic?pio do Vale do Rio Pardo

    Um taxista foi assassinado na noite deste s?bado em Ven?ncio Aires, no Vale do Rio Pardo. Segundo a Brigada Militar, Paulo Roberto Lagemann, 55 anos, foi encontrado dentro de um Palio, ?s 19h50min deste s?bado, com diversos ferimentos no rosto e no pesco?o, possivelmente provocados por golpes de faca.

    Ainda de acordo com a BM, o ve?culo estava ?s margens da rodovia Lajeado-Ven?ncio Aires (RSC-453), no km 8, pr?ximo a um motel. Socorrido com vida, o taxista foi encaminhado em uma viatura da BM ao Hospital S?o Sebasti?o M?rtir, mas n?o resistiu.

    Informa??es de uma testemunha indicam que havia dois homens pr?ximo ao t?xi, mas que, quando eles teriam visto movimenta??o, correram para um matagal ?s margens da rodovia. A BM fez buscas pela regi?o por cerca de 10 horas, mas n?o encontrou nenhum suspeito. 

    O Instituto-Geral de Per?cias (IGP) da Capital foi acionado para fazer o levantamento do local do crime, onde foi coletado amostras de dedos nos vidros, de sangue e pelos. A Pol?cia Civil investiga o caso e ainda n?o confirma uma poss?vel rela??o com o desaparecimento de outro taxista.
    ?
    Lu?s Andr? da Rocha, 53 anos, foi visto pela ?ltima vez na tarde de segunda-feira. A pol?cia suspeita que ele tenha sido v?tima de latroc?nio (roubo com morte). Bombeiros realizam buscas no Rio Taquari, onde moradores relataram que teriam visto um corpo ser jogado. O t?xi que Rocha utilizava foi encontrado incendiado na ter?a-feira.

    Segundo o delegado Paulo C?sar Shirrmann, a suspeita ? de que os dois casos sejam latroc?nio (roubo com morte). No caso de Lagemann, a pol?cia identificou que a carteira foi levada, embora o celular da v?tima e uma quantia em dinheiro tenham permanecido dentro do Palio.

    Dispon?vel em:  http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2013/08/taxista-e-morto-com-golpes-de-faca-na-rsc-453-em-venancio-aires-4238125.html Acesso em: 19 agosto 2013.

    ?

    NOT?CIA 3

    RN teve 28 mulheres assassinadas neste ano, diz coordenadoria

    N?mero supera mortes registradas nas delegacias especializadas em 2012.
    Maioria dos crimes tem envolvimento de atuais e ex-companheiros.

    ?
    Projeto oferece apoio para mulheres v?timas de viol?ncia em Londrina (Foto: Reprodu??o/RPCTV)
    Viol?ncia contra a mulher tem piorado no estado
    (Foto: Reprodu??o/RPCTV)

    Encontrada morta com um tiro na manh? desta quarta-feira (14) em Ponta Negra, na zona Sul de Natal,  Renata Barbosa de Almeida, de 36 anos, entrou para as estat?sticas como mais uma mulher assassinada no Rio Grande do Norte. Nas contas da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm) foram cometidos 28 homic?dios contra mulheres em 2013.

    O n?mero j? supera os 27 assassinatos registrados pelas cinco Delegacias Especializadas na Defesa da Mulher (Deams) existentes no RN em todo o ano passado. Como n?o atendem todos os munic?pios do estado, as delegacias n?o possuem a contabilidade completa, conforme explica a coordenadora da Codimm, Erl?ndia Moreira Passos. Em 2013, por exemplo, as Deams contabilizaram 14 homic?dios at? agora. As DPs especializadas ficam nas zonas Norte e Sul da capital, em Parnamirim, na regi?o metropolitana, em Mossor?, na regi?o Oeste, e em Caic?, no Serid? potiguar.

    A coordenadora do Codimm acrescenta que a maioria dos assassinatos tem envolvimento do atual ou ex-companheiro das v?timas. No ?ltimo domingo (11) a empregada dom?stica Sanclea Fernandes Dantas, de 32 anos, foi morta a tiros no Munici?pio de Patu, na regi?o Oeste potiguar. O principal suspeito ? um jovem de 19 anos que teve um relacionamento amoroso com a v?tima. Sanclea estava gr?vida de tr?s meses e o suspeito era pai do beb?.

    Para Erl?ndia Passos, apesar de ser um mecanismo importante no combate ? viol?ncia contra a mulher, a Lei Maria da Penha muitas vezes n?o serve como preven??o. "Ainda h? muito medo de se expor e denunciar o parceiro", avalia. De acordo com a coordenadora do Codimm, o homem ainda tem um sentimento de posse em rela??o ? mulher e coloca a companheira em uma posi??o de inferioridade.

    Em 2013, as cinco Deams juntas contabilizaram 2.354 boletins de ocorr?ncia, 623 les?es corporais, 1.241 amea?as e 45 estupros. A delegacia especializada da zona Sul  da capital potiguar, que atende as regi?es Sul e Leste, lidera as estat?sticas. Foram feitos 945 boletins de ocorr?ncia na DP. Entre os registros est?o 231 les?es corporais, 504 amea?as e 14 estupros.

    Dispon?vel em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/08/rn-teve-28-mulheres-assassinadas-neste-ano-diz-coordenadoria.html Acesso em 19 agosto 2013.

    ATIVIDADE 2

    PRODUZINDO NOT?CIAS

    Produ??o de textos (not?cias) tendo como base imagens:

    O professor dever? apresentar as imagens abaixo em datashow ou reproduzi-las para os alunos.

    • Pe?a a seus alunos que criem uma not?cia com base nas imagens. Ao final, voc? ter? muitas not?cias de mesmo tema e poder? retomar com os alunos as diferentes perspectivas criadas por eles para escreverem a not?cia.
    • Antes de seus alunos come?arem a escrever, lembre-os dos elementos b?sicos da not?cia:

    ?

    • Quem? Sujeito/Personagem
    • O que? Fato/Acontecimento
    • Quando? Tempo
    • Por qu?? Causa/Motivo
    • Para qu?? Finalidade
    • Como?    Modo/ maneira
    • Onde? Lugar

    IMAGEM 1 - Dispon?vel em: http://noticias.r7.com/internacional/primeiras-fotos-do-principe-george-sao-divulgadas-20082013

    imagem pr??ncipe e filho

    ?

    IMAGEM 2 - Dispon?vel em: http://br.noticias.yahoo.com/fotos/fot%C3%B3grafa-registra-intera%C3%A7%C3%A3o-da-filha-com-diferentes-animais-1376671328-slideshow/

    menina com animal

    Atividade

    Professor, os alunos dever?o divulgar as not?cias no Blog da escola ou de sua turma. Se sua turma n?o tem um blog, o tutorial abaixo ajudar? os estudantes a criarem um.

    Tutorial-Como Criar Um Blog(2013) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=dMql_dAqKjM
    17/03/2013 - V?deo enviado por FoxGamer13

    Querem mais dicas? Skype- FoxGamer13 Blog- http://foxgamer13.blogspot.com.br/ Mais Dicas?Mais ...

    Dispon?vel em: https://www.google.com.br/#fp=a6266ac23e5d1f2a&q=tutorial+para+criar+um+blog Acesso em: 20 agosto 2013.

    Recursos Complementares

    • PROFESSOR, PARA ENRIQUECER SUA AULA, ACESSE:

    SILVA, Josa Coelho da. AS RELA??ES DIAL?GICAS NO G?NERO NOT?CIA. http://www.letramagna.com/relacoesdialogicas.pdf Acesso em 19 agosto 2013.

    ?

    Aula do Portal:

    Acesso em: 19 agosto 2013.

    Avaliação

    O professor avaliar? se os objetivos foram alcan?ados. Para tanto, dever? observar os coment?rios dos alunos, por ocasi?o das atividades em que eles ter?o a oportunidade de falar sobre as not?cias.  Avaliar?, tamb?m, se os alunos foram capazes de sintetizar as not?cias individualmente e se s?o capazes de se relacionar com os colegas, emitindo opini?es e se envolvendo nas atividades propostas.