Portal do Professor

Início do Conteúdo

Descobrindo as caracter?sticas da NOT?CIA

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • conhecer a hist?ria dos primeiros jornais do Brasil
  • conhecer defini??es diferentes de not?cias
  • conhecer v?rios suportes de not?cias
  • produzir defini??es de not?cias
  • reconhecer as partes de uma not?cia.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet no Laborat?rio da escola.

  • Pesquisa na internet sobre not?cias

  • V?deo

  • Produ??o de defini??es.

?

M?DULO 1

Professor, a not?cia ? um texto de car?ter informativo. Caracteriza-se por informa??es atuais, breves e de interesse geral. ? redigida em 3? pessoa.

Imagem de um jornal

Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.10jardas.com/wp-content/uploads/2012/06/ltimas-noticias.gif&imgrefurl=http://www.10jardas.com/10-jardas-no-ar-48-voltamos-mais-uma-vez/&h=536&w=564&sz=66&tbnid=qpAQTwKSjMs1hM:&tbnh=67&tbnw=70&zoom=1&usg=__rAUOcbk08nO_5KDReTKXlUrlMXo=&docid=iC8BQS4Z8WJXFM&sa=X&ei=v0kNUpHTGoqC8gSUm4GwCg&ved=0CDkQ9QEwAw&dur=538 Acesso em: 15 agosto 2013.

ATIVIDADE 1

SENSIBILIZA??O PARA O CONTE?DO

?

  • Professor, pe?a a seus alunos para acessarem de seus notes, tablets ou dos computadores da escola, o site  http://olavosaldanha.wordpress.com/os-primeiros-jornas-do-brasil Acesso em: 18 agosto 2013, com o objetivo de lerem as informa??es sobre os primeiros jornais do Brasil.  O texto est? transcrito abaixo. O professor dever? ler e conversar com os estudantes  apenas o que considerar mais importante para que conhe?am a hist?ria do Jornal no Brasil. Por isso, antes deve selecionar o mais importante para essa aula.

Os Primeiros Jornais do Brasil

Por causa da censura e da proibi??o de tipografias na col?nia, impostas pela Coroa Portuguesa, o Brasil tardou a conhecer a imprensa. Data de 10 de Maio de 1747 a ordem r?gia de D. Jo?o V, executando o seq?estro de todas as letras de imprensa que se encontrassem no Brasil. Somente em 1808 ? que surgem os dois primeiros jornais brasileiros. Em junho, o Correio Braziliense, editado e impresso em Londres pelo exilado Hip?lito da Costa e em setembro do mesmo ano, a Gazeta do Rio de Janeiro.

A ironia da hist?ria ? que, nem o Correio Braziliense ? propriamente brasileiro e nem a Gazeta do Rio de Janeiro ? propriamente imprensa. O Correio Braziliense foi fundado em Londres, e ali editado durante todos os 14 anos de sua exist?ncia, pelo brasileiro exilado Hip?lito da Costa, que fazia praticamente sozinho uma publica??o de at? 150 p?ginas. Atrav?s desse ve?culo, remetido clandestinamente para o Brasil, Hip?lito defendia id?ias liberais como o fim da escravid?o, dando ampla cobertura ? Revolu??o Pernambucana de 1817 e aos acontecimentos de 1821 e de 1822 que originaram a Independ?ncia do Brasil. Para fazer oposi??o a  este peri?dico, a coroa portuguesa, ainda no Rio de Janeiro, patrocinou o Investigador Portuguez , em Londres, com a inten??o de enfraquecer as id?ias propagadas pelo Correio Braziliense.

A Gazeta do Rio de Janeiro era um jornal oficial, dedicado aos comunicados de governo e aos louvores ? fam?lia real. Dos equipamentos que serviu para criar a Imprensa R?gia, primeira editora plantada em terras brasileiras, saiu depois a Gazeta.

O Farol Paulistano foi o primeiro jornal impresso na ent?o Prov?ncia de S?o Paulo, era seu editor Jos? da Costa Carvalho. De linha editorial liberal, foi fundado em7 de fevereiro de 1827.

No nordeste, em maio de 1811, a prov?ncia da Bahia passou tamb?m a produzir seu peri?dico, o Idade D?Ouro do Brazil, impresso na Tipografia de Manoel Ant?nio da Silva Serva. A partir dos anos 1920 surgiram publica??es como o Di?rio do Governo do Cear? em Abril de 1824 e em setembro de 1832 o primeiro n?mero de O Natalense, o primeiro jornal do Rio Grande do Norte, que era impresso no Maranh?o, pernambuco ou Cear?, porque n?o havia prelo na provincia.

Na ?rea de jornais espec?ficos, por exemplo, O Patriota, redigido por Manuel Ferreira Ara?jo Guimar?es na capital, foi o primeiro peri?dico brasileiro a publicar artigos liter?rios, pol?ticos e mercantis.  O sexo feminino foi um dos primeiros peri?dicos a advogar pelo sufr?gio feminino.

Come?o a  exposi??o com  a imagem do primeiro jornal do mundo, denominado  Aller F?rnemmen und Gedenckw?rdigen Historien (Algo como ?A Cole??o de todas as Hist?rias?), reconhecido pela Associa??o Mundial de Jornais como o primeiro jornal do mundo,  e a imagem do decreto de instala??o da ?Impress?o R?gia?,  de 13 de maio de 1808. Ainda, no final,  A Gazeta,  o primeiro jornal em portugu?s,  fundado em 1641, em Lisboa.


.

Refer?ncias de pesquisa: Arquivo P?blico do estado de S?o Paulo. Funda??o Biblioteca Nacional. Livro ?Hist?ria da imprensa no Brasil? , p?gs. 105 a 109, Por Nelson Werneck Sodr?. Museu da Comunica??o.  Livro ?Hist?ria da cidade do Natal?, p?gs. 300 e 317, de Luiz da C?mara Cascudo.Site da Biblioteca Nacional.  Site tipografos. Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro, p?gs 437 e 438. Correio braziliense, ou, Armaz?m liter?rio, Volume 1 Por Hip?lito Jos? da Costa. Biblioteca Nacional de Portugal.

Informa??es e imagens dispon?veis em: http://olavosaldanha.wordpress.com/os-primeiros-jornas-do-brasil/ Acesso em 18 agosto 2013.

ATIVIDADE 2

Depois de terem esse primeiro contato com o assunto, o professor dever? solicitar aos estudantes que, de frente de seus computadores, ou no Laborat?rio de Inform?tica, ou ainda no datashow, assistam ao v?deo. ? importante explicar aos alunos que esse v?deo foi feito por estudantes e que eles tamb?m s?o capazes de fazer um, se lhes for solicitado.

?

  1. G?neros Textuais : Not?cia - grupo Anna Carolina - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=pWHNqLoELco
    07/12/2012 - V?deo enviado por LETRAS PIT?GORAS
    Trabalho sobre o g?nero textual not?cia , de alunos Faculdade Pit?goras de BH ! Grupo: ... You need ...

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=pWHNqLoELco Acesso em: 16 agosto 2013.

?

ATIVIDADE 3

Depois de assistirem o v?deo, o professor poder? iniciar uma conversa sobre o assunto e sobre os suportes das not?cias.

Sugest?o:

Por exemplo:

  • Onde encontramos not?cias?

 - nos jornais escritos, revistas, em sites, jornal virtual, na TV, etc.

  • Para que servem as not?cias?

- para nos informar, trazer novas perspectivas de informa??es, etc.

?

ATIVIDADE 4

DIFERENTES DEFINI??ES DE NOT?CIAS

  • Professor, distribua as informa??es abaixo em slides e apresente aos alunos no datashow da escola.

Defini??es de not?cias.

"Not?cia ? tudo que algu?m, em algum lugar, est? tentando esconder, e que outras pessoas desejam e t?m o direito de saber."


"Not?cia ? aquilo que atra? as pessoas e afeta a sua vida de alguma forma, mesmo que elas ainda n?o saibam."

"Not?cia ? o que as pessoas gostariam de contar a outras, desde que ficassem sabendo antes do jornal publicar."

"Not?cia ? tudo aquilo que o jornal publica."


(Dispon?veis em: Andr? Carvalho Sebasti?o Martins. Jornalismo. 2. ed. Belo Horizonte: L?, 1991. p 16.)

Veja mais esta defini??o, dada por um editor de um jornal de Nova Iorque, The Sun, h? mais de cem anos:

"Quando um cachorro morde um homem, isso n?o ? not?cia. Mas, quando um homem morde um cachorro, isso ? not?cia".

?

(Dispon?vel em: Chris e Ray Harris. Fa?a o seu pr?prio jornal. Campinas: Papirus, 1991. p. 10)

?

ATIVIDADE 5

?

PRODUZINDO DEFINI??ES

?

  •  O professor dever? solicitar aos alunos que escrevam sua pr?pria defini??o de not?cia. Os alunos podem brincar com as palavras, mas cada um, depois de escrever sua defini??o, dever? l?-la para os colegas. Depois, o professor poder? afixar as defini??es na sala de aula ou em um mural dos corredores da escola.

?

M?DULO 2

?

ATIVIDADE 1

O professor dever? solicitar aos alunos que acessem, no laborat?rio de Inform?tica, o site com as informa??es transcritas abaixo. Ap?s a leitura, alguns alunos ser?o escolhidos ou sorteados para resumir as informa??es lidas para os colegas.

 

Not?cia
MARINHEIROS TENTAM ACABAR COM TERCEIRA MANCHA DE ?LEO

Os marinheiros espanh?is tentavam ontem evitar a chegada de uma terceira mancha de ?leo ? costa da Gal?cia, no noroeste do pa?s, causada por um vazamento do petroleiro Prestige.
?Os navios grandes n?o podem recolher essas manchas pequenas e estamos tentando contratar armadores e tripulantes da ?rea com a assist?ncia de uma empresa especialista na luta anticontamina??o", explicou o vice-presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy. "Temos certamente dificuldades porque n?o ? uma opera??o tecnicamente f?cil", disse Rajoy, referindo-se ? contrata??o de marinheiros e pescadores locais e ao fato de que as manchas est?o muito fragmentadas e dilu?das, dispersadas ao longo de nove quil?metros.
Os marinheiros galegos, em alerta permanente, sa?ram mais uma vez ontem com seus barcos para a regi?o de Rias Bajas (sudeste da Gal?cia) e das Ilhas C?es, S?lvora e Ons, para recolher manchas de ?leo dispersas.
O Prestige se partiu em dois e afundou no dia 19 de novembro com mais de 60 mil toneladas de ?leo em seus tanques. A 3,6 mil metros de profundidade, ele perde 125 toneladas di?rias de combust?vel por 14 rachaduras que tem em seu casco. Segundo uma comiss?o cient?fica criada pelo governo espanhol, a situa??o pode se prolongar at? 2006.
Desde 13 de novembro, o Prestige derramou mais de 20 toneladas de ?leo no oceano Atl?ntico, as quais atingiram o litoral da Gal?cia e em menor parte as costas das regi?es de Ast?rias, Cantabria e Pa?s Basco. A limpeza das praias custar? mais de 33 milh?es, segundo o ministro espanhol do meio ambiente, Jaime Matas. (AF)
(Tribuna Impressa, 13/12/2002.)


 O texto lido ? uma not?cia. Not?cia ? a express?o de um fato novo, que desperta o interesse do p?blico a que o jornal se destina. A not?cia ? um g?nero textual tipicamente jornal?stico e pode ser veiculada em jornais, escritos e falados, e em revistas.

Na not?cia, predomina a narra??o. Mas os jornais n?o se limitam a contar o que aconteceu. Eles v?o al?m, contando tamb?m como e por que aconteceu determinado fato. Com base no texto em estudo, observe os elementos que normalmente comp?em a not?cia:

? o qu? (fatos): tentativa de evitar que uma terceira mancha de ?leo chegue ? costa;
? quem (personagens/pessoas): os marinheiros espanh?is;
? quando (tempo): 12/12/2002;
? onde: Costa da Gal?cia, Espanha;
? como: recolhendo-se manchas de ?leo dispersas;
? por qu?: vazamento de ?leo do petroleiro Prestige, que se partiu ao meio e afundou em 19/11/2002.

A not?cia apresenta uma estrutura pr?pria, composta de duas partes: o lead e o corpo.

Lead ? um resumo do fato em poucas linhas e compreende, normalmente, o primeiro par?grafo da not?cia. Cont?m as informa??es mais importantes e deve fornecer ao leitor a maior parte das respostas ?s seis perguntas b?sicas: o qu?, quem, quando, onde, como e por qu?.

Corpo s?o os demais par?grafos da not?cia, nos quais se faz o detalhamento do exposto no lead, por meio da apresenta??o ao leitor de novas informa??es, em ordem cronol?gica ou de import?ncia. Na not?cia em estudo, o segundo e terceiro par?grafos constituem o corpo.

Toda not?cia ? encabe?ada por um t?tulo, que anuncia o assunto a ser desenvolvido. No t?tulo, devem-se empregar, com objetividade, palavras curtas e de uso comum.

Uma not?cia deve ser imparcial e objetiva, ou seja, deve expor fatos e n?o opini?es. A linguagem deve ser impessoal, clara, direta e precisa. Observe, na not?cia em estudo, que os verbos e pronomes est?o na 3? pessoa; n?o aparece a opini?o do jornalista; e a linguagem ? direta e concisa, resumindo-se ao essencial.

Caracter?sticas da not?cia

? predom?nio da narra??o, com a presen?a dos elementos essenciais de um texto narrativo: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato;
? estrutura-padr?o composta de lead e corpo; no lead normalmente se encontram as respostas ?s seis perguntas b?sicas: o qu?, quem, quando, onde, como e por qu?;
? t?tulo;
? linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com a variedade padr?o da l?ngua.

?

Texto dispon?vel em: http://saladeestudoscentrodecursos.blogspot.com.br/2011/09/genero-textual-noticia.html Acesso em: 18 agosto 2013.


?

ATIVIDADE 2

?

APRESENTANDO AS PARTES DA NOT?CIA

?

A) No laborat?rio de inform?tica, o professor solicitar? aos alunos que, em duplas, entrem nos seguintes sites e escolham uma not?cia. Um dos estudantes dever? ser o respons?vel por ler a not?cia em voz alta e o outro por apresentar aos colegas as partes da not?cia.

?

http://g1.globo.com/

http://noticias.uol.com.br/

http://news.google.com.br/

http://www.correiodeuberlandia.com.br/

http://br.noticias.yahoo.com/

http://www.folha.uol.com.br/

dentre outros.

  • Quem fez a a??o?

  • Onde ele fez a a??o?

  • Quando?

  • Como? etc

Recursos Complementares

PARA O PROFESSOR:

Aulas do portal sobre o assunto:

Avaliação

Professor, uma primeira avalia??o dever? ser feita durante as aulas, por meio da observa??o da participa??o dos alunos nas atividades propostas.

Num segundo momento, retome os objetivos propostos para a aula, quais sejam:

  • conhecer a hist?ria dos primeiros jornais do Brasil
  • conhecer defini??es diferentes de not?cias
  • conhecer v?rios suportes de not?cias
  • produzir defini??es de not?cias
  • reconhecer as partes de uma not?cia e converse com seus alunos a respeito. Ser? que conseguiram alcan??-los? Depois da conversa informal, mas ... cheia de inten??es, voc?, professor, poder? repensar sua pr?tica pedag?gica e, se necess?rio, criar novas estrat?gias para ensinar.