Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.
Aula 1: Conhecendo o meu p?.
Atividade 1. Em uma roda de conversa, proponha uma brincadeira para que os alunos conhe?am seu pr?prio corpo. Coloque uma m?sica, sem letra, para que os alunos dancem livremente. Informe que durante a m?sica voc? ir? citar alguma parte do corpo e que os alunos dever?o continuar dan?ando s? que com a m?o na parte do corpo pedida.
Ex.: Cabe?a (todos dan?am com a m?o na cabe?a); Barriga (todos dan?ando com a m?o na barriga) etc.
Professor, para variar essa atividade, solicite aos alunos que ao inv?s de tocar com a m?o a parte do corpo em si mesmo, ter? que tocar na parte do corpo do colega mais pr?ximo. Diversifique tamb?m citando duas partes do corpo ao mesmo tempo.
Fonte: http://www.tiami.com.br/site/a-danca-na-educacao-infantil/. Acesso em 01 de agosto de 2013.
Atividade 2. Professor, ap?s a atividade, volte para a roda de conversa e reflita com os alunos as seguintes quest?es:
1) Como foi a brincadeira? Voc?s sabiam onde ficava cada parte do corpo?
2) Qual parte do corpo voc?s n?o conheciam?
3) Qual parte do corpo foi mais dif?cil tocar no colega?
4) Voc?s sabiam que os p?s auxiliam nosso corpo para deixar ele paradinho, est?vel em p??
5) Voc?s sabiam que os p?s ajudam na locomo??o, no andar para um lado para o outro, no correr, no equilibrar, no saltar?
6) Qual parte do corpo que faz o contato direto com o ch?o?
7) Ser? que h? v?rios tipos de p?s, pequenos, grandes, com dedos mais longos?
8) Que tipos de sensa??es podemos ter com os p?s? Ser? que podemos sentir o frio, o calor, o plano molhado, a superf?cie lisa, duro, mole?
5) Voc?s sabiam que o maior p? do mundo tem 57 cent?metros (professor estabele?a um par?metro em rela??o a esse tamanho para auxiliar os alunos a compreenderem o tamanho do p?).
Fonte: http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=28911&picture=pe-crianca&jazyk=PT. Acesso em 09 de agosto de 2013.
Atividade 3. Informe aos alunos que uma parte espec?fica do corpo ser? trabalhada a partir de agora, assim apresente a m?sica ?Meu p?? de Thelma Chan, dura??o 1min03seg, Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=rLrC7Ee8vrs. Acesso em 01 de agosto de 2013. Pe?a para que os alunos ainda em roda, descubram de qual parte do corpo a m?sica est? falando. Repita a m?sica caso ache necess?rio.
?Meu P??
Meu p? tem dedos.
Meu p? tem sola.
Com o peito do meu p? chuto bola.
Mexe os dedos.
Bate na sola.
Faz carinho no p?.
P? pra baixo.
P? pra cima.
Bate um no outro.
Obs. Professor, se os alunos ap?s ouvirem a m?sica n?o conseguirem associar o p? como a parte do corpo citada, recorra a dicas que motivem a aten??o na m?sica.
1) A m?sica fala de uma parte do corpo que todos n?s temos.
2) Essa parte do corpo ? muito importante para andar, equilibrar e nos levar para diferentes lugares.
3) N?s podemos fazer v?rios movimentos com essa parte do corpo.
4) Ap?s descobrir qual ? o nome dessa parte do corpo, dizer tamb?m que ela pode nos levar a v?rios e diferentes lugares, lugares seguros que nos far?o felizes ou lugares que n?o s?o seguros e nos far?o infelizes. Por isso, ? preciso usar a cabe?a e pensar bem antes de decidir para onde os nossos p?s devem nos levar.
Atividade 4. Depois de descoberta a parte do corpo citada na m?sica, solicite aos alunos que retirem seus cal?ados para conhecermos melhor nossos p?s. Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre o p?.
Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/jogo_de_pes.html. Acesso em 01 de agosto de 2013.
Professor, nesse momento, explique que os p?s s?o divididos em dedos, peito do p? e sola do p? (planta do p?). ? importante explicar tamb?m que cada uma das partes do nosso corpo tem uma fun??o. Por exemplo: Olhos: vis?o; nariz: olfato; boca: sorrir, falar, comer, beijar; ouvidos: ouvir; m?os/bra?os/dedos: bater palma, brincar, segurar, empurrar, dar a m?o para o colega, fazer carinho, pegar algo; rosto: exprimir sentimentos e emo??es.
E os p?s? Professor, deixe que os alunos falem: caminhar, andar, jogar bola, pisar, dan?ar, ajudar a nadar, saltitar, trotar, subir escadas etc. Se n?o falarem, sugira a fun??o de nos levar para caminhos seguros e inseguros... escola... no parque... na casa do amigo... me levar para dar um chute na perna do colega.
1) Voc?s sabem como o p? ? dividido? Em quantas partes ele ? dividido?
2) Quantos dedos n?s temos nos p?s?
3) Todos os p?s s?o iguais? O que diferencia um p? do outro? Cor, tamanho?
4) Todas as pessoas que tem p? andam? Por que alguns t?m p? e n?o andam?
? importante que o professor estimule os alunos a se observarem e testarem possibilidades de movimento.
Atividade 5. Entregue uma bolinha pequena e pe?a para cada aluno encostar a bolinha em uma parte definida do p?. Para variar a atividade, divida a turma em grupos de quatro alunos e pe?a aos alunos encoste a bolinha na parte do p? do colega.
Obs.: ?Vamos agora, encostar a bolinha no peito do nosso p?! Agora vamos colocar a bolinha em cima dos nossos dedinhos e equilibr?-la!?.
?
Aula 2: Brincando e dan?ando com o meu p?
Atividade 1. Retome a m?sica ?Meu p??, pausando-a em dois momentos e converse com os alunos sobre o que eles entenderam.
Meu p?
?
1? momento
Meu p? tem dedos.
Meu p? tem sola.
Com o peito do meu p? chuto bola.
?
2? momento
Mexe os dedos.
Bate na sola.
Faz carinho no p?.
P? pra baixo.
P? pra cima.
Bate um no outro.
Fonte: http://www.zazzle.com.br/pes_azuis_do_bebe_dos_desenhos_animados_com_coraco_autocolante-217408542636161283. Acesso em 01 de agosto de 2013.
Explique aos alunos que no primeiro momento da m?sica apresenta as partes do p? e a associa??o do p? com o movimento do chute. No segundo trecho a m?sica prop?e v?rios movimentos com o p?.
Atividade 2. Com os alunos em p? e descal?os, solicite que dancem a m?sica observando os movimentos que ela prop?e para realizar: mostrar os dedos, o peito do p? e a sola; movimentar o peito do p? simulando um chute; mexer os dedos; bater na sola; carinho no p?; moviment?-lo para cima e para baixo e por fim bater um no outro.
Professor diversifique essa atividade propondo aos alunos que, deitados de costas no ch?o, dancem a m?sica somente com as pernas e os p?s levantados.
Sugest?o de v?deo reproduzindo essa atividade: ?Meu p??. Dura??o: 1min11seg. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=rLrC7Ee8vrs. Acesso em 01 de agosto de 2013.
Atividade 3. Para estimular a criatividade e a participa??o dos alunos, proponha que cada aluno crie um movimento com o p? e apresente para os colegas. Caso os alunos n?o consigam criar novos movimentos proponha os seguintes movimentos:
1) Bater os p?s no ch?o.
2) Saltar com um p? s? no ch?o.
3) Saltar com os dois p?s.
4) Andar na ponta dos p?s.
5) Andar somente com o calcanhar no ch?o.
6) Coloque um p? sobre o outro e saltar.
Atividade 4. Proponha aos alunos que andem por lugares seguros e perigosos. Proponha que pensem sobre as escolhas e caminhos que poder?o seguir e nas a??es a serem realizadas pelos p?s. Procure fazer esse passeio em murinhos, em rampas, escadas grandes, em ch?o de cimento irregular, dentre outros caminhos desafiadores.
Fonte: http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2012/11/andar-na-ponta-dos-pes-conheca-o-problema-que-atinge-criancas-do-brasil-inteiro.html. Acesso em 10 de agosto de 2013.
Para finalizar a aula, divida a turma em duplas e oriente, a cada componente da dupla, que deite no ch?o de maneira a possibilitar que seus p?s fiquem encostados. Solicite ?s duplas que realizem movimentos de abrir e fechar as pernas; movimentar pra cima e para baixo; tocar os p?s somente com uma parte: dedos, calcanhar; fazer movimentos de ?pedalar uma bicicletinha? flexionando e esticando as pernas; bater os p?s uns com os dos outros. Solicite tamb?m, que cada aluno fale sobre quais foram suas sensa??es e o que sentiram quando realizaram esses movimentos.
?
Aula 3. Desenhando meu p?.
Atividade 1. Em sala de aula, apresente a letra da m?sica ?Meu p?? utilizando o Data Show ou outro recurso dispon?vel na escola (a letra deve ser bem grande de forma que todos enxerguem bem) e entregue para cada aluno um instrumento de registro. Esse instrumento deve ser feito em uma folha de cartolina, sendo que de um lado esteja a letra da m?sica e do outro a frase ?O p? de...?.
Sugest?o de instrumento.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Atividade 2. Escreva no quadro a palavra ?P?? para que os alunos reconhe?am as palavra e suas letras. Solicite que os alunos circulem com um l?pis de cor as palavras ?p?? que aparecem na m?sica. A seguir, pe?a que cada aluno conte quantas vezes a palavra p? aparece na m?sica e escreva o n?mero dentro do quadrado.
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1817-15145,00.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Atividade 3. Na segunda parte do instrumento, cada aluno dever? escrever seu nome na parte sublinhada. Professor, caso o aluno tenha mais dificuldade da escrita, escreva o nome no quadro para melhor visualiza??o do aluno.
No espa?o em branco, proponha ao aluno que, descal?o, pise na folha e que seu colega contorne seu p? com uma canetinha. Ap?s o desenho solicite que cada aluno pinte o seu.
Atividade 4. Fa?a um mural na sala de aula e cole os cartazes dos alunos nos corredores e p?tio da escola.
?
Aula 4: Vivenciando sensa??es com o p?.
Atividade 1. Proponha para os alunos um passeio na escola ou em algum local pr?ximo ? escola em que os alunos possam pisar (descal?os) em diferentes pisos.
Ex.: grama, terra, areia, cimento na sombra e no sol, em pedrinhas, na ?gua, em um colch?o etc.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4534. Acesso em 01 de agosto de 2013.
Ao final do passeio, re?na os alunos e pergunte sobre quais foram ?s sensa??es vivenciadas nos diferentes lugares e tipos de pisos.
1) Qual piso foi mais dif?cil de andar? Por qu??
2) Qual foi a sensa??o pisando na areia, na terra e nas pedrinhas?
3) Eram ?speras ou macias?
4) Eram grandes ou pequenas?
5) Pisar no cimento no sol, foi quente, frio?
6) Andaram por lugares seguros ou perigosos? Quais?
Atividade 2. Para registrar o passeio, solicite que os alunos que escolham e desenhem um local que pisaram.
Atividade 3. Observem o que eu consigo fazer com meus p?s!
Professor pergunte para os alunos se eles n?o querem pintar um quadro utilizando somente os p?s.
Para isso, fixe um len?ol branco ou um peda?o de aproximadamente 3 metros de papel kraft no ch?o e oriente seus alunos a assentarem nas laterais em torno dele. Coloque v?rias bacias com tintas (antial?rgicas) de v?rias cores e explique como pintar um quadro utilizando os p?s de todos os colegas.
Organize os alunos em dupla e, um de cada vez, pisar? nas bacias de tinta de v?rias cores e em seguida, caminhar? livre no len?ol at? a tinta sair do seu p?. Repetir o mesmo processo com todos seus alunos.
Ap?s concluir a pintura, mostre aos alunos o resultado da obra coletiva, converse sobre o processo realizado e como podemos caminhar juntos para produzir algo belo e divertido. Ou?a a opini?o de todos.
Exponha a obra na escola e no site da Escola. Se for poss?vel, filme todo o processo, apresente aos alunos e depois, distribua uma c?pia para cada aluno.
Estrutura, fun??o e classifica??o dos p?s: uma revis?o. Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd161/estrutura-funcao-e-classificacao-dos-pes.htm. Acesso em 09 de agosto de 2013.
Algumas curiosidades sobre nossos p?s. Dispon?vel em: http://minilua.com/algumas-curiosidades-nosso-pes/.Acesso em 09 de agosto de 2013.
Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram criar e reproduzir movimentos com o p?; reconhecer as caracter?sticas do seu p? e as dos p?s dos outros; verbalizar palavras representando as sensa??es; descrever movimentos, forma, espessura e tamanho; reconhecer o p?, sua finalidade e rela??o com o corpo e as decis?es tomadas por n?s para ir e vir; se contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade de desenho e escrita; se conseguiram verbalizar sobre suas impress?es em diferentes pisos.
Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.