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Eu opino, tu opinas, ele opina: texto de opini?o

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Definir o que ? a homofobia.
  • Refletir sobre a homofobia.
  • Opinar sobre a homofobia.
  • Argumentar em defesa de um ponto de vista.
  • Produzir texto de opini?o sobre a homofobia.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidades de leitura e escrita
  • No??es b?sicas sobre argumenta??o.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet.
  • Reflex?o sobre as imagens.
  • Leitura e discuss?o dos textos.
  • Produ??o de texto.

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M?dulo 1

Sensibiliza??o Inicial

Atividade 1

O professor dever? levar os alunos para o laborat?rio de Inform?tica e solicitar que eles procurem em dicion?rios on line o termo homofobia. Se isso n?o for poss?vel, os estudantes dever?o procurar em seus dicion?rios escolares (PNLD) o significado da referida palavra.

Na sequ?ncia, o professor dever? expor em datashow as seguintes imagens:

Imagem 1

imagem dia internacional da homofobia

Imagem dispon?vel em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/combate-homofobia%2520%284%29.jpg&imgrefurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/index.php?imagem%3Dcombate-homofobia%2520%284%29.jpg&h=326&w=350&sz=34&tbnid=MWev1qY85cjcRM:&tbnh=89&tbnw=96&zoom=1&usg=__TkJ-Ma5SHfVhBvJMSPEXo2YALlU=&docid=Rin0XEusAMb4HM&sa=X&ei=M0L5UZu-Gobq8gSeu4GABQ&ved=0CC4Q9QEwAA&dur=493 Acesso em: 29 jul. 2013.

Imagem 2

homo

Imagem dispon?vel em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/combate-homofobia%2520%284%29.jpg&imgrefurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/index.php?imagem%3Dcombate-homofobia%2520%284%29.jpg&h=326&w=350&sz=34&tbnid=MWev1qY85cjcRM:&tbnh=89&tbnw=96&zoom=1&usg=__TkJ-Ma5SHfVhBvJMSPEXo2YALlU=&docid=Rin0XEusAMb4HM&sa=X&ei=M0L5UZu-Gobq8gSeu4GABQ&ved=0CC4Q9QEwAA&dur=493#imgdii=MWev1qY85cjcRM%3A%3BPvIgi6yhWBTrzM%3BMWev1qY85cjcRM%3A Acesso em: 29 jul 2013.

Imagem 3

?

casal do mesmo sexo

?

Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/combate-homofobia%2520%284%29.jpg&imgrefurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/index.php?imagem%3Dcombate-homofobia%2520%284%29.jpg&h=326&w=350&sz=34&tbnid=MWev1qY85cjcRM:&tbnh=89&tbnw=96&zoom=1&usg=__TkJ-Ma5SHfVhBvJMSPEXo2YALlU=&docid=Rin0XEusAMb4HM&sa=X&ei=M0L5UZu-Gobq8gSeu4GABQ&ved=0CC4Q9QEwAA&dur=493#imgdii=MWev1qY85cjcRM%3A%3BK2ydvadJVB1EhM%3BMWev1qY85cjcRM%3A Acesso em: 15 agosto 2013.

Imagem 4

combate homofobia

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Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/combate-homofobia%2520%281%29.gif&imgrefurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia&h=300&w=300&sz=23&tbnid=jfZFYhbYOBLnXM:&tbnh=90&tbnw=90&zoom=1&usg=__3zFSogMn3Q6EFX0Rb_1uv7slsdo=&docid=ZF8BB0YnzdnvpM&sa=X&ei=M0L5UZu-Gobq8gSeu4GABQ&ved=0CDEQ9QEwAQ&dur=742 Acesso em: 15 agosto 2013.

Imagem 5

homofobia

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Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/combate-homofobia%2520%281%29.gif&imgrefurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia&h=300&w=300&sz=23&tbnid=jfZFYhbYOBLnXM:&tbnh=90&tbnw=90&zoom=1&usg=__3zFSogMn3Q6EFX0Rb_1uv7slsdo=&docid=ZF8BB0YnzdnvpM&sa=X&ei=M0L5UZu-Gobq8gSeu4GABQ&ved=0CDEQ9QEwAQ&dur=742#imgdii=jfZFYhbYOBLnXM%3A%3B_2HcDZQGMOSGjM%3BjfZFYhbYOBLnXM%3A Acesso em: 10 agosto 2013.

Imagem 6

Homofobia no Brasil

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Imagem dispon?vel em; http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia/combate-homofobia%2520%281%29.gif&imgrefurl=http://imagens.us/datas/combate-homofobia&h=300&w=300&sz=23&tbnid=jfZFYhbYOBLnXM:&tbnh=90&tbnw=90&zoom=1&usg=__3zFSogMn3Q6EFX0Rb_1uv7slsdo=&docid=ZF8BB0YnzdnvpM&sa=X&ei=M0L5UZu-Gobq8gSeu4GABQ&ved=0CDEQ9QEwAQ&dur=742#imgdii=jfZFYhbYOBLnXM%3A%3B5z358oZ4EOuJXM%3BjfZFYhbYOBLnXM%3A Acesso em: 14 agosto 2013.

Imagem 7

?

defini????es - homofonia

Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-0BkYJuBF_t4/Tgk4bEuajZI/AAAAAAAAGNU/NBFsYAeoGQ8/s400/homofobia.jpg&imgrefurl=http://ivancarlo.blogspot.com/2011/06/homofobicos-tem-desejo-sexula-pelo.html&h=267&w=350&sz=60&tbnid=4qOsqZ64Wo2LPM:&tbnh=88&tbnw=115&zoom=1&usg=__1KYHzVasznXRfQVLiNyOSJwvoXA=&docid=pEOJRLQniNgQ-M&sa=X&ei=M0L5UZu-Gobq8gSeu4GABQ&ved=0CEoQ9QEwCQ&dur=314#imgdii=4qOsqZ64Wo2LPM%3A%3BrUurLITxD-qMfM%3B4qOsqZ64Wo2LPM%3A Acesso em: 29 jul 2013.

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Atividade 2

O professor dever? conversar informalmente com os alunos sobre as imagens. Poder? utilizar as sugest?es abaixo para come?ar a discuss?o sobre o assunto.

  • O que sabemos sobre o assunto?
  • O que as imagens informam? 
  • Devemos julgar os outros?

Professor, pode ser que encontre alunos ou alunas homof?bicas. Procure levar a discuss?o de forma que um ou?a e respeite a opini?o do outro sem confus?o.  O tema ? complexo.

Atividade 3

Professor, depois de discutidas as imagens, solicite a seus alunos que entrem nos sites abaixo para lerem os seguintes textos. Se a escola n?o tiver Laborat?rio de Inform?tica, reproduza c?pias dos seis textos para os alunos. Forme grupos para a leitura de um mesmo texto.

  • O objetivo da atividade ? somente leitura para que os alunos obtenham informa??es para auxili?-los em suas discuss?es posteriores.

Texto 1 - GRUPO 1

O que ? Homofobia?

Segundo o Gloss?rio de Psicologia e Psiquiatra

Homofobia = Esta express?o significa medo do homossexualismo. O medo do homossexualismo empurra as pessoas em dire??o ao sexo oposto com objetivos de reprodu??o e de garantir ao sujeito sua identidade heterossexual. A homofobia ? t?pica de pessoas que, consciente ou inconscientemente, ainda t?m muitas d?vidas e ang?stias sobre sua identidade sexual. Como mecanismo de defesa de sua inseguran?a, estas pessoas costumam ridicularizar e agredir os homossexuais. Casos muitos graves de homofobia levam o sujeito a fazer investidas como o assassinato de homossexuais. 

Porque criminalizar a homofobia?

Ao contr?rio do que muitos pensam, ser homossexual n?o ? uma op??o, n?o ? uma escolha, segundo estudos recentes, a homossexualidade est? intimamente ligada a fatores gen?ticos e hormonais, fatores estes que s?o inerentes ? escolha, ou seja, n?o ? pass?vel de se escolher ser homossexual ou n?o, afinal, em uma sociedade em que homossexuais s?o mortos a pedradas, pauladas, tiros, esfaqueados, v?timas de bullying na escola quem iria escolher ser homossexual? Estes problemas por si s?, j? mostram a necessidade de se ter uma lei que criminalize os crimes contra orienta??o sexual, mas existem outros agravantes, voc? sabia que a cada 3 suic?dios 1 ? cometido por homossexual? Voc? sabia que os homossexuais s?o 66% mais propensos a desenvolver doen?as psicol?gicas, como Depress?o, S?ndrome do P?nico, Transtorno Obsessivo Compulsivo ( TOC ), Transtorno de Ansiedade Generalizada ( TAG ), Fobia Social, Anorexia, Bulimia,  Crises Psic?ticas e Paran?icas? Voc? sabia que 70% dos casos de suic?dio ? cometido por pessoas com doen?as psicol?gicas? E que pra homossexuais de 70% sobe para 90%? Voc? acha realmente que um homossexual escolheu isso?

Sabe quais s?o as causas disso?

S?o v?rias, mas a principal, ? a Homofobia!

Pois ?, mais um motivo para se criminalizar a Homofobia.

Texto dispon?vel em: http://homofobiabasta.wordpress.com/homofobia-o-que-e-de-onde-vem-o-que-ocasiona/ Acesso em: 31 jul 2013.

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Texto 2

GRUPO 2 

Minha opini?o sobre leis contra homofobia


Desnecess?rias. Essa ? a minha opini?o. Curta e direta. Agora, para poder compreend?-las, j? ? necess?rio de mais tempo de reflex?o?Primeiro, precisamos compreender o que ? ?homofobia?. A defini??o de homofobia ? a raiva ou repulsa por homossexuais.  Existe a? um pequeno erro por parte de algumas pessoas que associam o sufixo -fobia a medo, ent?o seria medo de homossexuais. Mas n?o estamos aqui nos referindo ao medo em si, mas sim ? repulsa e, principalmente, ? raiva sentida contra os homossexuais. Essa repulsa e raiva podem ser tamb?m resumidas ao preconceito contra homossexuais.

Esse preconceito ? real e t?o real quanto o preconceito aos afro-decendentes (para utilizar o termo politicamente correto) e at? ao preconceito contra as mulheres (que, ao meu ver ? o mais grave de todos). Esse preconceito basicamente diz que os homossexuais s?o diferentes dos heterossexuais e, por isso, s?o inferiores ao heterossexuais e devem se manter distantes pois, devido a essa inferioridade ou diferen?a, trazer problemas aos heterossexuais, como por exemplo, promiscuidade, doen?as ven?reas, perversidade e outros argumentos pseudo-cient?ficos. Essa ? a ideia por tr?s da homofobia.

Qual ? a verdadeira verdade sobre a homossexualidade e a homofobia?A seriedade disso se d? porque muitas pessoas levam isso ao extremo, ao ponto de quererem fazer, em pleno s?culo XI, as mesmas coisas com os homossexuais que os nazistas faziam com os mesmos homossexuais e com os judeus e ciganos e com praticamente qualquer pessoa que n?o fosse ariana: um holocausto ou uma ?limpeza ?tnica?. Temos ?pessoas? (me recuso a acreditar que quem fa?a algo assim seja uma pessoa, mas tudo bem) que realmente preferem ver homossexuais mortos a v?-los pelas ruas ou convivendo com nossos filhos. E justificam essa raiva com discursos como ?? anti-natural?, ?? contra a lei de Deus?, e outras baboseiras preconceituosas. E praticam essa raiva diretamente sobre pessoas do mesmo sexo que demostram ser homossexuais. Inclusive, essas agre??es acontecem contra pessoas que meramente demonstram homoafetividade mas n?o s?o, como aconteceu com um pai que estava abra?ado a seu filho e foram agredidos por acharem que eram um casal gay.

Diante dessas e outras barbaridades, querem empurrar no congresso uma lei contra a homofobia, ou melhor, que exista puni??o por atos preconceituosos contra homossexuais. Ora, diante dessa realidade, ? ?bvio que nossa sociedade e nosso governo devem agir fortemente contra isso. Por?m, e ? aqui que entra a minha opini?o, n?o acho que precisemos de uma nova lei, somente saber aplicar as que j? temos.

Para come?ar, a lei exigiria puni??o. E como j? mencionei puni??o n?o funciona e n?o serve para nada. Uma lei punitiva seria mais um desperd?cio de recursos p?blicos, pois ela n?o diz como deve ser feito, somente o que n?o deve acontecer. Ao inv?s disso, sou a favor da educa??o sexual e inclusiva.

As leis s?o para todos, homossexuais ou n?o.

Outro ponto ? que a nossa constitui??o j? pressup?e alguns pontos simples que garantem isso. Ela diz no artigo 5?:

XLI ? a lei punir? qualquer discrimina??o atentat?ria dos direitos e liberdades fundamentais;

J? come?amos com isso. Existe um recurso na constitui??o que diz que haver? leis contra qualquer discrimina??o atentat?ria dos direitos e liberdades fundamentais. Al?m disso, esse mesmo artigo assegura que:

X ? s?o inviol?veis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito ? indeniza??o pelo dano material ou moral decorrente de sua viola??o;

Ou seja, o que uma pessoa faz na privacidade de seu lar ou de sua fam?lia, ? problema da pessoa. Os homossexuais ? e os heterossexuais tamb?m ? t?m esse direito de ter sua vida sexual e ?ntima da forma como quiser. A constitui??o garante isso. E existe tamb?m o que se chama de princ?pio da dignidade da pessoa humana. A lei n?o faz distin??o de g?nero, ra?a ou orienta??o sexual e essa dignidade ? protegida. Por exemplo, no mesmo artigo, a constitui??o diz:

III ? ningu?m ser? submetido ?  tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

Pelo que sei de lei, esse ?ningu?m? est? incluindo tamb?m os homossexuais, que n?o podem ser torturados ou terem tratamentos desumanos ou degradantes, como serem v?timas de ataques, surras, linchamentos p?blicos ou at? mesmo de serem ofendidos em rede p?blica de televis?o. E junto a esse ponto, existe outro:

XLIII ? a lei considerar? crimes inafian??veis e insuscet?veis de gra?a ou anistia a pr?tica da tortura, o tr?fico il?cito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit?-los, se omitirem;

Homofobia ? terrorismo

Ou seja, j? existe uma disposi??o legal para coibir a tortura e o terrorismo que fazem contra qualquer pessoa, inclusive aos homossexuais! Ent?o, pergunto: para que mais uma lei que tem como ?nica fun??o apontar o preconceito e fortalecer a diferen?a? Por que, ao inv?s disso, n?o nos preocupamos em nos educar para perceber que todos somos iguais, diante da lei e diante da vida? Ningu?m pode ser linxado, perseguido, surrado, torturado, aterrorizado e nenhuma morte ? justificada contra nenhuma pessoa, seja ela hetero, homo ou bissexual ou qualquer que seja sua orienta??o. Ent?o, para que mais uma lei?

Essa lei ? homof?bica por princ?pio, pois ela aponta que existe diferen?a entre um homossexual apanhar por ser homossexual de um torcedor de futebol apanhar por torcer por um determinado time. Se existe diferen?a, ? discriminia??o. Se ? discrimina??o de homossexual, ? homofobia. Quem defende as leis contra a homofobia, indiretamente est? defendendo a pr?pria homofobia!

N?o existe nem deveria existir diferen?a de tratamento para ninug?m, logo, n?o deve haver diferen?a no tratamento de nenhuma pessoa por orienta??o sexual. Essas diferen?as existem por falta de conhecimento, por ignor?ncia mesmo. Outro dia ouvi uma pessoa criticando a ado??o de crian?as por casais homossexuais porque n?o conhecemos os efeitos de uma educa??o homossexual: ? puro desconhecimento e ignor?ncia! E n?o vai ser uma lei proibitiva que vai resolver isso: resolve-se isso com educa??o, principalmente, com educa??o sexual. Mas a?, temos outro problema que ? a forma como iremos educar. Mas isso ? assunto para outro artigo?

Ao inv?s de tentar proibir ataques aos homossexuais devemos nos focar em duas coisas. Primeiro, devemos perceber que homossexuais s?o pessoas e ao inv?s de sermos contra essa agress?o devemos ser contra todo tipo de agress?o e viol?ncia, independente de sexualidade. Segundo, temos que perceber que puni??o n?o funciona e impunidade ? irrelevante, logo, novas leis n?o v?o funcionar tamb?m: ao inv?s disso, temos que nos preocupar em educar nossos filhos, irm?os e amigos, pesquisar e conhecer, ao inv?s de ignorar e querer que os outros sejam como n?s somos.

Por enquanto s? fica aqui a minha opini?o que devemos nos focar no que nos aproxima, nas nossas igualdades e n?o nas nossas diferen?as. Devemos perceber que, se tratarmos todos como iguais, n?o haver? necessidade de leis que reforcem as diferen?as. Por isso, acho essas leis desnecess?rias. O importante, como sempre, ? a educa??o, e n?o a proibi??o.

Dispon?vel em:  http://pablo.deassis.net.br/2011/07/minha-opiniao-sobre-leis-contra-homofobia/ Acesso em: 31 jul 2013.

Obs. As imagens dentro do texto constam do mesmo site: http:// http://pablo.deassis.net.br/2011/07/minha-opiniao-sobre-leis-contra-homofobia/ Acesso em: 15 agosto 2013.

Texto 3

Homossexualidade

A palavra homossexualidade vem do grego e do latim, sendo do grego antigo ???? (homos) e do latim sexus = sexo. A mesma faz refer?ncia a um ser humano (homem ou mulher) que sente atra??o por um outro ser do mesmo sexo. Juntamente com a bissexualidade, a heterossexualidade e a assexualidade, a homossexualidade tamb?m ? uma orienta??o sexual.
At? hoje a ci?ncia n?o conseguiu chegar a um consenso a respeito da origem da homossexualidade. Ser? que a pessoa nasce homossexual ou ela se transforma? Seria gen?tico ou comportamental? Na tentativa de explicar esse fen?meno, o geneticista Dean Hamer afirmou ter descoberto que alguns seres humanos nascem com genes diferentes, designado por ele de GAY-1, por?m tal teoria n?o foi provada e por isso n?o foi aceita no meio cient?fico americano. Agora indo para o lado comportamental, o psic?logo Daryl Bem (psic?logo da Universidade de Cornell ,EUA) disse que, ao fazer uma pesquisa aprofundada sobre forma??o intra-familiar, ele pode concluir alguns fatores como uma forte liga??o com a m?e, com o pai, e o tipo de investimento familiar podem determinar a homossexualidade.
Para as pessoas que acreditam em Deus e na b?blia, uma pessoa n?o tem como algu?m nascer homossexual, pois vejamos se em v?rias passagens da b?blia, o homossexualismo ? classificado, como pecado que leva ? condena??o. Contudo podemos ver que, at? agora, o homossexualismo ? um fen?meno rodeado de mist?rios (desde a sua origem at? o seu desenvolvimento). Pode ser que futuramente a ci?ncia venha a encontrar uma explica??o v?lida, enquanto isso n?o ocorre, sempre haver? especula??es e diverg?ncias de opini?es a respeito do assunto.

Texto dispon?vel em: http://board.pt.ikariam.com/board57-papyrus/board222-edi%C3%A7%C3%B5es-antigas/board464-49%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o/board467-entrevistas-e-sondagens/66851-artigo-de-opini%C3%A3o-homofobia-e-homossexualidade/ Acesso em: 15 agosto 2013.

Texto 4

?

Revista "Veja" publica artigo contra casamento gay e criminaliza??o da homofobia

F?bio Angeli

A revista "Veja" dessa semana traz um artigo de J.R. Guzzo chamado "Parada gay, cabra e espinafre".

O colunista tenta a princ?pio desviar o teor homof?bico do seu texto (palavra cujo uso nesses termos ele pr?prio considera inapropriada), argumentando que os homossexuais se afastam cada vez mais da sociedade na tentativa de buscarem seus direitos enquanto cidad?os e lutarem pela criminaliza??o da homofobia.

"J? deveria ter ficado para tr?s no Brasil a ?poca em que ser homossexual era um problema", ? com essa frase que Guzzo come?a seu texto. O colunista faz uma passagem pela hist?ria do pol?mico kit-gay, que segundo ele, sugeria "aos estudantes que a atra??o afetiva por pessoas do mesmo sexo ? a coisa mais natural do mundo".

"Para a maioria das fam?lias brasileiras, ter filhos ou filhas gay ? um desastre - n?o do tamanho que j? foi, mas um drama do mesmo jeito", continua o senhor Guzzo.

Na l?gica de Guzzo, os gays n?o merecem ter direitos espec?ficos. "De tanto insistirem que os homossexuais devem ser tratados como uma categoria diferente de cidad?os, merecedora de mais e mais direitos, ou como uma esp?cie amea?ada, a ser protegida por uma cole??o cada vez maior de leis, os patronos da causa gay trope?am frequentemente na l?gica". L?gica essa, que seria a integra??o com a sociedade.

Mais adiante, o colunista tenta distorcer os fatos com rela??o ao n?mero de homossexuais assassinados no Brasil. "Entre 250 e 300 homossexuais foram assassinados em 2010 no Brasil. Mas, num pa?s onde se cometem 50000 homic?dios por ano, parece claro que o problema n?o ? a viol?ncia contra os gays: ? a viol?ncia contra todos. Os homossexuais s?o v?timas de arrast?es em pr?dios de apartamen?tos, sofrem sequestros-rel?mpago, s?o assaltados nas ruas", diz Guzzo.

? ?bvio que esses tipos de crime existem contra gays, mas, com esse texto, o colunista tenta abafar os in?meros casos de homossexuais que s?o agredidos e mortos pelos simples fato de serem homossexuais. Para ele, n?o h? necessidade de uma lei que criminalize a homofobia.

"N?o h? um ?nico delito contra homossexuais que j? n?o seja punido pela legisla??o penal existente hoje no Brasil. Como a inven??o de um novo crime poderia aumentar a seguran?a dos gays, num pa?s onde 90% dos homic?dios nem sequer chegam a ser julgados?".

O fato ? que a se existe a necessidade da lei, ? porque existe uma demanda para isso. Do mesmo modo que a ocorr?ncia dos crimes contra os negros e as mulheres s? diminu?ram, depois que foram criadas a lei do racismo e a lei Maria da Penha.

"Se algu?m diz que n?o gosta de gays, ou algo parecido, n?o est? praticando crime algum", afirma o colunista, fazendo refer?ncia ao discurso dos religiosos homof?bicos, em especial, os evang?licos. O discurso pode n?o ser um crime, mas est? incitando o ?dio e a viol?ncia contra os homossexuais, ideia que se for inserida numa mente desequilibrada, pode gerar a viol?ncia.

Os argumentos de Guzzo perdem a l?gica total quando ele entra na quest?o do casamento gay. "O casamento, por lei, ? a uni?o entre um homem e uma mulher; n?o pode ser outra coisa. Pessoas do mesmo sexo podem viver livremente como casais, pelo tempo e nas condi??es que quiserem. Podem apresentar-se na sociedade como casados, celebrar bodas em p?blico e manter uma vida matrimonial. Mas a sua liga??o n?o ? um casamento - n?o gera filhos, nem uma fam?lia, nem la?os de parentesco", elucida este senhor.

Suas boas inten??es na tentativa de "dar dicas" aos gays de como eles devem tentar se inserir na sociedade, acabam comparando a homossexualidade ? zoofilia (pr?tica de sexo com animais), o incesto e ? pedofilia.

"Um homem tamb?m n?o pode se casar com uma cabra, por exemplo; pode at? ter uma rela??o est?vel com ela, mas n?o pode se casar. N?o pode se casar com a pr?pria m?e, ou com uma irm?, filha, ou neta, e vice-versa. N?o pode se casar com uma menor de 16 anos sem autoriza??o dos pais, e se fizer sexo com uma menor de 14 anos estar? cometendo um crime. Ningu?m, nem os gays, acham que qualquer proibi??o dessas ? um preconceito. Que discrimina??o haveria contra eles, ent?o, se o casamento tem restri??es para todos?", diz J.R. Guzzo.

? triste ver um ve?culo do tamanho da revista "Veja" e da sua influ?ncia sobre a popula??o brasileira, publicar um artigo desse n?vel. Disfar?ado sob um outro olhar do atual momento da comunidade gay no Brasil, mas cheio do ran?o preconceituoso que existe na nossa sociedade.

Texto dispon?vel em: http://acapa.virgula.uol.com.br/politica/revista-veja-publica-artigo-contra-casamento-gay-e-criminalizacao-da-homofobia/2/14/21059 Acesso em: 15 agosto 2013.

M?dulo 2

Atividade 1

Revisando as caracter?sticas do g?nero

  • Professor, reveja com seus alunos as caracter?sticas do texto de opini?o antes de solicitar que eles elaborem um.

Sugerimos que coloque as informa??es abaixo disponibilizadas no site: http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/09/o-texto-de-opiniao.html em slides e apresente-as aos alunos.

A escrita de um texto opinativo pressup?e, geralmente, as seguintes etapas de trabalho (n?o necessariamente nesta ordem):
?
? Tomada de posi??o em rela??o ao tema (contra ou a favor);
? Justificativa da posi??o assumida, com base em argumentos;
? Antecipa??o de poss?veis argumentos contr?rios ao seu ponto de vista, contestando-os;
? Conclus?o do texto, refor?ando a posi??o assumida.
?
Levantados esses pontos, ? preciso, tamb?m, que se observem dois aspectos fundamentais para a constru??o da coer?ncia do texto:
?
? Organiza??o dos argumentos;
? Liga??o entre as diferentes partes do texto (frases, par?grafos; introdu??o, desenvolvimento e conclus?o.
?
OBS.: A palavra argumento tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU, cujo sentido primeiro ? ?fazer brilhar?, ?iluminar?.
Os argumentos de um texto s?o facilmente localizados: identificada a TESE (opini?o, ponto de vista defendido pelo autor) faz-se a pergunta por qu?? (Ex.: o autor ? contra a pena de morte [tese]. Porque... [argumentos])
?

Atividade 2

Produ??o de textos de opini?o

Proposta:

Voc? acredita que casamento entre duas pessoas do mesmo sexo pode mexer com a economia do pa?s, levando a decad?ncia? Ou voc? acha que a n?o aprova??o est? ligado a uma quest?o ?tica, moral e religiosa?

Antes de come?ar a escrever, saiba  agora quais os pa?ses que legalizaram o casamento gay.

Portugal Uma lei, que entrou em vigor em junho de 2010, modifica a defini??o de casamento, ao suprimir a refer?ncia a ?de sexo diferente?. Exclui o direito ? ado??o. A ado??o da lei fez de Portugal o sexto pa?s europeu a permitir a uni?o entre homossexuais. Segundo o governo, a lei fez parte de seus esfor?os para modernizar o pa?s, onde a homossexualidade era crime at? 1982.

Espanha O governo de Jos? Lu?s Rodr?guez Zapatero legalizou, em julho de 2005, o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Estes casais, casados ou n?o, tamb?m t?m a possibilidade de adotar. Na ?poca da aprova??o da lei, enquanto ativistas choravam e mandavam beijos para os legisladores, integrantes do partido conservador classificavam a decis?o como uma ?desgra?a?.

Holanda Ap?s ter criado, em 1998, uma uni?o civil aberta aos homossexuais, a Holanda foi, em abril de 2001, o primeiro pa?s a autorizar o casamento civil de pessoas do mesmo sexo. Os direitos e deveres dos c?njuges s?o id?nticos aos dos membros de casamentos heterossexuais, entre eles o da a ado??o.

B?lgica Os casamentos entre homossexuais s?o autorizados desde junho de 2003. Os casais gays t?m os mesmos direitos que os casais heterossexuais. Em 2006, conquistaram o direito a adotar.

Su?cia Pioneira no direito de ado??o, desde maio de 2009 a Su?cia permite a casais homossexuais se casarem no civil e no religioso. Desde 1995 eram autorizadas a se unir por ?uni?o civil?. Na Su?cia, onde cerca de tr?s quartos da popula??o s?o membros da Igreja Luterana, apesar de o n?mero de praticantes ser relativamente baixo, qualquer um dos pastores pode celebrar casamentos entre gays.

Noruega Uma lei de janeiro de 2009, p?e em p? de igualdade os casais homossexuais, tanto para o casamento e a ado??o de crian?as quanto para a possibilidade de beneficiar-se de fertiliza??o assistida. Desde 1993, contavam com a possibilidade de celebrar uni?o civil.

Isl?ndia A primeira-ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, casou-se com sua companheira em 27 de junho, dia da entrada em vigor da lei que legalizou os casamentos homossexuais. At? ent?o, os homossexuais podiam unir-se legalmente mas a uni?o n?o era um casamento real.

Canad? Desde 2005 gays podem se casar e adotar crian?as. Na ?poca da aprova??o da lei, pesquisas mostravam que a maioria dos canadenses era a favor da uni?o gay. Houve resist?ncia da Igreja Cat?lica. A institui??o afirmou na ?poca que o grupo menos considerado no debate eram as crian?as.

?frica do Sul Em novembro de 2006, a ?frica do Sul se tornou o primeiro pa?s do continente africano a legalizar a uni?o entre duas pessoas do mesmo sexo atrav?s do ?casamento? ou da ?uni?o civil?. A lei foi assinada pelo presidente em exerc?cio na ?poca, Phumzile Mlambo-Ngcuka. A ?frica do sul ? o ?nico no continente africano a permitir a uni?o homossexual.

Outros pa?ses adotaram legisla??es referentes ? uni?o civil, que d?o direitos mais ou menos ampliados aos homossexuais (ado??o, filia??o), em particular a Dinamarca, que abriu em 1989 a via para criar uma ?uni?o registrada?, a Fran?a ao instaurar o PACS (Pacto Civil de Solidariedade) (1999), Alemanha (2001), Finl?ndia (2002), Nova Zel?ndia (2004), Reino Unido (2005) Rep?blica Tcheca (2006), Su??a (2007), Uruguai e Col?mbia.

Voc? ? contra ou a favor a uni?o gay? Compartilhe sua opini?o, mas d? uma justificativa.

Texto dispon?vel em: http://blog.jovempan.uol.com.br/entreeles/protegidos-pela-lei-a-favor-ou-contra-o-casamento-gay/ Acesso em: 15 agosto 2013.

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  • O professor dever? solicitar aos alunos que escrevam o texto em seus cadernos ou diretamente no computador. Se eles digitarem no word, poder?o enviar o texto por e-mail ao professor, que dever? corrigir e reenviar ao estudante com suas considera??es.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual, ou seja, o professor dever? acompanhar todo o desenvolvimento das atividades observando se o estudante demonstra interesse, realiza as tarefas a contento e se os objetivos foram alcan?ados.